Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Furacões no Atlântico Norte e Pacífico Leste/Central - 2019


Recommended Posts

16 minutos atrás, Nowcasting disse:

desculpa, mas nao tem nenhum país do mundo "preparado" para um furacão categoria 5. Ele é catastrófico por um motivo.

 

Há vários exemplos que sim. Ano passado o supertufão Yutu atingiu em cheio as Ilhas Mariana do Norte com força semelhante a Dorian. Que eu me lembre uma pessoa morreu.

Em seguida o tufão perdeu força e seguiu pras Filipinas onde chegou bem mais fraco e causou algumas dezenas de mortos. 

Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Tavares disse:

Há vários exemplos que sim. Ano passado o supertufão Yutu atingiu em cheio as Ilhas Mariana do Norte com força semelhante a Dorian. Que eu me lembre uma pessoa morreu.

Em seguida o tufão perdeu força e seguiu pras Filipinas onde chegou bem mais fraco e causou algumas dezenas de mortos. 

Não podemos comparar um país pobre com uma imensa densidade demográfica, com uma ilha "rica" não muito povoada. Todos os países atingidos anualmente são preparados, mas neste caso acho errado essa semelhança. Põe 5 milhões de pessoas em uma ilha nas Bahamas pra ti ver o que acontece.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende

Conferindo os danos no olho de Dorian, provavelmente Marsh Habour.  Enquanto escrevo a pior parte da segunda parede do olho deve estar arrefecendo por lá mas ainda com força total no norte de Abaco, parte noroeste da ilha ainda dentro do olho.

 

Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, Felipe F disse:

 

É o que eu digo de que há lugares mais preparados do que outros pra cataclismos.

Essas pessoas nem deveriam estar na favela, tinham que já estar alocadas em locais mais seguros e esse planejamento preventivo houve bastante tempo pra ser pensado e executado. Desde que deixou as Ilhas Virgens já era sabido que era grande a chance de Dorian se tornar um potente furacão e que essas ilhas seriam atingidas.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
40 minutos atrás, Felipe F disse:

 

Este vídeo também foi filmado no olho, se vê pelo estado da vegetação ao fundo no final, são moradores que resolveram enfrentar a tempestade em casa e mudaram de ideia ao ver a ferocidade da parede oeste do olho, preferindo passar a segunda metade num prédio mais seguro.  Com certeza foram orientados a não ficar em casa mas preferiram ficar, fazer o que?

 

O radar mostra que ainda vai demorar para Abaco ficar toda fora do olho (está atravessando o oeste da ilha agora e ainda tem lugar que vai entrar no olho, mas o extremo noroeste da ilha é quase despovoado).  Na maior cidade (Marsh Harbour) o pior já está passando.  Freeport (Grand Bahama) provavelmente vai ter poucos danos se Dorian mantiver o curso, o olho deve passar ao norte, mas o pouco povoado leste da ilha Grand Bahama deve entrar na parede (talvez até no olho) também mais tarde.

http://smartmet.bahamasweather.org.bs/radarcomposite/

 

Depois que carrega dá para dar zoom, demora um pouco para abrir tudo.

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, Tavares disse:

Alguém tem coragem de dizer pra Metsul que Dorian não tá no Caribe e levar Ban?

Eu não posso pq já levei o Ban. 😂

 

Bem vindo ao clube ! Também fui expulso da página da Metsul no Facebook, e nem me lembro o motivo pra falar a verdade. Devo ter feito alguma crítica construtiva. 

Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Tavares disse:

Alguém tem coragem de dizer pra Metsul que Dorian não tá no Caribe e levar Ban?

Eu não posso pq já levei o Ban. 😂

 A definição de caribe varia.  Alguns consideram outros não ai fica complicado discutir.

Edited by Daniel Vieira
correção
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende

E Dorian não quer saber de recurvar para o norte não, depois de esboçar um leve desvio para o norte ao tocar Abaco segue no sentido oeste puro agora, por vezes até ensaiando um OSO.  Se continuar assim grande parte da ilha de Grand Bahama (onde fica a segunda maior cidade do país, Freeport, bastante afetada pelo Matthew em 2016) vai entrar no olho também.

 

Reparem nesta animação, o olho ainda estava mais limpo ao passar pelas "cays" a leste de Marsh Harbour, mas se encheu de nuvens baixas ao tocar Abaco.  Se ainda havia alguém nestas ilhotas (talvez não houvesse, por serem muito baixas) certamente viu o sol brilhando dentro do olho, estilo Michael.  Já o pessoal da ilha principal (Abaco) deve ter presenciado mais um mormaço, como aparece nos vídeos, pois a nebulosidade baixa no olho aumentou bastante a medida que este interagiu com a ilha.

 

 

Link to comment
Share on other sites

10 minutos atrás, Wallace Rezende disse:

E Dorian não quer saber de recurvar para o norte não, depois de esboçar um leve desvio para o norte ao tocar Abaco segue no sentido oeste puro agora, por vezes até ensaiando um OSO.  Se continuar assim grande parte da ilha de Grand Bahama (onde fica a segunda maior cidade do país, Freeport, bastante afetada pelo Matthew em 2016) vai entrar no olho também.

 

Reparem nesta animação, o olho ainda estava mais limpo ao passar pelas "cays" a leste de Marsh Harbour, mas se encheu de nuvens baixas ao tocar Abaco.  Se ainda havia alguém nestas ilhotas (talvez não houvesse, por serem muito baixas) certamente viu o sol brilhando dentro do olho, estilo Michael.  Já o pessoal da ilha principal (Abaco) deve ter presenciado mais um mormaço, como aparece nos vídeos, pois a nebulosidade baixa no olho aumentou bastante a medida que este interagiu com a ilha.

 

 

Não sou físico nem meteorologista mas acho que esse pequeno desvio ao norte possa ser devido à diferença de temperatura entre mar e as ilhas e áreas de profundidade maritma mais rasas, se ele se "alimenta" do calor o centro relute um pouco a avançar por águas mais frias. Só um insight intuitivo aqui que tive.

O HWRF que atrasa mais a desaceleração e retarda mais a curva pra NO tava jogando Dorian um pouco mais próximo à costa da Flórida e fazendo landfall perto do cabo Canaveral. Daqui a pouco sai a 18Z

meHRv5u.png

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende

Acabei descobrindo que sim, tem gente que resolveu enfrentar Dorian nas ilhotas a leste e norte de Marsh Harbour (sendo a principal Elbow Cay).  Jim Edds está por lá no Hope Town Inn & Marina: https://twitter.com/extremestorms

 

Ele fez uma caminhada pela região no início da manhã falando com alguns moradores (ou veranistas que tem casa ou barco por ali) e mencionaram um bunker de concreto, quer dizer provavelmente há alguns locais seguros ali também.  Ele é o que estava melhor posicionado para fazer imagens do sol no olho, mas talvez notícias dos dois (Josh e Jim) não cheguem antes de amanhã.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, DaviOlrb disse:

Últimas saídas mostram Dorian com uma tendência cada vez mais clara para oeste. HWRF coloca landfall na FL quase em cima de Orlando.

 

EDalnRYWwAET6lP?format=jpg&name=medium

 

Se fizer landfall na Flórida, pode fazer estragos acima do previsto,  pois a população de lá já estava crente que iria sair "quase ilesa". 

  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Duas coisas:

 

Dorian continua com altíssima atividade elétrica ao redor do seu olho, o que indica que ainda poderá ganhar força.

 

Nas últimas imagens de satélite, percebe-se uma leve inclinada para WSW (Sudoeste), o que pode indicar uma trajetória mais próxima da costa da Flórida do que previsto.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende

Com a velocidade de deslocamento já bem reduzida, o olho de Dorian vai passar um bom tempo às voltas com a ilha de Grand Bahama.  Trata-se de uma ilha sem maiores elevações, incapaz de sozinha arruinar um ciclone como fariam Hispaniola e até, em menor escala, Porto Rico; mas creio que a intensidade máxima já ficou para trás, e uma travessia tão prolongada por terra não deve passar impune. 

 

Falando em Hispaniola, os furacões mais fortes tem evitado esta ilha nos últimos anos.. Uma exceção foi Matthew, que "espertamente" passou só de raspão pelo extremo oeste, onde a quantidade de terra é pequena e os danos causados à estrutura do ciclone muito menores.  Mas existe um histórico de fortes impactos no coração da ilha, como o David em 1979 e o grande furacão Dominicano de 1930 (ambos saíram muito enfraquecidos, como não poderia deixar de ser).  Felizmente Porto Príncipe (a paupérrima capital do Haiti) fica numa posição bem protegida por montanhas de impactos por todos os lados, e por isso nunca experimentou ventos realmente severos causados por um furacão, ao contrário de Santo Domingo.

 

Raios na parde do olho podem ocorrer tanto no estágio de intensificação quando durante o enfraquecimento (ciclones tropicais muitas vezes registram picos de atividade elétrica ao se moverem do mar para a terra).

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

As lives de cobertura do furacão estão bombando nas redes sociais e no Youtube. Os estadunidenses fazem um trabalho ímpar no monitoramento de eventos meteorológicos severos, é impressionante. 

 

Brevemente vamos saber a dimensão real dos estragos nas Bahamas. Infelizmente acredito que serão danos extraordinários, como nunca antes vistos por lá. Já para os EUA, sinceramente, acredito que vão passar bem por essa ! Os modelos não devem errar a rota prevista, e quando houver o landfall nos EUA - se houver -, Dorian já terá enfraquecido.

  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.