Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Darley

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2018

Recommended Posts

6 horas atrás, EDUARDO OLIVEIRA disse:

É.. realmente uma fornalha!

As máximas de ontem foram divulgadas.
42,2° Miracatu
41,9° Pariquera
40,3° Juquiá
40,2° Registro
E mais um show de 38/39°C nas outras estações.

Hoje está mais "calmo", estações na casa dos 33°/35°C.

Além dessas temperaturas altíssimas, o vale conta com alta umidade e quase ausência de ventos , o que torna a região insalubre nesses dias.

• Sad 2

A única vantagem que vejo nos mapas de chuva é o tempo fechado aqui no RS e SC, mas o quadro será PÉSSIMO para boa parte do Brasil. 

Hoje variação de 22,0° a 31,5° sem baixar dos 59%. Agora faz 26,2 com 72% e nublado. Se não fosse o vento E moderado boa parte do dia teríamos máxima perto de 35° e sensação térmica de 2 milhões.

Edited by Marcos
  • Like 1

Depois de um dia extremamente quente, tivemos pancadas fortes de chuva em diversas regiões da capital paulista , aqui na região Sul bairro de Pedreira tivemos um intenso temporal de uns 30 min com vendaval e granizo miudo .

No Inmet Sesc ( fica a 3 km em linha reta de minha casa) teve rajadas de ventos de 77 km/h na hora do temporal, a temperatura desabou de uma máxima de 31.9 para 15.9 na hora da chuva/granizo.

Temperaturas e chuvas hj na capital 

Cge Marsilac 14.5/30.6 graus sem chuva

Cge Capela 15.5/32.7 graus 13 mm chuva

Cge Sé 19.7/31.7 graus 16 mm 

Cge M Boi Mirim 17.6/31.3 graus 34 mm

Cge Vila Maria 18.7/33.5 graus 15 mm

Cge Mooca 19.8/34.4 graus 11 mm 

Cge Itaquera 20.2/33 graus sem chuva 

Cge São Mateus 17.1/33.1 graus sem chuva 

Cge Perus 19.7/33.9 graus 4 mm 

Sesc Inmet 15.9/31.9 graus 26 mm

Mirante Inmet 19.5/32.1 graus 12 mm 

• Like 2
  • Thanks 1

2 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Não entendi o seguinte texto seu: "pois se a dinâmica pós-2000 mudou muita durante a década e a normal 81-2010 engloba esse período(...)"??????

Que período???? O período da "Normal" é um período "definido" por um critério, o qual determina que, a cada 30 anos se tem que se elaborar uma "Normal climatológica". Não vamos seguir padrões pré estabelecidos reguladores, etc...; vamos ir além  disso para enriquecer nossa análise! 

O fato (que não se quer calar), é que , a partir de 1995 ( na era da descoberta e exploração do El Niño pela mídia), as coisas começaram a mudar..., coincidência ou não, por aspectos antropogênicos ou ciclos climáticos. Não sei ao certo te responder, sinceramente. Sei que, ao menos para mim, desde 2007 o clima, aos poucos e gradativamente, vem "voltando ao que eu vi até 1994"; mas ainda está meio distante. Ainda há escassez de "baleias polares" no inverno devido à falta de sincronia de ciclones com MP´s, excesso de calor incomum que não havia à época, escassez de neve nas serras sulinas (embora, "devagarinho, vem voltando, desde 2010"; a última havia sido em set/2002, num ano terrivelmente quente!). Anos que tiveram eventos "a la inverno/outono até 1994": 2009, 2010, 2013. Anos que "foram iguais a até 1994": 2011 e 2016. E 2007 e 2008 foi razoável a bom no Sudeste e excelente no Sul, especialmente no RS e SC. Então, o que quero dizer é que o período 1995-2006, com exceção de 96,99 e 2000, tem um peso MUITO GRANDE em termos de aquecimento na Normal 81-2010! São, nada mais, nada menos que 11 anos! Período que, representa mais do que 1/3 desta Normal 81-2010! 

Esta sim, defasada/obsoleta!

Verá e terá a prova na nova Normal 91-2020!

Caco, acho que você não entendeu. Só quis dizer que todos os períodos de tempo devem ser considerados para formar a "normal" de 30 anos. E a minha aposta é que a nova normal que vem aí terá valores acima dos verificados em 81-2010. Não vejo a década de 2010 muito diferente da década de 2000 não, Caco. Aliás, os anos mais quentes já registrados no planeta foram todos na década atual. 

• Like 2

43 minutos atrás, HenriqueBH disse:

Dia pra ficar em casa no ar condicionado:

1297120736_CapturadeTela2018-12-13s18_24_33.thumb.png.33747225ad2766d493ff162fc27d2222.png

Pela tendência, vai fazer sol por vários dias a partir de agora e justamente no natal a chuva estará dentro da normalidade. 

Dia escaldantemente quente! 

Granja Viana: 19ºC/36ºC

Aqui dentro de casa, atingi 29ºC, e a umidade chegou a 41%. 

Agora, 26ºC dentro de casa com umidade de 65%, e 23ºC lá fora.

Até 13:30 hs, MUITO SOL e 34,5ºC. Começou a formar nuvens pesadas; caiu uma chuva forte. Refrescou legal.... Às 15:30 já tínhamos 24ºC.

Tenho praticamente certeza que fecharemos acima da média este dezembro. Os primeiros 10 dias foram excelentes em termos de temperatura. Foi só virar a chavinha e começar o verão ( e que começo!), pra degringolar de vez! Bloqueio em dezembro (como bem disse o Daniel), é pior do que em fevereiro...

• Sad 1

1 hora atrás, Renan disse:

Não vejo a década de 2010 muito diferente da década de 2000 não, Caco. Aliás, os anos mais quentes já registrados no planeta foram todos na década atual. 

Vou me limitar a análise apenas a uma determinada região: imagine NE de SC até +- Leste da Região SE.

A mim, 2011 a 2018 tem sido melhor do que 2001 até 2010, no tocante ao período frio (outono/inverno), você não acha?

Os curitibanos não acham?

Em relação à neve. Os sulistas não acham?

O que você acha, Renan?

Para mim, e é o que eu bato na tecla, a partir de +- 2007 especialmente em SC e RS, as coisas, "devagarzinho", vem se assentando...., em termos de "dinâmica climática" - mais similar ao que "já foi" = até 1994. Esse é meu ponto. 1995 a 2006 foi tenebroso em termos de dinâmica climática!

• Like 1
  • Confused 1

Tem pessoas teorizando e achando demais e tabelando de menos!!!

Hoje foi um dia mais fresco por aqui, máxima de apenas 33C. A temperatura voltará a se elevar nos próximos dias, previsão impressionante:

image.png.22c9b62b9f2fedc65725485c6060a917.png

• Like 3
  • Sad 1

1 hora atrás, Felipe Backendorf disse:

Tem pessoas teorizando e achando demais e tabelando de menos!!!

Hoje foi um dia mais fresco por aqui, máxima de apenas 33C. A temperatura voltará a se elevar nos próximos dias, previsão impressionante:

image.png.22c9b62b9f2fedc65725485c6060a917.png

"apenas 33ºC", e isso a nova realidade?

tenor.gif

• Haha 4

10 minutos atrás, HenriqueBH disse:

"apenas 33ºC", e isso a nova realidade?

tenor.gif

É o psicológico pronto já que nos próximos 7 dias devo ficar sempre acima dos 33 kkkkkkk

• Haha 1

Boa noite! Hoje tivemos um dia agitado aqui em Buenos Aires. O céu ficou nublado e tivemos sucessivas pancadas fortes de chuva ao longo do dia, sempre com atividade elétrica  (infelizmente uma pessoa morreu atingida por um raio) e inclusive queda de granizo em vários pontos da cidade e da Grande Buenos Aires. Foram quase 70 mm até agora. Além disso, ventou bastante: a velocidade sustentada ficou ao redor de 40 km/h durante quase toda a tarde. E, para completar, o frio também surpreendeu: depois de um dia que amanheceu com 22°C (a máxima foi de 23,1ºC na noite de ontem), a temperatura caiu para 15,4ºC no meio da tarde. O frio, a chuva e a ventania me fizeram sentir num desses eventos de sudestada que temos aqui no inverno.

Agora o tempo segue instável, com céu nublado e muitas trovoadas. Faz 17°C, temos URA de 83%, vento nordeste a 27 km/h e pressao baixa, em 1.002,9 hpa.

Continuamos com possibilidade de chuvas fortes esta madrugada e também pode chover de manha. A tarde o tempo comeca a abrir. Mínima de 18°C e máxima de 27°C, segundo o SMN. O sol nasce as 5h34 e se poe as 20h01.

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 1
  • Thanks 1

Hoje foi um dia mais tranquilo em SC. A máxima ficou em Mondaí com 36,2°C. Aqui em Brusque a máxima chegou a 34,3°C, bem melhor que ontem.

Resultado de imagem para relief

• Like 1
  • Haha 1
  • Sad 1

Apesar das pancadas de chuvas que caíram no meio da tarde, noite segue com temperaturas altas no centro de São Paulo. Já Marsilac, está um paraíso.

Além disso, temos céu limpo.

Estações - CGE

2ndKXLC.png

• Like 2

4 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Vou me limitar a análise apenas a uma determinada região: imagine NE de SC até +- Leste da Região SE.

A mim, 2011 a 2018 tem sido melhor do que 2001 até 2010, no tocante ao período frio (outono/inverno), você não acha?

Os curitibanos não acham?

Em relação à neve. Os sulistas não acham?

O que você acha, Renan?

Para mim, e é o que eu bato na tecla, a partir de +- 2007 especialmente em SC e RS, as coisas, "devagarzinho", vem se assentando...., em termos de "dinâmica climática" - mais similar ao que "já foi" = até 1994. Esse é meu ponto. 1995 a 2006 foi tenebroso em termos de dinâmica climática!

Bom, amanhã vou fazer essas comparações entre os períodos que você citou. Vou verificar DADOS, hehehe. Abs !

Gente, como é que vamos querer dias decentes no Brasil com quase a totalidade da América do Sul cercada por águas acima ou muito acima do normal? Só alguns pontos do nosso litoral escapam, além do que águas mais quentes ao sul do que na zona tropical facilitam bloqueios atmosféricos.

Só pode dar m**** mesmo!

OCEANOS.jpg

• Like 1
  • Thanks 1