Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2018


Recommended Posts

Engraçado que ano passado tínhamos um viés forte de La Nina e este ano um viés de El Nino... a atmosfera e mto mais complexa do que alguns imaginam:

 

acho que tem que deixar claro que o sudeste tem baixa previsibilidade, e e mais comum associar tais eventos com sul e nordeste.

 

1485901336_CapturadeTela2018-09-16s09_23_42.thumb.png.e1fd550b1e4e929af92b9f09fa7b9c24.png

Edited by HenriqueBH
  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Renan disse:

Fotos de ontem em Juiz de Fora. Teve granizo pequeno na zona norte da cidade. Muitos raios também e fortes chuvas.

FB_IMG_1537103132253.jpg

FB_IMG_1537058784690.jpg

IMG_20180915_180657749.jpg

Renan,

aqui em Laje do Muriaé a chuva chegou a partir de 1h 50 da madrugada, alguns trovões e pancada forte com muita enxurrada ás 2 h 15 na minha rua,durou poucos minutos, medi 13 mm, na estação do Cemaden ídem.A soma da chuva da sexta e nessa madrugada deu 21 mm.

Foi ótimo o Cemaden ter instalado estações no Noroeste do Rio, a maior chuva em 24 horas foi numa estação de Santo Antônio de Pádua 72 mm.

Os maiores volumes foram:

72 mm Glória/Pádua Cemaden

60 mm bairro Dezessete/Pádua

36 mm Cambuci

33 mm Miracema

29 mm Aperibé

 

Região de Muriaé, Miraí praticamente não choveu, mas até a manhã de quarta os modelos indicam mais chuvas.

 

 

 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

A chuva chegou um pouco mais fraca a mancha urbana de BH nesta manhã. Aquela linha de instabilidade atingiu com tudo os municípios a oeste e sul da capital, como Brumadinho, Sarzedo, Betim e parte de Ibirité, mas acho difícil ter caído granizo, por conta do horário. 

 

Estamos na expectativa de novas pancadas de chuva ainda hoje, pois agora o sol está saindo e a umidade está alta, um mormaço!

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Os últimos dias foram nublados e úmidos aqui em Buenos Aires. Na sexta o dia começou bem nublado, ameaçando chuva, no começo da tarde o tempo abriu rapidamente e durante três horas tivemos poucas nuvens, mas novamente fechou bastante no fim da tarde. A temperatura variou entre 13,5ºC e 19,6ºC. O sábado foi inteiro nublado, com chuva fraca à noite. Mínima de 14,9ºC e máxima de 19,7ºC.

 

Já hoje tivemos chuva fraca e garoa de manhã e tarde nublada, com tímidas aberturas de sol. A temperatura variou entre 15,4ºC e 21ºC. Agora temos céu nublado, 17,6ºC, com URA de 92%, vento nordeste a 3 km/h e pressão de 1.011,3 hpa.

 

Para amanhã a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com baixa posibilidade de chuvas isoladas. Mínima de 15ºC e máxima de 21ºC, segundo o SMN. O sol nasce às 6h50 e se põe às 18h46.

Link to comment
Share on other sites

Depois de três meses de temperatura levemente abaixo da média, a situação mudou completamente agora em setembro em Buenos Aires. O frio foi embora e temos desvios positivos já significativos e que devem ser ainda maiores ao longo desta semana. Do dia 1º até hoje estamos assim:

Média das mínimas: 12,4ºC (+ 2,1ºC)
Média das máximas: 19,7ºC (+ 0,4ºC)
Média simples: 16ºC (+ 1,2ºC)

  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

GFS parece estar mais acertivo com a situação da chuva. Leste de SP menos beneficiado. Climatempo previa acumulados significativos hoje para o estado de SP o que não se confirmou para a faixa leste. Agora Coloca modestos 14mm para amanhã para a cidade de SP. Sei não, tô achando estas instabilidades de MS muito a oeste posso estar falando besteira, mas já vi este cenário antes e a parte mais intensa irá para MT, GO e a parte oeste de MG, com sorte sobrará algo desta linha que já está sobre o estado. Depois choverá pouco e vem se confirmando que a última semana do mês seria bastante quente e seca atingindo um pico de 34 ° no dia 29.

Edited by jrmartinisp
Correção de erro
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Olá, sou novo aqui no grupo, sou observador meteorológico da cidade de Barra Mansa, sul do estado do RJ, meteorologia sempre me fascinou, apesar de não ser um meteorologista ou climatologista gosto de está sempre por perto da galera que é e entende do assunto, pra poder aprender sempre mais, entrei aqui nesse fórum por recomendação de um amigo climatologistas. Tenho uma página com pouco mais de 22 mil seguidores, o nome dela e Centro de Monitoramento Climático Fluminense, espero poder trocar informações uteis com todos e aprender mais ainda, abraços. :D 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Felipe Backendorf disse:

Setembro muito xoxo, desanima a postar. No geral tem ventado de leste, chovido fraco e as máximas tem ficado abaixo da média. Dinâmica podre. Pelo menos vou fechar um mês com chuva acima da média

 

Aqui para Sampa já não posso dizer o mesmo, com este setembro bem legal dinâmico  Estamos em pleno vapor na transição inverno-primavera, com nítido retorno das chuvas mais regulares  há +- 1 semana.  Temperaturas normais para a época; MUITO agradáveis. Não houve por enquanto extremos, nem de calor, nem de frio. Ao que tudo indica, lá para meados da semana que vem (partir 25/6/27 setembro), teremos início de uma onda de "calor seco" (tem que monitorar, pois ainda tá longe!); coisa normal para início da primavera aqui em São Paulo.

Edited by Caco Pacheco
Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

 

Aqui para Sampa já não posso dizer o mesmo, com este setembro bem legal dinâmico  Estamos em pleno vapor na transição inverno-primavera, com nítido retorno das chuvas mais regulares  há +- 1 semana.  Temperaturas normais para a época; MUITO agradáveis. Não houve por enquanto extremos, nem de calor, nem de frio. Ao que tudo indica, lá para meados da semana que vem (partir 25/6/27 setembro), teremos início de uma onda de "calor seco" (tem que monitorar, pois ainda tá longe!); coisa normal para início da primavera aqui em São Paulo.

 

As previsões estão saindo muito erradas nos últimos dias, a chuva tem surpreendido os modelos -principalmente o Europeu-, assim como as temperaturas também. Essa transição inverno-primavera é complicada de prever mesmo. Eu estou gostando desse mês de Setembro, seria bom se não ocorresse nenhuma onda de calor, mas ao que tudo indica as médias vão subir e podemos ter um mês com anomalias positivas de temperatura.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

18 minutos atrás, Rafael Bellan disse:

Olá, sou novo aqui no grupo, sou observador meteorológico da cidade de Barra Mansa, sul do estado do RJ, meteorologia sempre me fascinou, apesar de não ser um meteorologista ou climatologista gosto de está sempre por perto da galera que é e entende do assunto, pra poder aprender sempre mais, entrei aqui nesse fórum por recomendação de um amigo climatologistas. Tenho uma página com pouco mais de 22 mil seguidores, o nome dela e Centro de Monitoramento Climático Fluminense, espero poder trocar informações uteis com todos e aprender mais ainda, abraços. :D

 

Bem vindo, vou lá visitar sua página (fica no Facebook ?), abraços

Link to comment
Share on other sites

Não gostei nem um pouco do que vi do GFS/Avn para esta semana: ciclones passando pela Argentina e falta de mp´s na retaguarda, com picos rápidos de resfriamento no RS antes e depois do calor que teremos de quinta à sábado.

 

Com o fim do inverno climático e a total ausência de mp significativa neste setembro, este cenário parece a mesma transição que tivemos no início de maio, quando saímos do maldito bloqueio de abril para finalmente recebermos mp´s depois de 12 de maio. Na ocasião, tivemos diversos ciclones passando pela Argentina e instabilidade do Sul, e depois se consolidou o outono, que logo entrou no inverno.

 

Com a alta da AAO, este cenário e a tendência de El Niño, tenho receio de que isto consolide uma primavera quente, um padrão similar ao que tivemos em abril aqui, mas com mais chuva. Deus me livre.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Por aqui chuva fraca e temperatura agradável. Mas no interior(principalmente próximo do MS) o bicho pegou, choveu forte(26mm em uma hora em Prudente) e ventou forte(mais de 90km/h em Dracena). As instabilidades pipocaram geral no oeste do estado.

A partir de amanhã o sol em São Paulo irá nascer antes das 6 da manhã, o que não ocorria desde o final de fevereiro.

Link to comment
Share on other sites

Primeira quinzena de setembro muito boa na faixa leste catarinense, muita chuva, acumulados de 200 a 280 mm em Florianópolis, Timbé do Sul e Schroeder. Final de inverno vem sendo ótimo, sem calor e tardes "frias"  por causa do vento e tempo bastante encoberto. 
 

Link to comment
Share on other sites

Sobre a ventania em Itapetininga no sábado: o que causou muitos estragos em Itapetininga foi a ventania, além da granizada que foi registrada até por uma youtuber de lá.

Qual foi a velocidade da ventania registrada em Itapetininga no temporal de sábado? Bem provável que pode ter passado de 80km/h, não sei exatamente qual foi o pico.

 

Edited by Darley
Link to comment
Share on other sites

Ontem, em virtude da entrada de uma infiltração marítima e do forte calor comum de Setembro, ocorreram algumas pancadas de chuva no litoral e interior do RN e da PB.

Aqui onde moro a chuva molhou a terra mas não acumulou mais que 0,2 mm (média de 0,6 mm).

 

Porém em locais isolados, como em Taboleiro Grande - RN (próximo da fronteira com o CE) houve ocorrência de vendavais:


http://www.jornalpotiguar.com/2018/09/chuva-com-ventania-muito-forte-destelha.html

 

 

Edited by CloudCb
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

E hoje completam 10 anos da histórica chuva de granizo que atingiu Belo Horizonte e cidades vizinhas em 17/09/2008. Acredito ter sido a chuva mais forte que já presenciei na minha vida, e o vento foi muito forte, me lembro que o telhado da minha casa e da casa dos meus vizinhos foi pro espaço neste dia. Um pedaço do meu telhado inclusive atingiu a janela atrás do sofá na casa da minha avó, vizinha a nossa, ferindo o meu primo no pescoço.

 

Foram inúmeros os estragos por toda parte, e os lanterneiros faturaram bastante após a tempestade. Infelizmente não tenho dados meteorológicos sobre a força dos ventos ou acumulados. Peço que, se possível, algum conterrâneo poderia nos informar. 

 

0,,15518414,00.jpg

0,,15518185,00.jpg

0,,15520162,00.jpgteresacristina.JPG

Imagens: G1 e Blog Experimentos Urbanos. 

 

 

Edited by RafaelBHZ
  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Hoje o dia teve nebulosidade variável aqui em Buenos Aires, com névoa perto do rio. No Puerto Madero, onde trabalho, havia névoa fraca de manhã e houve névoa forte durante alguns minutos no meio da tarde. A temperatura variou entre 14,8ºC e 23,6ºC, em mais outro dia com temperaturas bem acima da média. Agora temos céu limpo, 18,7ºC, URA de 78%, vento nordeste a 3 km/h e pressão em 1.009,8 hpa.

Para amanhã a previsão do SMN indica névoa de manhã, seguido de sol. No entanto, ao longo do dia a nebulosidade aumento e à noite há previsão de chuva. Há possibilidade de temporais. Faz calor, com mínima de 16ºC e máxima de 25ºC. O sol nasce às 6h48 e se põe às 18h47.

Link to comment
Share on other sites

11 horas atrás, Renan disse:

Lamentavelmente não tenho conseguido prever essas instabilidades graças ao Pico do Couto fora do ar pela trigésima vez esse ano......

Aquela porcaria vive fora do ar....

Estou usando o radar de Guaratiba, do Estado do RJ: http://alertadecheias.inea.rj.gov.br/alertadecheias/radar.html

Quebra um galho enquanto o Pico do Couto não volta...

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

11 horas atrás, Rafael Bellan disse:

Olá, sou novo aqui no grupo, sou observador meteorológico da cidade de Barra Mansa, sul do estado do RJ, meteorologia sempre me fascinou, apesar de não ser um meteorologista ou climatologista gosto de está sempre por perto da galera que é e entende do assunto, pra poder aprender sempre mais, entrei aqui nesse fórum por recomendação de um amigo climatologistas. Tenho uma página com pouco mais de 22 mil seguidores, o nome dela e Centro de Monitoramento Climático Fluminense, espero poder trocar informações uteis com todos e aprender mais ainda, abraços. :D

BEM VINDO...!!!

Link to comment
Share on other sites

Uma linha de instabilidade passou pela região por volta das 10h. Choveu forte e com trovoadas, porém de forma breve.
Depois ficou nublado e chuviscos/chuva fraca à tarde.

Tive variação de 16,2°/20,1° e 7,5mm. 
Choveu 80,5mm no mês.


Extremos - 17/09/2018:

Resende: 16,7/19,9
Valença: 15,4/19,8
Rio Claro: 16,8/20,9
Três Rios: 17,9/20,4

 


Dados desse mês em casa:
set.png.de52a3d913d2a2d83aa4e594a2131f94.png

Um bom setembro até aqui, mas deve esquentar bastante no último decêndio do mês.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Andoni disse:

Uma linha de instabilidade passou pela região por volta das 10h. Choveu forte e com trovoadas, porém de forma breve.
Depois ficou nublado e chuviscos/chuva fraca à tarde.

Tive variação de 16,2°/20,1° e 7,5mm. 
Choveu 80,5mm no mês.


Extremos - 17/09/2018:

Resende: 16,7/19,9
Valença: 15,4/19,8
Rio Claro: 16,8/20,9
Três Rios: 17,9/20,4

 


Dados desse mês em casa:
set.png.de52a3d913d2a2d83aa4e594a2131f94.png

Um bom setembro até aqui, mas deve esquentar bastante no último decêndio do mês.

 

Exatamente, a semana que vem inteira deve ser com calor e tempo bom. Para matar as saudades do verão.

 

Mas Outubro poderia começar com uma grande MP, segundo as últimas simulações do CFS e EPS. Vamos acompanhar.

 

Grandes alterações na previsão para hoje. Até ONTEM estimava-se muita chuva, mas hoje os modelos resolveram alterar essa previsão, colocando baixos volumes. Até mesmo a Climatempo alterou de um dia pro outro. Acho que esse tipo de coisa não deveria acontecer com a tecnologia atual.

Link to comment
Share on other sites

Em 17/09/2018 em 06:16, Felipe Backendorf disse:

Setembro muito xoxo, desanima a postar. No geral tem ventado de leste, chovido fraco e as máximas tem ficado abaixo da média. Dinâmica podre. Pelo menos vou fechar um mês com chuva acima da média

Verdade, todos os dias iguais praticamente. Ao menos a primeira quinzena de setembro fechou dentro da normalidade/ligeiramente abaixo.

 

Já essa segunda metade do mês promete umas gangorras fortes. Setembro tbm vai encerrar essa longa sequência de meses com chuvas abaixo da média.

 

No regimento chuva tivemos uma dinâmica tropicalizada.

Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Renan disse:

 

Exatamente, a semana que vem inteira deve ser com calor e tempo bom. Para matar as saudades do verão.

Exatamente! Provavelmente já a partir de domingo e se prolongando até +- 6ª feira (28/set). Muito sol, praticamente zero de chuva e bastante calor. Show para piscina!

 

Período de transição inverno-primavera praticamente nos últimos dias... Em outubro e novembro até rola eventos de frio (a depender do ano); mas ondas fortes/fortíssimas de frio é muito raro!

 

São meses de bastante "gangorra" climática. Bem interessante de acompanhar. 

 

Edited by Caco Pacheco
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.