Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2018

Topic will be automatically locked at 02:59 AM

Recommended Posts

A dificuldade para chover em Belo Horizonte é enorme. Apesar da previsão otimista, estamos em agosto, é natural que muitos obstáculos apareçam no caminho da chuva. 

Mas o fato é que estou achando difícil que os altos acumulados se concretizem, a menos que ocorra alguma pancada um pouco mais forte. Vamos ver se a sorte vira ao longo da noite. 

HenriqueBH,

poste o mapa do GFS 12Z de hoje para 10 dias, parece que aumentou o volume de chuva para a região de BH, principalmente a leste e sul da capital e outras regiões de Minas Gerais.

Chovendo legal aqui em Varginha, após a chuva rapida que acumulou menos de 2 mm à tarde. Tenho 12.5 graus em casa, mas com um ventinho incômodo de 8 km/h. ST baixa. 

Não tenho do que reclamar. Cidades altas da Mantiqueira, tiveram um dia espetacular de frio úmido. 

Variações nas frias entre 4/5/6•c - 12/13/14•c. 

Apesar das previsões, todo mundo estava descrente que a chuva viesse. 

• Like 1

Se não houve mínimas de respeito até agora por aqui, obviamente essa é a melhor notícia:

image.png.e28e450c6a4c42b3996715e7a322b16e.png

• Like 2

Só para lembrar: em 2017 o mês de agosto fechou com 60mm acumulados no Mirante.

Pelo modelo europeu dá pra perceber que reduziram muito a previsão de chuvas por aqui: previa mais de 100mm, mas nesse modelo atualizado deve chover "apenas" 40mm. Enquanto isso em BH existe a possibilidade de chover mais de 150mm neste mês?? Se isso se concretizar o recorde será quebrado em dobro(igual Campo Mourão (PR) e São Luís Gonzaga (RS) em julho e dezembro de 2015, respectivamente).

Para Curitiba, no entanto as chuvas mais intensas não vão conseguir chegar até lá, previsão de pouca chuva. Deve chover mais no norte e noroeste do Paraná.

5 horas atrás, Moretão disse:

Frederico, se possível, quero tu que me consigas as mínimas do Mário no dia 7,8 e 9 de Julho. Me manda por MP a resposta.

Mandei

Noite chegando ao fim com temperaturas bem baixas em Sampa.

Valores entre 11 e 13 graus.

Estações - CGE

ShgJpHa.png

• Like 2

Estou de férias e vim passar 2 dias com a família aqui em Campos do Jordão, muita chuva e um pouco de frio, agora aqui em Capivari está 9 graus....

Primeira vez postando aqui.

Chovendo muito neste momento na minha cidade Santo Antônio do Amparo, MG 

• Like 4

Mínimas de SC até agora, outra marca negativa (32 dias e 66 com geada)

-1,6 Painel/G.Hugen/F.Keiser
-1,2 B.Jardim/F.Keiser
-0,1 S.Joaquim/F.Keiser
3,5 Urubici*
4,2 Lages*
4,2 Rio Rufino*

*Epagri

Posted (edited)

Ainda sem acumulação por aqui...agora, amanhecemos nublado:

1974586437_CapturadeTela2018-08-02s07_27_15.thumb.png.9dd447556088e1d2d7fbe5900da34a22.png

Edited by HenriqueBH

30 minutos atrás, RobsonOlympio disse:

Primeira vez postando aqui.

Chovendo muito neste momento na minha cidade Santo Antônio do Amparo, MG 

Robson, sua cidade tem uma parte com altitude acima dos 1200m na região da Fernão Dias, que deve registar mínimas bem baixas nas baixadas, visível, para quem passa de carro por ali, especialmente, após o posto Tartária. 

Você tem noção se a cidade possui algum tipo de medição? 

34 minutos atrás, HenriqueBH disse:

Ainda sem acumulação por aqui...agora, amanhecemos nublado:

1974586437_CapturadeTela2018-08-02s07_27_15.thumb.png.9dd447556088e1d2d7fbe5900da34a22.png

Claramente a umidade não conseguiu "subir" o mapa como o esperado.

1 hora atrás, coutinho disse:

Mínimas de SC até agora, outra marca negativa (32 dias e 66 com geada)

-1,6 Painel/G.Hugen/F.Keiser
-1,2 B.Jardim/F.Keiser
-0,1 S.Joaquim/F.Keiser
3,5 Urubici*
4,2 Lages*
4,2 Rio Rufino*

*Epagri

Bom dia Coutinho! Pelas suas análises, com avalias este inverno até o momento: ruim/ ou médio/razoável, fazendo um mix das suas percepções e dados históricos da região que mais estudada: serra catarinense.

Obrigado pelo esclarecimento.

Caco 

51 minutos atrás, Victor Naia disse:

Robson, sua cidade tem uma parte com altitude acima dos 1200m na região da Fernão Dias, que deve registar mínimas bem baixas nas baixadas, visível, para quem passa de carro por ali, especialmente, após o posto Tartária. 

Você tem noção se a cidade possui algum tipo de medição? 

Infelizmente não.

Na Granja Viana, ontem a menor máxima do ano do ano, com 13,9ºC me surpreendeu positivamente, já sendo até que um valor de destaque.

Considerando que, ao menos a primeira quinzena de agosto já está praticamente garantida em termos de continuidade do frio, já considero o pacote outono/inverno 2018 melhor do que 2017 para São Paulo.

No momento, 12,6ºC lá fora, bulado e muito úmido após pancadas de chuva que vão e voltam. Aqui dentro de casa, 17,5ºC com umidade de 77%. Utilizo luvas, calça de moletom e três agasalhos para me proteger da sensação de frio (frio com umidade alta é horrível!).

Ainda na esperança de um MONSTRO POLAR após a 1ª quinzena de agosto até  o final de setembro.

Mas com a perspectiva que após esse período frio, a tendência da 2ª quinzena é de tempo mais ameno (a natureza tenderá a "compensar este frio da 1ª quinzena" ...) OU NÃO???? TOMARA QUE NÃO!!!!

1 hora atrás, RafaelBHZ disse:

Claramente a umidade não conseguiu "subir" o mapa como o esperado.

Calma que ainda vem chuva pra BH sim. O auge desse evento será entre amanhã e Sábado.

• Like 2

16 minutos atrás, Renan disse:

Calma que ainda vem chuva pra BH sim. O auge desse evento será entre amanhã e Sábado.

Foi só falar que está chovendo até bem aqui neste momento. 

• Like 2

E a chuva veio!! Não foi forte, mas o que ontem e hoje cedinho foi apenas um chuvisco, evoluiu para uma chuvinha gostosa, que durou uns 20 minutos, agora há pouco.

BH segue com tempo encoberto e ainda chuvisca, com 18,5 graus no momento. 

A mínima foi de 16,7 graus, um pouco alta devido ao tempo fechado. Mas tá muito bom assim! Meu professor de inglês, que é belga e veio aqui há pouco, disse que BH tá com cara de Londres hoje.

20180802_101021.jpg

20180802_101003.jpg

• Like 2

Incrível ver esse tempo com cara de verão em pleno Agosto. Nós, mineiros, definitivamente não estamos acostumados, hehehe.

O clima subtropical resolveu tirar umas férias aqui.

No momento, encoberto e úmido na Granja Viana e 15,6ºC. Cheguei a atingir 15,9ºC.

Inside: 17ºC e 80% umidade. Usando luvas, jeans, camiseta, uma malha de lã e outra blusa por cima. Tá de bom tamanho. Sinto sempre mais frio nas mãos, pés e orelhas.

2 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Na Granja Viana, ontem a menor máxima do ano do ano, com 13,9ºC me surpreendeu positivamente, já sendo até que um valor de destaque.

Considerando que, ao menos a primeira quinzena de agosto já está praticamente garantida em termos de continuidade do frio, já considero o pacote outono/inverno 2018 melhor do que 2017 para São Paulo.

No momento, 12,6ºC lá fora, bulado e muito úmido após pancadas de chuva que vão e voltam. Aqui dentro de casa, 17,5ºC com umidade de 77%. Utilizo luvas, calça de moletom e três agasalhos para me proteger da sensação de frio (frio com umidade alta é horrível!).

Ainda na esperança de um MONSTRO POLAR após a 1ª quinzena de agosto até  o final de setembro.

Mas com a perspectiva que após esse período frio, a tendência da 2ª quinzena é de tempo mais ameno (a natureza tenderá a "compensar este frio da 1ª quinzena" ...) OU NÃO???? TOMARA QUE NÃO!!!!

Difícil hein,  segunda quinzena de Agosto quase sempre  as temperaturas vao lá para a casa dos 30, 32. Já anunciando a aproximação da primavera. Tanto que até meados de Outubro geralmente é o período aonde ocorre a máxima anual no Mirante de santana.

56 minutos atrás, Renan disse:

Incrível ver esse tempo com cara de verão em pleno Agosto. Nós, mineiros, definitivamente não estamos acostumados, hehehe.

O clima subtropical resolveu tirar umas férias aqui.

Pelo meu "empirismo", Juiz de Fora seria +- 20% subtropical e +-80% tropical altitude, variando obviamente de ano a ano.

• Like 1