Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
HenriqueBH

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Outubro/2018

Recommended Posts

4 horas atrás, RafaelBHZ disse:

Realmente espetacular essa instabilidade em SP, parece até aquelas bem clássicas que estão presentes em livros e em artigos meteorológicos. Tomara que traga algo aqui para MG também! 

Aqui no meu bairro choveu muito nesta quarta, acho que agora os acumulados aqui devem estar condizentes com o Inmet de BH, pois antes as chuvas não estavam chegando aqui direito e por lá não choveu muito. 

E essa grande instabilidades que estava em SP se deslocou para MG, agora está no sul de MInas e quase chegando na zona da mata, acredito que conseguirá trazer chuvas para mim, hehehe. A instabilidade está sendo alimentada com muita umidade e abafamento, a mínima matinal foi de elevadíssimos 20,4C aqui.

• Like 2

Chuva forte ontem a noite em Curitiba/PR, com rajadas de mais de 50km/h e volume de 40 mm...cidade honrando o apelido de "Chuvitiba"....hehe

• Like 1

Tive mais 4 mm durante essa  madrugada/manhã.

Os núcleos mais fortes dessa vez passaram ao meu sul e ao meu norte, me deixando apenas com garoa.

Queimada Nova chega a 34 mm em Outubro.

• Thanks 1

Finalmente a instabilidade chegou à zona da mata, já trouxe chuva moderada a forte nas cidades a oeste e norte de JF, agora começa a chover na zona norte da cidade. 24 graus e bem abafado.

19 minutos atrás, Renan disse:

Finalmente a instabilidade chegou à zona da mata, já trouxe chuva moderada a forte nas cidades a oeste e norte de JF, agora começa a chover na zona norte da cidade. 24 graus e bem abafado.

Aqui em BH começou a chover forte há 5 minutos. Uma baita tempestade!!

20181018_114643_HDR.jpg

20181018_115255.jpg

• Like 2

1 hora atrás, jean10lj disse:

Webp.net-gifmaker_(1).gif.603259e6c00b4fabfa626b5c881f79bb.gif

Explosão típica de primavera no conesul, atrasada esse ano por sinal, já que final de agosto e primeira quinzena de setembro choveu pouco.

• Like 1

Foreca previa um dia com muitas nuvens e chuvinha de 2mm mais pro fim da tarde/noite.

Realidade: temporal por volta do meio-dia, com ventania, raios e 30mm na estação da Pampulha. Alagamentos.

Segundo o instituto, era para estar fazendo 31°C agora.

Realidade: 18°C e segue a chuva (já mais fraca).

Esse instituto é tão bom pra umas coisas, mas esse tipo de erro (frequente, conforme já falei aqui várias vezes) mancha sua credibilidade.

Edited by LeoP

30 minutos atrás, LeoP disse:

Foreca previa um dia com muitas nuvens e chuvinha de 2mm mais pro fim da tarde/noite.

Realidade: temporal por volta do meio-dia, com ventania, raios e 30mm na estação da Pampulha. Alagamentos.

Segundo o instituto, era para estar fazendo 31°C agora.

Realidade: 18°C e segue a chuva (já mais fraca).

Esse instituto é tão bom pra umas coisas, mas esse tipo de erro (frequente, conforme já falei aqui várias vezes) mancha sua credibilidade.

O Foreca é um site baseado exclusivamente no modelo Europeu (ECMWF), acredito que não passe pelo crivo de nenhum meteorologista. Por isso, o ideal é fazermos uma média geral da previsão de cada site que seja baseado em modelos distintos; é assim que faço para minhas previsões de Juiz de Fora e o acerto é bom.

No mais, eu tenho acompanhado as previsões de chuva do modelo Europeu nessa primavera, e te digo que estão péssimas pra MG, ele não tá dando uma bola dentro pra nós. Sistematicamente o modelo tem subestimado as chuvas, que sempre caem em maior quantidade que o previsto por eles.

• Like 1
  • Thanks 1

Somente chuviscos ou chuva muito fraca por aqui. Apenas 1mm acumulado.

Mais ao norte teve bem mais chuva, e agora esse "pseudo CCM" segue em direção ao leste. A Defesa Civil lançou alerta para chuvas fortes em MG nesta tarde e noite.

Boa tarde.

Ontem ocorreram novas pancadas de chuva isoladas aqui na PB.

Eu registrei 0,4 mm, porém a estação oficial registrou 2,6 mm (a chuva tinha caráter bastante local).

Abaixo acumulados oficiais da Aesa.

27892780_Semttulo.png.2bac8215b5f6ccecba19026286544ba3.png

• Like 1

Choveu muito forte aqui em Umuarama agora há pouco. A estação do Simepar registrou 47.4 mm em apenas 1 hora. Ventou forte. Muitas árvores caídas nas ruas e rodovias.

Às 14h45m: 

7422 (1).jpg

• Like 4

No PE também choveu muito em alguns locais entre ontem e hoje. Abaixo os 5 maiores volumes.

1• Terra Nova (norte de Cabrobó): 128 mm

2• Santa Filomena (fronteira com o PI - leste de Paulistana): 59 mm

3• Exu (fronteira com o CE): 55 mm

4• Granito (leste de Ouricuri): 52 mm

5• São José do Belmonte (sudoeste de Santa Inês - PB): 46 mm

Fonte: APAC.

• Like 1

Guest Udson da Silva Lima
6 horas atrás, coutinho disse:

ESTÁ BEM ENJOADO OS ÚLTIMOS DIAS. BOM QUE VEM FRIO DE AMANHÃ EM DIANTE.

Nossa que tremenda oscilação de Temperatura,em um momento chega próximo a 30°C,logo ja baixa para menos de 10°C😕

11 horas atrás, Renan disse:

E essa grande instabilidades que estava em SP se deslocou para MG, agora está no sul de MInas e quase chegando na zona da mata, acredito que conseguirá trazer chuvas para mim, hehehe. A instabilidade está sendo alimentada com muita umidade e abafamento, a mínima matinal foi de elevadíssimos 20,4C aqui.

O INMET deu um ALERTA LARANJA para nossa área, com ventos de até 100km/h.

1510702996_CapturadeTela2018-10-18s20_49_22.thumb.png.47a463870ee3bdadfde6a8dc575f3534.png

• Like 1

Já começou a chover forte  neste momento aqui no no extremo da ZN.

Em Curitiba a chuva de outubro já ultrapassou a média. A média é de +- 135mm, este mês já ultrapassou 150mm. Será uma das capitais que vai fechar com chuva acima da média neste mês.

Tá sendo incrível acompanhar essas tempestades em outubro no centro-sul da América do sul, começou com aquela tormenta que engoliu o Uruguay e agora isso!! 

7 horas atrás, Renan disse:

Somente chuviscos ou chuva muito fraca por aqui. Apenas 1mm acumulado.

Mais ao norte teve bem mais chuva, e agora esse "pseudo CCM" segue em direção ao leste. A Defesa Civil lançou alerta para chuvas fortes em MG nesta tarde e noite.

Renan,

aqui no Noroeste do Rio e divisa com Minas formou nuvens carregadas perto de 14 horas, ficou bem escuro ao norte/nordeste de Laje do Muriaé, a chuva avançou com muito vento, começou a chover ás 14 h 30 até 15 h, medi 14 mm.

No distrito de Águas do Raposo choveu 48 mm a partir de 14 h, fica 15 km ao norte daqui de casa.

Na estação de Itaperuna/Cemaden choveu 40 mm fica a leste.

Ao sul de Laje na cidade de Miracema a chuva caiu de outra instabilidade a partir de 17 horas, choveu 38 mm.

Na região de Muriaé, Miraí, Guiricema não choveu nessa tarde.

• Like 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.