Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2019


Rodolfo Alves
 Share

Recommended Posts

4 horas atrás, HenriqueBH disse:

 

mas essa chuva foi isolada, certamente teve lugares com menos acumulados. Então NAO da pra afirmar que e pior que em 2014, ate pq a umidade foi bem pior e a área de atuação no Brasil bem maior. A sequencia de dias com ceu azul em 2014 tb foi bem mais longa. Ou seja, foi um local que deu sorte naquele ano.

 

 

 

 

A sequência de dias de céu azul foi maior até agora, mas se não chover até o final do mês serão 25 dias de céu azul em sequência em 2018, pois só choveu bem na primeira semana. 

 

Então, se a previsão continuar pessimista, não estamos loucos em afirmar que pode sim ser pior ou equivalente. 

Link to comment
Share on other sites

Bom....para Juiz de Fora e região os dias 16 e 17 aparecem com alguma chance razoável de chuvas, porém serão isoladas, e nos dias 20 e 21 a chance de acumulados mais expressivos é maior, porém ainda assim...sem muita relevância no padrão geral. Pois continua sem QUALQUER INDICATIVO de ZCAS ou fenômeno que trouxesse de volta o padrão verão normal. E nem preciso falar nada do calor, pois este seguirá MUITO ACIMA da média histórica devido ao sol incessante. 

 

Em breve, trago os dados de temperatura até agora nesses primeiros 13 dias de Janeiro para saber se estão semelhantes a 2014 e 2015, que foram os Janeiros mais quentes da história.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

 

31 minutos atrás, Augusto Goelzer disse:

Temporal severo aqui em Nova Trento, são 152mm acumulados desde as 18:30 no momento, provável acumulo histórico. No início cheguei a 80mm em 20 minutos.

Riacho que passa no bairro +-4/5m de largura, aumentou para 400m durante a enxurrada. Seguem vídeos e imagens de Nova Trento sobre o temporal.

23424424.thumb.jpg.3e1c72c3b44e3a64928b3efb220a7563.jpg

 

 

  • Like 4
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, HenriqueBH disse:

1990 foram 50,6 mm acumulados em Janeiro.

 

2003 from 781,6 mm.

 

Mas será que há algum período na história correspondente ao atual? Em que o período nov-jan foi sucessivamente afetado por bloqueios? O que estamos vivendo não é mais algo isolado.

  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Olá amigos!! Acabo de me registrar aqui no fórum mas sempre fui amante da meteorologia e gosto de anotar dados climatológicos da minha região. Em uma breve apresentação: Não gosto de calor, adoro dias ensolarados (de preferências frios), gosto muito de chuva e amo frio.

Atualmente moro em Conselheiro Lafaiete/MG. Sempre vivi nessa região, que pela altitude acima de 1000 metros não tem calor em excesso no verão (2018 não fez mais que 32ºC) e um pouco de frio no inverno (2018 apesar de um inverno fraco chegou aos 5ºC).

Desde 2008 registro as temperaturas nas estações automáticas do INMET em Ouro Branco, que fica a 13km em linha reta daqui do meu apartamento, com diferença de altitude de apenas 50 metros e sem nenhuma grande barreira geográfica entre nós, portanto considero-a como a melhor fonte de referência para meus dados.

Registro também as temperaturas da estação do INMET em Barbacena, cidade onde morei por 6 anos de 2009 a 2015 e que é famosa por ser uma das mais frias de Minas, embora na média seja apenas 1ºC mais fria que aqui em Lafaiete. Até 2015 também anotava, de forma amadora, as temperaturas no sítio onde morava minha família na zona rural de Carandaí, cidade que fica no meio do caminho entre Conselheiro Lafaiete e Barbacena. Por ser um sítio próximo ao rio e a 1080 metros de altitude, havia lá um forte efeito baixada com resfriamento noturno e geadas frequentes no inverno. Lá registrei a menor temperatura de 0,3º em 13/06/2010, mesmo dia em que as estações do INMET marcavam as menores mínimas que tenho registro: Barbacena 2,7º e Ouro Branco 5,4º. A pior onda de calor por aqui ocorreu em outubro de 2014 quando Barbacena marcou 34º, registrei 35° no sítio em Carandaí e 35,2º em Ouro Branco. Outros dados extremos registrados por aqui: menor máxima em Barbacena 10,9º em 15/08/2013 e em Ouro Branco 13,9º em 18/09/2008. A noite mais quente foi a de 20/10/2016 com mínima de 20,3º em Barbacena e 21,1º em Ouro Branco.

As temperaturas médias anuais variam de 20,2º em 2008 a 21,3º em 2015 em Ouro Branco e 19º em 2013 a 19,9º em 2015 em Barbacena.

Daqui pra frente quero compartilhar com vocês as condições meteorológicas da minha região, já vi que tem muitos mineiros por aqui e espero que estejamos todos à vontade para compartilhar nossos dados e registros.

Agora, céu limpo em Conselheiro Lafaiete, o domingo foi de sol, mínima de 18º e máxima de 29º, não chove desde segunda passada, agora 23ºC.

Boa noite a todos!!

  • Like 15
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Enio Rezende disse:

Olá amigos!! Acabo de me registrar aqui no fórum mas sempre fui amante da meteorologia e gosto de anotar dados climatológicos da minha região. Em uma breve apresentação: Não gosto de calor, adoro dias ensolarados (de preferências frios), gosto muito de chuva e amo frio.

Atualmente moro em Conselheiro Lafaiete/MG. Sempre vivi nessa região, que pela altitude acima de 1000 metros não tem calor em excesso no verão (2018 não fez mais que 32ºC) e um pouco de frio no inverno (2018 apesar de um inverno fraco chegou aos 5ºC).

Desde 2008 registro as temperaturas nas estações automáticas do INMET em Ouro Branco, que fica a 13km em linha reta daqui do meu apartamento, com diferença de altitude de apenas 50 metros e sem nenhuma grande barreira geográfica entre nós, portanto considero-a como a melhor fonte de referência para meus dados.

Registro também as temperaturas da estação do INMET em Barbacena, cidade onde morei por 6 anos de 2009 a 2015 e que é famosa por ser uma das mais frias de Minas, embora na média seja apenas 1ºC mais fria que aqui em Lafaiete. Até 2015 também anotava, de forma amadora, as temperaturas no sítio onde morava minha família na zona rural de Carandaí, cidade que fica no meio do caminho entre Conselheiro Lafaiete e Barbacena. Por ser um sítio próximo ao rio e a 1080 metros de altitude, havia lá um forte efeito baixada com resfriamento noturno e geadas frequentes no inverno. Lá registrei a menor temperatura de 0,3º em 13/06/2010, mesmo dia em que as estações do INMET marcavam as menores mínimas que tenho registro: Barbacena 2,7º e Ouro Branco 5,4º. A pior onda de calor por aqui ocorreu em outubro de 2014 quando Barbacena marcou 34º, registrei 35° no sítio em Carandaí e 35,2º em Ouro Branco. Outros dados extremos registrados por aqui: menor máxima em Barbacena 10,9º em 15/08/2013 e em Ouro Branco 13,9º em 18/09/2008. A noite mais quente foi a de 20/10/2016 com mínima de 20,3º em Barbacena e 21,1º em Ouro Branco.

As temperaturas médias anuais variam de 20,2º em 2008 a 21,3º em 2015 em Ouro Branco e 19º em 2013 a 19,9º em 2015 em Barbacena.

Daqui pra frente quero compartilhar com vocês as condições meteorológicas da minha região, já vi que tem muitos mineiros por aqui e espero que estejamos todos à vontade para compartilhar nossos dados e registros.

Agora, céu limpo em Conselheiro Lafaiete, o domingo foi de sol, mínima de 18º e máxima de 29º, não chove desde segunda passada, agora 23ºC.

Boa noite a todos!!

 

Seja bem-vindo!

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Previsões de chuva continuam desanimadoras para o sudeste para as próximas semanas.

Estados como ES, MG e até RJ e metade norte de SP poderão terminar janeiro com déficits gritantes de precipitação.

 

CFS 12z de hoje - restante de janeiro

zyi5OeJ.png?1

 

Europeu 12z - próximos 15 dias

YmJUZqo.png

 

GFS 18z

Sendo um pouco mais otimista. Enfim, GFS sempre mostrando acumulados mais altos.

aOH9xHh.png?1

  • Like 4
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

46 minutos atrás, Daniel85 disse:

Previsões de chuva continuam desanimadoras para o sudeste para as próximas semanas.

Estados como ES, MG e até RJ e metade norte de SP poderão terminar janeiro com déficits gritantes de precipitação.

 

CFS 12z de hoje - restante de janeiro

zyi5OeJ.png?1

 

Europeu 12z - próximos 15 dias

YmJUZqo.png

 

GFS 18z

Sendo um pouco mais otimista. Enfim, GFS sempre mostrando acumulados mais altos.

aOH9xHh.png?1

Olhando por esta rodada, os acumulados de chuva serão abaixo do normal porém com uma certa melhora, mesmo o Europeu que é o mais pessimista indica chuvas para todo o estado de São Paulo, sul/oeste de Minas Gerais e partes do Rio de Janeiro, se ocorrer isso ficará com certeza muito distante de jan/fev 2014.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

Olhando por esta rodada, os acumulados de chuva serão abaixo do normal porém com uma certa melhora, mesmo o Europeu que é o mais pessimista indica chuvas para todo o estado de São Paulo, sul/oeste de Minas Gerais e partes do Rio de Janeiro, se ocorrer isso ficará com certeza muito distante de jan/fev 2014.

Nessas áreas que vc falou, acredito que a situação será parecida com janeiro de 2001.

 

Já centro-norte e leste de MG, além do ES, este janeiro será pior que 2014/2015.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Augusto Goelzer disse:

Temporal severo aqui em Nova Trento, são 152mm acumulados desde as 18:30 no momento, provável acumulo histórico. No início cheguei a 80mm em 20 minutos.

Augusto Goelzer,

aqui em Laje do Muriaé, medi 82 mm em 40 minutos(foi a duração da chuva) fez um tremendo estrago nas ruas baixas e parte alta, toneladas de barro, areia, cascalho desceram dos morros.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Augusto Goelzer disse:

Temporal severo aqui em Nova Trento, são 152mm acumulados desde as 18:30 no momento, provável acumulo histórico. No início cheguei a 80mm em 20 minutos.

 

Estava acompanhando pelo radar. Tinha uma imensa área vermelha por toda Nova Trento que ficou estabilizada bastante tempo e eu torcendo para que subisse. Dava para ouvir muito raios.

 

Em Brusque ficamos entre 5 e 15 mm nas PWS's, mas refrescou um pouco. A máxima chegou a 33,3°C.

 

A máxima em SC chegou a 34,5°C em Itapiranga. Ontem e hoje foram dias de calor pouco mais aceitável no estado.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Enio Rezende disse:

Olá amigos!! Acabo de me registrar aqui no fórum mas sempre fui amante da meteorologia e gosto de anotar dados climatológicos da minha região. Em uma breve apresentação: Não gosto de calor, adoro dias ensolarados (de preferências frios), gosto muito de chuva e amo frio.

Atualmente moro em Conselheiro Lafaiete/MG. Sempre vivi nessa região, que pela altitude acima de 1000 metros não tem calor em excesso no verão (2018 não fez mais que 32ºC) e um pouco de frio no inverno (2018 apesar de um inverno fraco chegou aos 5ºC).

Desde 2008 registro as temperaturas nas estações automáticas do INMET em Ouro Branco, que fica a 13km em linha reta daqui do meu apartamento, com diferença de altitude de apenas 50 metros e sem nenhuma grande barreira geográfica entre nós, portanto considero-a como a melhor fonte de referência para meus dados.

Registro também as temperaturas da estação do INMET em Barbacena, cidade onde morei por 6 anos de 2009 a 2015 e que é famosa por ser uma das mais frias de Minas, embora na média seja apenas 1ºC mais fria que aqui em Lafaiete. Até 2015 também anotava, de forma amadora, as temperaturas no sítio onde morava minha família na zona rural de Carandaí, cidade que fica no meio do caminho entre Conselheiro Lafaiete e Barbacena. Por ser um sítio próximo ao rio e a 1080 metros de altitude, havia lá um forte efeito baixada com resfriamento noturno e geadas frequentes no inverno. Lá registrei a menor temperatura de 0,3º em 13/06/2010, mesmo dia em que as estações do INMET marcavam as menores mínimas que tenho registro: Barbacena 2,7º e Ouro Branco 5,4º. A pior onda de calor por aqui ocorreu em outubro de 2014 quando Barbacena marcou 34º, registrei 35° no sítio em Carandaí e 35,2º em Ouro Branco. Outros dados extremos registrados por aqui: menor máxima em Barbacena 10,9º em 15/08/2013 e em Ouro Branco 13,9º em 18/09/2008. A noite mais quente foi a de 20/10/2016 com mínima de 20,3º em Barbacena e 21,1º em Ouro Branco.

As temperaturas médias anuais variam de 20,2º em 2008 a 21,3º em 2015 em Ouro Branco e 19º em 2013 a 19,9º em 2015 em Barbacena.

Daqui pra frente quero compartilhar com vocês as condições meteorológicas da minha região, já vi que tem muitos mineiros por aqui e espero que estejamos todos à vontade para compartilhar nossos dados e registros.

Agora, céu limpo em Conselheiro Lafaiete, o domingo foi de sol, mínima de 18º e máxima de 29º, não chove desde segunda passada, agora 23ºC.

Boa noite a todos!!

Enio Rezende,

sua família vendeu o sítio na zona rural de Carandaí?

 

Quando eu participava dos comentários com internautas no site do Climatempo, lá pelos anos de 2009, 2010, tinha um rapaz, acho que se chamava Célio(de Carandaí-MG), tinha sítio no distrito de Pedra do Sino(Carandaí),parece que mediu mínima de 1,1ºC em 2010, foi em junho ou agosto, que fez muito frio na Zona da Mata, Rio de Janeiro e Sul do Espírito Santo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

11 minutos atrás, Renan disse:

 

Quando, Nani ?

Renan,

esqueci da data, foi no dia 25 de outubro de 1996.Como voltou a chover passados 1 hora do temporal e continuou pelo resto da tarde/anoitecer o acumulado chegou a 121,8 mm, desde esse ano de 1996, não medi mais chuva acima de 100 mm em 24 horas num mês de outubro.

Choveu muito também na região sudoeste da zona rural de Laje, passando de 100 mm também, tinha um agricultor que media as chuvas na faz. Bom Destino( fica 15 km linha reta da área urbana,cercada de morros com altitude variando de 740 m a 854 metros)lá chove bem mais do que aqui na cidade de Laje.

Edited by marinhonani
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, marinhonani disse:

Enio Rezende,

sua família vendeu o sítio na zona rural de Carandaí?

 

Quando eu participava dos comentários com internautas no site do Climatempo, lá pelos anos de 2009, 2010, tinha um rapaz, acho que se chamava Célio(de Carandaí-MG), tinha sítio no distrito de Pedra do Sino(Carandaí),parece que mediu mínima de 1,1ºC em 2010, foi em junho ou agosto, que fez muito frio na Zona da Mata, Rio de Janeiro e Sul do Espírito Santo.

Olá @marinhonani

Depois que meu pai faleceu, minha mãe saiu de lá e vendemos o sítio. Ele era bem próximo de Pedra do Sino. Pensa num lugar frio hehehe. 1 grau, 2 graus era coisa comum nos invernos dali. Conheço o Célio, estudei com ele no colégio, atualmente ele mora em Goiânia. 

Abraços

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Mais uma manhã quente desse horroroso mês de janeiro. 

Mínima de 19•C na fazenda a praticamente 1100 metros!!! 

Agora faz 27•C! Quente. 

 

A previsão do foreca aliás é um show de horrores: máximas entre 32 e 33 e mínimas entre 18 e 19 em Varginha nos próximos dias. 

 

Janeiro de 2015 não fiquei no Brasil, mas acredito que esse janeiro vai chegar próximo do calor que tivemos em 2015 e 2014, esse último, lembro bem o inferno que foi em SP. Havia acabado de mudar para a cidade, e estranhei as noites quentíssimas. 

No começo de fevereiro, viajei a casa de parentes em Dracena e Andradina, onde peguei 40•C em Panorama SP. 

Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Enio Rezende disse:

Olá @marinhonani

Depois que meu pai faleceu, minha mãe saiu de lá e vendemos o sítio. Ele era bem próximo de Pedra do Sino. Pensa num lugar frio hehehe. 1 grau, 2 graus era coisa comum nos invernos dali. Conheço o Célio, estudei com ele no colégio, atualmente ele mora em Goiânia. 

Abraços

Enio, a primeira vez que atinei-me para o frio diurno( um tanto raro em Varginha ), foi numa viagem em que passei por Barbacena. Paramos às 16/17 horas na cidade, e o termômetro do carro marcava 10•C. Acredito que foi em 2004, tinha 9 anos e aquele frio nublado, úmido, me cativou! 

 

Nessa região de Carandaí, Barbacena etc, eu fico pensando no potencial das baixadas na cota dos 1100/1200m acima, que estendem pelas cidades mencionadas acima, além de Andrelândia, Barroso, C. Do Ibotipoca, Ibertioga, Santana do Garambéu, São Vicente de Minas etc.... 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

15 horas atrás, Renan disse:

Em breve, trago os dados de temperatura até agora nesses primeiros 13 dias de Janeiro para saber se estão semelhantes a 2014 e 2015, que foram os Janeiros mais quentes da história.

 

Fiz as atualizações e os resultados de momento são esses:

 

Média das Máximas: 30,3ºC (+03,8)

Média das Mínimas: 19,7ºC (+02,0)

Compensada: 23,8ºC (+02,5)

 

Se Janeiro-19 terminasse hoje, seria o SEGUNDO mais quente da história dos registros, perdendo para 2015, e superando por 2 décimos o Janeiro-2014.

  • Like 3
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

16 horas atrás, LeoP disse:

 

Mas será que há algum período na história correspondente ao atual? Em que o período nov-jan foi sucessivamente afetado por bloqueios? O que estamos vivendo não é mais algo isolado.

Pergunta muito interessante. E a questão é sim. 1956 teve um Janeiro extremamente ensolarado e seco em SP. Uma vez falaram deste ano aqui no fórum foi na onda de calor de 2014 (ou 2015) e acho que foi o Aldo que tinha os dados.

 

Mas há outros anos também

1924

http://meteorologiaeclima1.blogspot.com/2010/09/1924-sao-paulo-enfrentava-racionamento.html?m=1

 

1964 (Mirante acumulou apenas 98mm em Janeiro deste ano) e há uma notícia de seca da época.

http://meteorologiaeclima1.blogspot.com/2010/08/1963-seca-historica-no-parana-com.html?m=1

 

É complicado afirmar se é um padrão que veio para ficar, porque há dados mostrando que isso já aconteceu no passado.

Mas ao mesmo tempo faltam dados detalhados 1924, 1956, 1964 não há imagens de satélite para sabermos como estava a cobertura de nuvens na época.  A riqueza de dados que temos hoje é dos últimos 40, 50 anos, é muito pouco. E podendo discutir, trocar informações evoluiu mesmo só no pós 2000. Antes disso se eu quisesse ver uma imagem de satélite tinha que esperar a previsão do tempo que naquela época era uns 15 Segs na TV ou comprar um jornal. Informações um pouco mais técnicas só pelas previsões do tempo do Narciso Vernizzi.

 

 

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Agora, jrmartinisp disse:

Pergunta muito interessante. E a questão é sim. 1956 teve um Janeiro extremamente ensolarado e seco em SP. Uma vez falaram deste ano aqui no fórum foi na onda de calor de 2014 (ou 2015) e acho que foi o Aldo que tinha os dados.

 

Mas há outros anos também

1924

http://meteorologiaeclima1.blogspot.com/2010/09/1924-sao-paulo-enfrentava-racionamento.html?m=1

 

1964 (Mirante acumulou apenas 98mm em Janeiro deste ano) e há uma notícia de seca da época.

http://meteorologiaeclima1.blogspot.com/2010/08/1963-seca-historica-no-parana-com.html?m=1

 

É complicado afirmar se é um padrão que veio para ficar, porque há dados mostrando que isso já aconteceu no passado.

Mas ao mesmo tempo faltam dados detalhados 1924, 1956, 1964 não há imagens de satélite para sabermos como estava a cobertura de nuvens na época.  A riqueza de dados que temos hoje é dos últimos 40, 50 anos, é muito pouco. E podendo discutir, trocar informações evoluiu mesmo só no pós 2000. Antes disso se eu quisesse ver uma imagem de satélite tinha que esperar a previsão do tempo que naquela época era uns 15 Segs na TV ou comprar um jornal. Informações um pouco mais técnicas só pelas previsões do tempo do Narciso Vernizzi.

 

 

 

1956 inclusive foi um ano marcado pelo frio constante e intenso no Brasil e América do Sul, além do janeiro muito seco em SP tivemos o mês de maio mais frio desde o início dos registros, infelizmente na época as previsões do tempo eram muito escassas aqui o que dificultava a coleta de informações importantes, por isso muitos agricultores perdiam as colheitas por causa das geadas severam que aconteciam quase todo ano nas décadas de 40 (final), 50, 60 e 70, forçando os mesmos a venderem suas terras e se mudarem para regiões mais ao norte como Mato Grosso, Rondônia e Pará. A previsão do tempo tornou-se mais acessível apenas nos anos 80 com o início na informatização computacional da climatologia brasileira; nos anos 90 muitos canais nacionais estrearam quadros de previsão do tempo, como a Globo com a Sandra Anhemberg em 1991, depois o próprio fundador da climatempo e meteorologista Carlos Magno foi contratado pela emissora alguns anos depois.

Link to comment
Share on other sites

14 horas atrás, Enio Rezende disse:

Olá amigos!! Acabo de me registrar aqui no fórum mas sempre fui amante da meteorologia e gosto de anotar dados climatológicos da minha região. Em uma breve apresentação: Não gosto de calor, adoro dias ensolarados (de preferências frios), gosto muito de chuva e amo frio.

Atualmente moro em Conselheiro Lafaiete/MG. Sempre vivi nessa região, que pela altitude acima de 1000 metros não tem calor em excesso no verão (2018 não fez mais que 32ºC) e um pouco de frio no inverno (2018 apesar de um inverno fraco chegou aos 5ºC).

Desde 2008 registro as temperaturas nas estações automáticas do INMET em Ouro Branco, que fica a 13km em linha reta daqui do meu apartamento, com diferença de altitude de apenas 50 metros e sem nenhuma grande barreira geográfica entre nós, portanto considero-a como a melhor fonte de referência para meus dados.

Registro também as temperaturas da estação do INMET em Barbacena, cidade onde morei por 6 anos de 2009 a 2015 e que é famosa por ser uma das mais frias de Minas, embora na média seja apenas 1ºC mais fria que aqui em Lafaiete. Até 2015 também anotava, de forma amadora, as temperaturas no sítio onde morava minha família na zona rural de Carandaí, cidade que fica no meio do caminho entre Conselheiro Lafaiete e Barbacena. Por ser um sítio próximo ao rio e a 1080 metros de altitude, havia lá um forte efeito baixada com resfriamento noturno e geadas frequentes no inverno. Lá registrei a menor temperatura de 0,3º em 13/06/2010, mesmo dia em que as estações do INMET marcavam as menores mínimas que tenho registro: Barbacena 2,7º e Ouro Branco 5,4º. A pior onda de calor por aqui ocorreu em outubro de 2014 quando Barbacena marcou 34º, registrei 35° no sítio em Carandaí e 35,2º em Ouro Branco. Outros dados extremos registrados por aqui: menor máxima em Barbacena 10,9º em 15/08/2013 e em Ouro Branco 13,9º em 18/09/2008. A noite mais quente foi a de 20/10/2016 com mínima de 20,3º em Barbacena e 21,1º em Ouro Branco.

As temperaturas médias anuais variam de 20,2º em 2008 a 21,3º em 2015 em Ouro Branco e 19º em 2013 a 19,9º em 2015 em Barbacena.

Daqui pra frente quero compartilhar com vocês as condições meteorológicas da minha região, já vi que tem muitos mineiros por aqui e espero que estejamos todos à vontade para compartilhar nossos dados e registros.

Agora, céu limpo em Conselheiro Lafaiete, o domingo foi de sol, mínima de 18º e máxima de 29º, não chove desde segunda passada, agora 23ºC.

Boa noite a todos!!

 

Bem vindo, Ênio !

 

Qual a altitude média de Lafaiete ? Já passei por aí tantas vezes, pois trabalho na MRS Logística, e sempre achei um clima muito semelhante a Juiz de Fora. 

 

Eu teria curiosidade de instalar uma estação no topo da serra de Ouro Branco, acho que teria dados surpreendentes.

 

Mas, sem dúvidas, agora meu sonho de consumo seria ver funcionando uma estação numa baixadona de Ouro Preto ! Faz frio demais naquela cidade.

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, jrmartinisp disse:

Pergunta muito interessante. E a questão é sim. 1956 teve um Janeiro extremamente ensolarado e seco em SP. Uma vez falaram deste ano aqui no fórum foi na onda de calor de 2014 (ou 2015) e acho que foi o Aldo que tinha os dados.

 

Mas há outros anos também

1924

http://meteorologiaeclima1.blogspot.com/2010/09/1924-sao-paulo-enfrentava-racionamento.html?m=1

 

1964 (Mirante acumulou apenas 98mm em Janeiro deste ano) e há uma notícia de seca da época.

http://meteorologiaeclima1.blogspot.com/2010/08/1963-seca-historica-no-parana-com.html?m=1

 

É complicado afirmar se é um padrão que veio para ficar, porque há dados mostrando que isso já aconteceu no passado.

Mas ao mesmo tempo faltam dados detalhados 1924, 1956, 1964 não há imagens de satélite para sabermos como estava a cobertura de nuvens na época.  A riqueza de dados que temos hoje é dos últimos 40, 50 anos, é muito pouco. E podendo discutir, trocar informações evoluiu mesmo só no pós 2000. Antes disso se eu quisesse ver uma imagem de satélite tinha que esperar a previsão do tempo que naquela época era uns 15 Segs na TV ou comprar um jornal. Informações um pouco mais técnicas só pelas previsões do tempo do Narciso Vernizzi.

 

 

 

 

Seus exemplos todos foram casos isolados, me refiro à uma recorrência por muitos anos seguidos.

 

Faz um tempo já que o grosso da temporada chuvosa em MG, que é o período entre novembro e janeiro, tem sido alvo de estiagens anômalas. Para se ter uma ideia, a média desses 3 meses em BH é de ~950mm e baixa insolação (160h). Isso não é coerente com essa recorrência toda, de vez em quando tudo bem, mas ta parecendo outro clima. Essa época é pra estar cheio de nuvens e não com céu azul todo dia.

 

Eu vou fazer uma pesquisa simples pra ver se existe correlação pra BH.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

22 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

1956 inclusive foi um ano marcado pelo frio constante e intenso no Brasil e América do Sul, além do janeiro muito seco em SP tivemos o mês de maio mais frio desde o início dos registros, infelizmente na época as previsões do tempo eram muito escassas aqui o que dificultava a coleta de informações importantes, por isso muitos agricultores perdiam as colheitas por causa das geadas severam que aconteciam quase todo ano nas décadas de 40 (final), 50, 60 e 70, forçando os mesmos a venderem suas terras e se mudarem para regiões mais ao norte como Mato Grosso, Rondônia e Pará. A previsão do tempo tornou-se mais acessível apenas nos anos 80 com o início na informatização computacional da climatologia brasileira; nos anos 90 muitos canais nacionais estrearam quadros de previsão do tempo, como a Globo com a Sandra Anhemberg em 1991, depois o próprio fundador da climatempo e meteorologista Carlos Magno foi contratado pela emissora alguns anos depois.

Na verdade Os quadros de previsão do tempo chegaram a existir no JN na década de 70.

Nos anos 80 passaram para os jornais locais (No caso de SP o bom dia SP, o SPTV) dando a previsão só de SP, mas raramente se mostrava alguma imagem, era o locutor da bancada falando apenas.

Foi nos anos 90 que estrearam no JN com a Sandra Annenberg um quadro com mapa e a previsão do país inteiro.

Em uma reformulação do Jornal Hoje também passaram a informar em um quadro parecido com o do JN

Mesmo assim sempre achei tudo muito modesto, foi só com a internet que eu pelo menos, passei a entender melhor o funcionamento do tempo neste país.

Link to comment
Share on other sites

Agora, jrmartinisp disse:

Na verdade Os quadros de previsão do tempo chegaram a existir no JN na década de 70.

Nos anos 80 passaram para os jornais locais (No caso de SP o bom dia SP, o SPTV) dando a previsão só de SP, mas raramente se mostrava alguma imagem, era o locutor da bancada falando apenas.

Foi nos anos 90 que estrearam no JN com a Sandra Annenberg um quadro com mapa e a previsão do país inteiro.

Em uma reformulação do Jornal Hoje também passaram a informar em um quadro parecido com o do JN

Mesmo assim sempre achei tudo muito modesto, foi só com a internet que eu pelo menos, passei a entender melhor o funcionamento do tempo neste país.

Não sabia que chegou a ter previsão do tempo na tv no país nos anos 70, pensei que fosse apenas na década seguinte. Sobre os anos 90, a Globo foi a emissora que mais variou nos quadros de previsão do tempo: com a Sandra Anhemberg em 1991 era muito simples, mostrava a imagem de satélide depois um mapa do Brasil mostrando apenas aonde iria chover e as temperaturas máximas; em 1994 houve uma reformulação onde o mapa ficou um pouco mais detalhado, tem um vídeo no youtube de uma reportagem que fizeram sobre a onda de frio daquele ano, inclusive mostrando a acumulação incomum da neve nas serras sulinas; em 1996 contrataram da climatempo o Carlos Magno, só aí o mapa passou a mostrar as temperaturas mínimas e todas as condições de sol e chuva, dois anos depois (1998) a Fabiana Scaranzi apresentava a previsão no Jornal Nacional substituindo em parte o Magno; depois este saiu e a Fabiana ficou fixa, ela que deu os alertas do frio extremo de 2000, a partir daí a internet ficou mais barata e facilitou muito o acesso ao público leigo sobre meteorologia.

 

 

Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, LeoP disse:

 

Seus exemplos todos foram casos isolados, me refiro à uma recorrência por muitos anos seguidos.

 

Faz um tempo já que o grosso da temporada chuvosa em MG, que é o período entre novembro e janeiro, tem sido alvo de estiagens anômalas. Para se ter uma ideia, a média desses 3 meses em BH é de ~950mm e baixa insolação (160h). Isso não é coerente com essa recorrência toda, de vez em quando tudo bem, mas ta parecendo outro clima. Essa época é pra estar cheio de nuvens e não com céu azul todo dia.

 

Eu vou fazer uma pesquisa simples pra ver se existe correlação pra BH.

Há sim, neste ponto eu concordo contigo, estamos presenciando uma frequência de situações de bloqueio no verão nesta década como em nenhuma outra que já conhecemos. Principalmente no mês de fevereiro. 

No que eu consegui ler sobre, aexplicação seria o Atlântico e o Pacífico sul,  com anomalias positivas impedindo avanço de sistemas frontais e a falta deles acaba permitido o posicionamento da Asas fora da sua posição climatológica normal, foi esta a explicação mais plausível que consegui ler sobre o que poderia estar provocando isso.

Há outras coisas também, que já saiu até em matéria de tv sobre o desmatamento que afetaria o transporte de umidade da Amazônia pelo país. MG seria um dos estados mais afetados, mas isto era uma possível causa para daqui há várias decadas. 

Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

Não sabia que chegou a ter previsão do tempo na tv no país nos anos 70, pensei que fosse apenas na década seguinte. Sobre os anos 90, a Globo foi a emissora que mais variou nos quadros de previsão do tempo: com a Sandra Anhemberg em 1991 era muito simples, mostrava a imagem de satélide depois um mapa do Brasil mostrando apenas aonde iria chover e as temperaturas máximas; em 1994 houve uma reformulação onde o mapa ficou um pouco mais detalhado, tem um vídeo no youtube de uma reportagem que fizeram sobre a onda de frio daquele ano, inclusive mostrando a acumulação incomum da neve nas serras sulinas; em 1996 contrataram da climatempo o Carlos Magno, só aí o mapa passou a mostrar as temperaturas mínimas e todas as condições de sol e chuva, dois anos depois (1998) a Fabiana Scaranzi apresentava a previsão no Jornal Nacional substituindo em parte o Magno; depois este saiu e a Fabiana ficou fixa, ela que deu os alertas do frio extremo de 2000, a partir daí a internet ficou mais barata e facilitou muito o acesso ao público leigo sobre meteorologia.

 

Tem no fim deste vídeo 😉

 

Edited by jrmartinisp
Link to comment
Share on other sites

Em 13/01/2019 em 16:15, OhTheJohnny disse:

Nuvem funil (?) registrada ontem na base de uma célula de chuva c/ granizo em Baraúna (PB), ontem 12/01. 

 

ssaasa.png

 

Nossa, incrível! Aproveitando a deixa, lá choveu 80,0 mm no dia citado. Em 1° vem Sossêgo, com 110,0 mm e em 3° vem Cuité, com 56,0 mm, vizinhas a Baraúna (que ficou em 2°).

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Lucas Venturini disse:

Dia 'bonito' porém muito quente em Porto Alegre com 32°.

 

Aqui variação de 23,5° a 33,9° sem baixar dos 56%, além daquela luz do sol refletida nos cirrus, deixando o ambiente claro e sem sombras.

 

"Bonito" só com aspas mesmo ou para quem está na praia.

 

Agora 31,2° e 61%.

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Renan disse:

 

Bem vindo, Ênio !

 

Qual a altitude média de Lafaiete ? Já passei por aí tantas vezes, pois trabalho na MRS Logística, e sempre achei um clima muito semelhante a Juiz de Fora. 

 

Eu teria curiosidade de instalar uma estação no topo da serra de Ouro Branco, acho que teria dados surpreendentes.

 

Mas, sem dúvidas, agora meu sonho de consumo seria ver funcionando uma estação numa baixadona de Ouro Preto ! Faz frio demais naquela cidade.

Obrigado @Renan!!

Lafaiete fica entre 930m na beira do rio a 1040m nos bairros mais altos. Aqui no meu apartamento estou a cravados 1000 metros de altitude.

O topo da Serra de Ouro Branco está a mais de 1500 metros mas como la venta muito creio que não deve dar extremos muito baixos. Tem uma região ali pra tras, sentido Itatiaia, Lavras Novas e Ouro Preto com umas baixadas beeeem geladas mesmo.

Hoje foi mais um dia de tempo firme, mínima de 18° e máxima de 29°. Por volta de 13h sempre tem um aumento de nebulosidade mas por volta das 16h já fica tudo limpo de novo. Foreca tá prevendo um pouquinho de chuva a partir de quinta-feira.

Agora 24°

Edited by Enio Rezende
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Renan disse:

 

Fiz as atualizações e os resultados de momento são esses:

 

Média das Máximas: 30,3ºC (+03,8)

Média das Mínimas: 19,7ºC (+02,0)

Compensada: 23,8ºC (+02,5)

 

Se Janeiro-19 terminasse hoje, seria o SEGUNDO mais quente da história dos registros, perdendo para 2015, e superando por 2 décimos o Janeiro-2014.

Renan,

pelas previsões nos próximos dias, janeiro de 2019 tem grande chance de ultrapassar jan de 2015.

  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Renan disse:

 

Fiz as atualizações e os resultados de momento são esses:

 

Média das Máximas: 30,3ºC (+03,8)

Média das Mínimas: 19,7ºC (+02,0)

Compensada: 23,8ºC (+02,5)

 

Se Janeiro-19 terminasse hoje, seria o SEGUNDO mais quente da história dos registros, perdendo para 2015, e superando por 2 décimos o Janeiro-2014.

 

Em São Paulo também estamos com um Janeiro extremamente quente. As anomalias estão em +3.1ºC no Mirante de Santana nas máximas.

 

001.png.d4c0e097f7b1218337088128cb34a284.png

 

E assim como Juiz de Fora, estamos com o segundo Janeiro mais quente da história, isto é, desde 1945, só perdendo para o fatídico 2015. Os valores de média estão muito próximos do recorde de 2015 aqui em São Paulo. 

 

002.png.31d3ffb40a78257c94e5f546c1ed0ad1.png

 

 

  • Like 4
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

15 horas atrás, Enio Rezende disse:

Olá @marinhonani

Depois que meu pai faleceu, minha mãe saiu de lá e vendemos o sítio. Ele era bem próximo de Pedra do Sino. Pensa num lugar frio hehehe. 1 grau, 2 graus era coisa comum nos invernos dali. Conheço o Célio, estudei com ele no colégio, atualmente ele mora em Goiânia. 

Abraços

Enio Rezende,

vou divulgar algumas temperaturas mínimas registradas nas estações convencionais em Minas no dia 18 de julho de 2000,foram as menores mínimas em mais de 30 anos para um mês de julho.

 

0,4ºC em São João del Rei

 

0,5ºC em Caparaó

 

1,6ºC em Barbacena(a mínima absoluta dos anos 60 até hoje foi, 0,3ºC(1º/06/1979).

 

2,5ºC em Viçosa( a mínima abs. 1,2ºC dia 1º/06/1979).

 

Acompanho faz alguns anos, as mínimas das automáticas de Monte Verde/Camanducaia-MG, Nova Friburgo/Salinas-RJ e a partir de setembro de 2017 as mínimas da estação do Parque Nacional de Itatiaia/Resende-RJ.

 

Edited by marinhonani
  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, jean10lj disse:

A SST chegou a 30°C de forma generalizada na costa de SP. 😱

 

dgsdsgdgsdgsdgsssgd.thumb.png.44ae927585e368b8834c3d2e08c16824.png

 

912213277_cdas-sflux_ssta_samer_1(2).thumb.png.7242b0f027746b80207a69d309f5606a.png

 

 

No verão de 2013/14 as águas nessa região próxima a costa chilena estavam quentes, correto? Por essa razão o bloqueio foi forte (bloqueio oceânico + atmosférico), né? O que impede que coisa parecida aconteça agora, pois as águas estão frias ali. Corrijam-me se estiver errado.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.