Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Darley

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2018

Recommended Posts

9 minutos atrás, Daniel85 disse:

É uma grande tristeza essa possibilidade de um novo bloqueio para o início de janeiro.

Comparando os mapas (chuva acumulada em 10 dias x chuva acumulada em 15 dias) da 12z do europeu de hoje, nota-se praticamente nenhuma diferença entre eles. Em outras palavras, pouquíssima chuva para a região sudeste entre 4 e 9 de janeiro, em decorrência do bloqueio.

Chuva para os próximos 10 dias

eWl2qHN.png

Chuva para os próximos 15 dias

6xXARqH.png?1

Se por um lado esse bloqueio pode ameaçar a chuva no Sudeste no início de Janeiro, por outro lado os próximos dias deverão ser muito chuvosos por aqui, especialmente aqui em MG. Tudo indica que, surpreendentemente, a média de Dezembro deverá ser alcançada em Juiz de Fora, pois já temos 243mm, contra uma média de 305mm.

• Thanks 1

Noite finalmente confortável em São Paulo.

Temperaturas de 19/20 graus em Grande parte da cidade. No extremo-sul, 17/18 graus.

Após uma terça feira de Natal nublada e com poucas aberturas de sol, agora a noite choveu um pouco.

Estações - CGE

lUNW3PP.png

• Like 1

1 hora atrás, Daniel85 disse:

É uma grande tristeza essa possibilidade de um novo bloqueio para o início de janeiro.

Comparando os mapas (chuva acumulada em 10 dias x chuva acumulada em 15 dias) da 12z do europeu de hoje, nota-se praticamente nenhuma diferença entre eles. Em outras palavras, pouquíssima chuva para a região sudeste entre 4 e 9 de janeiro, em decorrência do bloqueio.

Chuva para os próximos 10 dias

eWl2qHN.png

Chuva para os próximos 15 dias

6xXARqH.png?1

É o padrão do Verão 2018/2019, só temos que aceitar e aguentar isso até março, infelizmente! 

• Sad 1

Anomalia da TSM dia 24. Reparem que esfriou no Prata, Uruguai e RS, e esquentou em todo o Sudeste e Nordeste. Chama a atenção o aquecimento do Pacífico Equatorial e Sul. É muita água quente no continente.

OCEAN.gif

29 minutos atrás, Marcos disse:

Anomalia da TSM dia 24. Reparem que esfriou no Prata, Uruguai e RS, e esquentou em todo o Sudeste e Nordeste. Chama a atenção o aquecimento do Pacífico Equatorial e Sul. É muita água quente no continente.

OCEAN.gif

Boa notícia, isto quer dizer que há mais frentes frias alcançando o litoral do Sudeste empurrando as instabilidades para áreas mais necessitadas de chuvas; se continuar neste padrão, o efeito do possível el niño pode ser atenuado no que tange ás chuvas.

• Like 1

Bom dia! A manha desta quarta-feira está sendo de muito calor em Buenos Aires. Sao 7h e já temos 24,6°C e esta madrugada acho que nao baixou de 24°C (a menor temperatura horária foi de 24,4°C às 6h). A URA agora é de 80%, temos vento noroeste a 15 km/h e pressao de 1.008,8 hpa. A máxima prevista para hoje é de 32°C.

Acho que o @Felipe Backendorf trocou de lugar a estação de Mondaí.

E a estação de Itapiranga, Linha Presidente Becker Baixa, no Sr. Wolfang Johannes Lengert já está online. Faz 29,1°C já por lá.

• Like 2

aahI0Bf.png

que esse cavado sobre o RS traga alguma chuva p nós hoje.

todas as regiões do Brasil vão registrar chuvas convectivas hoje

no momento faz 31,2 ºC após mínima de 22,1 ºC

• Like 2

Patrocínio segue com máximas acima da média (1,5°C), porém com a previsão de máximas mais comportadas até o final do ano,  essa anomalia pode  ter uma leve reduzida. 

Choveu forte no dia 24, acumulando 30 mm em casa e cerca de 23 mm no INMET. O acumulado do mês está ao redor dos 150 mm e tem chances de fechar abaixo da média.

• Like 2
  • Sad 1

Com as chuvas fortes dos últimos dias, o calor foi muito amenizado em BH e passamos a sentir conforto térmico por longos períodos. Mais de 10h dos dias têm ficado com temperatura rondando os 19/20 graus, de forma que os ambientes já estão agradáveis. Ninguém reclamando de calor mais, graças a Deus.

Quanto às chuvas, o mês deverá ficar devendo, mas até que não está ruim. Choveu bastante no primeiro e terceiro decêndios, com sol e precipitação muito irregular no miolo do mês.

Temos 200mm acumulados para uma média de 358mm. Deverá chover bastante até o ano novo.

Céu encoberto desde cedo, 24,4C ao meio dia. Delícia.

• Like 3

21 minutos atrás, Felipe F disse:

Patrocínio segue com máximas acima da média (1,5°C), porém com a previsão de máximas mais comportadas até o final do ano,  essa anomalia pode  ter uma leve reduzida. 

Choveu forte no dia 24, acumulando 30 mm em casa e cerca de 23 mm no INMET. O acumulado do mês está ao redor dos 150 mm e tem chances de fechar abaixo da média.

Qual a média por aí? Pensei que fosse maior que 300 mm igual BH. 

E por aqui, já chove novamente! 

Se o Natal já foi com temperaturas muito boas, o pós-Natal está ainda melhor. Temos céu bem encoberto nesse momento, com chuviscos, e faz 23,3ºC. Sensação zero de calor.

A anomalia do mês está em +01,3C no INMET. Valor bem elevado, mas não se compara aos Dezembros bizarros dos anos de 2012 e 2015 !

Além disso, até o fim do mês o desvio deve ir para uns +00,9 / +01,0...dessa forma fechará como um Dezembro quente, mas longe de ser histórico. O primeiro decêndio salvou tudo.

• Like 1

2 horas atrás, RafaelBHZ disse:

Na 61/90 era 322 mm.

Já na mini normal 06/18 caiu para cerca de 275 mm. Eu perdi os dados, depois faço novamente e confirmo valor correto.

• Like 1
  • Sad 1

3 horas atrás, Moretão disse:

Acho que o @Felipe Backendorf trocou de lugar a estação de Mondaí.

E a estação de Itapiranga, Linha Presidente Becker Baixa, no Sr. Wolfang Johannes Lengert já está online. Faz 29,1°C já por lá.

Minha WS velha, instalada dia 23 na Linha Catres, na casa dos meus tios:

P_20181223_195100.thumb.jpg.3e1e6e268d83a4ac9b0d523986ea6ddd.jpg

Link: https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IMONDA5#history

Hoje de manhã instalamos a ws doada pela vaquinha do BAZ ao Sr Wolfgang:

P_20181226_102136_BF.thumb.jpg.2165fcb53e5855dd76a38098f2cbdde9.jpg

Link: https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IITAPIRA3

Foi muito legal a visita, família muito gente boa com um baita trabalho e dedicação no campo meteorológico, quem puder conhecer sugiro que o faça.

Edited by Felipe Backendorf
  • Like 14

Situação delicada em Juiz de Fora. Desde o dia 21 já são pouco mais de 160mm e nesse momento chove forte com mais 20mm já acumulados.

Temos uma ZCAS ?

5 horas atrás, RafaelBHZ disse:

Encontrei a tabela que fiz.

Atualmente média de 265 mm.

690510781_chuvacomparao.jpg.ada611440cca7a4163082f9523e92298.jpg

• Thanks 1

35 minutos atrás, Renan disse:

Temos uma ZCAS ?

Não,  apenas chuvas de verão mesmo.

• Thanks 1

44 minutos atrás, Renan disse:

Situação delicada em Juiz de Fora. Desde o dia 21 já são pouco mais de 160mm e nesse momento chove forte com mais 20mm já acumulados.

Temos uma ZCAS ?

Uma forte instabilidade esta em direção a BH, o céu ta bem escuro aqui. Infelizmente os 2 radares TM e PC estão fora do ar.

Que raiva desses radares!

1573276436_Captura_de_Tela_2018-12-26_s_18_08_46.thumb.png.5d855e5bc2ca30f8f21ca6b2895878bc.png

KgkTwbi.jpg

Edited by HenriqueBH
  • Like 1

43 minutos atrás, Felipe F disse:

Encontrei a tabela que fiz.

Atualmente média de 265 mm.

690510781_chuvacomparao.jpg.ada611440cca7a4163082f9523e92298.jpg

Dados interessantes. Acho que de 2007 pra cá, a maioria das cidades de MG teve uma redução da média anual, principalmente nas regiões mais afetadas pela ASAS. 

• Like 1

19 horas atrás, RafaelBHZ disse:

É o padrão do Verão 2018/2019, só temos que aceitar e aguentar isso até março, infelizmente! 

MUITO CEDO AINDA para definir....

O clima é muito dinâmico...

Pessoalmente, se Janeiro for de bloqueio para mim, ficarei feliz, pois nos 2 últimos finais de semana vou à praia. Então torço muito que o padrão seja de bloqueio mesmo em janeiro, com pouca chuva e muito sol!

Dia muitíssimo agradável em Sampa hoje. Começou meio que nublado, mas foi abrindo durante o dia e, logo após o almoço, o sol dominou, porém com temperatura agradável, sem AQUELE CALORÃO.

Variação de 17,5ºC ~28,8ºC, com 0 mm de chuva.

No momento, sol com cirrus e 23,6ºC. MUITO AGRADÁVEL!

Promessa de, até a Virada, tempo bom e temperaturas em elevação, especialmente a partir do sábado.

Estou com o Marcos! Acho que vem uma MP lá para dia 04! 

19 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

MUITO CEDO AINDA para definir....

O clima é muito dinâmico...

Pessoalmente, se Janeiro for de bloqueio para mim, ficarei feliz, pois nos 2 últimos finais de semana vou à praia. Então torço muito que o padrão seja de bloqueio mesmo em janeiro, com pouca chuva e muito sol!

Eu faço caminhada e exercícios ao ar livre, mas a chuva nunca me impediu, então fico feliz com ela apesar de tudo. Acho que exercitar com chuva é menos pior do que aguentar aquele calor dos infernos. Que tal chuva pra MG e sol pra praia que você vai? Assim agrada todo mundo! Hehehe

Em tempo, é impressão minha ou as chuvas voltaram a aparecer nas previsões para o início de janeiro?

2 horas atrás, Renan disse:

Temos uma ZCAS ?

Renan.

Não respondi você, porque estou sem computador desde o dia 21, problemas na ventoinha, fonte e tem que passar por um limpeza interna.

Aqui em laje e noroeste do Rio choveu quase nada desde a véspera do Natal.

No celular e muito ruim de ver site de tempo e o Baz.

• Like 1

293 mm já acumulados no mês na minha estação. Atingindo a média este mês, pode botar pra quebrar o bloqueio em Janeiro.

• Like 2

Guest
This topic is now closed to further replies.