Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2018


Darley
 Share

Recommended Posts

6 horas atrás, EDUARDO OLIVEIRA disse:

É.. realmente uma fornalha!

As máximas de ontem foram divulgadas.
42,2° Miracatu
41,9° Pariquera
40,3° Juquiá
40,2° Registro
E mais um show de 38/39°C nas outras estações.

 

Hoje está mais "calmo", estações na casa dos 33°/35°C.

Além dessas temperaturas altíssimas, o vale conta com alta umidade e quase ausência de ventos , o que torna a região insalubre nesses dias.

  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

A única vantagem que vejo nos mapas de chuva é o tempo fechado aqui no RS e SC, mas o quadro será PÉSSIMO para boa parte do Brasil. 

 

Hoje variação de 22,0° a 31,5° sem baixar dos 59%. Agora faz 26,2 com 72% e nublado. Se não fosse o vento E moderado boa parte do dia teríamos máxima perto de 35° e sensação térmica de 2 milhões.

Edited by Marcos
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Depois de um dia extremamente quente, tivemos pancadas fortes de chuva em diversas regiões da capital paulista , aqui na região Sul bairro de Pedreira tivemos um intenso temporal de uns 30 min com vendaval e granizo miudo .

 

No Inmet Sesc ( fica a 3 km em linha reta de minha casa) teve rajadas de ventos de 77 km/h na hora do temporal, a temperatura desabou de uma máxima de 31.9 para 15.9 na hora da chuva/granizo.

 

Temperaturas e chuvas hj na capital 

 

Cge Marsilac 14.5/30.6 graus sem chuva

Cge Capela 15.5/32.7 graus 13 mm chuva

Cge Sé 19.7/31.7 graus 16 mm 

Cge M Boi Mirim 17.6/31.3 graus 34 mm

Cge Vila Maria 18.7/33.5 graus 15 mm

Cge Mooca 19.8/34.4 graus 11 mm 

Cge Itaquera 20.2/33 graus sem chuva 

Cge São Mateus 17.1/33.1 graus sem chuva 

Cge Perus 19.7/33.9 graus 4 mm 

 

Sesc Inmet 15.9/31.9 graus 26 mm

Mirante Inmet 19.5/32.1 graus 12 mm 

 

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Não entendi o seguinte texto seu: "pois se a dinâmica pós-2000 mudou muita durante a década e a normal 81-2010 engloba esse período(...)"??????

Que período???? O período da "Normal" é um período "definido" por um critério, o qual determina que, a cada 30 anos se tem que se elaborar uma "Normal climatológica". Não vamos seguir padrões pré estabelecidos reguladores, etc...; vamos ir além  disso para enriquecer nossa análise! 

 

O fato (que não se quer calar), é que , a partir de 1995 ( na era da descoberta e exploração do El Niño pela mídia), as coisas começaram a mudar..., coincidência ou não, por aspectos antropogênicos ou ciclos climáticos. Não sei ao certo te responder, sinceramente. Sei que, ao menos para mim, desde 2007 o clima, aos poucos e gradativamente, vem "voltando ao que eu vi até 1994"; mas ainda está meio distante. Ainda há escassez de "baleias polares" no inverno devido à falta de sincronia de ciclones com MP´s, excesso de calor incomum que não havia à época, escassez de neve nas serras sulinas (embora, "devagarinho, vem voltando, desde 2010"; a última havia sido em set/2002, num ano terrivelmente quente!). Anos que tiveram eventos "a la inverno/outono até 1994": 2009, 2010, 2013. Anos que "foram iguais a até 1994": 2011 e 2016. E 2007 e 2008 foi razoável a bom no Sudeste e excelente no Sul, especialmente no RS e SC. Então, o que quero dizer é que o período 1995-2006, com exceção de 96,99 e 2000, tem um peso MUITO GRANDE em termos de aquecimento na Normal 81-2010! São, nada mais, nada menos que 11 anos! Período que, representa mais do que 1/3 desta Normal 81-2010! 

 

Esta sim, defasada/obsoleta!

 

Verá e terá a prova na nova Normal 91-2020!

 

 

 

 

Caco, acho que você não entendeu. Só quis dizer que todos os períodos de tempo devem ser considerados para formar a "normal" de 30 anos. E a minha aposta é que a nova normal que vem aí terá valores acima dos verificados em 81-2010. Não vejo a década de 2010 muito diferente da década de 2000 não, Caco. Aliás, os anos mais quentes já registrados no planeta foram todos na década atual. 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Dia escaldantemente quente! 

 

Granja Viana: 19ºC/36ºC

 

Aqui dentro de casa, atingi 29ºC, e a umidade chegou a 41%. 

 

Agora, 26ºC dentro de casa com umidade de 65%, e 23ºC lá fora.

 

Até 13:30 hs, MUITO SOL e 34,5ºC. Começou a formar nuvens pesadas; caiu uma chuva forte. Refrescou legal.... Às 15:30 já tínhamos 24ºC.

 

Tenho praticamente certeza que fecharemos acima da média este dezembro. Os primeiros 10 dias foram excelentes em termos de temperatura. Foi só virar a chavinha e começar o verão ( e que começo!), pra degringolar de vez! Bloqueio em dezembro (como bem disse o Daniel), é pior do que em fevereiro...

 

 

 

 

 

 

  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Renan disse:

Não vejo a década de 2010 muito diferente da década de 2000 não, Caco. Aliás, os anos mais quentes já registrados no planeta foram todos na década atual. 

Vou me limitar a análise apenas a uma determinada região: imagine NE de SC até +- Leste da Região SE.

 

A mim, 2011 a 2018 tem sido melhor do que 2001 até 2010, no tocante ao período frio (outono/inverno), você não acha?

 

Os curitibanos não acham?

 

Em relação à neve. Os sulistas não acham?

 

O que você acha, Renan?

 

Para mim, e é o que eu bato na tecla, a partir de +- 2007 especialmente em SC e RS, as coisas, "devagarzinho", vem se assentando...., em termos de "dinâmica climática" - mais similar ao que "já foi" = até 1994. Esse é meu ponto. 1995 a 2006 foi tenebroso em termos de dinâmica climática!

 

 

 

 

  • Like 1
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Hoje tivemos um dia agitado aqui em Buenos Aires. O céu ficou nublado e tivemos sucessivas pancadas fortes de chuva ao longo do dia, sempre com atividade elétrica  (infelizmente uma pessoa morreu atingida por um raio) e inclusive queda de granizo em vários pontos da cidade e da Grande Buenos Aires. Foram quase 70 mm até agora. Além disso, ventou bastante: a velocidade sustentada ficou ao redor de 40 km/h durante quase toda a tarde. E, para completar, o frio também surpreendeu: depois de um dia que amanheceu com 22°C (a máxima foi de 23,1ºC na noite de ontem), a temperatura caiu para 15,4ºC no meio da tarde. O frio, a chuva e a ventania me fizeram sentir num desses eventos de sudestada que temos aqui no inverno.

 

Agora o tempo segue instável, com céu nublado e muitas trovoadas. Faz 17°C, temos URA de 83%, vento nordeste a 27 km/h e pressao baixa, em 1.002,9 hpa.

Continuamos com possibilidade de chuvas fortes esta madrugada e também pode chover de manha. A tarde o tempo comeca a abrir. Mínima de 18°C e máxima de 27°C, segundo o SMN. O sol nasce as 5h34 e se poe as 20h01.

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Vou me limitar a análise apenas a uma determinada região: imagine NE de SC até +- Leste da Região SE.

 

A mim, 2011 a 2018 tem sido melhor do que 2001 até 2010, no tocante ao período frio (outono/inverno), você não acha?

 

Os curitibanos não acham?

 

Em relação à neve. Os sulistas não acham?

 

O que você acha, Renan?

 

Para mim, e é o que eu bato na tecla, a partir de +- 2007 especialmente em SC e RS, as coisas, "devagarzinho", vem se assentando...., em termos de "dinâmica climática" - mais similar ao que "já foi" = até 1994. Esse é meu ponto. 1995 a 2006 foi tenebroso em termos de dinâmica climática!

 

 

 

 

 

Bom, amanhã vou fazer essas comparações entre os períodos que você citou. Vou verificar DADOS, hehehe. Abs !

Link to comment
Share on other sites

Gente, como é que vamos querer dias decentes no Brasil com quase a totalidade da América do Sul cercada por águas acima ou muito acima do normal? Só alguns pontos do nosso litoral escapam, além do que águas mais quentes ao sul do que na zona tropical facilitam bloqueios atmosféricos.

 

Só pode dar m**** mesmo!

 

 

OCEANOS.jpg

  • Like 1
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, Marcos disse:

Gente, como é que vamos querer dias decentes no Brasil com quase a totalidade da América do Sul cercada por águas acima ou muito acima do normal? Só alguns pontos do nosso litoral escapam, além do que águas mais quentes ao sul do que na zona tropical facilitam bloqueios atmosféricos.

 

Só pode dar m**** mesmo!

 

 

OCEANOS.jpg

 

Engraçado é que os oceanos sempre estão mais quentes que o normal de uns tempos pra cá, de uma forma geral. Não me lembro qual foi a última vez que a situação foi favorável pra nós. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Acabei não comentando nada sobre a máxima de 37,9° no Inmet de Porto Alegre na terça-feira, mas é o seguinte: maior temperatura em 2 anos, desde 26/12/2016, quando fez 38,3°. Isso após aquela mínima de 11,9°, a terceira menor pra dezembro neste século. Aliás, o mês por lá está MUITO dinâmico. Digno de pré-2000:

 

image.thumb.png.8677db83cb69e59abd3f3faa1e13b0a3.png

 

 

 

Aqui em Florianópolis, o mês não está pra menos. Na quarta tivemos 35,1° no Itacorubi e, antes disso, no sábado, 11,6° em Ratones, valor interessantíssimo pra dezembro na Ilha. Agora o verão se instalou de vez, e não enxergo mínima abaixo de 22° por um bom tempo. Hoje, as mínimas ficaram assim:

  • 22,4° Ratones
  • 22,8° Carijós (Norte)
  • 23,6° Capoeira (Norte)
  • 23,8° Itacorubi (Centro)
  • 24,1° São José/Inmet

Em breve, novidades: mais uma estação na Ilha (Lagoa da Conceição)!

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

15 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Vou me limitar a análise apenas a uma determinada região: imagine NE de SC até +- Leste da Região SE.

 

A mim, 2011 a 2018 tem sido melhor do que 2001 até 2010, no tocante ao período frio (outono/inverno), você não acha?

 

Os curitibanos não acham?

 

Em relação à neve. Os sulistas não acham?

 

O que você acha, Renan?

 

Para mim, e é o que eu bato na tecla, a partir de +- 2007 especialmente em SC e RS, as coisas, "devagarzinho", vem se assentando...., em termos de "dinâmica climática" - mais similar ao que "já foi" = até 1994. Esse é meu ponto. 1995 a 2006 foi tenebroso em termos de dinâmica climática!

 

 

 

 

De 2001 a 2006 a atmosfera foi desfavorável ao avanço das massas polares no outono e inverno, o resultado foi que o período frio desses anos ficou bem aquém do esperado, com exceção de 2004 que foi na média, o único dissabor foi a primavera antecipada. A partir de 2007, as massas polares começaram a avançar com maior intensidade para as baixas latitudes da América do Sul, incluindo o Sudeste e parte do estado da Bahia, este padrão perdurou até 2013. Se colocar na balança estes dois períodos, o saldo final será de que o íltimo foi melhor em termos de frio e neve, porque dos anos citados, 2011 e 2013 foram de frio forte à extremo com reltiva acumulação de neve, 2007, 2008 e 2009 foram normais, somente 2012 foi acima da média. Não dá pra comparar 2011 e 2013 com 1962, 1975, 1978/9, 1985 ou 1988, que tiveram ondas de frio bem mais intensas que nos últimos vinte anos, mas foi bom nesses anos recentes (principalmente 2013) para os mais velhos amantes do frio matarem a saudade das geadas e até mesmo da neve, e para os mais novos sentir um pouco do que quem viveu nas décadas de 70 e 80 sentiam quase todos os anos.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

19 minutos atrás, André Luiz DS disse:

Tarde muito quente em Antonina. A temperatura no momento é de 41°C, com sensação térmica de 54°C. 

 

Simepar: 

 

 

587jj.PNG

 

Isso é lamentável e desumano. Deve mexer bastante com o humor das pessoas, assim como deve ser nos países frios onde a temperatura baixa de -30, -40.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

23 minutos atrás, André Luiz DS disse:

Tarde muito quente em Antonina. A temperatura no momento é de 41°C, com sensação térmica de 54°C. 

 

Simepar: 

 

 

587jj.PNG

 

Antonina está fumada. Anteontem ela destoou para cima, tanto das mais quentes do Vale do Itajaí, quanto das mais quentes do Vale do Ribeira.

E olha que estamos usando, como parâmetro, duas regiões que não sabem brincar quando o assunto é calor!

Que ela tivesse cravado 41 anteontem, eu entenderia perfeitamente. Mas 43 é totalmente fora da realidade. 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

51 minutos atrás, LuluBros disse:

 

Antonina está fumada. Anteontem ela destoou para cima, tanto das mais quentes do Vale do Itajaí, quanto das mais quentes do Vale do Ribeira.

E olha que estamos usando, como parâmetro, duas regiões que não sabem brincar quando o assunto é calor!

Que ela tivesse cravado 41 anteontem, eu entenderia perfeitamente. Mas 43 é totalmente fora da realidade. 

 

Estação de Antonina. NÃO CONSIDERO (by Keiser).

 

Se você comparar com outras estações próximas, é fácil constatar que de fato está bugada.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde.

 

No início da madrugada de hoje ocorreram temporais isolados aqui no sertão da PB.

A imagem do satélite goes 14 das 0330 GMT mostra as instabilidades em destaque.

1482931345_Semttulo.png.8b0ffa18c01aebc7be4219522ed70462.png

 

Os maiores volumes segundo Cemaden:
1048225068_Semttulo.png.bf27892a0838d6c19c0929a8a392c128.png

 

Até ontem S. J. da Lagoa Tapada tinha 73,4 mm acumulados no mês, no cemaden. Agora tem 115,2 mm. A média de dez na localidade é de 51,7 mm (1981-2010).

Edited by CloudCb
  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

Pelas projeções parece que a ASAS chegou para ficar no leste do país. Não consegui pegar as imagens, mas todos os modelos parece que estão convergindo para isso. O euro não dá nem 10 milímetros de chuva para BH até o natal!

Isso é muito ruim, é um mês muito importante para chuvas no país e com o sol nesta posição as temperaturas vão nas alturas, recordes podem ser batidos, espero que está situação não continue em Janeiro senão o déficit que estava sendo recuperado se perderá.

Link to comment
Share on other sites

Anomalias desse ano em BH:

 

Janeiro: +1,0

Fevereiro: -0,6

Março: +0,7

Abril: -0,4

Maio: +0,2

Junho: +1,3

Julho:+1,1

Agosto: 0

Setembro: +0,6

Outubro: +0,8

Novembro: -0,3

 

Olha o inverno! É incrível como estamos mal acostumados. Novembro foi bem chuvoso e achei muito ameno em BH, até com frio em alguns momentos, mas foi só 0,3C abaixo da média. 

 

As chuvas isoladas de ontem caíram em cima da estação do inmet, que acumulou 6mm. Hoje, sol rachando, dia de muito calor na capital, variação de 19 a 32°C no centro. Nesse momento (17:20), 28°C e poucas nuvens.

Edited by LeoP
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

42 minutos atrás, LeoP disse:

Anomalias desse ano em BH:

 

Janeiro: +1,0

Fevereiro: -0,6

Março: +0,7

Abril: -0,4

Maio: +0,2

Junho: +1,3

Julho:+1,1

Agosto: 0

Setembro: +0,6

Outubro: +0,8

Novembro: -0,3

 

Olha o inverno! É incrível como estamos mal acostumados. Novembro foi bem chuvoso e achei muito ameno em BH, até com frio em alguns momentos, mas foi só 0,3C abaixo da média. 

 

As chuvas isoladas de ontem caíram em cima da estação do inmet, que acumulou 6mm. Hoje, sol rachando, dia de muito calor na capital, variação de 19 a 32°C no centro. Nesse momento (17:20), 28°C e poucas nuvens.

 

O aquecimento global faz isso com a gente. Basta algum mês sair fora da curva de tendência de aquecimento que a gente já acha que foi "espetacular".

 

Eu sou um baziano que era dos mais céticos antigamente, mas o "pós-2013" fez eu mudar totalmente meus conceitos.

 

A propósito, em escala global, desde 2014 que nenhum mês fica abaixo da média. Todos os últimos 48 meses foram acima da média na temperatura global.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, RafaelBHZ disse:

Pelas projeções parece que a ASAS chegou para ficar no leste do país. Não consegui pegar as imagens, mas todos os modelos parece que estão convergindo para isso. O euro não dá nem 10 milímetros de chuva para BH até o natal!

 

Isso é depressivo, quando a gente acha que uma temporada primavera-verão vai finalmente ser parecida com o que tínhamos antigamente.....eis que o monstro em 500hpa aparece para ficar paradão no leste do país por 120 dias seguidos 9_9.

 

Quando a coisa fica podre assim, eu torço é para que fique assim até o final do verão. Bah, se é pra avacalhar a gente, avacalhe com força >:(

  • Haha 1
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Renan disse:

 

Isso é depressivo, quando a gente acha que uma temporada primavera-verão vai finalmente ser parecida com o que tínhamos antigamente.....eis que o monstro em 500hpa aparece para ficar paradão no leste do país por 120 dias seguidos 9_9.

 

Quando a coisa fica podre assim, eu torço é para que fique assim até o final do verão. Bah, se é pra avacalhar a gente, avacalhe com força >:(

Desta vez é ainda pior, pois o bloqueio não será restrito ao leste do país. Agora praticamente o Brasil inteiro vai entrar na roda, com exceção do RS e SC. Me preocupa, pois pela última rodada isso se parece muito com 2014, mas ainda não dá para saber se o calorão também vai se repetir. 

 

  • Like 1
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, RafaelBHZ disse:

Desta vez é ainda pior, pois o bloqueio não será restrito ao leste do país. Agora praticamente o Brasil inteiro vai entrar na roda, com exceção do RS e SC. Me preocupa, pois pela última rodada isso se parece muito com 2014, mas ainda não dá para saber se o calorão também vai se repetir. 

 

 

Olha, acho que em termos de médias o mês do não fica recorde devido aos primeiros 10 dias do mês, senão seria simplesmente um outro Dezembro 2012. Agora, quanto a recordes de máxima absoluta, eu absolutamente não descarto a possibilidade !

Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Renan disse:

 

Olha, acho que em termos de médias o mês do não fica recorde devido aos primeiros 10 dias do mês, senão seria simplesmente um outro Dezembro 2012. Agora, quanto a recordes de máxima absoluta, eu absolutamente não descarto a possibilidade !

O pior é que essa semana já pode ser considerada como influência do sistema. Com isso, em muitas áreas de MG já temos a certeza de que com essa, serão no mínimo 2 semanas com chuva reduzida. 

 

Aquela MP do último final de semana foi um cavalo de Tróia, olha só o precedente que ela abriu! 😱

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

29 minutos atrás, Renan disse:

 

Isso é depressivo, quando a gente acha que uma temporada primavera-verão vai finalmente ser parecida com o que tínhamos antigamente.....eis que o monstro em 500hpa aparece para ficar paradão no leste do país por 120 dias seguidos 9_9.

 

Quando a coisa fica podre assim, eu torço é para que fique assim até o final do verão. Bah, se é pra avacalhar a gente, avacalhe com força >:(

 

Bom, se quiserem que avacalhe aí, rezo pelo oposto aqui. Se há tendência de calor, torço pelo contrário, sempre. Ao menos a tendência no Sul é de mais chuva até meados do Natal, ou seja, mais tempo fechado e menos calorão.

 

Mas não tem jeito: mesmo sendo um país enorme, o Brasil é predominantemente tropical, e basta um bloqueio nas bandas do Prata para que fique totalmente tropical. Felicidades pra nós é fora daqui. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Por sinal, bati primorosos 35,7° antes de desabar um toró em POA. Não baixei dos 47% e a sensação atingiu 43°!! O sistema que estava ao oeste ganhou muita força ao chegar perto da Região Metropolitana, e foi mais forte no Vale dos Sinos. 

 

Aqui teve muitos raios, e muito potentes!! Um estourou a rede elétrica e fiquei +-1 h sem luz. Acumulei 12,7 mm. Agora faz 24,4° com 77%. Muito mais tolerável.

  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, RafaelBHZ disse:

O pior é que essa semana já pode ser considerada como influência do sistema. Com isso, em muitas áreas de MG já temos a certeza de que com essa, serão no mínimo 2 semanas com chuva reduzida. 

 

Aquela MP do último final de semana foi um cavalo de Tróia, olha só o precedente que ela abriu! 😱

 

Trollagem pura, igualzinho Outubro de 2014. Começou incrível, coma uma MP enorme, depois veio a mãe de todas as massas de ar quente.

  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Marcos disse:

 

Bom, se quiserem que avacalhe aí, rezo pelo oposto aqui. Se há tendência de calor, torço pelo contrário, sempre. Ao menos a tendência no Sul é de mais chuva até meados do Natal, ou seja, mais tempo fechado e menos calorão.

 

Mas não tem jeito: mesmo sendo um país enorme, o Brasil é predominantemente tropical, e basta um bloqueio nas bandas do Prata para que fique totalmente tropical. Felicidades pra nós é fora daqui. 

 

Eu também torço pelo contrário do calor, sempre. Falei na raiva mesmo, rsrsrs.

 

Não adianta chorar. Só aceitando mesmo. Esses demônios xuxadores em 500hpa vieram para ficar. Todos os anos.

  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Todos os modelos, fora o canadense, enterraram qualquer refresco pra cá até o Natal. Aquele ar mais agradável da semana que vem desapareceu. Agora é só calor até o dia 25 praticamente sem baixar dos 20°. Verão pleno.

 

Com esta semana terrível e o calor contínuo até o Natal, se a última semana for muito quente é capaz de dezembro em POA ficar com anomalia positiva, o que seria uma virada incrível dado os 10 primeiros dias bem "frios". Mas é melhor não falar muito........

Edited by Marcos
Link to comment
Share on other sites

27 minutos atrás, Renan disse:

 

Eu também torço pelo contrário do calor, sempre. Falei na raiva mesmo, rsrsrs.

 

Não adianta chorar. Só aceitando mesmo. Esses demônios xuxadores em 500hpa vieram para ficar. Todos os anos.

 

e la vem a capa do G1 sensacionalista. O El Nino ainda nem se formou.

 

temos que tomar cuidado com a falsa ciência. tomar um dado e sem nenhum cabimento associar a formação de um fenômeno.

 

 

 

 

Edited by HenriqueBH
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Renan disse:

 

Isso é depressivo, quando a gente acha que uma temporada primavera-verão vai finalmente ser parecida com o que tínhamos antigamente.....eis que o monstro em 500hpa aparece para ficar paradão no leste do país por 120 dias seguidos 9_9.

 

Quando a coisa fica podre assim, eu torço é para que fique assim até o final do verão. Bah, se é pra avacalhar a gente, avacalhe com força >:(

 

a alta foi ate necessaria, se me permite.

 

antes dela a instabilidade tava muito pro norte. foi necessário a asas pra "voltar a normalidade". O problema é que errou na dose e foi forte demais.

 

 

Link to comment
Share on other sites

47 minutos atrás, Marcos disse:

Por sinal, bati primorosos 35,7° antes de desabar um toró em POA. Não baixei dos 47% e a sensação atingiu 43°!! O sistema que estava ao oeste ganhou muita força ao chegar perto da Região Metropolitana, e foi mais forte no Vale dos Sinos. 

 

Aqui teve muitos raios, e muito potentes!! Um estourou a rede elétrica e fiquei +-1 h sem luz. Acumulei 12,7 mm. Agora faz 24,4° com 77%. Muito mais tolerável.

 

Quase igual aqui no município.

 

Na estação do Tomaz Coelho, máxima de 35,5°C com umidade de 68% em uma estação.  No Santa Luzia 35,4°C mas com umidade de cerca de 54%, bem mais seco. 

Edited by Moretão
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Tive a máxima e mínima mais alta do ano hoje. 24.4/35.4 de variação. Faz 14 dias que não chove. Teve uma ou outra pancada fraca de poucos minutos na região no mês todo, inclusive hoje, mas que não servem nem pra molhar o asfalto. Região inteira em 0mm, ou próximo disso.

 

 

 

 

 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.