Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2018

Recommended Posts

O INMET de POA bateu 23,5°. É DISPARADO o ponto mais quente de toda a Região Sul, o único ponto acima dos 20° (incluindo os vales), e mesmo com tempo relativamente nublado!!!   

Bati 22,6° e agora tenho 22,0° com 60%

Minha cidade nunca me decepciona. 

• Haha 6
  • Confused 1
  • Sad 1

21 minutos atrás, Renan disse:

E ainda tem mais por vir. Veja o radar de São Roque.

Renan, agora chove forte. Virou quase noite. Termômetro do carro marca 14•c!

• Like 4

4 minutos atrás, Renan disse:

Agosto histórico em Minas.

Discordo, essa chuva é um evento restrito a zona da mata e ao sul do estado.

O mapa de chuva dos últimos 3 dias mostra bem isso.

Veremos se vai melhorar para outras regiões, para depois reanalisar.

fe.jpg

• Like 3
  • Thanks 1

15 minutos atrás, Felipe F disse:

Discordo, essa chuva é um evento restrito a zona da mata e ao sul do estado.

O mapa de chuva dos últimos 3 dias mostra bem isso.

Veremos se vai melhorar para outras regiões, para depois reanalisar.

fe.jpg

Mesmo sendo restrito a essas regiões (por enquanto), o normal é o estado inteiro ter pouca chuva nessa época. Qualquer evento como esse é histórico, na minha opinião.

14.5•c no topão do aeroporto. Partes mais altas da cidade, onde estou agora, deve estar um cadinho mais frio. 

Interessante que Varginha, mesmo estando a 950m em média, está tão fria quanto cidades mais altas como Barbacena e Caldas, na cota dos 1150-1200m. 

Segundo dia com tarde sub 15 por aqui. 

De madrugada não devemos chegar aos 11•c, quiçá, 12•c. 

20180803_165015.jpg

Edited by Victor Naia
  • Like 2

7 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Acho que sim.O joão pode falar melhor.

sim, foi nesse evento que deu -5.2ºC na VI. Em agosto do mesmo ano registrei -4C e acho que em 2013 deu -5.2ºC novamente. Esse é o recorde da estação. 

Nesse dia em 2011 eu estava chegando de viagem em Guarulhos de manhã. Lembro do piloto informar que em Guarulhos fazia 3ºC.

• Like 1

12 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Mas "A ERUPÇÃO POLAR DE 2011" na RMSP foi a de final de junho minha gente! O Evandro, inclusive, postou fotos de geada "das boas" em Itapevi. O interior literalmente gelou naquela ocasião! Ou estaria ficando louco? Aquela MP não foi grandes coisas para o leste do Sudeste; e, para parte do Sul, uma MP de julho foi melhor (para Curitiba, se não me engano esta de final de junho foi melhor; já para PoA, a de julho foi melhor). O Aldo pode, inclusive, confirmar com os dados. Não tenho dúvidas de que o frio do final de junho foi bem mais forte do que setembro. Apenas isso que estou apontando. Setembro/2012 foi a erupção muito forte mais "tardia" que me recordo (lá pelos dias 27/28/29).  Assim como Abril/99 foi a erupção muito forte mais precoce que me recordo (lá para 20, 20 e pouco do referido mês). 

Em 2011, as erupções que provocaram as mínimas mais baixas em Sampa foram:

- 27 a 30 de junho

- 03 a 06 de agosto

• Like 1

HISTÓRICO: ACUMULADO DE 117  mm

Além de ser algo já absurdo para Agosto ( praticamente o dobro da média para o mês) se torna já a 6° maior chuva em 24 horas que registro, que dia.

• Like 4

Na cidade de São Paulo chove sem parar desde mais ou menos a metade da manhã.

O predomínio é de chuva leve.

Os acumulados, até o momento, variam de 7 a 19 mm na cidade (SAISP e CGE).

Hoje,

INMET-Mirante de Santana (Conv): 13,9°C / 16,2°C

INMET-Interlagos: 14,4°C / 16,1°C

IAG: 14,0°C / 16,3°C

• Like 3

Bastante chuva aqui também, máxima ficou em 15,1°C, acumulados já passaram de 20mm, no momento chove fraco com 14,4°C.

• Like 2

5 minutos atrás, HenriqueBH disse:

Núcleos extremamente fortes com potencial de granizo:

1953022321_Captura_de_Tela_2018-08-03_s_18_31_24.thumb.png.c7ea0680163108331631082fd759ffbd.png

Essas nuvens vão conseguir subir para a região de BH hoje? 

Linha de instabilidade avançando por Minas.

Alguns locais registraram rajadas de vento de 60 km/h, como caso de Bambuí.

LI.jpg

• Like 3

Em Wednesday, August 01, 2018 em 17:36, Renan disse:

Dá pra perceber que está superestimando o potencial de frio em altura. Prova disso é a temperatura neste momento no Morro Massena (quase 2600m): 06,3C. Quase 300m a mais não seriam suficientes para qualquer chance de neve. 

De fato Renan, postei somente a titulo de curiosidade,  não há frio em altura suficiente,  a linha do 0º em 700 passa um tanto distante do litoral do RJ...e o mais incrível é que o site ainda continua insistindo nessa previsão de neve pra hoje e amanhã,  embora tenha diminuido a quantidade. ..

• Like 1

Muitos raios aqui nas proximidades de BH neste momento e o vento deu uma intensificada. Já dá para ver a linha de instabilidade chegando por Ibirité, Nova Lima e Betim, seguindo para a direção da  capital. 

Se nada der errado, a coisa vai ficar interessantíssima nas próximas horas. 

• Like 3

Estações da Cooxupé do sul do estado já superaram a média.

No Alto Paranaíba a média de Agosto não chega a 5 mm.

coa.jpg.94c61370201f0944af74efbbada91075.jpg

• Like 1

1 hora atrás, Jean Carlo disse:

HISTÓRICO: ACUMULADO DE 117  mm

Além de ser algo já absurdo para Agosto ( praticamente o dobro da média para o mês) se torna já a 6° maior chuva em 24 horas que registro, que dia.

Maringá acumulou 120 mm e Cidade Gaúcha 123 mm.

Aguardando a convencional de Londrina divulgar os dados de hoje.

• Like 2

Boa noite...

Agora tenho 15,6ºC e céu estreladíssimo...o dia inteiro passou sob tempo nublado com nuvens um tanto escuras porém sem sequer garoar...a expectativa por conta dos modelos pra noite do dia 01 e madrugada do dia 02 para alguma chuva um pouco mais volumosa fracassou e se deu uma garoa inapreciável foi muito...Até agora zero chuva pra cá. ..Guanhães, em compensação, a 70km daqui acumulou quase 2 mm, pouco mas muito superior a aqui...Diamantina teve apenas 1mm até agora. .. e as previsões para a Região do Vale do Rio Doce pelo GFS para os proximos dias foi de redução no volume em relação ao que previa... há quatro rodadas pelo mesmo a previsão era de até 60mm e agora se muito 15mm...o mais otimista agora fica por conta do europeu que prevê até 25mm ate o dia 12... o canadense é o mais agressivo e continua a indicar bons volumes até dia 12 com até 60mm... vamos ver quem ganha essa, se o GFS que reduziu muito, (inclusive reduzindo o volume acumulado não só pra cá mas para outras regiões de Minas no que percebi,) , o ECMWF que se apresenta mediano ou o canadense que é o mais intenso...

• Like 1

E em relação ao frio, não sei quanto a vocês mas to bem desanimado com esse mês,  a meu ver mais um mês invernal desperdiçado. ..uma mp boa para o sul por volta do dia 9, pelo europeu zeraria em 850 em parte do sul...mas para o sudeste apenas cócegas e só isso...dia 13 uma oceânica sem muita expressividade mas que ao meu ver seria a que provocaria maior resfriamento ao leste do sudeste, porém é previsão ja um tanto estendida e ai ja fica um tanto duvidoso principalmente em se tratando de GFS.. E... em 384h uma bela alta com grande potencial entrando no continente,  mas ai ja entra no famigerado "maravilhoso mundo do final da grade"... a não ser pela chuvarada prevista (e vamos ver se realmente se concretiza), para mim é mais um mês que não boto fé. ..pelo menos não para o leste do sudeste... ta osso!!! Muuuuito diferente da excelente dinâmica de 2017 (pra cá)...

19 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Caro Vinicius da próxima vez que me der block MOSTRE ontem eu cometi a infração.

ATT:

Caro hedsgpa,

Não precisa ser da próxima vez, posso fazer isso agora mesmo.

http://www.abaixodezero.com/index.php?/topic/6441-regras-do-fórum/&do=findComment&comment=421044

Ler o fórum e os avisos dados é sempre bom, evita problemas para mim, você e todos os outros. Mesmo após trocentos avisos, você continuou postando mensagens em tópicos errados, e estamos com uma política de tolerância zero em relação a isso por algum tempo depois da festa que este tópico virou na última semana.

Há, claro, os casos em que a pessoa se engana. Mas você se enganou (?) uma série de vezes, devo interpretar isso como engano mesmo? Creio que não.

Siga as regras e não terá seu cadastro bloqueado, nem exige esforço, ao contrário de mim que preciso: 1 - mover a mensagem, 2 - aplicar a advertência.

Att,

Vinícius.

• Like 2
  • Thanks 2

Foi um bom dia de chuva na região de Brusque. Choveu entre 14 e 23 mm nas últimas 24 horas. Agora parece que cessou de vez.

Amanhã de tarde esquentará um pouco e depois voltam os dias comportados. Ao que tudo indica a primeira quinzena fecha com temperatura dentro da média e chuva abaixo.

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.