Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Darley

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2018

Recommended Posts

Pelo que vi, a quase todo o Sul ao nível do mar amanheceu próximo ou bem acima dos 20°C e parte das cidades frias nem baixaram de 18°C.

Previsão catastrófica. E a abrangência pegando todo o Sul e SP, mostra que a margem de erro para essas regiões é pequena.

• Like 1
  • Sad 1

Boa tarde! Ontem Buenos Aires amanheceu com chuva, mas no fim da manha o tempo comecou a abrir e tivemos uma tarde ensolarada, quente e pesadíssima. A mínima foi de 20,5°C e a máxima foi de 30,2°C, mas novamente a sensacao térmica chegou perto dos 35°C. O que mais me chamou a atencao foi o calor na parte da noite: a temperatura nao caía e a umidade estava subindo, proporcionando 33,2°C de sensacao térmica as 11 da noite, valor bem raro por aqui.

A madrugada também comecou bem quente, mas por volta das 2h30 tivemos a chegada da frente fria, com chuva, um pouco de atividade elétrica e bastante vento. As rajadas chegaram a 69 km/h no Aeroparque, 81 km/h em Ezeiza e 93 km/h em El Palomar. A temperatura desabou: de 27,6°C às 2h, caiu para 20,1°C às 3h e a mínima chegou a 18,9°C.

Agora o tempo já abriu, mas por enquanto a temperatura permanece agradável. Temos sol, poucas nuvens, 25,4°C, URA de 50%, vento sul a 8 km/h e pressao de 1.009 hpa. A máxima prevista pelo SMN para hoje é de 30°C. O sol nasceu às 5h42 e se poe às 20h09.

• Like 3

O modelo europeu pega um bloqueio se formando a partir do dia 7 no Prata e no Uruguai e um alta se fortalecendo na costa do Sudeste e do Sul. 

Acho a previsão para o mês otimista. A anomalia de +3° não só será maior como pegará uma área mais ampla. Vendo o quadro da alta tropical, SP e RJ também serão afetados pelo calor extremo.

Agora 36,6°.

• Like 2
  • Sad 3

39 minutos atrás, Marcos disse:

37,9° com 45%!

Sensação de 46°!!

"Quelle horreur"!

Em Gramado, 30,3° C com 68%.

Gostaria de ler que foi, acabou. Mas não vai ser assim. Já fico torcendo pela outra tese climática catastrófica, a dos russos.

2 horas atrás, Renan disse:

Os gaúchos que se preparem. Vai ser bizarra a sequência de calor extremo em Janeiro. 

Para cá, não espero um novo Janeiro-14. Mas quem sabe com pelo menos uns +2C de anomalia. Mas aposto em +3C em POA, pelo menos. 

Para BH, aparentemente será um bloqueio mais "normal" em janeiro, como me lembro de ter ocorrido em fevereiro de 2009 e 2010. 

Mas aí é que tá: Se durar janeiro e fevereiro como sugerem os modelos, deixará de ser algo normal e passa a ser comparável com 2014/2015 sim. 

Edited by RafaelBHZ
  • Like 1

Depois de bater 37,9°, o tempo começou a fechar e tivemos GOTEJAMENTO!!! Cara, é rir pra não chorar. 

Agora nublado e 32,1°.

• Thanks 1
  • Haha 1

Pelos mapas postados, podemos falar sem medo de errar: vamos todos passar o verão na AMAZÔNIA pra sentir menos calor. 

• Sad 1

11 horas atrás, Marcos disse:

Pior que esta é minha aposta para janeiro. Acredito que teremos algo similar à 2014.

JANEIRO.jpg

Similar a 2014 acho MUITO IMPROVÁVEL.

Acredito que, no máximo, vai "lembrar"...

Na torcida para que os modelos confirmem esta tendência, pois vou à praia!

Quero é muita chuva em fevereiro!

Penúltimo dia do ano em Varginha com mínima de 18.4•C e máxima de 30.7•C. 

Agora temos quentes 24.3•C com 60% de u.r! Na parte mais quente do dia, a umidade ficou na casa dos 40%. 

• Like 1

6 horas atrás, Marcos disse:

37,9° com 45%!

Sensação de 46°!!

Hoje, dia 100% ensolarado e máxima de 33ºC na Granja Viana. 

Muita piscina e, agora em Pinheiros, janelão aberto  no 13º andar com  22,6ºC .

Abs!

Edited by Caco Pacheco

10 horas atrás, Juzinho disse:

Isso porque falaram que um mês igual a Janeiro de 2014 só daqui há 50 anos kkkk

Esse pós 2012 me assusta cada vez mais!!!

O calor aqui em SP ainda está dentro do normal para Dezembro, agora no Inmet Sesc 27.1 e 64% 

Exatamente. Jan/2014 só daqui a 50 anos, mais ou menos...

Esse ano, esquece....

Corto os pulsos.

• Like 1

8 horas atrás, Renan disse:

Na minha opinião, influência clara e inquestionável do aquecimento do planeta. E a destruição das florestas tropicais também conta muito. Parabéns, humanidade !

Eu ainda não sei de nada....

Mas tô curioso

8 horas atrás, Marcos disse:

Se essa previsão se confirmar, POA terá o mês mais quente de sua história.

Duvido

People, menos pessimismo....

Gente, a gente passou pelo verão 2014/2015 e, por ora, não lembra nadica o que foi aquele aborto da natureza...

Vamos com muita cautela.

Eu, nesses lá se vão 16,5 anos de BAZ, me tornei bem cético, e até certo ponto "pés no chão".

Coisas como outono/inverno/2016, final inverno/2016 são coisas que "ocorriam". Primavera e verão 2014/2015 são "abortos da natureza"; nunca mais verei nesta vida (assim acredito....).

Exceção feita a esta onda de calor de dezembro (digna, por sinal!), o verão tem, até o momento, se "comportado", baseado no que tivemos na última década!

Edited by Caco Pacheco

Após um dia quente e sem chuva, noite chega ao fim com a presença de algumas nuvens baixas aqui em São Paulo.

Em grande parte da cidade, faz 21/22 graus. Já no extremo sul, 18 graus.

Estações - CGE

0tcuMO3.png

• Like 1
  • Thanks 1

Vejam que interessante as anomalias de dezembro em POA por decênio.

Amanhã deve ser o dia mais quente do mês na média. Aposto mínima de 24°/25°.

DEZEMBRO.jpg

• Like 3
  • Sad 1

1 hora atrás, Caco Pacheco disse:

Corto os pulsos.

Anotado 🤣

Em 2012 falei que ia demorar fazer tanto calor de novo. Veio 2014 e 2015 juntos!!! Aliás, 2015 FOI PIOR!!

2014

20181230_234821.thumb.jpg.fe65416939f659e52d19ec0d62677850.jpg

2015

20181230_234852.thumb.jpg.105a1beef3badd9815a7dacc4033f2be.jpg

Edited by Felipe F
  • Like 3

Impressionante, a temperatura simplesmente não cai!! O tempo ainda por cima ficou relativamente nublado!! 

Agora tenho 28,4°. POA é o ponto mais quente de TODA a Região Sul no momento, a única na casa dos 28°. 

Edited by Marcos

10 horas atrás, Renan disse:

Na minha opinião, influência clara e inquestionável do aquecimento do planeta. E a destruição das florestas tropicais também conta muito. Parabéns, humanidade !

Renan,

Na convencional de juiz de fora acumulou 380 mm até a manhã de 30 (63 mm dia 30).

• Like 1

1 hora atrás, Felipe F disse:

Anotado 🤣

Em 2012 falei que ia demorar fazer tanto calor de novo. Veio 2014 e 2015 juntos!!! Aliás, 2015 FOI PIOR!!

2014

20181230_234821.thumb.jpg.fe65416939f659e52d19ec0d62677850.jpg

2015

20181230_234852.thumb.jpg.105a1beef3badd9815a7dacc4033f2be.jpg

2014/2015 muito mais quentes que 2012, este último teve osua meses de janeiro e março mais frios que o normal, inverno mais fraco e primavera quente; enquanto 2014 e 2015 foram quentes o ano todo.

• Like 1

Boa noite! Como relatei mais cedo, em Buenos Aires a madrugada comecou quentíssima, mas depois tivemos chuva, ventania e queda de temperatura, com mínima de 18,9°C. O domingo comecou nublado, mas logo o sol apareceu entre poucas nuvens. A máxima foi de 28,9°C ontem à noite, porque hoje durante o dia nem chegamos a 28°C. Diferentemente dos últimos dias, o vento sul e a umidade do ar mais baixa proporcionaram sensacao bem mais agradável.

Agora temos céu parcialmente nublado, 23,2°C, URA de 64%, vento nordeste a 13 km/h e pressao de 1.010,9 hpa.

Para amanha, a previsao do SMN indica sol e poucas nuvens de manha, aumento de nebulosidade a tarde e baixa possibilidade de chuvas ou temporais à noite (espero que só cheguem de madrugada, depois da virada!). Mínima de 18°C e máxima de 27°C. O sol nasce às 5h43 e se poe às 20h09.

3 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Gente, a gente passou pelo verão 2014/2015 e, por ora, não lembra nadica o que foi aquele aborto da natureza...

Vamos com muita cautela.

Eu, nesses lá se vão 16,5 anos de BAZ, me tornei bem cético, e até certo ponto "pés no chão".

Coisas como outono/inverno/2016, final inverno/2016 são coisas que "ocorriam". Primavera e verão 2014/2015 são "abortos da natureza"; nunca mais verei nesta vida (assim acredito....).

Exceção feita a esta onda de calor de dezembro (digna, por sinal!), o verão tem, até o momento, se "comportado", baseado no que tivemos na última década!

Sim, o verão tem se comportado... como um cara que fez a despedida de solteiro e postou tudo no Youtube. 

Edited by LuluBros

3 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Vamos com muita cautela.

Vou começar a pensar em largar o pessimismo quando fizer 0,8 no Mirantão! :)

• Like 4

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.