Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2018


Recommended Posts

2 horas atrás, Tomás WRuas disse:

Bela marca hoje em Porto Alegre. Tínhamos 3,9° antes mesmo das 3h da manhã, mas acabamos só indo até os 3,5°. Ainda assim, uma das menores marcas para agosto neste século.

Goste da expressão "deste século". Deu a impressão de ser em 100 anos. Claro, anos 2000

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Tassio Amaral disse:

Boa tarde...

Aqui tempo nublado, chuva fraca desde a manhã e 20,5ºC neste momento. ..

 

Quero deixar minha análise a respeito do que achei desse inverno (ainda temos setembro mas tecnicamente ja estamos às portas do fim)... a meu ver foi um inverno extremamente xoxo do norte do PR pra cima, meramente regular entre o restante do PR e a metade norte de SC, boa da metade sul de SC ao centro do RS e muito bom na campanha gaúcha. ..e no que me baseio essa análise? !: na constância de frio e só. .. sejamos sinceros, foi um inverno que deixou a desejar em uma série de outros quesitos como quantidade de neve e mínimas extremas... de fato realmente aqui não é uma Sibéria,  alias muuuuito longe de qualquer coisa parecida mas quem conhece a serra gaucha e catarinense sabe do enorme pontencial invernal que aquela região tem para mostrar em frio extremo e fenômenos invernais, especialmente a neve... -6ºC para uma Urupema é uma bela marca mas ta longe do que pode mostrar...uma ou outra precipitação nival paraguaia nos pontos altos de SC é bem legal mas ta longe do que ja foi capaz de registrar, e isto estou dizendo em anos recentes...  o inverno pode ser excelente em frio constante mas quando não ocorre algum evento excepcional parece que fica meio apagado, especialmente se essa constância é tão restrista a um pedaço de terra relativamente pequeno do território brasileiro...  tento olhar em escala nacional e nao apenas regional... se perguntarem a um gaucho como foi o inverno, dirá que foi muito frio, a mesma resposta não será ouvida em outras paragens. .., as anomalias negativas ficaram restritas em sua maioria a parte de SC, RS e extremo oeste brasileiro. .. São por todos esses fatores que digo que o inverno de 2018 foi bom na porção sul do sul do Brasil...eee???! E só. .. e que evento marcou esse inverno? R: ...????

Um destaque merecido: campanha gaúcha, especialmente PM, perfeita nesse inverno...

No mais, faltou mp's realmente poderosas, faltou hecatombes, faltou sincronia com ciclones, faltou avanços sem barreiras pelo centro-sul (exceção maio)... e sobrou...bom, sobrou bloqueios!! hehe

 

Análise sensata, conseguiu definir melhor o que eu queria dizer mas talvez eu não tenha sido muito claro e por isso muitos discordaram de mim. 

 

Desculpa, gente. Mas para grande parte do país, foi um inverno xoxo e de temperatura acima da média. Faltaram grandes MPs e neve boa. Predominou o frio constante no RS, porém sem extremos. E pelo menos para mim, ter eventos extremos de frio num inverno é algo que marca a memória. Esse ano não será lembrado pela maioria daqui a 10 anos, pois não teve quase nada de interessante. 

 

2017 foi um dos invernos mais frios aqui em MG desde muito tempo, mas não será muito lembrado, sabe por que ? Porque não teve nenhum evento de frio extremo por aqui. 

 

MPs históricas marcam muito, muito mais, e nos chamam muito mais a atenção do que uma sequência interminável de massas polares mequetrefes feito o que tivemos em 2018. 

 

 

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Fernando Keiser disse:

Essa vai para o @Moretão.

Vem aí nova estação em Urubici, na estrada jararaca. Hoje mínima de -6,8°C lá, isso com termômetro do lado da casa. Imagina perto do Rio. Esse local tem 1470m, baixadão, a grosso modo terá mínimas de Rio Porteira e máximas de Cruzeiro.

 

 

 

Resultado de imagem para fogos gif 

 

Mandas as coordenadas, por MP.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Felipe Backendorf disse:

Inverno abaixo da média aqui, não tenho motivo para reclamar. Apesar de julho quente agosto está sendo muito frio e junho foi bom também

 

Mínima do ano disparada por aqui com 4,2C (0,2C na relva!!), o dia é frio, ensolarado e venta de leste, bem invernal.

 

Verdade, no geral está sendo um inverno frio, pois a quantidade de horas abaixo dos 15ºC está muito alta, vários dias com máximas baixas.

 

Se no alertablu deu 5.8ºC de mínima imagino que em algum cantão da cidade deve ter ficado em 2/3ºC.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Renan disse:

2017 foi um dos invernos mais frios aqui em MG desde muito tempo, mas não será muito lembrado, sabe por que ? Porque não teve nenhum evento de frio extremo por aqui. 

 

MPs históricas marcam muito, muito mais, e nos chamam muito mais a atenção do que uma sequência interminável de massas polares mequetrefes feito o que tivemos em 2018. 

 

 

Pra mim 2018 foi melhor que 2017 no sudoeste de MG, as marítimas do ano passado não pegaram tão forte aqui, mas nesse ano tivemos 3 MP's secas continentais, a de Maio foi a melhor, Junho foi ruim, passou em branco, mas teve máximas comportadas, uma MP boa em julho, ficou 1 semana inteira com mínimas sub-10, agosto também teve uma boa MP seca e chuvas acima da média. No geral classifico como muito bom. Clima primaveril já dando as caras aqui, pitangueira cheia de flores.

Médias de Agosto até dia 26: máxima 22,2°C, mínima: 12,5°C.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Gente, gostaria de saber se a imagem de um radar meteorológico público é sigilosa?

 

Estou querendo forçar a CEMIG a disponibilizar as imagens do radar de Mateus Leme com base na Lei da Informação.

 

achei um site antigo com um protótipo:

 

http://www.hobeco.brz.net/index.php

 

 

Edited by HenriqueBH
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Renan disse:

2017 foi um dos invernos mais frios aqui em MG desde muito tempo, mas não será muito lembrado, sabe por que ? Porque não teve nenhum evento de frio extremo por aqui.  

Renan, no inverno de 2017 eu estava em Caxias do Sul  e presenciei um inverno quente e totalmente atípico,  especialmente o mês de agosto mas sei que aqui no leste do Brasil as mp's oceânicas em posição estratégica proporcionaram, regionalmente,  um inverno muito bom,  dos melhores dos últimos anos no leste do sudeste. .. globalmente falando, porém o inverno 2017, foi classificado como ruim, olhando o todo, o sul ficou sem frio algum praticamente o agosto inteiro e os meses anteriores não foram muito melhores. .. mas eu aponto um fato que marcou o inverno 2017 (ao menos pra mim): a excepcional mp oceânica de julho que causou um fenômeno raro no pico da bandeira que foi o registro de sincelo, fenômeno nao tão comum nem no Morro da Igreja, que dirá numa montanha, mesmo que com quase 3000m de altitude, numa latitude de 20S no sudeste. .. a mim marcou esse localizado, porém excepcional evento. ..

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

CFS - setembro - média das saídas dos últimos 3 dias.

 

SP e parte do sul do Brasil poderão ter um mês mais seco.
Enquanto isso, áreas do centro do país podem ter um pouco mais de chuva do que o normal.

ooUwyx2.png?1

 

 

Já em relação às temperaturas, a previsão não é tão animadora para boa parte do centro sul.
cXm5YKs.png?1

  • Like 1
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

36 minutos atrás, Daniel85 disse:

Áreas do interior do Brasil, onde raramente chove (norte de Minas, GO, DF, TO, oeste de BA), registraram um pouco de chuva neste mês. 

 

Foi uma baita inversão.

 

Onde deveria chover (leste do NE) não choveu. Onde não deveria chover, choveu...

Edited by CloudCb
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Renan disse:

2017 foi um dos invernos mais frios aqui em MG desde muito tempo, mas não será muito lembrado, sabe por que ? Porque não teve nenhum evento de frio extremo por aqui. 

 

MPs históricas marcam muito, muito mais, e nos chamam muito mais a atenção do que uma sequência interminável de massas polares mequetrefes feito o que tivemos em 2018. 

 

 

Para BH, o inverno de 2017 foi excepcional e memorável sim, principalmente pela MP marítima do início de julho. Naquele dia mais frio, Cercadinho registrou mínima de 6,1°C e máxima de 15,9° com sol(!). Até mesmo na Pampulha que é mais quente a máxima foi de 17°C no auge da MP, isso em dias ensolarados é muito raro. Todos que converso sobre o tempo por aqui se dizem frustados com esse inverno mas afirmam "que ano passado sim foi frio demais". 

 

Mas como nem tudo é perfeito, me lembro que o inverno de 2017 acabou na metade de agosto, embora houve um evento de frio em setembro também. 

 

Quanto a 2018, pessoas comuns realmente não vão se lembrar desse inverno, e nem eu vou se olharmos o todo, mas esse agosto ficará na minha memória para sempre por conta da chuva e do granizo. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

14 horas atrás, Gamboa disse:

Renan

Concordo, em parte. Aqui, no entanto, foi constante. Tua análise serve do Pr pra cima.

Não tivemos um frio extremo. Constância de frio. Pra te dar uma idéia, a gauchada tá contando os dias para o término do verão. Uma vez que a segunda quinzena de agosto já é - normalmente - mais aquecida. E esse ano, estamos em 27/8 e o frio foi forte. Aqui, na Forno Alegre, ontem e hoje estão frios. Claro, nada de encostar no zero, geadão. Tivemos um frio úmido, que gela os ossos. Até eu já to querendo um aquecimento

Saudações friorentas!

Estou de acordo com o Gamboa!

 

Para mim, o outono/inverno 2018, aqui para São Paulo/Capital, não teve "TODA" essa "xoxeza" toda que você cita Renan, especialmente se comparado a anos como 2012, 2014 e o pífio 2015; aí sim, nesse último ano citado específico, eu posso falar em "xoxeza total!". A "xoxeza" de 2018 em Sampa (assim como em todo Centro-Sul, exceto centro-sul do RS) compreendeu  pouco antes de meados de junho (lá pelo dia 10), até o finalzinho de julho, sendo que no próprio mês de julho tivemos uma MP bem forte, causando as mínimas absolutas na Capital paulista. O outono (de meados de abril a meados de maio) foi normal e dinâmico.  O inverno 2018 inicia com uma forte MP para ninguém botar defeito em meados de maio, trazendo mínimas absolutas muito consideráveis para todo centro-sul brasileiro. O mês de agosto (por completo!) foi de frio constante.

 

O que concordo com você Renan, é que faltou uma MP fortíssima ou baleia polar. E acho praticamente impossível que isso ainda ocorra neste finalzinho já de inverno.

 

Chegará um sistema frontal no final de semana. O Foreca dá início da próxima semana sob domínio de ar frio e seco, com boas mínimas de madrugada e ao amanhecer por aqui. Já o Climatempo, em sua previsão expandida, é mais desanimador por ora, e só dá uma refrescada no domingo/2ª feira e  "calor mesmo" a partir de 3ª feira, 04/sete,bro, com um período de verão que se estenderia até dia 10 set (+-18ºC/31ºC, em média diária!!!), com sol. O Foreca segue essa balada; só que a partir da 4ª feira (05/set), após início semana frio.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

11 horas atrás, Lucas Venturini disse:

A minima absoluta em Porto Alegre e Curitiba poderiam terem sido melhores nessa MP. 

Porto Alegre: 4º
Curitiba: 6º

Sendo que na RM de Porto Alegre a base aérea de Canoas foi a 1º, e no Aeroporto Afonso Pena na RM de Curitiba bateu nos 3º. Em Porto acredito em registro ainda menores por causa do clima diversificada da capital, os dados de bairros frios como Lomba do Pinheiro, Lami e Serraria nos impede de sabemos com certeza já que por contenção de gastos o monitoramento do MetroClima foi desativado.

 

 

Nesta MP, Curita esteve mais semelhante a POA do que Sampa. A  "dosagem mais subtropical" de Curitiba frente à Sampa pesou mais desta feita!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Ontem Buenos Aires teve dia de sol e poucas nuvens, com temperatura já típica de primavera: mínima de 11ºC e máxima de 22,6ºC.

 

Hoje temos uma madrugada de céu parcialmente nublado, com 12,2ºC, URA de 63%, vento noroeste a 14 km/h e pressão de 1.014,6 hpa. A máxima prevista para hoje já é de 24ºC! O sol nasce às 7h17 e se põe às 18h32.

Link to comment
Share on other sites

Agosto vai chegando perto do fim e só posso dizer que foi um mês muito bom, não imaginava que teríamos um mês abaixo da média, botou julho no chinelo, acho que desde 2013 não tínhamos um agosto bom. SC deve terminar abaixo do normal, vamos acompanhar o comportamento nesses últimos dias do mês, pois haverá um certo aquecimento, aliás, um belo aquecimento.  A previsão já indica o começo de setembro com um certo friozinho fraco mas será tiro curto, a partir daí só aquecimento, primavera querendo se "achegar de mansinha". 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Estou de acordo com o Gamboa!

 

Para mim, o outono/inverno 2018, aqui para São Paulo/Capital, não teve "TODA" essa "xoxeza" toda que você cita Renan, especialmente se comparado a anos como 2012, 2014 e o pífio 2015; aí sim, nesse último ano citado específico, eu posso falar em "xoxeza total!". A "xoxeza" de 2018 em Sampa (assim como em todo Centro-Sul, exceto centro-sul do RS) compreendeu  pouco antes de meados de junho (lá pelo dia 10), até o finalzinho de julho, sendo que no próprio mês de julho tivemos uma MP bem forte, causando as mínimas absolutas na Capital paulista. O outono (de meados de abril a meados de maio) foi normal e dinâmico.  O inverno 2018 inicia com uma forte MP para ninguém botar defeito em meados de maio, trazendo mínimas absolutas muito consideráveis para todo centro-sul brasileiro. O mês de agosto (por completo!) foi de frio constante.

 

O que concordo com você Renan, é que faltou uma MP fortíssima ou baleia polar. E acho praticamente impossível que isso ainda ocorra neste finalzinho já de inverno.

 

Chegará um sistema frontal no final de semana. O Foreca dá início da próxima semana sob domínio de ar frio e seco, com boas mínimas de madrugada e ao amanhecer por aqui. Já o Climatempo, em sua previsão expandida, é mais desanimador por ora, e só dá uma refrescada no domingo/2ª feira e  "calor mesmo" a partir de 3ª feira, 04/sete,bro, com um período de verão que se estenderia até dia 10 set (+-18ºC/31ºC, em média diária!!!), com sol. O Foreca segue essa balada; só que a partir da 4ª feira (05/set), após início semana frio.

Caco, discordo de vc! O outono na capital paulista foi inteiro acima da média, sendo em maio muito acima. Maio só teve a massa polar e mais nada. Junho foi inteiramente xoxo, sendo que o Mirante atingiu a média mínima apenas uma vez, ou seja, o mês todo não baixou de 12,6!! Julho teve apenas 1 massa polar tbm meia boca, o restante do mês foi totalmente acima da média, colocando julho como um dos mais quentes da história. Agosto salvou o outono/inverno de 2018 de entrar para a história como o mais quente de todos, porém mesmo com agosto abaixo da média, continua como um dos mais quentes. Veja os dados do Mirante...

 

image.png.2d5ed34519189ad000aac8c31d30a940.png

  • Like 2
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Guilherme Wawrzyniec disse:

Agosto vai chegando perto do fim e só posso dizer que foi um mês muito bom, não imaginava que teríamos um mês abaixo da média, botou julho no chinelo, acho que desde 2013 não tínhamos um agosto bom. SC deve terminar abaixo do normal, vamos acompanhar o comportamento nesses últimos dias do mês, pois haverá um certo aquecimento, aliás, um belo aquecimento.  A previsão já indica o começo de setembro com um certo friozinho fraco mas será tiro curto, a partir daí só aquecimento, primavera querendo se "achegar de mansinha". 

 

Bom dia. É de onde?

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Conrado SP disse:

Caco, discordo de vc! O outono na capital paulista foi inteiro acima da média, sendo em maio muito acima. Maio só teve a massa polar e mais nada. Junho foi inteiramente xoxo, sendo que o Mirante atingiu a média mínima apenas uma vez, ou seja, o mês todo não baixou de 12,6!! Julho teve apenas 1 massa polar tbm meia boca, o restante do mês foi totalmente acima da média, colocando julho como um dos mais quentes da história. Agosto salvou o outono/inverno de 2018 de entrar para a história como o mais quente de todos, porém mesmo com agosto abaixo da média, continua como um dos mais quentes. Veja os dados do Mirante...

 

image.png.2d5ed34519189ad000aac8c31d30a940.png

Fala Conrado, tudo bem?

Primeiramente, queria te agradecer pela disponibilização dos dados de 2018. Permite-me fazer uma análise mais apurada.

Entretanto, terei que sair à São Paulo agora e só voltarei amanhã à noite. Só conseguirei fazer essa análise (que tanto quero fazer "com carinho e minúcia), na 5ª feira durante o dia.

Terei o imenso prazer de dar um feedback do meu ponto de vista baseado nestes dados confiáveis. Se tiver que rever meu posicionamento, mudo sem problema algum.

 

Mas já adianto que, aliado à análise precisa e minuciosa dos dados, os quais são inquestionáveis, levo em consideração também a percepção da "dinâmica atmosférica subjetiva" que sinto, que é de caráter puramente epírico meu mesmo, ok? 

 

Forte abraço!  

Link to comment
Share on other sites

Discordância TOTAL da previsão de médio prazo entre Climatempo e Foreca. É fato que chegará um sistema frontal no domingo, e ambos "pegam" tal sistema. O que os diferencia é os dias seguintes ao sistema frontal. Ao passo que o Foreca dá a próxima semana INTEIRA de frio (ao menos até o feriado de 07/setembro), o (Instituto) Climatempo só dá um certo resfriamento e queda nas temperaturas do domingo à 3ª feira (sem frio pronunciado), já com as temperaturas entrando em considera elevação a partir da 4ª feira (05/setembro).  A tendência do Global do Inpe vai na direção do Climatempo. Isso me leva a crer que o Foreca está "forçando a barra" nesta primeira semana de setembro fria; uma previsão meio "louca". Acho este sistema frontal meio fraco... Bem, vamos monitorando. Por ora, estou mais com o Climatempo e a tendência do Global do Inpe.

 

O que parece certo, é que após este sistema frontal (eu sigo nesta direção), teremos uma grande elevação nas máximas, especialmente a partir da 4ª/5ª feira (05/06 de setembro), gerando sucessivos dias de calor e tempo seco; ao menos até +- 10/11 de setembro. Porém, ao contrário do que eu havia citado em outro post, as temperaturas variariam de +- 15ºC/30ºC em termos de média diária, e não de 18ºC/30ºC. Isso se explica pelo tempo aberto e seco, permitindo grande amplitude térmica (calor de dia e mínimas ainda relativamente baixas de manhã devido ao ar seco da MP velha tropicalizada).

Link to comment
Share on other sites

Mínimas abaixo dos 4°C em SC

-5,7 S.Joaquim/F.keiser
-5,6 B.Jardim/F.Keiser
-4,3 Painel/G.Hugen e F.K.
-1,5 Urubici*
0,6 Joinville/serra/DSoares
1,0 Rio Rufino*
1,6 B.Retiro*
1,7 Fraiburgo*
2,3 Maravilha*
2,4 Urupema*
2,6 Lages*
2,6 Rancho Queimado/Inmet
2,6 Curitibanos/UFSC
2,7 Otacílio Costa*
2,7 Caçador*
2,8 São Bento do Sul*
2,9 Tangará*
2,9 Lebon Régis*
3,0 Frei Rogério*
3,1 Água Doce*
3,2 Criciúma/SATC
3,2 Itapiranga*
3,2 Vargem*

*Epagri

6,6°C Florianópolis*

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Conrado SP disse:

Caco, discordo de vc! O outono na capital paulista foi inteiro acima da média, sendo em maio muito acima. Maio só teve a massa polar e mais nada. Junho foi inteiramente xoxo, sendo que o Mirante atingiu a média mínima apenas uma vez, ou seja, o mês todo não baixou de 12,6!! Julho teve apenas 1 massa polar tbm meia boca, o restante do mês foi totalmente acima da média, colocando julho como um dos mais quentes da história. Agosto salvou o outono/inverno de 2018 de entrar para a história como o mais quente de todos, porém mesmo com agosto abaixo da média, continua como um dos mais quentes. Veja os dados do Mirante...

 

image.png.2d5ed34519189ad000aac8c31d30a940.png

Pelas minhas contas, 22 máximas iguais ou menores que 20•C! 

 

O quão isso está acima ou dentro da média? 

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Caco Pacheco disse:

Fala Conrado, tudo bem?

Primeiramente, queria te agradecer pela disponibilização dos dados de 2018. Permite-me fazer uma análise mais apurada.

Entretanto, terei que sair à São Paulo agora e só voltarei amanhã à noite. Só conseguirei fazer essa análise (que tanto quero fazer "com carinho e minúcia), na 5ª feira durante o dia.

Terei o imenso prazer de dar um feedback do meu ponto de vista baseado nestes dados confiáveis. Se tiver que rever meu posicionamento, mudo sem problema algum.

 

Mas já adianto que, aliado à análise precisa e minuciosa dos dados, os quais são inquestionáveis, levo em consideração também a percepção da "dinâmica atmosférica subjetiva" que sinto, que é de caráter puramente epírico meu mesmo, ok? 

 

Forte abraço!  

Tudo certinho Caco, e vc?

 

Como não sou morador da capital há muito tempo, apenas de 2013 pra cá, minha percepção subjetiva, baseada apenas na sensação pessoal de frio, é que esse ano quase não usei blusa durante o dia, tirando Agosto. Mesmo em muitas manhãs e noites também não precisei usar blusa. Também foi essa percepção que tive em 2015 e em menor proporção em 2014. Tive uma sensação de duração e intensidade maior do inverno em 2013 e 2016. Em 2017 achei razoável a sensação de inverno também.

Mas depois da uma olhada nos dados.

 

Abraço! 

Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, Victor Naia disse:

Pelas minhas contas, 22 máximas iguais ou menores que 20•C! 

 

O quão isso está acima ou dentro da média? 

Não sei te precisar uma média de máximas abaixo de 20ºC no Mirante, mas por olhar as tabelas de alguns anos anteriores, acredito que gire em torno de 35/45 dias em média no ano abaixo de 20 graus...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde...

Tenho agora 20,0ºC e a chuva continua ainda que fraca...segundo dia de chuvinha constante...Segundo dados do INMET  a região aqui ja acumula mais de 23mm neste mês,  pode parecer pouco mas em se tratando de agosto é de verdade muito bom...ja acumula mais que o dobro do esperado para o mês. .

 

Eee... sobre setembro. ..

Será? 

18090506_2_2806.gif.d558160ed48f687e9ffaf4b5317c207c.gif

18090606_2_2806.gif.a380e12feb041b0570ea2bdb272721ec.gif

Europeu concorda bem com o GFS...

seguiremos a espera das próximas rodadas...

12Z saindo...

Link to comment
Share on other sites

Ontem foi registrada a menor temperatura do ano no Pesque Trutas, região serrana de Joinville, com -2,2ºC. Na estação Dona Francisca, também na serra, o registro foi de -1,1. No Rio do Júlio, a 650 metros de altitude, registrei 0ºC.

 

Hoje ainda tivemos registros de geada no Pesque Trutas e na Dona Francisca, com 0,6 e 1,8ºC respectivamente. Rio do Júlio registrou 4ºC hoje e, se ocorreu geada, foi muito isolada.

 

Aqui vão alguns registros de ontem:

 

 

IMG_3688_(2).PNG

IMG_3695.PNG

IMG_3702.PNG

IMG_3762.JPG

  • Like 15
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, DSoares disse:

Ontem foi registrada a menor temperatura do ano no Pesque Trutas, região serrana de Joinville, com -2,2ºC. Na estação Dona Francisca, também na serra, o registro foi de -1,1. No Rio do Júlio, a 650 metros de altitude, registrei 0ºC.

 

Hoje ainda tivemos registros de geada no Pesque Trutas e na Dona Francisca, com 0,6 e 1,8ºC respectivamente. Rio do Júlio registrou 4ºC hoje e, se ocorreu geada, foi muito isolada.

 

Aqui vão alguns registros de ontem:

 

 

IMG_3688_(2).PNG

IMG_3695.PNG

IMG_3702.PNG

IMG_3762.JPG

 

Tu fez as fotos com drone? Muito bonita a região!

Link to comment
Share on other sites

Duas semanas atrás subi numa torre no ponto mais alto aqui da região, fica em Westfália, município vizinho a Teutônia. O lugar tem uma vista muito legal, fica a 630 m de altitude. Na foto abaixo, ampliando ela é possível ver Bento Gonçalves e Garibaldi/Carlos Barbosa no horizonte:

P_20180818_154853_vHDR_Auto.thumb.jpg.a57047972f740d9398c863ec699fb7f9.jpg

 

Aqui a localidade Linha Paissandu, em Westfália. Fica na cota dos 500m de altitude.

P_20180818_154904_vHDR_Auto.thumb.jpg.aa7a1b67b6ddf92913d0cc68f0c62d9f.jpg

 

Ao fundo, a direita está Teutônia.

P_20180818_154919_vHDR_Auto.thumb.jpg.38ae8282e66fe876f46b51f64c498a4e.jpg

 

Neste dia era visível a camada de fumaça das queimadas no horizonte, além de diversos focos pela região.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, DSoares disse:

 

Isto, fiz com o drone sim, com exceção da última.

 

A região é bem legal mesmo, gosto muito dela...infelizmente subaproveitada turisticamente falando..

 

Que show! Simpre quis fazer fotos num dia de geadão aqui com um drone, só me falta o drone. kkkk

Baita registro!

Link to comment
Share on other sites

Agora, fredericowessel disse:

 

Que show! Simpre quis fazer fotos num dia de geadão aqui com um drone, só me falta o drone. kkkk

Baita registro!

 

Veja que a geada nem era tão forte...e já estava derretendo...

 

Mas como esse ano não está tudo aquilo, eu resolvi encarar a serra para fazer os registros mesmo assim...

Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, fredericowessel disse:

Duas semanas atrás subi numa torre no ponto mais alto aqui da região, fica em Westfália, município vizinho a Teutônia. O lugar tem uma vista muito legal, fica a 630 m de altitude. Na foto abaixo, ampliando ela é possível ver Bento Gonçalves e Garibaldi/Carlos Barbosa no horizonte:

P_20180818_154853_vHDR_Auto.thumb.jpg.a57047972f740d9398c863ec699fb7f9.jpg

 

Aqui a localidade Linha Paissandu, em Westfália. Fica na cota dos 500m de altitude.

P_20180818_154904_vHDR_Auto.thumb.jpg.aa7a1b67b6ddf92913d0cc68f0c62d9f.jpg

 

Ao fundo, a direita está Teutônia.

P_20180818_154919_vHDR_Auto.thumb.jpg.38ae8282e66fe876f46b51f64c498a4e.jpg

 

Neste dia era visível a camada de fumaça das queimadas no horizonte, além de diversos focos pela região.

Cara, põe uma estação nessea Linha Piasandu...vai incomodar o PH hehehhehehe

 

  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Conrado SP disse:

Caco, discordo de vc! O outono na capital paulista foi inteiro acima da média, sendo em maio muito acima. Maio só teve a massa polar e mais nada. Junho foi inteiramente xoxo, sendo que o Mirante atingiu a média mínima apenas uma vez, ou seja, o mês todo não baixou de 12,6!! Julho teve apenas 1 massa polar tbm meia boca, o restante do mês foi totalmente acima da média, colocando julho como um dos mais quentes da história. Agosto salvou o outono/inverno de 2018 de entrar para a história como o mais quente de todos, porém mesmo com agosto abaixo da média, continua como um dos mais quentes. Veja os dados do Mirante...

 

image.png.2d5ed34519189ad000aac8c31d30a940.png

 

Meio difícil traçar algum elogio a esse inverno em Sampa com esses dados aí. 

 

Bom, para uma parte do Sul foi bom sim, mas quando eu digo o termo "xoxo", me refiro a falta de ondas de frio extremamente fortes. Não é nem tanto pela dinâmica geral em si, pois foi uma estação dinâmica sim, com muitas variações de tempo e temperatura, até mesmo por aqui -principalmente por causa de Agosto, é claro-.

Link to comment
Share on other sites

Dificil POA ter uma sequência de UR na casa dos 30% e até mesmo abaixo disso por tantos dias seguidos, até mesmo na primavera, onde é frequente o ingresso de MPs tardias que elevam rapidamente a temperatura devido à inclinação solar um pouco mais elevada, fazendo a UR despencar na tarde.

 

Pelo que observo, teremos 5 dias garantidos com valores muito baixos de UR (hoje fecha o 4° dia).

Amanhã a chance de trintar por aqui nos campos é praticamente garantida. Efeito do "apodrecimento" da MP e ingresso de ar mais quente e seco do centro-oeste/Paraguai. Afinal, estamos na época já.

 

Amplitude térmica absurda por aqui (entre 20 e 25°C).

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

43 minutos atrás, Tassio Amaral disse:

GFS 12Z

18090512_2_2812.gif.22d80bdbb017d7f7450b6455ea9bc928.gif

18090612_2_2812.gif.832705e07ce710352c1b2666d252c4b7.gif

 

ECMWF 12Z

18090612_2_2812(1).gif.8ff039acb58de43308e21fc0b270f58b.gif

18090712_2_2812.gif.7e4772787192901d4ceeb3620abbdee3.gif

 

Se os modelos continuarem consistentes na previsão parece que o sudeste terá um bom resfriamento no início de setembro, o que bateria com o mapa de anomalias do CFS que indicava anomalia negativa pra cá. .. vamos ver...

 

E o Sul promete torrar. Vai ser daquelas marítimas que causam tempo fresco e agradável por aqui, e prejuízos em todo o oeste. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.