Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Pontos mais FRIOS do Brasil


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Pessoal, fiz uma lista dos Municípios e Distritos + frios do Brasil , sendo que muitos não tem estação meteorologica

 

-São José dos Ausentes RS

-Cambará do Sul RS

-Bom Jesus RS

-Foutora Xavier RS

-Jaquirana RS

-Vacaria RS

-São Francisco de Paula RS

-Campestre da Serra RS

-Monte Alegre dos Campos RS

-Muitos Capões RS

-Esmeralda RS

-Canguçu RS

-Gramado RS

-Canela RS

 

-São Joaquim SC

-Pericó SC

-Taquara Verde SC

-Urupema SC

-Bom Jardim da Serra SC

-Painel SC

-Cruzeiro SC

-Santa Celícia SC

-Tainhas RS

-Matos Costa SC

-Calmon SC

-Lages SC

-Painel SC

-Ponta Serrada SC

-Fraiburgo SC

-Irani SC

-São Cristovão do Sul SC

-Capão Alto SC

-Campo Belo do Sul SC

-Faxinal dos Guedes SC

 

-Palmas PR

-Inacio Martins PR

-Coronel Domingues Soares - PR

-Guarapuava - PR

-General Carneiro - PR

-Francisco Frederico Teixeira Guimarães PR

 

-Campos do Jordão SP

-Itararé SP

-Monte Verde MG

-Senador Amaral MG

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Tem alguém que vai chiar :lol: :lol:

 

Se está falando de Soledade, penso que deve estar no mesmo patamar de Lages SC ou Palmas PR...acho que seria uma boa comparação...assim como S Joaquim x SJ dos Ausentes ou Urupema...ou Bom Jardim x B Jesus x Cambará , S F de Paula x Campos do Jordão x General Carneiro..

Link to comment
Share on other sites

Alem da Raia da Pedra , destacaria no RS :

 

São José dos Ausentes RS : 1162 m

Bom Jesus RS : 1046 m

Cambará do Sul RS : 1031 m

Vacaria RS : 971 m

Esmeralda RS : 956 m

Muitos Capões RS : 937 m

Jaquirana RS : 927 m

Monte Alegre dos Campos RS : 926 m

São Franscisco de Paula RS : 907 m

Canela RS : 837 m

Gramado RS : 825 m

Caxias do Sul RS : 817 m

Lagoa Vermelha RS : 801 m

Link to comment
Share on other sites

Vejam , separaria os pólos frios do Brasil assim :

 

1-Grupo:

 

Pericó SC

Cruzeiro SC

São Joaquim SC

São José dos Ausentes RS

Urupema SC

 

2-Grupo :

 

Bom Jardim da Serra SC

Matos Costa SC

Painel SC

Campos do Jordão SP

Bom Jesus RS

Cambará do Sul RS

São Francisco de Paula RS

Jaquirana RS

Monte Verde MG

Senador Amaral MG

 

3-Grupo:

 

Santa Cecilia SC

Ponta Serrada SC

Fraiburgo SC

Irani SC

São Cristovão do Sul SC

Lages SC

Caçador SC

Vacaria RS

Esmeralda RS

Muitos Capões RS

Monte Alegre dos Campos RS

Canela RS :

Gramado RS

Raia da Pedra RS

Palmas RS

General Carneiro RS

Link to comment
Share on other sites

Poderoso esse Carlos... Separa as cidades por sensibilidade própria. :lol:

 

Conhece Jaquirana? Como separá-la de Ausentes? E Vacaria, como pode ser mais fria que Matos Costa?

 

Tá é um balaio de gato...

 

:lol: :lol: :lol:

 

Vc está querendo dizer que Jaquirana que está situada a quase 50 metros abaixo de Vacaria e a mais de 300 metros de Ausentes , seria pau-pau com o polo mais frio do Estado..??

 

Depois eu que faço balaio-de-gato.. :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Poderoso esse Carlos... Separa as cidades por sensibilidade própria. :lol:

 

Conhece Jaquirana? Como separá-la de Ausentes? E Vacaria, como pode ser mais fria que Matos Costa?

 

Tá é um balaio de gato...

 

:lol: :lol: :lol:

 

Então Jaquirana seria mais fria até que São Chico e Cambará..??

Link to comment
Share on other sites

Segmentando os polos frios do Brasil:

 

Baixada monitorada mais fria do Brasil? Pericó? ou General Carneiro? nas médias anuais ou somente no inverno? e em eventos extremos?.

 

Pra mim é Pericó em todas situações..!!

 

Qual o pico mais frio do Brasil? Morro da Igreja ou os picos da Serra da Mantiqueira? No inverno? No verão? ou simplesmente média anual?

 

Media anual - Pedra da Mina / Inverno - empate / M Anual - Pedra da Mina....Mas na sensação térmica o Morro da Igreja ganha..!!

 

Qual a região urbana mais fria do Brasil? centro de São Joaquim?

 

São Joaquim e Ausentes, praticamente iguais..!!

 

Qual o ponto habitado (por civis) mais fria do Brasil? Cruzeiro?

 

Pericó..!!

 

Seria Pericó o lugar mais frio do Brasil?

 

Habitado por civis , sim...!!

 

Essas dúvidas existem por 2 motivos:

 

1- Pelo excelente monitoramente que o Brasil teve do clima local e regional ao longo de todo o século, com profundo conhecimento local e grandes estudos, e dados riquíssimos ao longo de mais de 1 século, ironias a parte, pela dimensão territorial do Brasil, por ser um país pobre e até mesmo pela cultura brasileira, existem muitos furos ainda a serem estudados, claro que hoje o BrasilAbaixodezero, pelos dados, podemos responder grande parte das perguntas,eu mesmo sei resposta da maioria das perguntas mas elas são boas para luzir melhor os dados, se não começam misturar cidade fria com um ponto inóspito a 500 mil km de distância de um ser vivo só para ter "status de mais frio", prefiro muito mais dividir por categoria, mas essas questões ronda a dúvida na cabeça das pessoas desse fórum desde seu prelúdio científico, desde a primeira rixa entre SJ X CDJ, a princípio, motivado mais por curiosidade e disputa de egos, logo a coisa tomou corpo, e mais regiões entraram no embate até mesmo por maior extensão do monitoramente que o Inmet fez nos últimos anos. E mesmo passados anos e em pleno século 21, muitas dúvidas ainda rondam, e nem toda afirmação é absoluta hehehe.

2 - Seria o equilíbrio numérico entre os polos frios do Sul com as regiões mais frias do Sudeste, que muitas vezes, confunde as pessoas.

 

Excelente questionario Beto..se tivesse um desejo seria pedir uma estação meteorologica na Pedra da Mina a quse 2800 metros.....Estariamos monitorando um ponto 1200 metros acima que Campos do Jordão..que neste junho 2009 está com 09,7 de media compensada.......

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...

Alguns recordes pra vcs :

 

Santos ( Nivel do Mar ) : 4,3ºC ( 1955 )

 

Campos do Jordão 1638 m : -7,3ºC ( 1979 )

 

Agulhas Negras 2787 m : -17,0ºC ( 1988 )

 

Abrigo Rebouças 2540 m : -15,0ºC ( 1988 )

 

Pousada Alsene 2348m : -13,0ºC ( Informação dada pelo Sr. Claudio dono da pousada que deve reabrir em fev com recurso)

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Estas são algumas medições feitas por mim em 2007 em CDJ :

 

Pico do Itapeva - Medição à 1.980m

 

11/07 - 13:00HS : 15,3ºC ( -02,9ºC - AUTO ) - Céu nublado em toda região

11/07 - 14:00HS : 15,8C - Lago ( -02,1ºC - AUTO ) - Céu nublado em toda região

12/07 - 16:00HS : 10,6ºC ( -04,0ºC - AUTO ) - Céu limpo em toda região

 

Hotel Veredas - Medição à 1.920m

 

11/07 - 18:00HS : 12,0ºC ( -00,9ºC - AUTO ) - Céu nublado em toda região

12/07 - 01:10HS : 10,5ºC ( +02,6ºC - AUTO ) - Céu limpo em toda região

12/07 - 11:00HS : 12,1ºC ( -00,1ºC - AUTO ) - Céu limpo em toda região

 

Morro do Elefante - Medição à 1.850m

 

11/07 : 15:00HS : 17,1ºC ( -00,5ºC - AUTO ) - Céu nublado em toda região

 

Capivari - Medição à 1.620m :

 

12/07 - 01:00HS : 06,2ºC ( -01,7ºC - AUTO ) - Céu limpo em toda região

12/07 - 06:30HS : 04,2ºC ( -01,8ºC - AUTO ) - Céu limpo em toda região

 

 

Penso que a Região do Itapeva seja bem mais fria que a do Veredas.....

 

Algumas altitudes da cidade :

 

Vèu da Noiva : 1.579 m

Supermecado Roma ( Jaguaribe ) : 1.583 m

Capivari ( Av. Dr. Antonio Nicola Padua ) : 1.619m

Fonte Simão : 1.619 m

Portal : 1.622 m

Ducha de Prata : 1.625 m

Horto Florestal : 1.650 m

Cervejaria Baden-Baden : 1.678m

Hotel Toriba : 1.729 m

Palacio do Governo : 1.764 m

Quatre Saisons : 1.799 m

Morro do Elefante : 1.800 m

Hotel Veredas : 1.912 m

Pico do Imbiri : 1.950 m

Link to comment
Share on other sites

O que acho bem interessante , é a variação de temperatura dentro do municipio que vai de 1550m a 1950m. Com isso, os microclimas são muitos na região. Qto a São joaquim , o Bandeira em relação ao centro, penso que a diferença de altitude seja pequena , alem do mais, São joaquim se encontro em um chapadão , ao meu ver.........

Link to comment
Share on other sites

Não força, a média histórica de Soledade é muito menor, vc covardemente :lol: pegou um período atípico, com uma onda de calor das mais intensas e mesmo assim no topinho de 667m a máxima absoluta foi de 34,5º...

Se o Shima achar muito quente no verão,ele pode adquirir uma chácara na Raia da Pedra ou Itapuca, lá com certeza a máxima não bateu nem nos 33º, aliás a média anual nestes locais aqui acima de 800m, varia de 14,5 a 15,5º, digamos que bem agradável.

Pelo menos ele pode pegar alguma nevezinha quase todos os anos, ao contrário de vc que em CDJ, só vai ter aquele friozinho seco e chato, com máxima até no inverno elevadas, e neve quase nunca... :lol:

 

Campos do Jordão é uma das poucas cidades neste Pais que tem o privilegio de ter frio sem precisar que massas polares cheguem a região.A temperatura cai absurdamente após as 18 horas e o que importa é a quantidade de horas de frio, ao contrario de Soledade. Estou quase convencido que as ocorrencias de neve em Soledade são as mesmas que CTba e portanto , o nosso amigo não sentirá diferença.E com tudo isso fico com CDJ, pois nunca vou ter uma noite de 20 graus ao contrario de dezenas cidades do sul.......

Link to comment
Share on other sites

Mesmo considerando a Raia Da Pedra( 821m),Fontoura Xavier (780m), Itapuca (813m), Arvorezinha(750m), creio que estas localidades devem ficar com frio compátivel a Lagoa Vermelha no meu ver, mas ficando bem atrás ainda de Vacaria , Cambará, B Jesus, e as catarinas, SJ, BJ d Serra e Urupema.

Link to comment
Share on other sites

Paulo....olhando a sensação térmica apenas, acho complicado, pois todos nós sabemos que os dados de vento que Soledade são coletados de um *TOPO* e consequentemente venta mais... ao contrario de outros pontos da cidade....Bem, isso é uma teoria, mas vc que mora ai , pode me responder melhor se a cidade é ventosa em toda a cidade ou não.......

 

abs.......

Link to comment
Share on other sites

Como definir uma cidade + fria ..??

 

01-Minima absoluta

02-Minima media anual

03-Nº de dias com neve

04-Nº de dias com geada

05-Horas de frio (inferior a 07,2 - anual)

06-Sensação Térmica

07-Menor média de Inverno (Jun/Jul/Ago)

08-Menor média de Inverno climático (Mai/Jun/Jul/Ago/Set)

09-Menor Maxima absoluta

10-Menor Media das Maximas anual

11-Media do Mês + frio do ano

12-Menor média de verão

13-Nº Negativas , anual

14-Nº de minimas igual ou inferior à 05ºC no ano

15-Nº de maximas igual ou inferior à 15ºC no ano

16-Nº de minimas igual ou inferior à 10ºC no ano

17-Nº de maximas igual ou inferior à 10ºC no ano

 

Estão vendo, qto's quesitos podemos usar para se definir um local + frio...No caso da Mídia, penso que vão pela minima absoluta apenas, outros vão pela media de inverno, descartando os outros meses do ano e penso que aqui no Baz , muitos vão pela média ANUAL, pois afinal o ano tem 12 meses e não 4 ou três.....excluindo outras estações do ano e considrrando apenas o inverno.

 

Na minha opinião, a Média das minimas anual seria um quesito muito importante para se descobrir onde realmente faz mais frio.....

Link to comment
Share on other sites

Minha opinião :

 

01-Minima absoluta - Baixada do Pantera e Castelinho

02-Minima media anual - Urupema SC

03-Nº de dias com neve - Ibirapuitã, região do Bom Sossego, Raia da Pedra, Itapuca e São Chico

04-Nº de dias com geada - Campos do Jordão SP

05-Horas de frio (inferior a 07,2 - anual) - São Joaquim / Cruzeiro SC

06-Sensação Térmica - Raia da Pedra e São José dos Ausentes

07-Menor média de Inverno (Jun/Jul/Ago) - Campos do Jordão - Vila Inglesa

08-Menor média de Inverno climático (Mai/Jun/Jul/Ago/Set) - Urupema SC

09-Menor Maxima absoluta - Campos do Jordão SP

10-Menor Media das Maximas anual - São Joaquim / Cruzeiro SC

11-Media do Mês + frio do ano - Urupema SC

12-Menor média de verão - Campos do Jordão SP

13-Nº Negativas , anual - Pericó SC

14-Nº de minimas igual ou inferior à 05ºC no ano - Campos do Jordão SP e Pericó SC

15-Nº de maximas igual ou inferior à 15ºC no ano - São Joaquim /Cruzeiro SC e Bom jardim da Serra SC

16-Nº de minimas igual ou inferior à 10ºC no ano - Campos do Jordão SP

17-Nº de maximas igual ou inferior à 10ºC no ano - São Joaquim SC / Cruzeiro SC e Bom Jardim da Serra SC

Link to comment
Share on other sites

Pra mim os três principais :

 

-Media Anual

-Media das Minimas anual

-Media do Trimetre + frio (Jun/jul/Ago)

 

Penso que estes são os principais são estes para se definir qual seria a cidade + fria, pois do contrario Rancharia com uma media anual de quase 24 graus que teve 1,8 negativo vai ser mais fria que Campos do Jordão , que na sua aut fez -00,8 e tem uma media anual de 14,0 graus..

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Selecionaria estas cidades como + frias (media anual e de inverno)

 

São José dos Ausentes RS

Cambará do Sul RS

Bom Jesus RS

Jaquirana RS

Vacaria RS

São Francisco de Paula RS

Gramado RS

Canela RS

Tainhas RS

Campestre da Serra RS

Monte Alegre dos Campos RS

Muitos Capões RS

Esmeralda RS

 

São Joaquim SC

Urupema SC

Urubici SC

Bom Retiro SC

Calmon SC

Bom Jardim da Serra SC

Painel SC

Matos Costa SC

Santa Cecília SC

 

Palmas PR

Guarapuava PR

General Carneiro PR

Inacio Martins PR

 

Campos do Jordão SP

Senador Amaral MG

 

O dificil seria colocar a ordem.....e qto a Soledade penso que ficaria atrás de Tupanci RS e,São Marcos e Lagoa Vermelha , mas na frente de Bento e Passo Fundo

Link to comment
Share on other sites

Não só Tupanci , mas São Marcos,Fraiburgo, Lages e Palmas tb...aliás estas estão todas no mesmo nivel.....estou falando de frio e não de neve. Estas cidades na minha opiniao se encontram no 3-grupo das cidades + frias do Brasil.

 

Já São Joaquim , Campos do Jordão, Urupema, Urupema, Bom Jardim da Serra, Cambará do Sul,Jaquirana, Matos Costa e Painel estão no 1- grupo

Link to comment
Share on other sites

Carlos, de onde se baseia o clima de cada uma destas cidades se sequer passou uma noite em cada qual e tampouco possui dados climatológicos?

 

Acho muito temerário sugerir que esta ou aquela cidade é tanto, mais ou menos fria que outra sem um mísero dado climático. E tem mais, o termo frio é por demais aberto, subjetivo e incomensurável.

 

Olha, eu conheci Fraiburgo por algumas horas. Pacata e boa cidade, pelo pouco que vi, tem mais insolação que Santa Cecília ou Campo Alegre. Mas como é que eu afirmar quais as mais frias entre as tres?

 

Sem base, sem metodologia, lá se vão os burros à água... :idea:

 

Shima..Fraiburgo apesar de ser topo e mais alta que Lages por exemplo é mais fria que Soledade. Não tenho no momento os numeros aqui , mas Frairburgo com certeza é mais fria, principalmente nas maximas no inverno que são bem significatica em relação a Soledade .

Link to comment
Share on other sites

O ponto mais frio do Brasil (média anual) certamente fica dentro de algum freezer, resta descobrir qual o freezer mais potente do Brasil que funcione o ano todo. :mrgreen:

 

Já a mínima absoluta do Brasil provavelmente foi desenvolvida em algum laboratório.

 

Ponto + frio do Brasil, média anual na minha opinião...a CAMPEÃ é mesmo a Pedra Mina (08/09 graus) e a minima absoluta oficial foi em Caçador.......Mas qto General Carneiro teria dado na ocasião.....??

 

Shima...consegui os dados de Fevereiro 2010 :

 

Fraiburgo SC: 21,6 (17,8 / 27,7 / 11,3/ 33,0 / 22,8)

Soledade RS: 22,9 (18,9 / 28,4 / 10,6 / 34,5 / 23,7)

 

Quando percebem , a diferença é muito grande e semelhante a de Curitibanos....qto ao vento não adianta discutir.....cada esquina é uma coisa...é perder tempo..!!

Link to comment
Share on other sites

A média de inverno é que tem mais peso, senão Guaramiranga pela média anual seria considerada fria?

 

Concordo PH...Seria a mesma coisa comparar Dublin com Nova York........Penso que a definição de cidade mais fria, o ideal seria apenas computar as medias das minimas no 12 meses ou computar a media de inverno (jun/jul/ago)....descartando os 9 meses restante......dai Guaramiranga não ficaria nem entre as 200 no Brasil....

 

Veja as 30 primeiras na media de inverno ou o trimestre + frio do ano em 2009 :

 

01-Urupema SC : 08,1

02-Campos do Jordão SP : 09,2

--Bom Jardim da Serra SC : 09,2

04-São José dos Ausentes RS : 09,5

--São Joaquim SC : 09,5

06-Bom Jesus RS : 09,9

07-Vacaria RS : 10,2

08-Lages SC : 10,5

09-Canela RS : 10,7

10-General Carneiro PR : 10,8

11-Canguçu RS : 11,3

--Santana do Livramento RS : 11,3

13-Santa Vitoria do Palmar RS : 11,4

14-Chui RS : 11,5

15-Lagoa Vermelha RS : 11,7

--Bagé RS : 11,7

--Jaguarão RS : 11,7

--Caçador SC : 11,7

--Curitibanos SC : 11,7

--Campos Novos SC : 11,7

--Inacio Martins PR : 11,7

22-Caxias do Sul RS : 11,8

--Caçapava do Sul RS : 11,8

--Major Vieira SC : 11,8

--Monte Verde MG : 11,8

26-Encruzilhada do Sul RS : 12,0

--Soledade RS : 12,0

28-Passo Fundo RS : 12,1

29-Quarai RS : 12,2

30-Rio Negrinho SC : 12,3

 

Estas são as 30 primeiras , mas com certeza deve ter cidades que deveriam estar ai como São Franscisco de Paula, Cambará do Sul, Gramado, Tupanci, São Marcos, Santa Cecília, Painel, Urubici, Calmon e tantas outras........

Link to comment
Share on other sites

Interessante Urupema estar tão a frente das demais, mais uma vez o Ronaldo de disse que a estação fica numa area fora da cidade no meio da vegetação.....por isso seria 1 graus mais fria.

 

E interessante que Encruzilhada do Sul a cerca de 200km mais sul que Soledade e a 432 metros de altitude , SÃO PRATICAMENTE IGUAIS.........A latitude compensa a altitude , penso eu nesta situação...

Link to comment
Share on other sites

Primeiro vou destacar dezembro de 2009:

 

Medias Compensadas / Extremos / Prec.

Cidades & Distritos - TOP *20* + FRIAS - DEZEMBRO 2009 :

01-Campos do Jordão SP (Vl Inglesa) : 16,6

 

Portanto na minha opinião no trimestre DEZ/JAN/FEV que define o núcleo do verão:

Chego a conclusão que a estação Campos do Jordão (Vila Inglesa) foi a o ponto com a menor média do verão das mais de 100 estações acima.

 

Morro da Igreja: Com 6,1ºC de mínima em fevereiro foi o ponto mais frio...no verão. (DJF)

 

08-Pericó SC: 19,6

Jan: 18,9 (14,7 / 25,0 / 10,1 / 29,9 / 19,9)

Fev: 20,3 (15,6 / 27,0 / 07,0 / 31,1 / 21,3)

 

Realmente eu esperava mais (menos) de Pericó:

 

São Joaquim fez um verão "burocrático" mas como todo time grande apresentou mínimas absolutas dignas de nota.

 

Surpresa....não conhecia e nunca tinha ouvido falar...09-Itaiópolis SC: 19,6 perdendo nos critérios para 08-Pericó SC: 19,6

 

 

Mafili, tambem não tenho duvidas que o verão + frio do Brasil é mesmo em Campos do Jordão. A Vila Inglesa junto com o horto , estão entre as regiões mais frias da cidade. Minha curiosidade fica com a região do Morro do Elefante pois tem residencias entre 1850m até 1920m e com certeza deve se destacar bem no verão ali talvez superando qualquer bairro da cidade.

 

Qto ao Morro da Igreja, penso que muitos aqui esperavam muito mais... com suas minimas tanto no verão como no inverno que no ano passado deu somente 04 graus negativos, quase a mesma marca do horto florestal de Campos do Jordão.

 

E Pericó provou mesmo que é destaque somente no inverno, sendo superanda por São Joaquim Aut e Inmet e ainda a Climaterra nos demais meses, é o que tudo indica

Link to comment
Share on other sites

Carlos, está discursando como um leigo extremo no assunto e não é.

 

Como pode fazer esta afirmativa? Com base em quê não tem dúvidas? Um, dois anos de medição não significam nada em matéria de clima. Ao contrário, pode até ser prejudicial numa análise técnica mais profunda. Se nem mesmo o Cruzeiro podemos afirmar isso, com base na pouca base de dados, mas tudo leva a crer que lá tenha o verão mais morno do Brasil (A média é 1 ou 2ºC mais fria que SJ.)

 

Shimutz o verão frio do Brasil (local habitado), na verdade é o Alsene superando até memso o Morro da Igreja. Pois mesmo fechada a pousada ainda, moram pessoas lá.

 

Este ano, o Sudeste recebeu muita chuva por conta das ZCAS e outros fatores locais conjugados. Isso mexeu com as médias. Já no Sul, houve uma anomalia gigantesca neste verão e uma brava estiagem (não me venha com indice pluviométrico, pois ele não mostra a distribuição da chuva).

 

No caso do Sudeste, as cidades mais frias da região tambem foram prejudicadas suas medias em decorrencia das chuvas, pois sem elas com o tempo seco...as temperaturas seriam bem menores......

 

Mas só por que suas tabelas mostram dados objetivos, você defende algo que requer 28 anos de comprovação, entendeu?

 

Entendi....mas já tenho uma referencia....e real, entendeu..??

 

A estação do Tucci é excelente, está em bom local e capaz de ditar o clima da VI. Mas ainda não serve para compor um clima local.

 

Discordo...Penso que o Bairro da V inglesa deve representar e pelo menos em 30% o cenario climatico da cidade , ao contrario da Raia da Pedra e, Pericó , Cruzeiro e tantas outras... ;)

 

Olha, eu até te entendo por estar eufórico em usar as suas tabelas mensais, pois de tão trabalhosa e completa, são inéditas. Mas ainda são inúteis em matéria de clima*. ;)

 

Faça um favor...imprima as tabelas e estude um pouco em casa...penso que possa te ajudar... ;)

Link to comment
Share on other sites

Interessante que CDJ que conta com uma infinidade de microclimas teve o ano passado sua média de 14,0 a 15,0 graus......

 

Penso que isso tenha validade pra muitas regiões..São Joaquim mesmo teve 13,1 do Cruzeiro contra 13,8 do Inmet.

 

Acho muito improvavel ter vairações na *Média Anual*...superiores a 01 grau dentro de um mesmo municipio.

Link to comment
Share on other sites

Qual a mínima mais baixa em SC ano passado?Seria -7,5º?Esta temperatura repito não revela o frio mais intenso da região...

 

2009:

 

-Soledade RS - Baixada do Pantera : -08,8

-Bom Jardim da Serra SC : -07,9

-Vale da Neve SC : -07,3

-Soledade RS - Bairro Farroupilha : -06,9

-Soledade RS - Parque das Tuias : -06,8

-Pericó SC : -06,8

-Vila Francione SC : -06,5

-Vacaria RS : -06,3

-Cruzeiro SC : -06,2

-Urupema SC : -05,8

-São Joaquim SC (Aut/Inmet) : -05,8

-São Joaquim SC (Conv/Inmet) : -05,5

-São Joaquim SC (Climaterra) : -05,5

-Entre Rios PR : -05,5

-General Carneiro PR : -05,3

-Farroupilha RS (Anselmi) : -05,2

-São José dos Ausentes RS : -05,0

-Santa Rosa RS : -04,7

-Campos do Jordão SP (Portaria Horto) : -04,6

-Morro da Igreja SC : -04,4

-Bom Jesus RS : -04,2

-Lages SC : -04,2

-Quarai RS : -04,1

-Major Vieira SC : -04,0

-Caçador SC : -04,0

-Castro PR : -03,9

Campos do Jordão SP (Horto) : -03,8

-Campos Novos SC : -03,8

-Lagoa Vermelha RS : -03,7

-Santana do Livramento RS : -03,6

-Campos do Jordão SP (Vl Inglesa) : -03,6

-Rio Negrinho SC : -03,5

-Joaçaba SC : -03,4

-Erechim RS : -03,4

-Passo Fundo RS : -03,2

-Soledade RS : -03,1

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Temperatura Média acumulada Jan / Abr :

 

-Castro PR : 19,9

-Campos Novos SC : 19,9

-Lagoa Vermelha RS : 20,0

-Clevelândia PR : 20,1

-Caldas MG : 20,2

-Diamantina MG : 20,4

-Irati PR : 20,4

-Canguçu RS : 20,4

-Caxias do Sul RS : 20,4

-Joaçaba SC : 20,5

-Passa Quatro MG : 20,6

-Erechim RS : 20,6

-Novo Horizonte SC : 20,6

--------------------------------------------------------------------------

-Soledade : 20,7

 

Pessoal, sei que a estação de Soledade está em um topo....Joaçaba por exemplo, tambem...um semi-topo e proximo da cidade. Estas medias são dos 4 primeiros meses do ano, onde baixada e topo tem muito pouca unfluencia, tanto é que CDJ vila inglesa com o inmet no verão a diferencia é de por volta de 0,5 aumentando no inverno pra quase 2 graus..na media.

 

Penso que ninguem aqui esperava que Campos Novos , Joaçaba ou até Novo Horizonte , serem mais frias do que Soledade. Só pra refrescar a memoria na Media anual, até o Chuí superou a cidade das pedras preciosas e neste caso na sensação térmica tb, pois lá venta uma barbaridade....

 

Mesmo no inverno climatico (mai/set), a Raia da Pedra deve chegar bem proximo a Automatica de Canela que ficou quase 1,5 abaixo da automatica de lá...

 

Acredito que Raia da Pedra nessa periodo se não for igual na media com a aut, será 0,3 a menos no máximo.......Por isso acredito que por 8 meses por ano...esta região não tem nada demais, mas no inverno de destacaria pela sensação térmica , apesar que todas esta cidades acima possuem tambem pontos frios e ventosos a exemplo de Soledade.....

Link to comment
Share on other sites

Carlos, agora sem brincadeira,esta implicância já perdeu a graça.

Vamos ver:

-Todas as cidades acima com exceção de Caxias do Sul, têm menos neve que a CIDADE de Soledade,imagine se eu falar em Raia da Pedra, nenhuma delas acompanha, e não adianta os do contra tentarem argumentar sem fatos.

-Comparar média anual de locais de 1000m, com o topinho de 667m, aí mostra sua tendenciosidade...

- O que você prova sobre a média da Raia da Pedra, por achismo?

- De novo teimando igual uma mula sobre os ventos, Soledade não tem pontos ventosos,e la é toda ventosa, venha conhecer pra depois falar,e das listadas acima só Canguçu venta tanto quanto minha terra.

- E pra refrescar sua memória, esqueceu os -8.5º em abrigo no Pantera, ou isto lhe incomoda muito?

-Bom, se isto é coisa comum, só se você analisar com parcialidade.

Eu tinha dito que não iria mais debater este tema, mas não vou deixar provocação sem resposta.

 

1º - Discutir clima no Baz, virou implicancia..??

2º - Não estou falando em neve e nem em extremos. Estou falando do periodo Jan / Abr

3º - Joaçaba não está a 1000 m de altitude mas a 776 m.

4º - Qto a Raia da Pedra não quero provar nada , pois mesmo como vc disse a região é um *achismo*.. Mas se tivesse que arriscar um papilte , digo que seria 0,5 mais quente da Automatica de Canela ou da estação do Bruno....

5º - Qto ao 08,5 do Pantera...temos o Castelinho que tb é páreo alem de outros pontos que não me vem na cabeça agora..

 

Qto a discutir o tema, acho positivo para o forum...afinal estamos discutindo os pontos mais frios do Brasil , que se faz jus ao titulo do tópico..

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Morro da Igreja - 1810 m de altitude (Média Compensada)

 

Jan07 : ------

Jan08 : 12,5°C

Jan09 : 12,8°C

Jan10 : 14,8°C

 

Fev07 : ------

Fev08 : 13,5°C

Fev09 : 14,5°C

Fev10 : 15,8°C

 

Mar07 : ------

Mar08 : 13,3°C

Mar09 : 14,1°C

Mar10 : 13,5°C

 

Abr07 : ------

Abr08 : 10,6°C

Abr09 : 11,7°C

Abr10 : 10,7°C

 

Mai07 : ------

Mai08 : 08,6ºC

Mai09 : 10,4ºC

Mai10 : 08,6ºC

 

Jun07: -------

Jun08 : 06,6ºC

Jun09 : 06,5ºC

 

Jul07 : 06,5ºC

Jul08 : 09,8ºC

Jul09 : 06,2ºC

 

Ago07 : 08,7ºC

Ago08 : 08,7ºC

Ago09 : 09,5ºC

 

Set07 : 11,6ºC

Set08 : 06,7ºC

Set09 : 09,1ºC

 

Out07 : 12,1ºC

Out08 : 09,9ºC

Out09 : 10,6ºC

 

Nov07 : 10,8ºC

Nov08 : 10,4ºC

Nov09 : 15,4ºC

 

Dez07 : 13,8ºC

Dez08 : 09,1ºC

Dez09 : 13,9ºC

 

Normal 2007 / 2008 / 2009 / 2010 :

 

Jan : 13,4ºC

Fev : 14,6ºC

Mar : 13,6ºC

Abr : 11,0ºC

Mai : 09,2ºC

Jun : 06,6ºC

Jul : 07,5ºC

Ago : 09,0ºC

Set : 09,1ºC

Out : 10,9ºC

Nov : 12,2ºC

Dez : 12,3ºC

 

Anual

 

2008: 10,0ºC

2009: 11,2ºC

Normal 08/09 : 10,6ºC

 

Recordes da estação :

 

Min : -05,3 (Jun08)

Max : 26,3 (Nov09)

 

2010:

 

01-Morro da Igreja SC : 12,7 M ACUM

Jan: 14,8 (12,3 / 18,7 / 08,1 / 22,7 / 15,5)

Fev: 15,8 (13,1 / 20,3 / 06,1 / 26,3 / 16,7)

Mar: 13,5 (10,9 / 17,4 / 08,0 / 21,1 / 14,1)

Abr: 10,7 (08,0 / 14,3 / 03,6 / 21,1 / 11,1)

Mai: 08,6 (06,2 / 11,2 / 00,1 / 16,3 / 08,7)

Link to comment
Share on other sites

ora, os dados do Carlos são ótimos.Mas, curtos períodos.Conhecendo o Carlão, ele deve ter mais dados. Talvez já os tenha postado aqui mesmo. Nem sei.

 

Matou a xarada Gamboa..em breve postarei mais... 8-)

 

Qto a velha discussão CDJ x Sul...Penso que na media e nas miminas seja absoluta ou nas medias não faz feio ...nem pra SJ ou SJA....o problema sao as MÁXIMAS...foi o que descobri ao longo de 7 anos de Baz..... :geek:

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 7 years later...
12 horas atrás, udson lima disse:

                       OS 1O MUNICÍPIOS MAIS ALTOS

De Alguns Estados

SANTA CATARINA

1.São Joaquim  1.353m

2.Urupema  1.333m

3.Bom Jardim da Serra  1.243m

4.Matos Costa  1.203m

5.Calmon  1.200m

6.Santa Cecília  1.132m

7.Painel  1.129m

8.São Cristóvão do Sul  1.051m

9.Irani  1.047m

10.Capão Alto  1.037m

 

PARANÁ

1.Inácio Martins  1.220m

2.Palmas  1.089m

3.Guarapuava  1.081m

4.Piraí do Sul  1.065m

5.Carambeí  1.050m

6.Pinhão  1.045m

7.Turvo  1.029m

8.Mauá da Serra  1.027m

9.Ventania  1.011m

10.Colombo  1.009m

 

RIO GRANDE DO SUL

1.São José dos Ausentes  1.182m

2.Bom Jesus  1.048m

3.Cambará do Sul  1.020m

4.Vacaria  965m

5.Monte Alegre dos Campos  963m

6.Esmeralda  949m

7.Jaquirana  935m

8.Muitos Capões  929m

9.São Francisco de Paula  892m

10.São Valentim  835m

 

SÃO PAULO

1.Campos do Jordão  1.607m
2.Pedra Bela  1.126m
3.Santo Antônio do Pinhal  1.069m
4.Divinolândia  1.054m
5.Pedregulho  1.038m
6.Franca  1.021m
7.Cristais Paulista  1.001m
8.Bom Sucesso de Itararé  986m
9.Serra Negra  960m
10.Pinhalzinho  946m

 

RIO DE JANEIRO

1.Teresópolis  878m
2.Nova Friburgo  858m
3.Petrópolis  830m
4.Varre Sai  675m
5.Trajano de Morais  674m
6.Miguel Pereira  631m
7.Santa Maria Madalena  607m
8.Paty do Alferes  581m
9.São José do Vale do Rio Preto  564m
10.Duas Barras  555m

 

ESPÍRITO SANTO

1.Dores do Rio Preto  767m
2.Irupi  748m
3.Brejetuba  747m
4.Ibatiba  746m
5.Venda Nova do Imigrante  744m
6.Ibitirama  738m
7.Divino de São Lourenço  727m
8.Santa Maria de Jetibá  710m
9.Santa Tereza  677m
10.Iúna  666m

 

MELHOR DIZER; SEDE MAIS ALTA.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.