Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Darley

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2018

Recommended Posts

De ontem pra hoje, viajei de ônibus a rota BH-Salvador e acompanhei, além das paisagens, as condições do tempo no percurso. Elas se comportaram conforme o esperado pra época:

Saí de Belo Horizonte às 19h sob tempestade com temperatura de 19,0°C. Ao longo do caminho, que englobou o leste de MG, as chuvas foram mais fracas, mas ocorreram de forma intermitente em quase todo o percurso em território mineiro. Já na Bahia, muito sol e calor sem trégua. Cheguei em Salvador com céu limpo e 25,8°C (19h).

O inmet do centro de BH está com cerca de 250mm acumulados em dezembro, ou seja, faltam 110mm para atingir a média. Não sei se vai dar, mas os volumes já estão satisfatórios, pelo menos.

Boa noite! A quinta-feira foi nublada em Buenos Aires, mas nao choveu. Pelo contrário, no fim da tarde as nuvens comecaram a diminuir. Esteve bastante quente e pesado, com mínima de 24°C e máxima de 31,6°C, com sensacao térmica novamente beirando os 35°C. Agora temos céu limpo, 26,1°C e sensacao térmica de 27,5°C. A URA é de 71%, temos vento leste a 5 km/h e pressao de 1.004,6 hpa.

Para amanha a previsao do SMN indica céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuvas. Mínima de 24°C e máxima de 30°C. O sol nasce às 5h41 e se poe às 20h08.

10 horas atrás, Renan disse:

Já sabe o que fazer, né ? Enrola num papel higiênico, joga na privada e dá descarga !

Não adianta mais torcer por verões amenos...eles simplesmente sumiram ! Pelo menos aqui em JF, o último verão abaixo da média foi o da temporada 2011-2012. De lá pra cá, somente verões quentes, com o destaque para a temporada 2014-2015 que foi o MAIS QUENTE já registrado.

Como diria Coutinho, memória curta!

Ano passado foi ameno, com exceção de março...

Caso estes mapas estejam corretos BH ficaria a 1a semana de Janeiro completamente sem chuva, a segunda e terceira com chuvas bem isoladas de verão e a ultima com pancadas.

cfs-avg_apcpna_samer_2-3.thumb.png.2485c818fb01942fa3cce6e85db4bf41.pngcfs-avg_apcpna_samer_3-2.thumb.png.a4adc67ba5c4d1c79d5c3fd09f6e2a32.pngcfs-avg_apcpna_samer_4.thumb.png.bfb49007b60bcc91b56df24108ff62be.pngcfs-avg_apcpna_samer_5.thumb.png.936c4beac57f1abbef65903fbeab4a9c.png

Edited by HenriqueBH
  • Sad 1

8 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Como diria Coutinho, memória curta!

Ano passado foi ameno, com exceção de março...

Não foi ameno, foi acima da média.

Como diria Coutinho, memória curta ! Veja as médias de verões mais antigos para entender o que é um verão ameno de verdade, rsrs.

• Like 2

13 minutos atrás, Renan disse:

Não foi ameno, foi acima da média.

Como diria Coutinho, memória curta ! Veja as médias de verões mais antigos para entender o que é um verão ameno de verdade, rsrs.

Fevereiro/18 (que você mesmo considera "FERVEREIRO", não foi consideravelmente abaixo da média?).

Jan/18 não foi ligeiramente acima da média, praticamente na média?

Dez/18 eu não me recordo....

Março/18 foi, realmente, MUITO QUENTE....

Realmente não consigo entender o que se entende por verão "quente" para você... 

Basear-se apenas por comparar os dias atuais com DADOS de anos já passados (entenda-se décadas 80 e 90), não me parece muito adequado.

Acho mais realista (para uma análise comparativa), comparar os verões do presente com os verões dos últimos 10 anos...

Daí, para mim, o verão 2018/7/2018 foi "BEM NORMAL", no que tange às temperaturas.

O que nos distingue é "qual critério  você está utilizando para tirar suas conclusões..."; VOCÊ: DADOS ULTRAPASSADOS (na minha opinião); EU (dados mais recentes, os quais considero mais apropriados para se adequar à realidade do "HOJE"...). Esse "método comparativo" vai ao encontro do que você tanto defende = aquecimento antropogênico!

Compreendeu, não?

6 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Fevereiro/18 (que você mesmo considera "FERVEREIRO", não foi consideravelmente abaixo da média?).

Jan/18 não foi ligeiramente acima da média, praticamente na média?

Dez/18 eu não me recordo....

Março/18 foi, realmente, MUITO QUENTE....

Realmente não consigo entender o que se entende por verão "quente" para você... 

Basear-se apenas por comparar os dias atuais com DADOS de anos já passados (entenda-se décadas 80 e 90), não me parece muito adequado.

Acho mais realista (para uma análise comparativa), comparar os verões do presente com os verões dos últimos 10 anos...

Daí, para mim, o verão 2018/7/2018 foi "BEM NORMAL", no que tange às temperaturas.

O que nos distingue é "qual critério  você está utilizando para tirar suas conclusões..."; VOCÊ: DADOS ULTRAPASSADOS (na minha opinião); EU (dados mais recentes, os quais considero mais apropriados para se adequar à realidade do "HOJE"...). Esse "método comparativo" vai ao encontro do que você tanto defende = aquecimento antropogênico!

Compreendeu, não?

Compreendi, mas realmente ficou assim, veja (em relação a 81-2010):

Dez-17: 21,5ºC (+00,8)

Jan-18: 22,2ºC (+00,9)

Fev-18: 21,4ºC (-00,4)

Mar-18: 22,3ºC (+01,3)

Portanto, foi quente na média geral (esse é o método que estou utilizando para discordar de você, rsrs). 

Para os padrões atuais (década atual), a média quadrimestral foi 21,7ºC , portanto abaixo da média (22,3C a média do verão nessa década). 

Mas nós precisamos ter certeza se realmente os verões dessa década continuarão sendo o padrão nas décadas seguintes. Como não temos certeza absoluta (embora eu creia que sim), por enquanto eu prefiro utilizar o parâmetro da média 81-2010 para saber se um determinado período foi quente ou frio, Caco. Esse é o meu método de cálculo, sem empirismos (kkk).

Em 26/12/2018 em 22:39, Caco Pacheco disse:

Então...

Tava pensando um dia sobre "sensação de calor/frio x umidade...

"A partir de que temperatura (+- no intervalo entre 19ºC/22ºC),  sob uma URA "mais elevada" (acima dos 60%), aumenta-se ou diminui-se a sensação de frio/calor?"

Bem curioso, não? Pois é sabido que a umidade aumenta "as sensações", tanto para frio quanto para frio. Creio que, sob temperaturas abaixo de 18ºC, com URA ALTA, a sensação de frio aumenta. Já, sob temperaturas superiores ACIMA DE 23ºC + URA ALTA, a sensação de calor aumenta!

Aqui em Pinheiros, infiltração marítima dominando e 20,9ºC, ao passo que no extremo Sul da Capital (onde estão sendo registradas as menores temperaturas - Parelheiros, Marsilac e Capela do Socorro), têm entre 16/17ºC. 

Com exceção do extremo sul, a cidade registra entre 19/21ºC.

No calor não tenho nem o que discutir URA alta é horrível, mas quanto ao frio eu sempre achei a sensação de frio mais ligada a vento do que URA, claro que um dia garoento em SP com 12 graus dá uma sensação mais fria do que um dia seco com a mesma temperatura, mas se este dia estiver ventoso e vc estiver na rua pode ser pior.

Mas assim, eu acho essa história de sensação térmica muito pessoal, ontem mesmo o ar condicionado do trabalho estava trincando de gelado pq deixaram regulado para aqueles dias que estavam tórridos semana passada, eu passei frio, teve gente que disse que estava agradável. 

Para o Ano Novo a maior probabilidade de chuva é na mesma area atual onde esta a ZCOU. RJ e SP as chances são mínimas.

1017278210_Captura_de_Tela_2018-12-28_s_10_52_56.thumb.png.50c966b3866d3070472ed3a61856ff4a.png

1 hora atrás, jrmartinisp disse:

No calor não tenho nem o que discutir URA alta é horrível, mas quanto ao frio eu sempre achei a sensação de frio mais ligada a vento do que URA, claro que um dia garoento em SP com 12 graus dá uma sensação mais fria do que um dia seco com a mesma temperatura, mas se este dia estiver ventoso e vc estiver na rua pode ser pior.

Mas assim, eu acho essa história de sensação térmica muito pessoal, ontem mesmo o ar condicionado do trabalho estava trincando de gelado pq deixaram regulado para aqueles dias que estavam tórridos semana passada, eu passei frio, teve gente que disse que estava agradável. 

Exato. Tem a variável vento também, a qual eu iria colocar um "asterisco", querendo dizer para não levar em consideração na minha análise.

Entretanto, certamente o vento influi, e MUITO, como você bem lembrou!

1 hora atrás, Renan disse:

Compreendi, mas realmente ficou assim, veja (em relação a 81-2010):

Dez-17: 21,5ºC (+00,8)

Jan-18: 22,2ºC (+00,9)

Fev-18: 21,4ºC (-00,4)

Mar-18: 22,3ºC (+01,3)

Portanto, foi quente na média geral (esse é o método que estou utilizando para discordar de você, rsrs). 

Para os padrões atuais (década atual), a média quadrimestral foi 21,7ºC , portanto abaixo da média (22,3C a média do verão nessa década). 

Mas nós precisamos ter certeza se realmente os verões dessa década continuarão sendo o padrão nas décadas seguintes. Como não temos certeza absoluta (embora eu creia que sim), por enquanto eu prefiro utilizar o parâmetro da média 81-2010 para saber se um determinado período foi quente ou frio, Caco. Esse é o meu método de cálculo, sem empirismos (kkk).

Taí, concordo e assino embaixo com sua mensagem!

Mas há de concordar que todas minhas análises, baseadas no "empirismo", tem se comprovado nos dados oficiais postados por você, não é mesmo?

Por isso a análise subjetiva também é importante, não nos limitando apenas a dados secundários.

Pinheiros continuas em aquecimento rápido. Muito sol e quentes 28,2ºC (11:25) neste exato momento.

Abs!

• Like 1

1 hora atrás, jrmartinisp disse:

A sensação também tem muito a ver com "às temperaturas as quais o corpo estava acostumado". Ex: nas primeiras ondas de frio do ano, lá ara meados de abril, sentimos "aquele frio", pois o corpo está ainda acostumado às temperaturas mais elevadas do verão. Conforme vamos nos habituando a temperaturas mais baixos no adentrar do outono/inverno, numa eventual MP mais forte, podemos ter uma sensação de frio inferior a da MP anterior de abril!

52 minutos atrás, leo kronbauer disse:

Te "anima" marcos... Nós vamos sofrer de novo 😢😢

Screenshot_2018-12-28-12-24-48.png

O pior é que viajo JUSTAMENTE na quinta, quando a temperatura vai começar a cair. Ademais, esses dados é para dar aquela estragada básica na média de dezembro.

Agora 34,3° com 51%. Mínima de 22,3°. Dia "lindo".

• Like 2

5 horas atrás, HenriqueBH disse:

Caso estes mapas estejam corretos BH ficaria a 1a semana de Janeiro completamente sem chuva, a segunda e terceira com chuvas bem isoladas de verão e a ultima com pancadas.

cfs-avg_apcpna_samer_2-3.thumb.png.2485c818fb01942fa3cce6e85db4bf41.pngcfs-avg_apcpna_samer_3-2.thumb.png.a4adc67ba5c4d1c79d5c3fd09f6e2a32.pngcfs-avg_apcpna_samer_4.thumb.png.bfb49007b60bcc91b56df24108ff62be.pngcfs-avg_apcpna_samer_5.thumb.png.936c4beac57f1abbef65903fbeab4a9c.png

Com as últimas atualizações dos mapas mudou radicalmente a situação para São Paulo e estão prevendo chuva abaixo da média para cá. E olha que a previsão em janeiro seria de muita chuva... Agora não prevê mais e reverteu tudo.

Em compensação, o Uruguai e o RS terão muita chuva.

E Santiago do Chile normal, sem chuvas(o extremo sul do Chile por outro lado terá muita chuva na primeira quinzena)

Em outros países sulamericanos que quase não são falados no fórum, Colômbia e Equador pouca chuva esperada na segunda quinzena de janeiro. E na Venezuela as chuvas vão ficar abaixo da média.

PS: aquela área no sudoeste da Colômbia em verde, é uma dos locais mais chuvosos da América do Sul.

Edited by Darley

46 minutos atrás, HenriqueBH disse:

Que sorte...basicamente, onde o sol esta aparecendo ta torrando. Aqui tenho frescos 23ºC agora.

398264342_Captura_de_Tela_2018-12-28_s_13_14_14.thumb.png.9cc9db4e7e86222a6944450e68ec7299.png

Deu uma boa pancada de chuva aqui, depois o sol saiu e já está escurecendo de novo agora. Por enquanto, 09,6mm de chuva.

47 minutos atrás, Darley disse:

Com as últimas atualizações dos mapas mudou radicalmente a situação para São Paulo e estão prevendo chuva abaixo da média para cá. E olha que a previsão em janeiro seria de muita chuva... Agora não prevê mais e reverteu tudo.

Em compensação, o Uruguai e o RS terão muita chuva.

E Santiago do Chile normal, sem chuvas(o extremo sul do Chile por outro lado terá muita chuva na primeira quinzena)

Em outros países sulamericanos que quase não são falados no fórum, Colômbia e Equador pouca chuva esperada na segunda quinzena de janeiro. E na Venezuela as chuvas vão ficar abaixo da média.

PS: aquela área no sudoeste da Colômbia em verde, é uma dos locais mais chuvosos da América do Sul.

E as Guianas também com chuva abaixo da média, porém isso é bom para o norte do NE. Essa área e as Guianas possuem uma relação inversa.

1 hora atrás, Renan disse:

Deu uma boa pancada de chuva aqui, depois o sol saiu e já está escurecendo de novo agora. Por enquanto, 09,6mm de chuva.

baixou para 21ºC.

• Like 1

E O GFS ENTROU NA BRINCADEIRA.....

GFS na rodada de agora a tarde, definitivamente entrou na Brincadeira do Bloqueio e traz uma rodada similar ao que vem dando o Modelo Europeu, com o bloqueio indo até o final da grade sem quebra.

001.png

002.png

003.png

• Like 3
  • Sad 6

10 minutos atrás, Rodolfo Alves disse:

GFS na rodada de agora a tarde, definitivamente entrou na Brincadeira do Bloqueio e traz uma rodada similar ao que vem dando o Modelo Europeu, com o bloqueio indo até o final da grade sem quebra.

001.png

002.png

003.png

Vou torcer para que esteja certo. Quero mais ondas de calor históricas para nosso aquecimento global, hehehe.

43 minutos atrás, Rodolfo Alves disse:

Deixa eu ir ali me matar, já volto.

Hoje a coisa foi pior do que a previsão e disparei a até 36,3°!!! Ao menos a u.r. caiu para 36%.

Agora 34,5° com 42%.

Edited by Marcos

Guest
This topic is now closed to further replies.