Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2018


Recommended Posts

7 horas atrás, LuluBros disse:

 

2006 teve um agosto capetáceo em Cwb, assim como 2001, 2002, 2005, 2008. Na micro-normal 2001-2008, Cwb chegou ao surreal de ter setembro mais frio que agosto!

2006 foi o típico ano do pós-2000 em que o frio começa com todo vigor em abril, sucedido por maio extremamente gelado e depois o inverno míngua em julho e agosto; tanto que o mês mais frio daquele ano foi justamente maio, com uma massa polar moderada e duradoura espalhando frio até partes do Nordeste por quase dez dias seguidos. Após julho as temperaturas subiram bastante, ficando com ares de primavera até a onda de frio de setembro. O consolo foi as chuvas que iniciaram no período certo e se mantiveram constantes até fevereiro do outro ano.

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

53 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

A massa polar de junho de 2011 (final do mês) foi a mais intensa do ano no estado de São Paulo, sul de Minas Gerais, Goiás, região Centro Oeste e Sul da Amazônia, ocorreu geadas amplas entre o Mato Grosso do Sul e a Serra da Mantiqueira, aqui em Campo Grande MS a mínima foi inferior a 4 graus e no Mirante de Santana 6 graus.

 

Exato. Onda de final de junho/2011 pegou SP "de jeito"! como há muito não se via (se falava há época em inverno "a la década de 80"). Aliás, o outono/inverno 2011 foi muito bom: constante e com essa bomba do final de junho. Até meados de julho, frio constante e forte. Depois tivemos um certo aquecimento. Já no RS e SC, julho também foi muito frio. Quanto a setembro, sinceramente não me recordo de setembro/2011 em Sampa.

Edited by Caco Pacheco
Link to comment
Share on other sites

56 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

A massa polar de junho de 2011 (final do mês) foi a mais intensa do ano no estado de São Paulo, sul de Minas Gerais, Goiás, região Centro Oeste e Sul da Amazônia, ocorreu geadas amplas entre o Mato Grosso do Sul e a Serra da Mantiqueira, aqui em Campo Grande MS a mínima foi inferior a 4 graus e no Mirante de Santana 6 graus.

 

Acho que foi nessa massa polar do final de junho de 2011 que a estação PWS da Vila Inglesa/Campos do Jordão marcou -5,2ºC

Link to comment
Share on other sites

51 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

Eu me referi as temperaturas em 850 hpa que foram menores na erupção de setembro 2006, mas tirando isso a maior diferença de fato fica pela intensidade da neve, foram duas ondas de frio dignas de julho no fim do inverno.

Sim sim, o frio foi bem forte em set/2006. O que estou querendo dizer é que, fora o inusitado caso da neve na RMPOA, a neve em si nos pontos mais altos das serras de SC "não foi lá grande coisa". Mas, para a época, o frio foi bem forte sim; inclusive aqui para Sampa. Agora, estou dizendo que set/2002 o fenômeno foi de maior intensidade se comparado a set/2006, se não estou enganado. Se não me engano, set/2002 foi o caso clássico de ciclone na costa, empurrando o ar frio com rápido deslocamento para cima. Tenho quase certeza que foi um dos últimos casos desse tipo de neve, tão costumeira outrora (década de 80/90). Foi no primeiro ano "de verdade" do BAZ (muito embora sei nascimento tenha sido em 2001). Houve muita repercussão por aqui, com o Coutinho relatando o fenômeno.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Chovendo bastante, bonito e gostoso agora nesta manhã na Granja Viana. Temperatura baixa no momento: 14,,1ºC. Devido à chuva que se prolongará todo o dia de hoje  incessantemente, não subiremos muito em termos de temperatura, entretanto não será a máxima mais baixa do ano, perdendo para anteontem.

 

Aqui dentro, 18,5ºC e 81% de umidade.

Link to comment
Share on other sites

23 minutos atrás, Jean Carlo disse:

A chuva do mês de Agosto já caiu, chegamos a marca de 70 mm 

 

Impressionante e muito bom saber disso, estou no aguardo de quebrar o recorde para Agosto aqui, vamos ver.

 

Agora tempo bem nublado e 17,2C em casa. O radar mostra as instabilidades entrando com força no sul de MG agora.

Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, Victor Naia disse:

Em relação ao frio em 2011, no dia 28/06 ou na primeira semana de Agosto eu tive temperatura negativa na fazenda, -0.3. 

 

Em 2007 ou 9, o termômetro central na praça da cidade, marcou 0 grau. Na fazenda, o termômetro no alpendre também ficou negativo. 

2007 teve uma onda de frio na última semana de abril, duas em maio com direito a geadas amplas no Sul, partes do MS, SP e Sul de MG, outra no início de Junho e uma intensa em julho, esta última foi a mais intensa do ano no Brasil e na América do Sul, foi um ano bom em termos de frio e de dinâmica atmosférica, antes da frente fria as temperaturas ficavam elevadas e logo em seguida despencavam, só faltou mesmo a ocorrência ampla de neve pois foi um ano de frio continental seco.

Depois deste ano a sequência de invernos ruins foi quebrada, 2008, 2009, 2010 e 2011 tiveram eventos constantes de frio.

 

Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Mas "A ERUPÇÃO POLAR DE 2011" na RMSP foi a de final de junho minha gente! O Evandro, inclusive, postou fotos de geada "das boas" em Itapevi. O interior literalmente gelou naquela ocasião! Ou estaria ficando louco? Aquela MP não foi grandes coisas para o leste do Sudeste; e, para parte do Sul, uma MP de julho foi melhor (para Curitiba, se não me engano esta de final de junho foi melhor; já para PoA, a de julho foi melhor). O Aldo pode, inclusive, confirmar com os dados. Não tenho dúvidas de que o frio do final de junho foi bem mais forte do que setembro. Apenas isso que estou apontando. Setembro/2012 foi a erupção muito forte mais "tardia" que me recordo (lá pelos dias 27/28/29).  Assim como Abril/99 foi a erupção muito forte mais precoce que me recordo (lá para 20, 20 e pouco do referido mês). 

 

Resultado de imagem para 28/06/2011 frio Curitiba simepar

Essa de junho/2011 foi forte aqui em Curitiba. Geada severa mesmo, tem videos no youtube inclusive com muito gelo e congelamento de poças. Olha as temperaturas no sul.

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Essa chuvarada no PR, SP e partes de MS e MG são uma BÊNÇÃO, não só para as regiões como para o Brasil como um todo. Isto significa rios e reservatórios mais cheios. Não só diminui a ameaça de racionamento como vai impedir ou atrasar uma alta na conta de luz do país inteiro. Sem contar que a chuva está democratizando um pouco o frio no BAZ.

 

Não poderia acontecer coisa melhor!!

 

Ontem tive variação de 7,4° a 20,8°. Hoje mínima de 13,9°. E agora faz 21,3° com 61% e bastante nebulosidade ao norte. Dia bom para aquecer os interiores. 

Edited by Marcos
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

As instabilidade já estão bem próximas daqui...

 

Nas estações da MRS, chove nesse momento com temperatura em queda.

 

Quatis: Chuva e 16,8ºC (06mm acumulados até agora);

Bom Jardim de Minas: Chuva e 15,2ºC (começou agora há pouco a chover, ainda em 00,8mm apenas)

 

Em Juiz de Fora: Nublado e 18,2ºC. Em aproximadamente 1h ou 2h vai começar a cair água.

Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, Felipe F disse:

Discordo, essa chuva é um evento restrito a zona da mata e ao sul do estado.

O mapa de chuva dos últimos 3 dias mostra bem isso.

Veremos se vai melhorar para outras regiões, para depois reanalisar.

 

 

fe.jpg

 

Mesmo sendo restrito a essas regiões (por enquanto), o normal é o estado inteiro ter pouca chuva nessa época. Qualquer evento como esse é histórico, na minha opinião.

Link to comment
Share on other sites

14.5•c no topão do aeroporto. Partes mais altas da cidade, onde estou agora, deve estar um cadinho mais frio. 

Interessante que Varginha, mesmo estando a 950m em média, está tão fria quanto cidades mais altas como Barbacena e Caldas, na cota dos 1150-1200m. 

 

Segundo dia com tarde sub 15 por aqui. 

De madrugada não devemos chegar aos 11•c, quiçá, 12•c. 

20180803_165015.jpg

Edited by Victor Naia
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Acho que sim.O joão pode falar melhor.

sim, foi nesse evento que deu -5.2ºC na VI. Em agosto do mesmo ano registrei -4C e acho que em 2013 deu -5.2ºC novamente. Esse é o recorde da estação. 

Nesse dia em 2011 eu estava chegando de viagem em Guarulhos de manhã. Lembro do piloto informar que em Guarulhos fazia 3ºC.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Mas "A ERUPÇÃO POLAR DE 2011" na RMSP foi a de final de junho minha gente! O Evandro, inclusive, postou fotos de geada "das boas" em Itapevi. O interior literalmente gelou naquela ocasião! Ou estaria ficando louco? Aquela MP não foi grandes coisas para o leste do Sudeste; e, para parte do Sul, uma MP de julho foi melhor (para Curitiba, se não me engano esta de final de junho foi melhor; já para PoA, a de julho foi melhor). O Aldo pode, inclusive, confirmar com os dados. Não tenho dúvidas de que o frio do final de junho foi bem mais forte do que setembro. Apenas isso que estou apontando. Setembro/2012 foi a erupção muito forte mais "tardia" que me recordo (lá pelos dias 27/28/29).  Assim como Abril/99 foi a erupção muito forte mais precoce que me recordo (lá para 20, 20 e pouco do referido mês). 

 

Em 2011, as erupções que provocaram as mínimas mais baixas em Sampa foram:

- 27 a 30 de junho

- 03 a 06 de agosto

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Na cidade de São Paulo chove sem parar desde mais ou menos a metade da manhã.

O predomínio é de chuva leve.

Os acumulados, até o momento, variam de 7 a 19 mm na cidade (SAISP e CGE).

 

Hoje,

INMET-Mirante de Santana (Conv): 13,9°C / 16,2°C

INMET-Interlagos: 14,4°C / 16,1°C

IAG: 14,0°C / 16,3°C

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Em Wednesday, August 01, 2018 em 17:36, Renan disse:

 

Dá pra perceber que está superestimando o potencial de frio em altura. Prova disso é a temperatura neste momento no Morro Massena (quase 2600m): 06,3C. Quase 300m a mais não seriam suficientes para qualquer chance de neve. 

 De fato Renan, postei somente a titulo de curiosidade,  não há frio em altura suficiente,  a linha do 0º em 700 passa um tanto distante do litoral do RJ...e o mais incrível é que o site ainda continua insistindo nessa previsão de neve pra hoje e amanhã,  embora tenha diminuido a quantidade. ..

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Jean Carlo disse:

HISTÓRICO: ACUMULADO DE 117  mm

 

Além de ser algo já absurdo para Agosto ( praticamente o dobro da média para o mês) se torna já a 6° maior chuva em 24 horas que registro, que dia.

Maringá acumulou 120 mm e Cidade Gaúcha 123 mm.

Aguardando a convencional de Londrina divulgar os dados de hoje.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Boa noite...

Agora tenho 15,6ºC e céu estreladíssimo...o dia inteiro passou sob tempo nublado com nuvens um tanto escuras porém sem sequer garoar...a expectativa por conta dos modelos pra noite do dia 01 e madrugada do dia 02 para alguma chuva um pouco mais volumosa fracassou e se deu uma garoa inapreciável foi muito...Até agora zero chuva pra cá. ..Guanhães, em compensação, a 70km daqui acumulou quase 2 mm, pouco mas muito superior a aqui...Diamantina teve apenas 1mm até agora. .. e as previsões para a Região do Vale do Rio Doce pelo GFS para os proximos dias foi de redução no volume em relação ao que previa... há quatro rodadas pelo mesmo a previsão era de até 60mm e agora se muito 15mm...o mais otimista agora fica por conta do europeu que prevê até 25mm ate o dia 12... o canadense é o mais agressivo e continua a indicar bons volumes até dia 12 com até 60mm... vamos ver quem ganha essa, se o GFS que reduziu muito, (inclusive reduzindo o volume acumulado não só pra cá mas para outras regiões de Minas no que percebi,) , o ECMWF que se apresenta mediano ou o canadense que é o mais intenso...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

E em relação ao frio, não sei quanto a vocês mas to bem desanimado com esse mês,  a meu ver mais um mês invernal desperdiçado. ..uma mp boa para o sul por volta do dia 9, pelo europeu zeraria em 850 em parte do sul...mas para o sudeste apenas cócegas e só isso...dia 13 uma oceânica sem muita expressividade mas que ao meu ver seria a que provocaria maior resfriamento ao leste do sudeste, porém é previsão ja um tanto estendida e ai ja fica um tanto duvidoso principalmente em se tratando de GFS.. E... em 384h uma bela alta com grande potencial entrando no continente,  mas ai ja entra no famigerado "maravilhoso mundo do final da grade"... a não ser pela chuvarada prevista (e vamos ver se realmente se concretiza), para mim é mais um mês que não boto fé. ..pelo menos não para o leste do sudeste... ta osso!!! Muuuuito diferente da excelente dinâmica de 2017 (pra cá)...

Link to comment
Share on other sites

19 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Caro Vinicius da próxima vez que me der block MOSTRE ontem eu cometi a infração.

ATT:

 

Caro hedsgpa,

 

Não precisa ser da próxima vez, posso fazer isso agora mesmo.

 

http://www.abaixodezero.com/index.php?/topic/6441-regras-do-fórum/&do=findComment&comment=421044

 

Ler o fórum e os avisos dados é sempre bom, evita problemas para mim, você e todos os outros. Mesmo após trocentos avisos, você continuou postando mensagens em tópicos errados, e estamos com uma política de tolerância zero em relação a isso por algum tempo depois da festa que este tópico virou na última semana.

 

Há, claro, os casos em que a pessoa se engana. Mas você se enganou (?) uma série de vezes, devo interpretar isso como engano mesmo? Creio que não.

 

Siga as regras e não terá seu cadastro bloqueado, nem exige esforço, ao contrário de mim que preciso: 1 - mover a mensagem, 2 - aplicar a advertência.

 

Att,

Vinícius.

  • Like 2
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.