Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2018

Recommended Posts

2 horas atrás, Renan disse:

Fiquei impressionado com essa rodada ! O Europeu coloca outra semana inteirinha de chuva para MG. Estarrecido...

Renan,

a rodada do Europeu de 12Z de quinta indicava boas chuvas aqui para Laje do Muriaé do final da noite de ontem e madrugada de hoje.Mas na rodada de 12Z de ontem diminuiu bem a chuva para cá.

Ainda não vi a rodada de 00Z de hoje, na torcida que continue indicando as chuvas da semana vindoura.

Mas já está ótimo o volume acumulado aqui, medi 30 mm(teve até trovões na madrugada de quinta) na manhã de quinta e mais 5,8 mm hoje, somente chuva que molha a terra lentamente.

• Like 1

1 hora atrás, Caco Pacheco disse:

Conforme eu estava prevendo, há uma melhora no tempo (elevação temperatura e redução nas chuvas neste final de semana) para Sampa. O início da semana promete a volta das chuvas e queda de temperaturas (porém a queda será bem menor do que à desta semana). 4ª e 5ª feiras há elevação das temperaturas. 

O Global do Inpe insiste na entrada de ar frio (agora passou para dia 10/Agosto); o Foreca acompanha, já a climatempo, não. Mas ainda tá longe; temos que continuar monitorando. Porém essa tendência é bem "antiga"; o Global já a "capta" há mais de uma semana. Como sempre, confio bastante nas tendências de longo prazo do Global do Inpe e ando gostando bastante de Foreca em suas previsões (não as utilizava, limitava-me às previsões da Climatempo).

Caco Pacheco,

o Cptec/Inpe está com modelo WRF disponível para consultar a previsão de chuvas e temperatura para até 72 horas.

Bom dia, meus caros!!

BH teve muita chuva (muita mesmo) nesse início de manhã, e o tempo segue bem chuvoso na capital mineira, ao melhor estilo das nossas ZCAS de verão.

A mínima foi de 16,6 graus e ainda temos apenas 17,7 graus aqui em BH.

Como o padrão desses dias tem sido o tempo abrir à tarde, a máxima prevista é de 24 graus. Se ficasse como está agora (o que é improvável), a máxima ficaria na casa dos 20 graus (Ontem variei entre 15,6 e 23,9 graus aqui em casa).

Vejam abaixo imagens de agora há pouco.

20180804_085640.jpg

Edited by Rafael MG
Correção ortográfica
  • Like 7

A estação do Simepar registrou 143,8 mm entre a noite de quinta-feira até às 23h de ontem. Foram 20,8 mm durante a noite de quinta e 123 mm durante a sexta. A chuva foi calma, com poucos trovões. Estávamos precisando.

• Like 3
  • Thanks 1

33 minutos atrás, marinhonani disse:

Renan,

a rodada do Europeu de 12Z de quinta indicava boas chuvas aqui para Laje do Muriaé do final da noite de ontem e madrugada de hoje.Mas na rodada de 12Z de ontem diminuiu bem a chuva para cá.

Ainda não vi a rodada de 00Z de hoje, na torcida que continue indicando as chuvas da semana vindoura.

Mas já está ótimo o volume acumulado aqui, medi 30 mm(teve até trovões na madrugada de quinta) na manhã de quinta e mais 5,8 mm hoje, somente chuva que molha a terra lentamente.

Fico feliz com a chuva aparecendo aí na sua região, Nani. A média de Agosto já foi superada em toda a zona da mata, sul de Minas, região de BH e estado do RJ, creio eu. Agora vamos à caça dos recordes, superar 1976 !

• Like 1

7 horas atrás, LuluBros disse:

Setembro de 2011 foi muito bom. Quando eu morei 1 km ao sul da Cptm Mauá, tive média em torno de 16,X.

Então, o outono/inverno 2011 foi, definitivamente, "a la" décadas de 80/90 para Sampa! Perdeu (por pouco) para 2016, que foi FENOMENAL. 2011 ainda leva vantagem do que o tenebroso abril/2016, com exceção dos últimos 4 dias do abril de 16.

Se analisarmos o conjunto: constância de frio + onda de frio muito forte/fortíssima, 2011 e 2016 foram excelentes, lembrando 1996 e 1999.

• Like 1

45 minutos atrás, marinhonani disse:

Caco Pacheco,

o Cptec/Inpe está com modelo WRF disponível para consultar a previsão de chuvas e temperatura para até 72 horas.

Valeu Nani!

23 minutos atrás, coutinho disse:

image.png.dc014a1564bfc0add6085d1bb366efd5.png

Coutinho, pela 3ª vez (não sei se está com dificuldade em enxergar a pergunta em minha mensagem..??):

Baseado na SUA OPINIÃO, através do seu empirismo, e também apoiado com dados de maio/julho de anos anteriores NA REGIÃO SERRANA SC, que é sua região de maior conhecimento, como você avaliaria até então este outono/inverno de uma maneira "generalista": RUIM OU RAZOÁVEL/MEDIANA?

Espero ansiosamente e sinceramente que responda-me tal pergunta.

Obrigado!

Bom dia...

Tempo bastante encoberto e escuro por aqui agora mas nada de chuva. .. 20,2ºC e ventando bastante agora....evento pouco democrático para o estado de Minas...Até o momento chuva mesmo só da parte central para baixo. ..veremos as próximas horas e dias mas não é muito animador pra cá. .. 

A última rodada do ECMWF aumentou bastante o volume de chuvas para a RMBH, zona da mata e sul de Minas e diminuiu pra cá. ..triste (para a minha região) mas fazer o que. .. Já o GFS reduziu muito a quantidade até dia 13 em todas as regiões e pitorescamente o mesmo da volumes maiores de precipitação pra cá do que o europeu... e o canadense incrivelmente aumentou a chuva aqui pra região e reduziu principalmente na zona da mata e região de BH... sinceramente cada um diz uma coisa e não apostaria em nenhum hehehe... mas sinceramente,  torço pelo canadense que coloca alguma precipitação ainda hoje e volumes melhores a partir de amanhã. .. nublado e bastante escuro está:ph34r::D... aliás torço por uma chuva mais democrática,  apenas isso!!

• Like 1

10 horas atrás, Igor disse:

Gráfico completo por aqui..kkk. 121 mm até agora nesse mês. Tudo em 24 horas.

image.thumb.png.216593ef82915028874816d851aa4fbf.pngGraáf

I N C R I V E L  essa chuva ai no Paraná,  simplesmente incrível! !!!

• Like 1

Estou em Aparecida, SP ontem o dia foi chuvoso e frio aqui.

Na serra da Mantiqueira às 14:00 horas chovia e fazia muito frio, devia fazer uns 10 graus ou menos.

• Like 1

Nova mp entrando: a Campanha gaúcha está toda entre 10° e 13° com vento SO. Já por aqui temos pré-frontal e faz 20,0° com 78%.

Hoje tive mínima de 14,2°. O INMET teve exatamente o mesmo valor. Foi a maior mínima da totalidade do RS junto com Teutônia, tomando pau até de Mostardas e Tramandaí, ambas com vento a madrugada inteira. Minha cidade não me decepciona.

Edited by Marcos
  • Haha 3

Cantareira já ultrapassou a média do mês! De todos os sistemas foi o que mais recebeu chuvas nos últimos dias.

• Like 7
  • Thanks 2

1 hora atrás, Tassio Amaral disse:

Bom dia...

Tempo bastante encoberto e escuro por aqui agora mas nada de chuva. .. 20,2ºC e ventando bastante agora....evento pouco democrático para o estado de Minas...Até o momento chuva mesmo só da parte central para baixo. ..veremos as próximas horas e dias mas não é muito animador pra cá. .. 

A última rodada do ECMWF aumentou bastante o volume de chuvas para a RMBH, zona da mata e sul de Minas e diminuiu pra cá. ..triste (para a minha região) mas fazer o que. .. Já o GFS reduziu muito a quantidade até dia 13 em todas as regiões e pitorescamente o mesmo da volumes maiores de precipitação pra cá do que o europeu... e o canadense incrivelmente aumentou a chuva aqui pra região e reduziu principalmente na zona da mata e região de BH... sinceramente cada um diz uma coisa e não apostaria em nenhum hehehe... mas sinceramente,  torço pelo canadense que coloca alguma precipitação ainda hoje e volumes melhores a partir de amanhã. .. nublado e bastante escuro está:ph34r::D... aliás torço por uma chuva mais democrática,  apenas isso!!

Nessa época do ano, estiagem, já é difícil chover em qualquer região de Minas, que dirá do estado inteiro ? Hehehe.

Mas entendo sua ansiedade e eu também estaria assim, caso não tivesse chovido nada em Juiz de Fora. Mas estamos recebendo bons volumes por aqui. Tenho 41,4mm na minha estação. No entanto, o destaque maior nesse evento está sendo o sul do estado, com cidades que já estão nos 80 / 90 mm! 

A próxima leva de chuva já começa nessa Segunda, e estarei torcendo por mais chuva no leste do estado dessa vez. No norte de Minas nem adianta torcer, porque lá a dinâmica já é completamente diferente e não chove nem com reza braba nessa época.

• Like 3
  • Thanks 1

2 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Coutinho, pela 3ª vez (não sei se está com dificuldade em enxergar a pergunta em minha mensagem..??):

Baseado na SUA OPINIÃO, através do seu empirismo, e também apoiado com dados de maio/julho de anos anteriores NA REGIÃO SERRANA SC, que é sua região de maior conhecimento, como você avaliaria até então este outono/inverno de uma maneira "generalista": RUIM OU RAZOÁVEL/MEDIANA?

Espero ansiosamente e sinceramente que responda-me tal pergunta.

Obrigado!

Vou dar meu pitaco APENAS em relação às MÍNIMAS ABSOLUTAS da Serra este ano.

Considerando o histórico das minhas estações e das estações da Epagri este ano está bem fraco.

Falo isso porque é meu principal objetivo, ter boas mínimas absolutas.

• Like 1

Continuamos com tempo fechado, mas não chove. Por vezes cai alguma garoa. Excelente!

image.png.65d5c487905d28a9438974120b5ddb7b.png

• Like 4
  • Thanks 1

Tempo fechado neste sábado, porém sem chuva, temperatura baixa, o dia começou com 15°C e agora faz 18.9°C.

• Thanks 1

13 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Olha, não sei de quem se trata... 

Mas se você acha.

Tudo bem.

É porque o Hedgspa também adorava falar sobre o clima de Pinheiro Machado, enaltecendo aquela região. Porém, o Hedgspa parecia muito bairrista, não se importando com o clima fora do sul do país, ao contrário de você que sempre vejo falando sobre tudo ao redor do Brasil...

• Like 3
  • Thanks 1

2 horas atrás, Fernando Keiser disse:

Vou dar meu pitaco APENAS em relação às MÍNIMAS ABSOLUTAS da Serra este ano.

Considerando o histórico das minhas estações e das estações da Epagri este ano está bem fraco.

Falo isso porque é meu principal objetivo, ter boas mínimas absolutas.

É possível que tenhamos mais dias com mínimas negativas que alguns anos. Mas isso devido a Meteorologia Keiser S/A, que trouxe Rio Porteira, Painel, etc. Não por ser um ano mais frio que os outros.

Mínima absoluta por enquanto, deve ser a mais alta de muitos anos.

Os acumulados aqui entre ontem e hoje de madrugada ficaram em torno 40mm, no mês já são 45mm, muito acima da média. No momento céu parcialmente nublado e temperatura em torno de 19°C, na expectativa para mais chuvas entre segunda e terça.

• Like 1

A cidade piauiense de Gilbués registrou 41.9º na quinta, 41º ontem e 41.2º hoje. Índices de umidade beirando os 10%.

Em 2013 uma reportagem do portal G1 já apontava as cidades do estado do Piauí se destacavam nesse quesito  de calor. Ao menos é um calor seco, ou seja dos males o menor.

http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2013/04/piaui-lidera-ranking-de-estado-mais-quante-do-brasil-diz-pesquisa.html

• Like 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.