Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2018

Recommended Posts

Amanhecer gelado nesta sexta feira por aqui, exatos 5.0°C. No momento temos sol, mas com nuvens e faz 9°C.

• Like 1

Posted (edited)

MetSul informou agora pelo Twitter neve com chuva em Gramado.

"TEMPO | Às 9h, Gramado tem neve misturada à chuva (precipitação mista)."

Aqui venta muito e faz 9,1° com 75%. Mínima de 8,7°.

Edited by Marcos
  • Like 2

Enquanto isso o litoral e vales de SC passam por um dia bem seco e ensolarado no momento, UR já baixou de 60% em vários locais. Esperando mínimas boas para a próxima madrugada.

• Like 1

Posted (edited)
2 horas atrás, Gabriel Cardoso disse:

Bom dia a todos! 

No momento aqui no charco tenho 10,3°C no topo e 12,4°C na baixada, um lindo dia!

IMG_20180810_080716906.jpg

Gabriel Cardoso,

está muito interessante de acompanhar as variações nas estações do bairro Charco, boa diferença nessa manhã entre topo e baixada.

No horário de 00 h 04 de ontem a diferença topo e baixada foi de 3,5ºC, no topo tava 8,5ºC e na baixada do Charco 5,0ºC.

Edited by marinhonani
  • Thanks 1

Amigos, bom dia. Tive garoa misturada com neve aqui em Canela agora de manhã, coisa rápída mas aconteceu.

• Like 3

Esse tipo de neve que ocorreu em Gramado é do tipo que apenas "caçadores de neve" ou ficionados por eventos meteorológicos  "se dão conta". Pessoas leigas "não as percebem", "não dão conta". Não quero aqui que não seja digno de nota. O fenômeno ocorreu, é fato! Mas sua importância é relativa, subjetiva; esse é o ponto que quero destacar. E isso se dá pela pouca expressividade do evento em si.

Vou relatar a conversa que acabo de ter pelo Face com minha primeira namorada (Rosa Maria Andrade, nascida em Lages, mas criada em Gramado), a qual conheci em Gramado em 1994 e a namorei por dois anos (1994 a 1996):

Tá rolando uma notícia que tá tendo neve misturada com chuva nesta manhã aí em Gramado por umsite de meteorologia do RS (MetSul). Você chegou a ver o fenômeno ou não? Bjos, Caco

36817622_1752919851463119_11962164714626
Olha vim trabalhar agora acordei umas 8 hs ... Nao vi nada ate agora!
  • Like 1

Posted (edited)

Agosto, até ontem, está com anomalias positivas nas máximas aqui na PB. A anomalia chega a +1,6°C nas máximas em Areia (automática).

Agosto.png.caabcc0025684f4e45c21ca987352a76.png

Edited by CloudCb
  • Sad 1

Aqui outro vídeo feito no lago negro e também retweetado pela metsul

• Like 2

Esta é primeira vez que posto neste fórum, apesar de há anos acompanhar o trabalhado desta turma.

Desde de 2011 quando peguei minha primeira neve em São Joaquim, quis entender como se dava este fenômeno.

Comecei a me interessar por estes eventos, procurar entender os modelos.

Sou apenas um entusiasta do clima, que nada sabe, mas por curiosidade estou buscando entender os eventos do clima.

Gostaria muito de agradecer as todos deste fórum, que contribuem para registro, entendimento e acompanhamento dos eventos climáticos.

Mas vamos lá a história da minha caçada de ontem.

Sai ontem de Meleiro, aqui no sul catarinense, chegando por volta das 20:45 na região do Cruzeiro, SJ.

Apenas eu e minha esposa embaixo de um posto de luz, olhando a chuva.

Esperamos nem 5 minutos, e começou as primeiras pancadas.

Pegamos algumas pancadas em direção ao Snow Valley.

Foi uma pancada que durou em torno de 20 minutos. Não chegou a acumular, mas valeu muito a experiencia.

Desloquei-me até o Mundo Novo, onde havia muitos carros, mas só havia uma garoa fina.

Resolvi voltar ao Cruzeiro, mas somente chovia no tempo que aguardamos.

Ás 23:00 começamos a descer, mas satisfeitos e agradecidos pelas informações deste fórum.

• Like 7
  • Thanks 3

8 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Ensolarado e frio. 18,1ºC - MP "fresquinha'.

MP seca, vai fazer um friozão daqueles fora da área urbana da RMSP. Quiçá até uma geadinha, heim.

1 hora atrás, CloudCb disse:

Agosto, até ontem, está com anomalias positivas nas máximas aqui na PB. A anomalia chega a +1,6°C nas máximas em Areia (automática).

Agosto.png.caabcc0025684f4e45c21ca987352a76.png

Onde fica localizado Areia, no estado da Paraíba caro colega? Desculpe-me pela ignorância geográfica, mas chamou-me a atenção os dados climáticos de agosto pelas temperaturas MUITO agradáveis, sem extremos, um "conforto térmico para o corpo humano". Tipo, dá para se usar jeans, calça leve, camisa/camiseta, bermuda, às vezes (provavelmente altas horas da noite, de madrugada e ao amanhecer, usar uma blusa mais leve). Gostei!

Com essas mínimas que pude observar, com certeza não é uma região litorânea. Seria uma localidade do interior da PB com altitude mais elevada?

Abraços!

• Like 1

Agora, Renan disse:

MP seca, vai fazer um friozão daqueles fora da área urbana da RMSP. Quiçá até uma geadinha, heim.

Sim, agora, envolvendo-me mais com a dinâmica que estou observando, espero uma mínima entre 5ºC/7ºC amanhã para cá, na Granja Viana. Mas sem possibilidade de geada.

Sub-5ºC me surpreenderia MUITO! Não tenho a expectativa que bata a mínima absoluta do ano em julho, mas também não cravo que não vai bater a marca. Estou meio que em cima do muro... 

• Like 1

34 minutos atrás, betopohl disse:

Esta é primeira vez que posto neste fórum, apesar de há anos acompanhar o trabalhado desta turma.

Desde de 2011 quando peguei minha primeira neve em São Joaquim, quis entender como se dava este fenômeno.

Sou apenas um entusiasta do clima, que nada sabe, mas por curiosidade estou buscando entender os eventos do clima.

Gostaria muito de agradecer as todos deste fórum, que contribuem para registro, entendimento e acompanhamento dos eventos climáticos.

Sai ontem de Meleiro, aqui no sul catarinense, chegando por volta das 20:45 na região do Cruzeiro, SJ.

Foi uma pancada que durou em torno de 20 minutos. Não chegou a acumular, mas valeu muito a experiencia.

Desloquei-me até o Mundo Novo, onde havia muitos carros, mas só havia uma garoa fina.

Ás 23:00 começamos a descer, mas satisfeitos e agradecidos pelas informações deste fórum.

Essa última é a mais "top"!

44 minutos atrás, betopohl disse:

Cruzeiro nunca decepciona! 

8 minutos atrás, Luciano disse:

Cruzeiro nunca decepciona! 

Sempre que peguei algo foi ali.

Mundo Novo, pelo menos no horário em que fiquei lá, apenas uma garoa fina.

• Like 1

45 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Onde fica localizado Areia, no estado da Paraíba caro colega? Desculpe-me pela ignorância geográfica, mas chamou-me a atenção os dados climáticos de agosto pelas temperaturas MUITO agradáveis, sem extremos, um "conforto térmico para o corpo humano". Tipo, dá para se usar jeans, calça leve, camisa/camiseta, bermuda, às vezes (provavelmente altas horas da noite, de madrugada e ao amanhecer, usar uma blusa mais leve). Gostei!

Com essas mínimas que pude observar, com certeza não é uma região litorânea. Seria uma localidade do interior da PB com altitude mais elevada?

Abraços!

Oi Caco.

Fica localizada no Brejo paraibano. Sim, é bem confortável por lá ("confortável" no meu caso, porque provavelmente sofreria de hipotermia por lá, kkk). Apesar das temperaturas agradáveis mostradas na tabela, ainda estão acima do normal do que deveria...

A cidade possui altitude média de 625 m.

areia.thumb.png.43a4e67046ede023eac0f41eec485af0.png

4 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Moretão, perdoe-me pela discordância, mas tanto que não é "bem normal", que essa MP causou neve nos pontos mais altos de SC. Para tal fenômeno, ao meu ver, teria que se tratar, no mínimo, de uma MP forte. Os critérios para "classificação" da intensidade de uma MP podem ser subjetivos e o são, mas, quando você a classifica como "normal", não seria capaz de provocar o fenômeno neve, sequer nos pontos mais altos da serra SC.

Dentro deste raciocínio, como eu já dissera, no mínimo "forte" (que é como eu classifico essa MP). As classificações mais intensas nesse modelo de classificação poderiam ser muito forte, fortíssima e, posteriormente, a famosa "baleia polar" (= MONSTRO POLAR).

Abraços!

Normal no Vale do Itajaí, forte na Serra.

PIco Caratuva fazendo bonito com -0,6°C de mínima, só maior que o Morro das Torres que teve -1,69°C.

E o Morro das Torres também vai tendo uma das menores máximas dos últimos tempos. A máxima até o momento é de -0,03°C na leitura das 04h00 e a leitura das 12h00 indicava -0,7°C.

• Like 1

Na minha opinião esse evento de precipitação invernal foi fiel ao que os modelos estavam indicando, ou seja, precipitações esparsas sob um chão molhado e úmido. Talvez um ou outro canto poderia ter alguma acumulação, fenômenos como esse acontecem todo ano.

De qualquer forma agosto está sendo aquilo que julho não foi.

Lembrando que já faz 5 anos da última grande nevada nas serras sulinas, e apenas 2 nos últimos 16 anos se considerar 2002 pra cá. Apenas 2010 e 2013 salvaram a lavoura, eventos menores como 2004/2006 entre outros desconsidero...

Antes disso qq tivemos? Nevada com MP histórica em 2000, nevada histórica em abril de 1999, nevada histórica no MI em 1998, nevada histórica em SJ em 1996, nevada histórica na sera gaúcha em 1994, e neve histórica na grande Florianópolis serrana em 1990.

Com certeza deve ter influência oceânica nisso.

Guest
This topic is now closed to further replies.