Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Novembro/2018


Recommended Posts

Começa a chover e ventar bem aqui no Brooklin, zona sul, agora às 4 da matina...

 

8hs, encoberto friozinho no Brooklin. Magavillha!

 

Partir de hoje até domingo que vem, NADA de calor! Excelente! Friozinho de hoje até 4 feira. E ótimos acumulados hoje, amanhã e entre 6 e sábado da próxima semana!

Edited by Caco Pacheco
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Começa a chover e ventar bem aqui no Brooklin, zona sul, agora às 4 da matina...

 

8hs, encoberto friozinho no Brooklin. Magavillha!

 

Partir de hoje até domingo que vem, NADA de calor! Excelente! Friozinho de hoje até 4 feira. E ótimos acumulados hoje, amanhã e entre 6 e sábado da próxima semana!

Pelo visto novembro deve terminar bem ameno por aqui. Praticamente não fez calor forte (aliás não houve calor forte neste segundo semestre, qual foi a maior temperatura registrada no Mirante e no SESC desde 01/07?)

Link to comment
Share on other sites

44 minutos atrás, Darley disse:

Pelo visto novembro deve terminar bem ameno por aqui. Praticamente não fez calor forte (aliás não houve calor forte neste segundo semestre, qual foi a maior temperatura registrada no Mirante e no SESC desde 01/07?)

 

Também reparei nisso. Foram poucos dias de calor real nesse segundo semestre, acho que o período que passei mais calor foi nos últimos 10 dias de Setembro, mas nada demais. A temperatura máxima foi de 32,6C na minha estação no segundo semestre. Isso é atípico. Claro que ainda tem Dezembro, mas não estou levando fé no mês que vem, acho que será bem ameno também.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bom dia.

 

Choveu muito no sul do CE, fronteira com a PB no fim da madrugada. A média não ultrapassa os 20 mm mensais nessa área (Iguatu tem média de 7,9 mm em nov).

 

Cemaden.png.f529ea5fe9e5e3519573d826ffdfbeb1.png

 

Aqui na PB, no Inmet, Itaporanga registrou 14,6 mm. Choveu mais forte na fronteira do estado com o CE (como mostra a imagem abaixo do radar), mas o acumulado oficial desses locais só sairão segunda.

 

414375452_Semttulo.thumb.png.391a4a9032ef874f8ab47953c08b4235.png

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em Porto Alegre faltam apenas 60,8mm para a média anual de chuvas ser atingida. Será que vai chover mais de 60mm em POA até sexta feira? Se isso acontecer a cidade começa dezembro já com chuva acima da média anual (e a média de chuva de dezembro em POA é de 99mm). 

Link to comment
Share on other sites

18 horas atrás, Darley disse:

Parece que a estação do INMET da Zona Sul deve registrar um valor bastante elevado na próxima hora (talvez mais de 40mm, o que é um dilúvio), enquanto na Zona Norte apenas choveu fraco com alguns momentos moderado.

Importante ressaltar que a estação do INMET da Zona Sul deve ter valores interessantes de chuvas, especialmente no verão. O verão está chegando e será o primeiro teste pra valer dos registros de precipitação acumulada na região pelo INMET.

Pelo contrário ...o.efeito ilha de calor pesa muito no verão...

Na maior parte das vezes chove menos nos Extremos da cidade e mais no Centro Expandido 

Link to comment
Share on other sites

A mais nova frente fria já está chegando, deve ser a vigésima desse mês, rsrsrs. 

 

Chegou mais rápido que o previsto, pois o sol não apareceu hoje e a temperatura está bem amena. Fez 16,9C hoje cedo e agora estamos com 23,2C, chuviscando fraco. Amanhã tem chance de mais uma máxima sub-20, no INMET seria a quinta ou sexta do mês (preciso conferir). 

 

Mesmo com a diminuição do frio semana que vem, também não há perspectivas de calor. As temperaturas seguirão abaixo da média para a época. Dezembro vai entrar assim também.

Link to comment
Share on other sites

Em plena segunda quinzena de novembro, BH passou a semana inteira sem calor (temperaturas invertidas corrigidas com dados da automática):

 

INMET central

Segunda: 19,5 - 25,3 

Terça: 18,2 - 23

Quarta: 16,7 - 20,7

Quinta: 16,1 - 24,8

Sexta: 18,2 - 26,5

Sábado: 19,3 - 24,5

 

Agora temos céu encoberto e chuva leve em alguns pontos, 23 graus. A partir de mais tarde as instabilidades voltam a ganhar força e o tempo chuvoso retorna amanhã, com máxima de apenas 23C. Pode voltar a fazer um pouco de frio, ja que a cidade deve atingir 16C até segunda.

 

Ansioso pra ver as médias desse mês.

Edited by LeoP
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Dia bem interessante de acompanhar devido ao ciclone formado. A manhã foi bem abafada e com algum sol, se formou uma instabilidade bem forte derramando muita chuva em um curto período de tempo, minha Davis chegou a acusar taxa de precipitação de 330mm/h. Poucos minutos depois limpou e está muito abafado, tenho 28,6C com 77%

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Darley disse:

Tem uma área de chuva passando a oeste de Itapetininga. Alguns pontos são de até moderada a forte intensidade. Se passar pela Região Metropolitana, poderemos ter problemas.

Além dessa forte área de chuva, tem outra mais a NNE, onde há até um pequeno núcleo com possibilidade de granizo (ao sul de Piracicaba).

 

Há outro núcleo menor, isolado na baixada santista.

 

35tCRpi.jpg

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, Daniel85 disse:

Além dessa forte área de chuva, tem outra mais a NNE, onde há até um pequeno núcleo com possibilidade de granizo (ao sul de Piracicaba).

 

Há outro núcleo menor, isolado na baixada santista.

 

35tCRpi.jpg

Falando nisso, é a terceira vez em menos de 24 horas que o CGE faz isso:

https://www.cgesp.org/v3/noticias.jsp?id=31004

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 23/11/2018 em 14:35, Caco Pacheco disse:

Como parte do centro-sul do RS, SC (com exceção do Nordeste de SC), SO do PR jã são BEM DIFERENTES do "resto pra cima", até +- a Mantiqueira em termos de dinâmica atmosférica; é TOTALMENTE ANTI-CORRELACIONADO!

 

Já o sul do RS é bem mais similar ao Prata...(subtropical já com alguma "pitada" de temperado...)

 

O leste do Sudeste também já se observa algumas diferenças com a região que vai do NE de SC até chegando à Mantiqueira....

 

TODA ESSA REGIÃO (do NE de SC até +- Belo Horizonte), são regiões típicas de transição subtropical com tropical ou tropical de altitude; o que difere é o grau: quanto mais ao sul, mais subtropical, quanto mais ao norte, mais tropical.

 

Brasília e Goiânia, a mim, já são tropical de altitude 100%, assim como PoA é 100% subtropical. Entre estes pontos, situa-se a região de transição, a meu ver.

 

Eu não vejo muita diferença de tropicalidade entre leste e oeste de SC. Os sistemas de chuva daqui são mais semelhantes aos do sudeste mas as massas de ar tropicais quentes e secas atuam mais no oeste (inclusive com várias máximas absolutas na primavera). Fora que a frequência de entradas de ar frio do leste de SC aparenta ser maior em relação ao oeste, é mais difícil ter muitos dias consecutivos iguais.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Região do Triangulo Mineiro e cidades de Goiás na divisa com o Triângulo/Minas, mais o norte de SP estão com altos acumulados de chuva em novembro.

 

550 mm Itumbiara-GO

475 mm Catalão-GO

475 mm Cristalina-GO

415 mm São Simão-GO

 

500 mm Ituverava-SP

400 mm Franca-SP

 

450 mm Bambuí-MG

440 mm Araxá-MG

440 mm Campina Verde-MG

405 mm Patos de Minas-MG

Edited by marinhonani
  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Não chove mais na Grande SP neste final de noite, mas antes, entre 20 e 21 horas, houve uma ventania cuja rajada chegou aos 64,8 km por hora no aeroporto de Congonhas.

Por aqui na minha rua, caiu a luz umas 3 vezes.

 

As temperaturas estão em torno dos 20/21 graus em grande parte da capital paulista.

 

Estações do CGE

xHhlcwJ.png

  • Like 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Darley disse:

Tem uma área de chuva passando a oeste de Itapetininga. Alguns pontos são de até moderada a forte intensidade. Se passar pela Região Metropolitana, poderemos ter problemas.

 

Na Vila Prudente teve muito vento entre 20h a 20h30, com direito a árvore arrancada pela raiz.

Não sou de bundamolescer pra tempo severo. Mas, no meio da ventania, fomos ver se juntávamos uma galera pra remover a árvore que tava trancando uma rua. Fui, mas ciente que, naquele cenário, a chance de meu cérebro virar pudim era grande... kkk... tenso.

  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Daniel85 disse:

Não chove mais na Grande SP neste final de noite, mas antes, entre 20 e 21 horas, houve uma ventania cuja rajada chegou aos 64,8 km por hora no aeroporto de Congonhas.

Por aqui na minha rua, caiu a luz umas 3 vezes.

 

As temperaturas estão em torno dos 20/21 graus em grande parte da capital paulista.

 

 

 

Na minha rua ficamos sem luz das 20h às 22h.

  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Bom dia.

 

Ontem à tarde ocorreram pancadas de chuva aqui onde moro, mas não foram fortes, acumulei 3,5 mm apenas.

 

À noite se formaram Cbs a norte e provocaram os volumes mostrados no Cemaden abaixo (o volume em Juazeirinho (que fica no Cariri) ocorreu no fim da tarde, de outra instabilidade).

 

PB.png.bc8bd5cc5569a1ee97c49442cff5b47a.png

 

Essas instabilidades foram avançando pra oeste e se fortalecendo, provocando chuvas fortes na fronteira da PB com o CE na madrugada (acumulado oficial só amanhã). Abaixo volumes do Cemaden no CE.

 

CE.png.8b3875fb7653bfb0ddbd61ec7695c6f9.png

 

Esse novembro está se saindo muito bom para chuvas.

Edited by CloudCb
  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Maiores temperaturas registradas na estação do INMET-Mirante de Santana, na cidade de São Paulo, neste ano de 2018 até agora (Datas em vermelho ocorreram no 2º semestre):

 

33,7°C (24/01)

33,6°C (14/03)

33,4°C (24/09)

32,8°C (09/02)

32,5°C (14/11)

32,4°C (23/09)

32,4°C (13/11, dado da automática)

32,2°C (26/09)

32,0°C (23/01)

32,0°C (12/02)

32,0°C (18/03)

31,9°C (19/03)

31,9°C (03/10)

 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

54 minutos atrás, Renan disse:

E os modelos decidiram retirar completamente qualquer sinal de MP e friozinho para essa semana, restando um calor dentro da média normal para a época. Que pena !

Desde que não seja um calor absurdo e que prejudique as chuvas, tudo bem.

Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Aldo Santos disse:

Maiores temperaturas registradas na estação do INMET-Mirante de Santana, na cidade de São Paulo, neste ano de 2018 até agora (Datas em vermelho ocorreram no 2º semestre):

 

33,7°C (24/01)

33,6°C (14/03)

33,4°C (24/09)

32,8°C (09/02)

32,5°C (14/11)

32,4°C (23/09)

32,4°C (13/11, dado da automática)

32,2°C (26/09)

32,0°C (23/01)

32,0°C (12/02)

32,0°C (18/03)

31,9°C (19/03)

31,9°C (03/10)

 

 

Ou seja, Aldo. Tá bem dentro da casinha esse 2018 em matéria de calor. Muito bom.

Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Aldo Santos disse:

Maiores temperaturas registradas na estação do INMET-Mirante de Santana, na cidade de São Paulo, neste ano de 2018 até agora (Datas em vermelho ocorreram no 2º semestre):

 

33,7°C (24/01)

33,6°C (14/03)

33,4°C (24/09)

32,8°C (09/02)

32,5°C (14/11)

32,4°C (23/09)

32,4°C (13/11, dado da automática)

32,2°C (26/09)

32,0°C (23/01)

32,0°C (12/02)

32,0°C (18/03)

31,9°C (19/03)

31,9°C (03/10)

 

Para os infernos vividos em anos anteriores não chegar a 34° para mim é uma surpresa.

Dificilmente a máxima anual ocorrerá em Dezembro, visto que já é uma época com muita nebulosidade. Então é provável que a máxima anual de 2018 fique sendo a de Janeiro mesmo.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

22 horas atrás, Felipe Backendorf disse:

 

Eu não vejo muita diferença de tropicalidade entre leste e oeste de SC. Os sistemas de chuva daqui são mais semelhantes aos do sudeste mas as massas de ar tropicais quentes e secas atuam mais no oeste (inclusive com várias máximas absolutas na primavera). Fora que a frequência de entradas de ar frio do leste de SC aparenta ser maior em relação ao oeste, é mais difícil ter muitos dias consecutivos iguais.

O que você colocou é correto para mim também, mas não exclui o que eu coloquei na mensagem anterior!

 

Seriam mensagens/informações "complementares"...

Link to comment
Share on other sites

Em 24/11/2018 em 12:37, Juzinho disse:

Pelo contrário ...o.efeito ilha de calor pesa muito no verão...

Na maior parte das vezes chove menos nos Extremos da cidade e mais no Centro Expandido 

Exatamente! No verão, há mais facilidade de formação de instabilidades na região central em comparação aos extremos da Capital devido às ilhas de calor, provocando chuvas fortes e rápidas! 

Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Aldo Santos disse:

Maiores temperaturas registradas na estação do INMET-Mirante de Santana, na cidade de São Paulo, neste ano de 2018 até agora (Datas em vermelho ocorreram no 2º semestre):

 

33,7°C (24/01)

33,6°C (14/03)

33,4°C (24/09)

32,8°C (09/02)

32,5°C (14/11)

32,4°C (23/09)

32,4°C (13/11, dado da automática)

32,2°C (26/09)

32,0°C (23/01)

32,0°C (12/02)

32,0°C (18/03)

31,9°C (19/03)

31,9°C (03/10)

 

Em termos de "calor", um ano normal, "à moda antiga" em Sampa (até o pós 2000)....

Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Renan disse:

E os modelos decidiram retirar completamente qualquer sinal de MP e friozinho para essa semana, restando um calor dentro da média normal para a época. Que pena !

Concordo no "retiraram o friozinho", porém "calor", discordo amplamente! Temperaturas bem agradáveis para a época; abaixo da média, inclusive.

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Renan disse:

 

Nenhum sinal de calor forte, e as chuvas vão continuar. Por enquanto, não vejo qualquer indício de verão climático. Deve começar tardio esse ano.

Ano passado foi o verão climático mais tardio que me lembro; lá pelos dias 14/15 Dezembro...

 

Este ano, até a primeira semana, nada de verão climático. Mas sempre com um pé atrás. A mudança da primavera para o verão não segue um "processo", como há do verão para o outono, por exemplo, em que passamos por uma espécie de transição verão-outono. Vira-se a chave "do nada" na passagem da primavera da primavera para o verão, sem menos esperar.

 

Não tenho informações disponíveis de tendências após a primeira semana de dezembro. Não me surpreenderia nunca se o verão climático começasse lá pelo dia 08, muito embora estejamos vivenciando uma coisa muito distante disso... Mas, como falei, é só virar a chave....

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Concordo no "retiraram o friozinho", porém "calor", discordo amplamente! Temperaturas bem agradáveis para a época; abaixo da média, inclusive.

 

Pra cá os modelos estão colocando máximas na casa dos 24 a 26 graus. Em termos de média, um calorzinho normal, hehehe. 

Link to comment
Share on other sites

44 minutos atrás, jrmartinisp disse:

Há horas que o radar de São Roque mostra forte instabilidades sobre a região da Mantiqueira e parte do vale do Paraíba. Deve estar fazendo estragos, mas por outro lado é o melhor lugar para chover por causa do Cantareira. 

 

Screenshot_20181125-210216.png

Como ta o volume do cantareira ?

 

Link to comment
Share on other sites

Hoje completamos 1 semana praticamente sem ver o sol em Belo Horizonte. Só na quinta e sexta que houveram algumas poucas aberturas no céu.

 

O dia foi encoberto com chuvas moderadas na primeira metade da manhã e no final da tarde. Temperaturas entre 17 e 24 graus. Ao que tudo indica, essa semana deve ter um solzinho pra cá.

Edited by LeoP
  • Like 2
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Renan disse:

 

Pra cá os modelos estão colocando máximas na casa dos 24 a 26 graus. Em termos de média, um calorzinho normal, hehehe. 

24/26ºC de média máxima no final de novembro é "calorzinho"? Tá exigente, hein mineiro?

 

Pra mim, 25ºC/27ºC de MÁXIMA para final de novembro (como ocorrerá aqui  entre 4ª e 5ª feira), está HIPER AGRADÁVEL!

 

Amanhã será show de bola: máxima de uns 21ºC; partir de 3ª feira começa a "esfriar menos" (em relação às máximas).

 

Início de dezembro pintando muito bem na fita!

  • Like 2
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Caco Pacheco disse:

24/26ºC de média máxima no final de novembro é "calorzinho"? Tá exigente, hein mineiro?

 

Pra mim, 25ºC/27ºC de MÁXIMA para final de novembro (como ocorrerá aqui  entre 4ª e 5ª feira), está HIPER AGRADÁVEL!

 

Amanhã será show de bola: máxima de uns 21ºC; partir de 3ª feira começa a "esfriar menos" (em relação às máximas).

 

Início de dezembro pintando muito bem na fita!

 

Fala, meu amigo !

 

É que previsões de máxima para cá sempre se baseiam na estação do INMET, que fica em média 200m mais alta que o resto da cidade. Ou seja, esses 24 a 26 graus podem se transformar em algo como 28C ou até mais. Com essa primavera boa do jeito que tá, eu até estranho quando faz calor. 

 

Ótimo. Quanto mais tempo demora para chegar o calor de verdade, mais próximos ficamos do outono-inverno 2019. Menos tempo teremos que aguentar o caloroso verão brasileiro.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.