Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Darley

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2018

Recommended Posts

7 horas atrás, Felipe Backendorf disse:

Vai depender do corpo da pessoa e da atividade que está sendo realizada. Para quem trabalha pesado (e sua) ur baixa sempre deixa a sensação mais baixa

Ok. Obrigado pela resposta.

Após dia de muito sol , há pouco deu uma pancada bem rápida de chuva em função das instabilidades formadas pelo calor; mas já cessou...

Ontem em Pinheiros, a chuva foi bem bem mais severa e precoce, começando por volta das 14 hs. Chegou a faltar energia no bairro.

Agora, 25,5 ºC na Granja Viana.

Europeu atrasando a chegada do forte bloqueio.

12z de hoje - previsão para o dia 07

Alta adentrando o centro sul do Brasil.

cuzgRtu.png?1

12z de ontem - previsão para o dia 07

Cavado invertido em 500 hpa sobre o sudeste.

cuzgRtu.png?1

11 minutos atrás, Daniel85 disse:

Europeu atrasando a chegada do forte bloqueio.

12z de hoje - previsão para o dia 07

Alta adentrando o centro sul do Brasil.

cuzgRtu.png?1

12z de ontem - previsão para o dia 07

Cavado invertido em 500 hpa sobre o sudeste.

cuzgRtu.png?1

por aqui nenhum sinal de bloqueio pelo europeu. Pelo contrário, valores consideráveis de chuva.

957239056_CapturadeTela2018-12-29s18_42_51.thumb.png.79a10a88c913c3dc46c0a849e1d922df.png

Edited by HenriqueBH
  • Like 1

Parece que o trauma de 2014 persiste (e, de fato, aquele ano foi uma bizarrice), pois estamos tirando conclusões muito precipitadas. Ultimamente tenho visto muita previsão inicial de forte bloqueio ser suavizada conforme vai chegando o evento.

De repente nem será um bloqueio tão forte assim, assim como o de dezembro, que pode ser considerado o clássico veranico (quando ficamos por cerca de 7 - 10 dias de sol forte e tempo seco em plena temporada de chuva). Até pq BH está quase atingindo sua média, que é muito alta nesse mês.

• Thanks 1

Mas que bizarrice é essa na 12z de hoje do GFS?

Olha os valores do geopotencial para o dia 10 de janeiro!!

É de dar um pisão em fevereiro de 2014!!!

Mnzq49N.png?1

Não quero ser o mensageiro de desgraça, mas achei interessante postar hehe

• Sad 5

Fora o brevíssimo "refresco" do dia 4 no S e E do RS com a entrada da "mp", até o dia 8 pelo menos a chance de termos qualquer dia mesmo que agradável é ZERO! Esqueçam queda de temperatura, frente, mp´s e coisas do gênero por no mínimo 10-12 dias.

• Sad 2

Grande parte de Sampa tendo um início da madrugada com temperaturas em 21/22 graus.

Já no extremo sul, 17/18 graus.

P2T0NWw.png

• Like 2

Buenos Aires, 23h: sensacao térmica de 33,2ºC.

Agora cortou a luz também no meu ap, nao tenho como ligar ventilador nem ar e vou passar a noite em claro esperando uma linha de tempestades que chegaria aqui por volta das 4h.

• Sad 1

Em quase cinco anos morando aqui, só me lembro uma noite com sensação térmica tão alta quanto hoje: a de 31/12/2016, que teve 36ºC de sensação térmica na virada do ano. Talvez tivemos mais, a memoria falha, mas é raro estar tão quente a esta hora.

• Sad 1

Também acho meio precipitado esse pessimismo todo...

Tem chovido razoavelmente/relativamente bem quase todas as tardes, após a última onda de calor, a qual findou no Natal, em formas de pancadas, nos locais que frequento: Brooklin (Zona Sul), Pinheiros (Zona Oeste), Granja Viana (Oeste RMSP) e Centrão/Anhangabaú.

Não vejo tanto motivo assim para esse sensacionalismo todo...

Mínima de bons 17,5ºC na Granja Viana nesta manhã de domingo. No momento, 20ºC lá fora.

Aqui dentro, agradabilíssimos 23ºC, com 70% de umidade; uma PERFEIÇÃO DE SENSAÇÃO CLIMÁTICA. 

Ainda acho otimista o mapa que eu postei acima. Ao menos no RS, a anomalia será maior do que +2°. O GFS e o Foreca literalmente chutam o balde pra cima, colocam um aquecimento quase extremo depois do dia 5, confirmando o bloqueio.

Hoje tive a maior mínima de dezembro: 23,5°. E já fazia 30,3° às 9:35, que é o sol das 8:35!!!!!!! Agora faz incríveis 32,7° com 59%. Mas é o sol das 10:10!

Vamos aos 38°.

• Like 1
  • Sad 1

CFS projetando anomalia de +3° entre NE do RS e S de SP no mês de janeiro. 

Pior que esta é minha aposta para janeiro. Acredito que teremos algo similar à 2014.

JANEIRO.jpg

Edited by Marcos
  • Like 2
  • Sad 3

1 hora atrás, Marcos disse:

CFS projetando anomalia de +3° entre NE do RS e S de SP no mês de janeiro. 

Pior que esta é minha aposta para janeiro. Acredito que teremos algo similar à 2014.

JANEIRO.jpg

Isso porque falaram que um mês igual a Janeiro de 2014 só daqui há 50 anos kkkk

Esse pós 2012 me assusta cada vez mais!!!

O calor aqui em SP ainda está dentro do normal para Dezembro, agora no Inmet Sesc 27.1 e 64% 

• Sad 2

SEM PALAVRAS.........

GFS 0Z É ALGO QUE EU JAMAIS VI EM SAÍDAS DE MODELO..... É UM ENORME DE BLOQUEIO DE 597GPDM CENTRADO EM CIMA DO SUL DO PAÍS.... É ALGO SURREAL E BIZARRO

SE CONFIRMAR NESTA CONFIGURAÇÃO, É UM EVENTO QUE TALVEZ SEJA SEM PRECEDENTES NA HISTÓRIA DA AMÉRICA DO SUL..... 

001.png

002.png

• Like 3
  • Haha 1
  • Confused 1
  • Sad 4

Última Saída do CFS mostra que o Calor não vai dá tregua ao longo de todo o mês de Janeiro.

001.thumb.png.a0422885faa4b1688e15856625dbc2ea.png002.thumb.png.27be249fe86d316eb4e1b0196022eb00.png003.thumb.png.61f37f0c3616b2ecc9609b0cb2577760.png

Na média final pode ficar de 3 a 4ºC acima da média no RS.

004.thumb.png.feba0609f54f2d410b708247fca42ee7.png

Destaque também para um forte deficit de chuvas sendo esperado para o Sudeste e cheias na região dos Pampas.

005.thumb.png.aa923c3fcf95a50c21343e9234940234.png

• Like 2
  • Sad 5

Santiago do Chile vai ter um período bem agradável na primeira semana de 2019.

Vale ressaltar que em Santiago do Chile, mesmo se fizer um forte calor de mais de 35°C(o recorde histórico de temperatura é 37,7°C), as maiores mínimas médias no verão são em geral bem baixas(as maiores mínimas médias no verão de Santiago são de apenas 12,0°C em janeiro, ou seja, as mínimas médias de São Paulo no inverno são um pouco mais quentes do que em Santiago no verão(a mínima média no mês mais frio no Mirante é de 12,4°C)). E dificilmente faz 19°C de mínima em Santiago.

Edited by Darley

Os gaúchos que se preparem. Vai ser bizarra a sequência de calor extremo em Janeiro. 

Para cá, não espero um novo Janeiro-14. Mas quem sabe com pelo menos uns +2C de anomalia. Mas aposto em +3C em POA, pelo menos. 

• Thanks 1
  • Sad 2

3 horas atrás, Juzinho disse:

Isso porque falaram que um mês igual a Janeiro de 2014 só daqui há 50 anos kkkk

Esse pós 2012 me assusta cada vez mais!!!

O calor aqui em SP ainda está dentro do normal para Dezembro, agora no Inmet Sesc 27.1 e 64% 

Na minha opinião, influência clara e inquestionável do aquecimento do planeta. E a destruição das florestas tropicais também conta muito. Parabéns, humanidade !

• Like 1
  • Sad 1

Se essa previsão se confirmar, POA terá o mês mais quente de sua história.

• Sad 1

Guest
This topic is now closed to further replies.