Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Outubro/2018


HenriqueBH
 Share

Recommended Posts

7 minutos atrás, fernandosant disse:

Tá sendo incrível acompanhar essas tempestades em outubro no centro-sul da América do sul, começou com aquela tormenta que engoliu o Uruguay e agora isso!! 

fernandosant,

o que teve de chuva de granizo, a partir de setembro não foi brincadeira, estados do Rio, Minas, SP, MS, PR, SC e RS.

Link to comment
Share on other sites

Guest Udson da Silva Lima
13 horas atrás, marinhonani disse:

fernandosant,

o que teve de chuva de granizo, a partir de setembro não foi brincadeira, estados do Rio, Minas, SP, MS, PR, SC e RS.

Não sei o porque,mas aqui a Chuva de Granizo chega a ser mais rara que a queda de Neve

Link to comment
Share on other sites

Em 18/10/2018 em 13:50, Renan disse:

 

O Foreca é um site baseado exclusivamente no modelo Europeu (ECMWF), acredito que não passe pelo crivo de nenhum meteorologista.

 

No mais, eu tenho acompanhado as previsões de chuva do modelo Europeu nessa primavera, e te digo que estão péssimas pra MG.

Não sabia. Então tá explicado.

Quanto ao modelo europeu, vive oscilando entre realismo e pessimismo. Parece que nessa primavera tem tido pessimismo demais.

 

Após dia abafado, com muitas nuvens e aberturas de sol, volta a chover em boa parte de Belo Horizonte, fraco em uns pontos e forte em outros. 16:40, 24°C 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Em 17/10/2018 em 15:11, Felipe Kanhotto disse:

- Curitiba registrando um outubro bem úmido e frio, nos últimos três dias houve registro de uma chuva contínua e temperaturas oscilando entre 13 e 18 graus. Vale destacar ainda uma onda de frio ocorrida alguns dias atrás, com temperaturas variando entre 13.6C e 15.5C e 11.6C e 14.2C, valores de máximas bem expressivos para esta época do ano. 

 

Bem vindo Felipe !

Aqui em POA deu uma refrescada com a chegada de um ar mais seco hoje (P. Orvalho 15°C). Até ontem estava um mormaço e um dia bem desconfortável, mesmo as temperaturas não subindo muito.

Amanhã máxima de 20°C, segundo a SOMAR, porém muita cautela ao considerar.

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Renan disse:

 

Sabe qual o recorde de Outubro aí ?

 

Por aqui acho remotas as chances de uma quebra, mas pelo menos tem chances de entrar num top-10, vamos ver.

9,9°C o recorde de mínima para outubro em BH. Em 2011 tivemos um dia chuvoso onde faziam bizarros 14°C ou 16°C às 14:00, não me lembro exatamente qual dos dois valores, mas foi uma semana muito fria e chuvosa também. 

 

Hoje já peguei 3 temporais muito volumosos, 1 de manhã, 1 a tarde e outro que está caindo agora a noite. Provavelmente a chuva ficará acima da média esse mês também, contrariando os modelos. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Ar frio e seco entrou com tudo nesta noite, mínima de 12,7°C aqui, EURO segue errando bastante na previsão. Máxima prevista para hoje é de 21°C mas já fazem 19,2°C por causa do sol.

 

Para os próximos dias, muito frio entrando ainda, teremos mais uma MP para o dia 27/10 e outra bem forte para 31/10.

 

Link to comment
Share on other sites

Em Belo Horizonte, com as fortes chuvas dos últimos dias, outubro já ultrapassou a média histórica e está com cerca de 130mm acumulados.

 

Me lembro que, em setembro, alguns modelos indicavam chuvas 50% abaixo da média no estado de maneira geral. Erro grotesco.

 

Há previsão de bastante chuva a partir de quarta (24), aumentando ainda mais a discrepância previsão x realidade.

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, LeoP disse:

Em Belo Horizonte, com as fortes chuvas dos últimos dias, outubro já ultrapassou a média histórica e está com cerca de 130mm acumulados.

 

Me lembro que, em setembro, alguns modelos indicavam chuvas 50% abaixo da média no estado de maneira geral. Erro grotesco.

 

Há previsão de bastante chuva a partir de quarta (24), aumentando ainda mais a discrepância previsão x realidade.

LeoP,

as chuvas ainda estão bem irregulares em partes de Minas(exceção ao Sul de Minas) muitas cidades estão bem abaixo da média mensal de chuva para outubro, com chuvas abaixo de 50 mm.

Link to comment
Share on other sites

@LeoP, @marinhonani, em MG as chuvas estão na média ou acima no sul do estado e região de BH, creio eu. Talvez no triângulo também ? 

 

O que sei é que na maior parte de Minas está abaixo ou bem abaixo, e assim o erro talvez não esteja sendo tão grande por enquanto. Sim, porque na semana que vem as chuvas deverão ser muito mais espalhadas e volumosas do que tem sido até então no mês. 

Link to comment
Share on other sites

44 minutos atrás, Renan disse:

@LeoP, @marinhonani, em MG as chuvas estão na média ou acima no sul do estado e região de BH, creio eu. Talvez no triângulo também ? 

 

O que sei é que na maior parte de Minas está abaixo ou bem abaixo, e assim o erro talvez não esteja sendo tão grande por enquanto. Sim, porque na semana que vem as chuvas deverão ser muito mais espalhadas e volumosas do que tem sido até então no mês. 

Renan,

na torcida para que quarta, quinta sexta chova de forma generalizada em Minas e Rio, por enquanto as chuvas de ontem para hoje foram bem irregulares, teve lugar que nem choveu, no Rio e Minas.

Edited by marinhonani
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Tenho apenas 15.4•C na zona oeste de S. Paulo, com vento frio insistente. 

 

No sul, Caxias já está na casa dos 10•C e a dupla, São Joaquim e São José, na casa dos 8•C. 

 

Expectativa que no começo da semana que irá começar ou no próximo fds, as baixadas de Varginha desçam abaixo dos 10 graus. 

 

Lembro-me que em 2011, o termômetro central de Varginha marcou 10•C no fim de Outubro ou começo de Novembro. 

 

Em 2013, lá na fazenda, estava bem frio  em algum dia de Novembro... no alpendre marcamos 8.5•C! Nunca me esqueço. 

Link to comment
Share on other sites

Uma pena a estação automática do INMET daqui estar fora do ar, penso que esteja na casa dos 11C ou 12C.

 

Na baixada a 720m, 14,7ºC agora.

 

Pico do Couto tinha apenas 04,5ºC na atualização da meia noite.

 

As estações de Nova Friburgo e Teresópolis estão sub-10. A serra do mar fluminense tá dando um show nessa MP ! Ontem acumulados de chuva impressionantes, hoje esse friozão.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

28 minutos atrás, Renan disse:

Uma pena a estação automática do INMET daqui estar fora do ar, penso que esteja na casa dos 11C ou 12C.

 

Na baixada a 720m, 14,7ºC agora.

 

Pico do Couto tinha apenas 04,5ºC na atualização da meia noite.

 

As estações de Nova Friburgo e Teresópolis estão sub-10. A serra do mar fluminense tá dando um show nessa MP ! Ontem acumulados de chuva impressionantes, hoje esse friozão.

Renan,

o modelo Cosmo/Inmet indicando desde quinta uma  mínima de 10 a 12 para Juiz  de Fora no domingo e segunda.

Edited by marinhonani
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Renan disse:

@LeoP, @marinhonani, em MG as chuvas estão na média ou acima no sul do estado e região de BH, creio eu. Talvez no triângulo também ? 

 

O que sei é que na maior parte de Minas está abaixo ou bem abaixo, e assim o erro talvez não esteja sendo tão grande por enquanto. Sim, porque na semana que vem as chuvas deverão ser muito mais espalhadas e volumosas do que tem sido até então no mês. 

No Triângulo a maioria das cidades está com 150 mm acumulados neste mês.

Patrocínio foi a cidade onde mais choveu até o momento, com 192 mm até ontem.

Baseado nos dados de hoje, a cidade poderia fechar Outubro com acumulado ao redor de 300 mm (normal é 144 mm).

Apesar das boas chuvas, Outubro está quase 1,5ºC acima da média.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, marinhonani disse:

Renan,

o modelo Cosmo/Inmet indicando desde quinta uma  mínima de 10 a 12 para Juiz  de Fora no domingo e segunda.

 

Se o modelo acertar, será para o topão do INMET, pois continuamos com céu nublado aqui e a temperatura não cai.

 

Estamos mais quentes até do que Três Rios. Estacionado nos 14,7C.

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Caco Pacheco disse:

Marca muitíssimo considerável para outubro neste momento: 11,6ºC aqui na Granja Viana, às 5:00! Céu com cirrus; muito frio mesmo!

Nublou há uns 40 minutos. Resultado: 12,8ºC.

A mínima da madrugada acabou sendo mesmo os 11,6ºC. O dia será mais para nublado hoje; ajudará a segurar bem a máxima.

 

Edited by Caco Pacheco
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, marinhonani disse:

A automática de Nova Friburgo/Salinas registrou a mínima de hoje(6,1º ás 5 horas) no Sudeste em comparação com as estações abaixo dos 1700 metros de altitude.Perdeu para o Pico do Couto e Alto de Itatiaia/Inmet

 

Nani,

 

Em Barbacena deu 09,1C e aqui em JF, INMET, chegou a 11,2C. Ótimas mínimas, mesmo com céu nublado. 

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.