Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Darley

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2018

Recommended Posts

19 minutos atrás, André Luiz DS disse:

Tarde muito quente em Antonina. A temperatura no momento é de 41°C, com sensação térmica de 54°C. 

Simepar: 

587jj.PNG

Isso é lamentável e desumano. Deve mexer bastante com o humor das pessoas, assim como deve ser nos países frios onde a temperatura baixa de -30, -40.

• Like 4

23 minutos atrás, André Luiz DS disse:

Tarde muito quente em Antonina. A temperatura no momento é de 41°C, com sensação térmica de 54°C. 

Simepar: 

587jj.PNG

Antonina está fumada. Anteontem ela destoou para cima, tanto das mais quentes do Vale do Itajaí, quanto das mais quentes do Vale do Ribeira.

E olha que estamos usando, como parâmetro, duas regiões que não sabem brincar quando o assunto é calor!

Que ela tivesse cravado 41 anteontem, eu entenderia perfeitamente. Mas 43 é totalmente fora da realidade. 

• Like 6

51 minutos atrás, LuluBros disse:

Antonina está fumada. Anteontem ela destoou para cima, tanto das mais quentes do Vale do Itajaí, quanto das mais quentes do Vale do Ribeira.

E olha que estamos usando, como parâmetro, duas regiões que não sabem brincar quando o assunto é calor!

Que ela tivesse cravado 41 anteontem, eu entenderia perfeitamente. Mas 43 é totalmente fora da realidade. 

Estação de Antonina. NÃO CONSIDERO (by Keiser).

Se você comparar com outras estações próximas, é fácil constatar que de fato está bugada.

• Like 2

Boa tarde.

No início da madrugada de hoje ocorreram temporais isolados aqui no sertão da PB.

A imagem do satélite goes 14 das 0330 GMT mostra as instabilidades em destaque.

1482931345_Semttulo.png.8b0ffa18c01aebc7be4219522ed70462.png

Os maiores volumes segundo Cemaden:
1048225068_Semttulo.png.bf27892a0838d6c19c0929a8a392c128.png

Até ontem S. J. da Lagoa Tapada tinha 73,4 mm acumulados no mês, no cemaden. Agora tem 115,2 mm. A média de dez na localidade é de 51,7 mm (1981-2010).

Edited by CloudCb
  • Like 4
  • Thanks 1

Pelas projeções parece que a ASAS chegou para ficar no leste do país. Não consegui pegar as imagens, mas todos os modelos parece que estão convergindo para isso. O euro não dá nem 10 milímetros de chuva para BH até o natal!

• Sad 3

3 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

Pelas projeções parece que a ASAS chegou para ficar no leste do país. Não consegui pegar as imagens, mas todos os modelos parece que estão convergindo para isso. O euro não dá nem 10 milímetros de chuva para BH até o natal!

Isso é muito ruim, é um mês muito importante para chuvas no país e com o sol nesta posição as temperaturas vão nas alturas, recordes podem ser batidos, espero que está situação não continue em Janeiro senão o déficit que estava sendo recuperado se perderá.

Anomalias desse ano em BH:

Janeiro: +1,0

Fevereiro: -0,6

Março: +0,7

Abril: -0,4

Maio: +0,2

Junho: +1,3

Julho:+1,1

Agosto: 0

Setembro: +0,6

Outubro: +0,8

Novembro: -0,3

Olha o inverno! É incrível como estamos mal acostumados. Novembro foi bem chuvoso e achei muito ameno em BH, até com frio em alguns momentos, mas foi só 0,3C abaixo da média. 

As chuvas isoladas de ontem caíram em cima da estação do inmet, que acumulou 6mm. Hoje, sol rachando, dia de muito calor na capital, variação de 19 a 32°C no centro. Nesse momento (17:20), 28°C e poucas nuvens.

Edited by LeoP
  • Like 3

42 minutos atrás, LeoP disse:

Anomalias desse ano em BH:

Janeiro: +1,0

Fevereiro: -0,6

Março: +0,7

Abril: -0,4

Maio: +0,2

Junho: +1,3

Julho:+1,1

Agosto: 0

Setembro: +0,6

Outubro: +0,8

Novembro: -0,3

Olha o inverno! É incrível como estamos mal acostumados. Novembro foi bem chuvoso e achei muito ameno em BH, até com frio em alguns momentos, mas foi só 0,3C abaixo da média. 

As chuvas isoladas de ontem caíram em cima da estação do inmet, que acumulou 6mm. Hoje, sol rachando, dia de muito calor na capital, variação de 19 a 32°C no centro. Nesse momento (17:20), 28°C e poucas nuvens.

O aquecimento global faz isso com a gente. Basta algum mês sair fora da curva de tendência de aquecimento que a gente já acha que foi "espetacular".

Eu sou um baziano que era dos mais céticos antigamente, mas o "pós-2013" fez eu mudar totalmente meus conceitos.

A propósito, em escala global, desde 2014 que nenhum mês fica abaixo da média. Todos os últimos 48 meses foram acima da média na temperatura global.

• Like 1

1 hora atrás, RafaelBHZ disse:

Isso é depressivo, quando a gente acha que uma temporada primavera-verão vai finalmente ser parecida com o que tínhamos antigamente.....eis que o monstro em 500hpa aparece para ficar paradão no leste do país por 120 dias seguidos 9_9.

Quando a coisa fica podre assim, eu torço é para que fique assim até o final do verão. Bah, se é pra avacalhar a gente, avacalhe com força >:(

• Haha 1
  • Sad 4

3 minutos atrás, Renan disse:

Isso é depressivo, quando a gente acha que uma temporada primavera-verão vai finalmente ser parecida com o que tínhamos antigamente.....eis que o monstro em 500hpa aparece para ficar paradão no leste do país por 120 dias seguidos 9_9.

Quando a coisa fica podre assim, eu torço é para que fique assim até o final do verão. Bah, se é pra avacalhar a gente, avacalhe com força >:(

Desta vez é ainda pior, pois o bloqueio não será restrito ao leste do país. Agora praticamente o Brasil inteiro vai entrar na roda, com exceção do RS e SC. Me preocupa, pois pela última rodada isso se parece muito com 2014, mas ainda não dá para saber se o calorão também vai se repetir. 

• Like 1
  • Sad 2

Desta vez é ainda pior, pois o bloqueio não será restrito ao leste do país. Agora praticamente o Brasil inteiro vai entrar na roda, com exceção do RS e SC. Me preocupa, pois pela última rodada isso se parece muito com 2014, mas ainda não dá para saber se o calorão também vai se repetir. 

Olha, acho que em termos de médias o mês do não fica recorde devido aos primeiros 10 dias do mês, senão seria simplesmente um outro Dezembro 2012. Agora, quanto a recordes de máxima absoluta, eu absolutamente não descarto a possibilidade !

2 minutos atrás, Renan disse:

Olha, acho que em termos de médias o mês do não fica recorde devido aos primeiros 10 dias do mês, senão seria simplesmente um outro Dezembro 2012. Agora, quanto a recordes de máxima absoluta, eu absolutamente não descarto a possibilidade !

O pior é que essa semana já pode ser considerada como influência do sistema. Com isso, em muitas áreas de MG já temos a certeza de que com essa, serão no mínimo 2 semanas com chuva reduzida. 

Aquela MP do último final de semana foi um cavalo de Tróia, olha só o precedente que ela abriu! 😱

• Like 3

29 minutos atrás, Renan disse:

Bom, se quiserem que avacalhe aí, rezo pelo oposto aqui. Se há tendência de calor, torço pelo contrário, sempre. Ao menos a tendência no Sul é de mais chuva até meados do Natal, ou seja, mais tempo fechado e menos calorão.

Mas não tem jeito: mesmo sendo um país enorme, o Brasil é predominantemente tropical, e basta um bloqueio nas bandas do Prata para que fique totalmente tropical. Felicidades pra nós é fora daqui. 

• Like 1

Por sinal, bati primorosos 35,7° antes de desabar um toró em POA. Não baixei dos 47% e a sensação atingiu 43°!! O sistema que estava ao oeste ganhou muita força ao chegar perto da Região Metropolitana, e foi mais forte no Vale dos Sinos. 

Aqui teve muitos raios, e muito potentes!! Um estourou a rede elétrica e fiquei +-1 h sem luz. Acumulei 12,7 mm. Agora faz 24,4° com 77%. Muito mais tolerável.

• Sad 1

O pior é que essa semana já pode ser considerada como influência do sistema. Com isso, em muitas áreas de MG já temos a certeza de que com essa, serão no mínimo 2 semanas com chuva reduzida. 

Aquela MP do último final de semana foi um cavalo de Tróia, olha só o precedente que ela abriu! 😱

Trollagem pura, igualzinho Outubro de 2014. Começou incrível, coma uma MP enorme, depois veio a mãe de todas as massas de ar quente.

• Sad 1

1 hora atrás, Marcos disse:

Bom, se quiserem que avacalhe aí, rezo pelo oposto aqui. Se há tendência de calor, torço pelo contrário, sempre. Ao menos a tendência no Sul é de mais chuva até meados do Natal, ou seja, mais tempo fechado e menos calorão.

Mas não tem jeito: mesmo sendo um país enorme, o Brasil é predominantemente tropical, e basta um bloqueio nas bandas do Prata para que fique totalmente tropical. Felicidades pra nós é fora daqui. 

Eu também torço pelo contrário do calor, sempre. Falei na raiva mesmo, rsrsrs.

Não adianta chorar. Só aceitando mesmo. Esses demônios xuxadores em 500hpa vieram para ficar. Todos os anos.

• Sad 3

Máxima de 36°C cravados na região central de Barra do Piraí.

Vale do Paraíba Fluminense.

370m de altitude. 

• Like 1

Todos os modelos, fora o canadense, enterraram qualquer refresco pra cá até o Natal. Aquele ar mais agradável da semana que vem desapareceu. Agora é só calor até o dia 25 praticamente sem baixar dos 20°. Verão pleno.

Com esta semana terrível e o calor contínuo até o Natal, se a última semana for muito quente é capaz de dezembro em POA ficar com anomalia positiva, o que seria uma virada incrível dado os 10 primeiros dias bem "frios". Mas é melhor não falar muito........

Edited by Marcos

27 minutos atrás, Renan disse:

Eu também torço pelo contrário do calor, sempre. Falei na raiva mesmo, rsrsrs.

Não adianta chorar. Só aceitando mesmo. Esses demônios xuxadores em 500hpa vieram para ficar. Todos os anos.

e la vem a capa do G1 sensacionalista. O El Nino ainda nem se formou.

temos que tomar cuidado com a falsa ciência. tomar um dado e sem nenhum cabimento associar a formação de um fenômeno.

Edited by HenriqueBH

1 hora atrás, Renan disse:

a alta foi ate necessaria, se me permite.

antes dela a instabilidade tava muito pro norte. foi necessário a asas pra "voltar a normalidade". O problema é que errou na dose e foi forte demais.

Máximas em SC:

39,05°C - Criciúma

38,18 - Içara

38,05°C - Agronômica

38°C - Mondaí

37,57°C - Meleiro

37,32°C - Lontras

37,14°C - Itapiranga

37°C - Urussanga

Fonte: Epagri e Wunderground.

Edited by Moretão
  • Like 5
  • Sad 1

47 minutos atrás, Marcos disse:

Por sinal, bati primorosos 35,7° antes de desabar um toró em POA. Não baixei dos 47% e a sensação atingiu 43°!! O sistema que estava ao oeste ganhou muita força ao chegar perto da Região Metropolitana, e foi mais forte no Vale dos Sinos. 

Aqui teve muitos raios, e muito potentes!! Um estourou a rede elétrica e fiquei +-1 h sem luz. Acumulei 12,7 mm. Agora faz 24,4° com 77%. Muito mais tolerável.

Quase igual aqui no município.

Na estação do Tomaz Coelho, máxima de 35,5°C com umidade de 68% em uma estação.  No Santa Luzia 35,4°C mas com umidade de cerca de 54%, bem mais seco. 

Edited by Moretão
  • Sad 1

Tive a máxima e mínima mais alta do ano hoje. 24.4/35.4 de variação. Faz 14 dias que não chove. Teve uma ou outra pancada fraca de poucos minutos na região no mês todo, inclusive hoje, mas que não servem nem pra molhar o asfalto. Região inteira em 0mm, ou próximo disso.

• Like 6

Guest
This topic is now closed to further replies.