Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2018


Recommended Posts

Boa noite! Hoje o dia foi de sol e poucas nuvens em Buenos Aires, com temperatura típica de primavera. A mínima foi de 11,6ºC e a máxima de 22,3ºC. Agora temos poucas nuvens, 18,9ºC, URA de apenas 48%, vento norte a 9 km/h e pressão de 1.011,7 hpa.

 

Para amanhã a previsão do SMN indica sol e poucas nuvens de manhã e nebulosidade aumentando à tarde e à noite. Mínima de 13ºC e máxima de 25ºC . O sol nasce às 7h16 e se põe às 18h32.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Não considero mais novidade que no sudeste, em especial na minha região aqui no Centro-Oeste Paulista terá anomalias positivas, aliás, apenas agosto posso considerar um mês bom, fresco e com chuva, algo até interessante se tratando que nessa época por aqui quase não chove. O inverno no geral foi bem fraco, com o final de junho e praticamente julho quente, com alguns dias acima de 30°C. 

 

Tomara que nos próximos anos ou décadas, o Brasil retorne com eventos mais significativos de frio, pois neste ano, apenas o Rio Grande do Sul, em especial, a região da Campanha Gaúcha teve um frio de qualidade considerando a média das temperaturas entre esse ano e ano passado.

Link to comment
Share on other sites

Dos 7 meses já consolidados pelos INMET em 2018, a temperatura média mensal em Porto Alegre ficou abaixo da Normal climatológica em 3 meses: Fevereiro (-0,5º), Março (-0,4º) e Junho (-1,1º). E acima em 4 meses, Janeiro (+0,2º), Abril (+3º), Março (+1,1º) e Julho (+0,9º).

Em
São Paulo capital, Apenas Fevereiro houve desvio negativo (-0,7º), os demais 6 meses restante houve desvio positivo: Jan (+0,3º), Mar (+1,4º), Abril (+0,3º), Maio (+1º), Jun (+1,6º) e Julho (+1,9º).

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde...

Terceiro dia de tempo muito úmido por aqui no médio Rio Doce, a chuva, fraca, se fez presente durante toda a noite e manhã. .chegou a dar umas curtas aberturas de sol mas ja fechou totalmente de novo...friozinho,  agora 19ºC aqui na cidade vizinha de São José...

20180829_112833.jpg.78421921fb7f65667a42955ebf61ad67.jpg

20180829_113309.jpg.81da51e76db266721974a80216443f99.jpg

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Ontem tivemos tempo ensolarado até o meio da tarde em Buenos Aires. No fim da tarde as nuvens aumentaram e caíram algumas gotas. De noite, tempo nublado, úmido e meio pesado. A mínima foi de 10,9ºC, ewnquanto que a máxima alcançou 25,5ºC, a mais alta desde o dia 28 de maio, quando fez 26ºC.

 

A madrugada de hoje ainda foi quente, com temperatura acima de 18ºC até 4h. Agora o vento começou a soprar com maior intensidade de leste e a temperatura começou a cair mais significativamente. Agora faz 14,8ºC, com URA de 82%, vento leste a 14 km/h e pressão de 1.009,3 hpa. A máxima vai ser a temperatura do início do dia meteorológico, em torno de 20ºC ontem às 21h, e a mínima deve ser de 10ºC no fim da noite. O sol nasce às 7h15 e se põe as 18h33.

Link to comment
Share on other sites

Em 27/08/2018 em 01:41, Renan disse:

@marinhonani, hoje estive extremamente perto da sua casa, pois resolvi passar a tarde no aconchegante distrito de Raposo , pertencente à Itaperuna. 

 

Sai daqui de Tuitinga ainda de manhã, onde fiquei algumas horas em Muriaé. Depois, ainda deu para dar um pulo em Eugenópolis e depois Raposo. 

 

Foi uma tarde abafada em toda a região, quando começou a aumentar as nuvens e ameaçar a chover. De fato, peguei chuva rápida na estrada entre Patrocínio do Muriaé e Muriaé, quase na divisa com o RJ. Para mim foi um prazer conhecer o noroeste do estado do RJ, e visitar as fontes de água de Raposos me fez lembrar de São Lourenço. 

 

Enfim, eu só não fui até Lage do Muriaé porque estava com os pais da minha esposa, senão eu tinha te dado um toque. Mas agora eu já sei o caminho, e na próxima nos encontramos. 

Renan,

foi um passeio legal,experimentaram as variedades de água do Raposo, ajudam a curar várias doenças.

Esposa e a sogra aproveitaram para as fazer compras em Eugenópolis e Raposo.

Em Raposo de tempos em tempos é todo alagado por chuvas fortes que duram de 40 min  a mais de 1 hora.Em frente ao hotel São Francisco, que fica ao lado de uma pracinha e da igreja Católica fica tudo alagado, as águas descem em direção a avenida principal e nas lojas mais baixas entra água, fica acima de meio-metro a altura da enxurrada nos primeiros 200 metros da avenida.

 

Aqui em casa consumimos água mineral do Raposo faz 17 anos, é melhor do que água tratada com cloro(é pesada).

 

A boa notícia é que em breve poderei acompanhar quanto chove em Raposo, o Cemaden deve instalar um pluviômetro nos próximos dias no centro do distrito, já está no mapa do Cemaden, todos os municípios do Noroeste do Rio vão ganhar pelo menos um pluviômetro automático.Algumas cidades vão ter dois, Itaperuna(sede) e Raposo(distrito).

Aqui em Laje do Muriaé o pluviômetro vai ficar a 200 metros daqui de casa, está prometido desde junho de 2017, agora todo Rio de Janeiro vai estar coberto pela rede do Cemaden.

 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 28/08/2018 em 09:06, Conrado SP disse:

Caco, discordo de vc! O outono na capital paulista foi inteiro acima da média, sendo em maio muito acima. Maio só teve a massa polar e mais nada. Junho foi inteiramente xoxo, sendo que o Mirante atingiu a média mínima apenas uma vez, ou seja, o mês todo não baixou de 12,6!! Julho teve apenas 1 massa polar tbm meia boca, o restante do mês foi totalmente acima da média, colocando julho como um dos mais quentes da história. Agosto salvou o outono/inverno de 2018 de entrar para a história como o mais quente de todos, porém mesmo com agosto abaixo da média, continua como um dos mais quentes. Veja os dados do Mirante...

 

image.png.2d5ed34519189ad000aac8c31d30a940.png

Conrado SP,

totalmente ao contrário de junho, julho e agosto de 100 anos atrás(1918), quando São Paulo, Minas e Rio tiveram 3 meses gelados.

Edited by marinhonani
Link to comment
Share on other sites

Em 28/08/2018 em 15:16, DSoares disse:

Ontem foi registrada a menor temperatura do ano no Pesque Trutas, região serrana de Joinville, com -2,2ºC. Na estação Dona Francisca, também na serra, o registro foi de -1,1. No Rio do Júlio, a 650 metros de altitude, registrei 0ºC.

 

Hoje ainda tivemos registros de geada no Pesque Trutas e na Dona Francisca, com 0,6 e 1,8ºC respectivamente. Rio do Júlio registrou 4ºC hoje e, se ocorreu geada, foi muito isolada.

 

Aqui vão alguns registros de ontem:

 

 

IMG_3688_(2).PNG

IMG_3695.PNG

IMG_3702.PNG

IMG_3762.JPG

Diego Soares,

Joinville tem extremos de muito frio a muito calor, negativas na serra do município no inverno a mais de 40ºC no verão da cidade. As chuvas na cidade deve ficar ao redor de 2000 mm anuais e na estação pluviométrica estrada dos Morros/ANA mais de 3000 mm anuais.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, marinhonani disse:

Renan,

a rodada de hoje 12Z do Europeu manteve essas temperaturas em 850 hPa?

 

Não manteve, Nani, não com essa intensidade, porém já é consenso que vamos ter forte resfriamento a partir do dia 04/09. O dia 03/09 será de pré-frontal, bem quente mesmo, finalmente vou chegar aos 30 graus por aqui (desde o dia 27/03 não chego a essa marca).

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Início da semana que vem começando "bonito na foto", após este final de semana que promete passar dos 30ºC com certa folga em Sampa.

 

Nesta 5ª feira mesmo, bati nos 29,8ºC aqui na Granja Viana, com dia ensolarado o tempo todo. Amanhã até sábado teremos repeteco de hoje, só que com as temperaturas ainda mais elevadas! A própria noite está muitíssimo agradável. 

 

A divergência entre Foreca e Climatempo fica por conta de a partir de 5ª feira da semana que vem. Ao passo que o Foreca mantém um certo frio até o fim da semana, o Climatempo já dá uma esquentada legal em Sampa a partir da 5ª feira (05/setembro). Mas, de 2ª feira até 4ª feira, o frio é garantido e até que forte para a época! Muito legal esta dinâmica que estamos tendo. 

Link to comment
Share on other sites

MUITO SOL, CALOR, SECURA  E 29,5ºC no momento aqui na Granja Viana.

 

Aqui dentro, 24,5ºC e umidade baixa de 37%.

 

Aguardando ansiosamente pela chegada da FF, seguida de uma forte MP para a época na madrugada de 2ª feira, no dia do meu aniversário, 3 de setembro, após este final de semana de "primavera seca" (primeira parte da primavera aqui no Sudeste). Porém, como já comentado, 2ª feira, o inverno volta. Já iniciamos a transição " inverno-primavera seca" aqui no Sudeste exatamente nesta semana (ao menos aqui na região de Sampa e arredores...).

Edited by Caco Pacheco
Link to comment
Share on other sites

Acabei de ver a tendência de longo prazo do Global do Inpe, previsões estendidas do Foreca e Climatempo. Resumo: primavera seca até este domingo. 2ª feira volta o inverno, que se prolonga até o outro sábado (08/setembro). Domingo (09/set) retorna a "primavera seca" em Sampa, desta feita com maior intensidade (o que já é normal para a época!), perdurando por bastantes dias! 3ª feira MUITO FRIA em Sampa (máxima BEM BAIXA), o restante da semana bem frio também para a época. Bem legal esta dinâmica!

Link to comment
Share on other sites

Disparado a semana de maior contraste climático do ano, começamos com geadas e temperaturas abaixo dos 5ºC aqui pela região, teve uma noite que estava 15º dentro de casa tive até que ligar o aquecedor.

 

Agora pré-frontal entre 27/28ºC lá fora, dentro de casa 26ºC. Total primavera, mas está uma delícia, muito vento e umidade comportada, sensação agradável.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Por enquanto está sendo o único agosto desde a inauguração da estação (10/2012), que não bateu os 30°C, máx até agora foi de 28,1°C ontem, talvez bata os 30°C hoje...

É também o agosto com a menor temperatura minima desde a inauguração com 4,1°C de minima, anterior foi de 4,3°C em 2013...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

E finalmente agosto chega ao fim. Um agosto surreal em termos de chuva em muitas áreas do país. Teve várias cidades que quebraram recordes de chuva este mês(Maringá por exemplo acumulou mais de 200mm só este mês, 4 vezes mais que o normal), nuvens que não costumam ocorrer nesta época, como no Centro-Oeste e Minas Gerais, etc. Acumulados de chuva em 24h atípicos para agosto, tendo inclusive cidades que a média de chuva de agosto foi superada em apenas uma hora! Enfim, foi um mês bem movimentado neste fórum.

No Mirante choveu neste agosto o equivalente ao que é normal chover em julho(48,8mm acumulados neste mês, ressalte que julho teve 24,2mm e esses 24,2mm ocorreram em um único evento de chuva na manhã do dia 31/07).

E que venha setembro, com promessa de feriado frio.

Edited by Darley
Link to comment
Share on other sites

Ah, um detalhe lá de Porto Alegre este ano:

Em 8 meses deste ano, POA teve chuva no último dia do mês em 4 ocasiões(28/02, 30/04, 30/06 e 31/08, sendo a de hoje(43,8mm) a segunda mais intensa do ano até agora na convencional do INMET em Porto Alegre, só atrás dos 45,5mm de 18/07, sendo assim POA teve mais de 40mm pela segunda vez este ano, enquanto São Paulo teve 3 eventos de chuva acima dos 40mm este ano).

Link to comment
Share on other sites

E o Vale do Ribeira ferveu com vontade nesta tarde.

Dados CIIAGRO.
38,8°C Itariri
37,4°C Miracatu
37,3°C Sete Barras
36,9°C Juquiá
36,7°C Itaóca
36,6°C Pariquera-Açu
36,2°C Pedro de Toledo
35,4°C Barra do Turvo

 

Aqui em Prudente, dia bastante quente também..

20,4°C x 34,8°C.  UR mínima de 16%.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

 

50 minutos atrás, Augusto Goelzer disse:

INSTALADA A MINHA PRIMEIRA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA, NOVA TRENTO - BAIRRO TRINTA RÉIS.

 

PARABÉNS E MUITO OBRIGADO PELA ESTAÇÃO!!!

 

Por aqui o último dia de agosto foi quente, a temperatura variou de 16,2 a 28,0C com muito vento de nordeste. As médias finais ficaram em 11,9/21,9, Agosto mais frio desde 2013 e novamente pouca chuva. Tá difícil pra chover em 2018...

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Agosto termina como mês mais frio de 2018 em Floripa.

O período JJA foi fraco em relação as mínimas, mas por conta das máximas abaixo/dentro da média tivemos uma sensação de frio durante boa parte destes três meses.

Agosto terminou assim nas três estações da ilha:

 

ppp.jpg.d3c2e4fffb2486b020736deba70b860e.jpg

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Em Patrocínio agosto terminou bem próximo da média, com destaque para o frio vampiro dos dias 10 e 11.

Destaque para os cerca de 20 mm registrados neste mês, que tem média de apenas 4 mm.

Em comparação ao ano passado, houve menos tardes agradáveis no período JJA, porém prefiro 2018 devido as mínimas baixas e também a chuva fora de época. 

Tomara que Setembro e Outubro fujam do padrão dos últimos anos! 🙏

 

gsr.jpg.08dfe26868f0778e3f582df0f8a1d6d9.jpg

 

 

 

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.