Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2018

Recommended Posts

Chove, chove e chove... Finalmente e agora sim chuva pra valer, a chuva cai fraca/moderada desde o fim da noite de ontem, temperatura em 15°C agora.

• Like 2

34 minutos atrás, André Luiz DS disse:

Muita chuva aqui em Umuarama. Entre a noite de ontem e a manhã de hoje, já choveu quase 80 mm. 

Eu dei um "amei" mas queria reagir com "ual" rsrs

• Like 1

7 horas atrás, LuluBros disse:

2006 teve um agosto capetáceo em Cwb, assim como 2001, 2002, 2005, 2008. Na micro-normal 2001-2008, Cwb chegou ao surreal de ter setembro mais frio que agosto!

2006 foi o típico ano do pós-2000 em que o frio começa com todo vigor em abril, sucedido por maio extremamente gelado e depois o inverno míngua em julho e agosto; tanto que o mês mais frio daquele ano foi justamente maio, com uma massa polar moderada e duradoura espalhando frio até partes do Nordeste por quase dez dias seguidos. Após julho as temperaturas subiram bastante, ficando com ares de primavera até a onda de frio de setembro. O consolo foi as chuvas que iniciaram no período certo e se mantiveram constantes até fevereiro do outro ano.

• Like 2

12 minutos atrás, Wagner97 disse:

Eu dei um "amei" mas queria reagir com "ual" rsrs

Eu editei. A estação do Simepar registrou 81 mm entre a noite de ontem até às 8h de hoje. Chuva abençoada. Continua chovendo na cidade.

9 minutos atrás, André Luiz DS disse:

Eu editei. A estação do Simepar registrou 81 mm entre a noite de ontem até às 8h de hoje. Chuva abençoada. Continua chovendo na cidade.

50 mm por aqui.. ta lindoo

• Like 1

53 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

A massa polar de junho de 2011 (final do mês) foi a mais intensa do ano no estado de São Paulo, sul de Minas Gerais, Goiás, região Centro Oeste e Sul da Amazônia, ocorreu geadas amplas entre o Mato Grosso do Sul e a Serra da Mantiqueira, aqui em Campo Grande MS a mínima foi inferior a 4 graus e no Mirante de Santana 6 graus.

Exato. Onda de final de junho/2011 pegou SP "de jeito"! como há muito não se via (se falava há época em inverno "a la década de 80"). Aliás, o outono/inverno 2011 foi muito bom: constante e com essa bomba do final de junho. Até meados de julho, frio constante e forte. Depois tivemos um certo aquecimento. Já no RS e SC, julho também foi muito frio. Quanto a setembro, sinceramente não me recordo de setembro/2011 em Sampa.

Edited by Caco Pacheco

56 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

A massa polar de junho de 2011 (final do mês) foi a mais intensa do ano no estado de São Paulo, sul de Minas Gerais, Goiás, região Centro Oeste e Sul da Amazônia, ocorreu geadas amplas entre o Mato Grosso do Sul e a Serra da Mantiqueira, aqui em Campo Grande MS a mínima foi inferior a 4 graus e no Mirante de Santana 6 graus.

Acho que foi nessa massa polar do final de junho de 2011 que a estação PWS da Vila Inglesa/Campos do Jordão marcou -5,2ºC

51 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

Eu me referi as temperaturas em 850 hpa que foram menores na erupção de setembro 2006, mas tirando isso a maior diferença de fato fica pela intensidade da neve, foram duas ondas de frio dignas de julho no fim do inverno.

Sim sim, o frio foi bem forte em set/2006. O que estou querendo dizer é que, fora o inusitado caso da neve na RMPOA, a neve em si nos pontos mais altos das serras de SC "não foi lá grande coisa". Mas, para a época, o frio foi bem forte sim; inclusive aqui para Sampa. Agora, estou dizendo que set/2002 o fenômeno foi de maior intensidade se comparado a set/2006, se não estou enganado. Se não me engano, set/2002 foi o caso clássico de ciclone na costa, empurrando o ar frio com rápido deslocamento para cima. Tenho quase certeza que foi um dos últimos casos desse tipo de neve, tão costumeira outrora (década de 80/90). Foi no primeiro ano "de verdade" do BAZ (muito embora sei nascimento tenha sido em 2001). Houve muita repercussão por aqui, com o Coutinho relatando o fenômeno.

• Like 1

Chovendo bastante, bonito e gostoso agora nesta manhã na Granja Viana. Temperatura baixa no momento: 14,,1ºC. Devido à chuva que se prolongará todo o dia de hoje  incessantemente, não subiremos muito em termos de temperatura, entretanto não será a máxima mais baixa do ano, perdendo para anteontem.

Aqui dentro, 18,5ºC e 81% de umidade.

10 minutos atrás, marinhonani disse:

Acho que foi nessa massa polar do final de junho de 2011 que a estação PWS da Vila Inglesa/Campos do Jordão marcou -5,2ºC

Acho que sim.O joão pode falar melhor.

23 minutos atrás, Jean Carlo disse:

A chuva do mês de Agosto já caiu, chegamos a marca de 70 mm 

Impressionante e muito bom saber disso, estou no aguardo de quebrar o recorde para Agosto aqui, vamos ver.

Agora tempo bem nublado e 17,2C em casa. O radar mostra as instabilidades entrando com força no sul de MG agora.

Aqui no abc a chuva ainda não mostrou a que veio. Chove desde as 9 da manhã porém muito fraco... Faz frio, a temperatura é de 14°C.

Chuva aperta, já batemos 82 mm... Já é a maior chuva do ano e também a maior para agosto.. vamos passar dos 100 mm certamente e também grande chance de ter a menor máxima do ano.

Em relação ao frio em 2011, no dia 28/06 ou na primeira semana de Agosto eu tive temperatura negativa na fazenda, -0.3. 

Em 2007 ou 9, o termômetro central na praça da cidade, marcou 0 grau. Na fazenda, o termômetro no alpendre também ficou negativo. 

15 minutos atrás, Victor Naia disse:

Em relação ao frio em 2011, no dia 28/06 ou na primeira semana de Agosto eu tive temperatura negativa na fazenda, -0.3. 

Em 2007 ou 9, o termômetro central na praça da cidade, marcou 0 grau. Na fazenda, o termômetro no alpendre também ficou negativo. 

2007 teve uma onda de frio na última semana de abril, duas em maio com direito a geadas amplas no Sul, partes do MS, SP e Sul de MG, outra no início de Junho e uma intensa em julho, esta última foi a mais intensa do ano no Brasil e na América do Sul, foi um ano bom em termos de frio e de dinâmica atmosférica, antes da frente fria as temperaturas ficavam elevadas e logo em seguida despencavam, só faltou mesmo a ocorrência ampla de neve pois foi um ano de frio continental seco.

Depois deste ano a sequência de invernos ruins foi quebrada, 2008, 2009, 2010 e 2011 tiveram eventos constantes de frio.

9 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Mas "A ERUPÇÃO POLAR DE 2011" na RMSP foi a de final de junho minha gente! O Evandro, inclusive, postou fotos de geada "das boas" em Itapevi. O interior literalmente gelou naquela ocasião! Ou estaria ficando louco? Aquela MP não foi grandes coisas para o leste do Sudeste; e, para parte do Sul, uma MP de julho foi melhor (para Curitiba, se não me engano esta de final de junho foi melhor; já para PoA, a de julho foi melhor). O Aldo pode, inclusive, confirmar com os dados. Não tenho dúvidas de que o frio do final de junho foi bem mais forte do que setembro. Apenas isso que estou apontando. Setembro/2012 foi a erupção muito forte mais "tardia" que me recordo (lá pelos dias 27/28/29).  Assim como Abril/99 foi a erupção muito forte mais precoce que me recordo (lá para 20, 20 e pouco do referido mês). 

Resultado de imagem para 28/06/2011 frio Curitiba simepar

Essa de junho/2011 foi forte aqui em Curitiba. Geada severa mesmo, tem videos no youtube inclusive com muito gelo e congelamento de poças. Olha as temperaturas no sul.

• Like 2
  • Thanks 1

Essa chuvarada no PR, SP e partes de MS e MG são uma BÊNÇÃO, não só para as regiões como para o Brasil como um todo. Isto significa rios e reservatórios mais cheios. Não só diminui a ameaça de racionamento como vai impedir ou atrasar uma alta na conta de luz do país inteiro. Sem contar que a chuva está democratizando um pouco o frio no BAZ.

Não poderia acontecer coisa melhor!!

Ontem tive variação de 7,4° a 20,8°. Hoje mínima de 13,9°. E agora faz 21,3° com 61% e bastante nebulosidade ao norte. Dia bom para aquecer os interiores. 

Edited by Marcos
  • Like 2

As instabilidade já estão bem próximas daqui...

Nas estações da MRS, chove nesse momento com temperatura em queda.

Quatis: Chuva e 16,8ºC (06mm acumulados até agora);

Bom Jardim de Minas: Chuva e 15,2ºC (começou agora há pouco a chover, ainda em 00,8mm apenas)

Em Juiz de Fora: Nublado e 18,2ºC. Em aproximadamente 1h ou 2h vai começar a cair água.

15 graus com chuva e vento incômodos em Varginha. Está realmente frio. Não esperava por isso. 

20180803_143503.jpg

• Like 2

Choveu muito aqui em Umuarama. A estação do Simepar registrou 116, 4 mm entre a noite de ontem até às 14h de hoje.

Temperaturas às 14h: 

5986.jpg

Edited by André Luiz DS
  • Like 2
  • Thanks 1

1 hora atrás, stankevecz1 disse:

Resultado de imagem para 28/06/2011 frio Curitiba simepar

Essa de junho/2011 foi forte aqui em Curitiba. Geada severa mesmo, tem videos no youtube inclusive com muito gelo e congelamento de poças. Olha as temperaturas no sul.

-6,1ºC é o record dos anos 2000 em Guarapuava.

• Like 1

38 minutos atrás, Victor Naia disse:

15 graus com chuva e vento incômodos em Varginha. Está realmente frio. Não esperava por isso. 

20180803_143503.jpg

E ainda tem mais por vir. Veja o radar de São Roque.

• Like 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.