Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2018

Recommended Posts

6 horas atrás, Renan disse:

Agosto realmente muito bom até aqui, só está faltando uma massa polar extremamente forte e ampla, causando neve de verdade no Sul e geadas amplas no Sudeste e Centro-oeste. Mas está difícil acontecer esse ano...

Qual foi a última vez que houve essa "combinação perfeita", Renan? De "neve de verdade no Sul" + geadas amplas no Sudeste e Centro-Oeste numa mesma MP?

Nem em 2000 houve essa combinação na mesma MP.... Em 94 (há 24 longos anos...) sim, houve, na mesma MP.

Coisa bem rara de ocorrer...

Hoje variação de 9,0°a 19,4°.

Este agosto tem sido bastante comportado, sem extremos, e um pouco abaixo da média. Pelo visto o mês fechará com anomalia negativa, o que é mais do que obrigação por razões que não preciso repetir. Nada a reclamar, fora um mp que poderia vir com força para marcar este mês.

Agora 14,0° com 83% e tempo bom. Chuva a partir de domingo, e semana que vem começando fria!

6 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Ahh..., eu confesso que ando um pouco já de "saco cheio" deste frio duradouro de agosto. Ao contrário de você Daniel, estou querendo sentir um certo calor de 30ºC! Porém por, no máximo, uns 2 dias, rsrsrs. Para matar um pouco a saudade de se sentir calor, e parar um pouco de sentir frio.

Pois eu não estou com a mínima saudade! Por mim poderia voltar só lá pra outubro... Agora esse veranico só virá pra estragar essa belezura de média. Tá amarrado!

Mínimas até agora em SC

-2,1 S.Joaquim/F.Keiser
-1,1 B.Jardim/F.Keiser
0,2 Painel/G.Hugen e F.Keiser
0,7 Frei Rogério*
0,8 Fraiburgo*
1,7 Urupema/F.Keiser

*Epagri.

7 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Qual foi a última vez que houve essa "combinação perfeita", Renan? De "neve de verdade no Sul" + geadas amplas no Sudeste e Centro-Oeste numa mesma MP?

Nem em 2000 houve essa combinação na mesma MP.... Em 94 (há 24 longos anos...) sim, houve, na mesma MP.

As duas ondas de frio fortes no final de junho/início de julho de 94 foram bem típicas do auge do inverno, foi perfeita a combinação alta polar intensa+cavado+ciclone, o resultado foi frio democrático em quase toda a América do Sul abaixo do Equador. 2000 não teve esse feito porque a primeira massa polar que teve 1050 hpa na Patagônia ficou mais restrita ao interior do continente, faltando um avado e o ciclone pra subir para o norte.

• Like 1

Bom dia!

Tempo encoberto, úmido e frio na Granja Viana. No momento temos 14,4ºC.

Aqui dentro, 17,5ºC, umidade de 75% e pressão de 1026 hPa. Utilizando luvas e gorro mesmo aqui dentro de casa.

Edited by Caco Pacheco

Ainda encoberto e 16,1ºC na Granja Viana.

Amanhã dá uma melhorada; graças a Deus! Já tô de saco cheio de frio + umidade alta; a sensação é horrível.

O Foreca não dá veranico algum nas previsões de médio prazo; no máximo uma máxima de 27ºC na 2ª feira com sol, o que é perfeitamente comum para um 20 de agosto. E não é nada "quente", ainda mais considerando que o ar estará bem seco. 

O Climatempo dá um aquecimento gostoso a partir de 5ª feira (acompanhando a tendência do Global do Inpe), o que é perfeitamente normal já para fins de agosto; mas nada de absurdo de calor; sequer chegaria aos 30ºC. Já o Foreca "pega" um FF leve na 4ª feira, contrariando a tendência do Global do Inpe.

Ficar ligado na tendência de FF acompanhada de moderada (ou forte?) MP no início da última semana de agosto; pode já chegar no último domingo de agosto em Sampa, 26/08, trazendo até que bons acumulados de chuva no próprio domingo e 2ª feira (27/08), com início da semana que seria fria, mas esquentando já com a proximidade do final de semana.

Edited by Caco Pacheco

4 horas atrás, klinsmannrdesouza disse:

As duas ondas de frio fortes no final de junho/início de julho de 94 foram bem típicas do auge do inverno, foi perfeita a combinação alta polar intensa+cavado+ciclone, o resultado foi frio democrático em quase toda a América do Sul abaixo do Equador. 2000 não teve esse feito porque a primeira massa polar que teve 1050 hpa na Patagônia ficou mais restrita ao interior do continente, faltando um avado e o ciclone pra subir para o norte.

Perfeito! 2000, para Sampa, teve um período "gélido" (meados julho a meados agosto), constante de frio, uma FF atrás da outra, em sequência; foi realmente incrível e bem marcante. O IAG da USP chegou a zerar, falha memória, na ocasião. Foi 1 mês ininterrupto de frio fortíssimo e constante. Entretanto, para cá, as MP´s de 94 foram mais intensas. 1994 foi um ano de extremos, mas com megas ondas polares (junho, julho e até mesmo em agosto). 2000 o frio demorou mais para chegar. Até que houve uma MP forte em maio ou junho (não me recordo ao certo...sei que foi no dia da final da Libertadores entre Palmeiras e Boca, no Morumbi, em que o Boca venceu nos pênaltis), mas só isso até então; o outono/inverno estava, no geral, sendo bem "meia boca".

Para Sampa, prefiro bem mais o outono/inverno 1994 a 2000 especialmente devido à intensidade das MP´s, embora cada um tenha tido suas peculiaridades em relação ao frio.

BH tem hoje céu bem nublado, com leves aberturas de sol no momento, e 20,9 graus. A mínima foi de 16,9 graus e a máxima deve ficar em agradáveis 22 graus.

20180817_121822_HDR.jpg

• Like 1

16 horas atrás, marinhonani disse:

Renan,

não acredito mais numa massa polar poderosa no Sudeste nesse resto de inverno, acho que a dinâmica ficou para a volta das chuvas no sudeste/centro-oeste.A região Sul ainda vai registrar  boas negativas nesse resto de agosto e parte de setembro.

Na Argentina os modelos indicam muito frio nos próximos dias.

Vamos ter que aguardar junho e julho de 2019 com mínimas bem menores do que 2018.

Nani, será ?

Eu continuo otimista, pois já tem várias rodadas (várias mesmo, desde Junho) , que o modelo de longo prazo do Europeu, o EPS, vem mostrando uma forte erupção polar para os primeiros 10 dias de Setembro. às vezes mostra logo no início do mês, às vezes mostra entre os dias 10 e 15, mas SEMPRE, SEMPRE essa massa polar aparece nos mapas. E seria muito forte, tanto quanto os famosos eventos de Setembro do passado.

Olha a última rodada do EPS:

02-09.thumb.png.a2617ce3e081c21681153fef4c5e593b.png

03-09.thumb.png.0631c5e46820bba1f0551f0fb4526b77.png

• Like 7
  • Thanks 1

13 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Nas décadas passadas era mais comum. O exemplo mais clássico foi mesmo em 1994. Quando falo em geadas amplas, me refiro à ocorrência de geada no Sudeste em lugares pouco acostumados com o fenômeno, como no centro de MG, partes baixas da zona da mata mineira (abaixo de 800m) e vale do paraíba fluminense.

Dá para incluir a de Julho-2000, Caco, entre os dias 12 e 18. Houve geada ampla nesses locais citados e nevou acima de 5cm em São Joaquim, se não me engano.

Depois de 2000 não estou me lembrando de nenhuma MP assim. Você consegue me ajudar a recordar ?

Chuva surpreendente por aqui nesta Sexta-feira, mas não foi generalizada.

Na minha estação fiquei surpreso ao ver que tem 10,2mm acumulados, ao passo que no INMET não passa dos 00,2mm. 

Eu esperava pela menor máxima do ano hoje, mas novamente fui surpreendido ao ver que tem certas aberturas de sol nesse momento e faz 17,2C.

Está um dia com tempo bem dinâmico hoje.

• Like 2
  • Thanks 1

Aqui já está com jeitão de transição inverno/primavera, que é normal de acontecer +/- nessa época, querendo ou não é o inverno chegando em seus momentos finais.

Boa tarde amigos bazianos. Canela com ares de primavera, graças a Deus! Temperaturas já acima dos 20°. As plantas com suas brotações e flores já estão dando os ares da próxima estação. Graças a Deus, meu fogão a lenha está fumaceando demais e não quero mais usá-lo neste ano!

Só não vou reclamar porque jamais irei reclamar de temperaturas agradáveis: Mas dar um desanimo passar mais de 80 horas sem saber o que é sol... Afinal de contas o corpo humano precisa de vitamina D.

• Like 1
  • Thanks 1

Boa tarde...

agora tenho tempo nublado e 19,8ºC... 

Europeu e CMC  errando feio até o momento pois indicavam toda a madrugada com precipitação e até agora nada...o unico que não mostrou isso foi o GFS que por sinal mostra só a partir do final da tarde. ..vamos ver no que dá. ..

E só pra finalizar a questão a respeito da existência ou não de floresta decídua no Brasil, quero me retratar e dizer que de fato existe sim essa formação vegetal dentro do bioma de mata atlântica como ja foi esclarecido mensagens atrás pelo colega baziano...

MA_Fitofisionomias_2_1.jpg.3864b49ffe388a92cdc9d98351646d8e.jpg

Existem dois tipos de formação decidual no país,  uma de clima tropical caracterizada pela perda de folhas devido ao periodo seco e a outra que ocorre em SC e RS na região do alto Uruguai, borda da serra e região central gaúcha caracterizada pela perda de folhas devido a um período relativamente curto muito frio. .. 

images.jpg.54d0482cb35c9d38b7b4ef03159bcb6b.jpg

Agora existem muitas diferenças entre a nossa floresta subtropical decidua e as florestas temperadas deciduas norte-americanas e europeias por exemplo...

Esta são caracterizadas por uma perda de folhas com coloração exuberante e praticamente sua totalidade de espécies perdem as folhas sendo que as que não perdem são caracterizadas por coníferas que por vezes são observadas em associação às especies deciduas..

images(1).jpg.ec10198447c3e11feedb0eb6fb5d5db6.jpg

images(2).jpg.c61dd987f7623019569b89de6a7774bc.jpg

A floresta subtropical decidua do Alto Uruguai é caracterizada, de acordo com alguns sites que pesquisei, em sua grande maioria por uma perda de folhas pouco chamativa com poucas espécies apresentando decidualidade colorida...outra diferença fica na porcentagem de decidualidade onde, em seu extrato superior, com árvores que chegam a 30m de altura, quase a sua totalidade perde suas folhas. Já no extrato secundário, com vegetação arbórea que chega a 20m de altura, a característica é predominantente perene, ou seja, não perde as suas folhas... O que faz portanto dessa vegetação ser considerada floresta decidua é que englobando todas as espécies arbóreas sua porcentagem de caducas é superior a 50%... de 20% a 50% ja seria classificada como semidecidual de acordo com o IBGE...

Portanto a floresta estacional do Alto Uruguai é de fato decidua e não semidecidua, apenas com algumas características "abrasileiradas" devido ao clima menos rigoroso que na maior parte das florestas temperadas do hemisfério norte. ..

• Like 5

27 minutos atrás, Tassio Amaral disse:

Boa tarde...

agora tenho tempo nublado e 19,8ºC... 

Europeu e CMC  errando feio até o momento pois indicavam toda a madrugada com precipitação e até agora nada...o unico que não mostrou isso foi o GFS que por sinal mostra só a partir do final da tarde. ..vamos ver no que dá. ..

E só pra finalizar a questão a respeito da existência ou não de floresta decídua no Brasil, quero me retratar e dizer que de fato existe sim essa formação vegetal dentro do bioma de mata atlântica como ja foi esclarecido mensagens atrás pelo colega baziano...

MA_Fitofisionomias_2_1.jpg.3864b49ffe388a92cdc9d98351646d8e.jpg

Existem dois tipos de formação decidual no país,  uma de clima tropical caracterizada pela perda de folhas devido ao periodo seco e a outra que ocorre em SC e RS na região do alto Uruguai, borda da serra e região central gaúcha caracterizada pela perda de folhas devido a um período relativamente curto muito frio. .. 

images.jpg.54d0482cb35c9d38b7b4ef03159bcb6b.jpg

Agora existem muitas diferenças entre a nossa floresta subtropical decidua e as florestas temperadas deciduas norte-americanas e europeias por exemplo...

Esta são caracterizadas por uma perda de folhas com coloração exuberante e praticamente sua totalidade de espécies perdem as folhas sendo que as que não perdem são caracterizadas por coníferas que por vezes são observadas em associação às especies deciduas..

images(1).jpg.ec10198447c3e11feedb0eb6fb5d5db6.jpg

images(2).jpg.c61dd987f7623019569b89de6a7774bc.jpg

A floresta subtropical decidua do Alto Uruguai é caracterizada, de acordo com alguns sites que pesquisei, em sua grande maioria por uma perda de folhas pouco chamativa com poucas espécies apresentando decidualidade colorida...outra diferença fica na porcentagem de decidualidade onde, em seu extrato superior, com árvores que chegam a 30m de altura, quase a sua totalidade perde suas folhas. Já no extrato secundário, com vegetação arbórea que chega a 20m de altura, a característica é predominantente perene, ou seja, não perde as suas folhas... O que faz portanto dessa vegetação ser considerada floresta decidua é que englobando todas as espécies arbóreas sua porcentagem de caducas é superior a 50%... de 20% a 50% ja seria classificada como semidecidual de acordo com o IBGE...

Portanto a floresta estacional do Alto Uruguai é de fato decidua e não semidecidua, apenas com algumas características "abrasileiradas" devido ao clima menos rigoroso que na maior parte das florestas temperadas do hemisfério norte. ..

Bem esclarecedor e legal a sua postagem, você é da área?

• Like 1

Sensação de frio por aqui hoje.

Chuva, vento, umidade alta e temperatura "baixa" 18° que para nós daqui da região já é friozinho. 

• Like 1

Também já tive chuva aqui hoje. 10,2mm e pode vir mais. Tem muitas áreas de instabilidade pipocando em MG.

"MELHOR AGOSTO DA DÉCADA" ! Gostei dessa expressão, e concordo com ela !

• Like 4

Gente, é algum erro de medição? Minha estação despencou pra 14ºC.

Chove forte com vento, ja acumulei 7  mm  10 mm.

-----

Voltou ao normal para 16.8ºC.

Edited by HenriqueBH
  • Like 3

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.