Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2018

Recommended Posts

2 horas atrás, Fernando Keiser disse:

Hedsgpa indo a LOUCURA!

Ano passado Pinheiro Machado também teve precipitação invernal(por 2 dias). Essa cidade é um achado e é uma amostra de o quanto outros lugares que tem climas bemm interessantes e não imaginamos, e o motivo é que não são monitorados como deviam.

Edited by Lucas Venturini
  • Like 4

Bom gente, como vocês devem saber nevou hoje em Pinheiro Machado. Inicialmente foi chuva congelada, depois neve com chuva e por fim forte precipitação de chuva congelada. Houve inclusive momentos em que caía apenas flocos, embora pequenos. Acerto magistral do ECMWF.

Eu e turminha (Gabriel Cassol, Gabriel Vieira, Gabriel Cardoso, Fernando Rafael e Brunno Cardoso) estávamos lá para registrar.hehehe

Abaixo o link do google drive com vídeo original da neve em flocos:

https://drive.google.com/file/d/1ai9-hiUMhfidrAokoL4RUOMb4zNqB7dw/view

E do momento com chuva congelada e até mesmo de neve em flocos, junto misturado:

https://drive.google.com/file/d/1e7utQZx1ogt-peyWtE4N1xNqTXiWuAQB/view

Valeu a vígila na madrugada. Ah vale lembrar que antes da neve o tempo limpou na região pela madrugada dando geada no topo. Geada e depois neve.hehehe confesso que quase nos descabelamos quando vimos o céu estrelado.

As temperaturas na região foram as seguintes:

0,7/5,0ºC Pinheiro Machado (Charrua)

0,3/7,0ºC Pinheiro Machado (Passo)

1,3/6,4ºC Herval
1,5/6,7ºC Canguçu

2,4/7,6ºC Bagé

2,7/8,1ºC Caçapava

1,8/10,8ºC Pelotas

3,3/9,8ºC Jaguarão

4,9/9,8ºC Chuí

Um gelo gelo.

• Like 18

O GFS ta bem animadinho hein:

5hpa mais forte daquela MP fortíssima do ano passado.

862923312_CapturadeTela2018-07-04s15_46_24.thumb.png.4d98f28b8e38d7b9c98a02390ec1b89f.png

Edited by HenriqueBH
  • Like 1
  • Thanks 1

2 horas atrás, LuluBros disse:

Para o RS acho que não. Mas para o Sudeste tem chance sim. 

Tem previsão dizendo que terá uma outra MP na ultima semana de Julho mais forte. Com possibilidades de trazer neve. Li na Climatempo e li em um outra site sobre notícias agrícolas. Vou procurar por links 

• Like 1
  • Thanks 1

5 minutos atrás, danilo brumana disse:

Tem previsão dizendo que terá uma outra MP na ultima semana de Julho mais forte. Com possibilidades de trazer neve. Li na Climatempo e li em um outra site sobre notícias agrícolas. Vou procurar por links 

É nesse final de mês que estou apostando que os -10°C irão sair, já até estou planejando aquele giro na serra de SC.

• Like 1
  • Thanks 1

Agora, Augusto Goelzer disse:

É nesse final de mês que estou apostando que os -10°C irão sair, já até estou planejando aquele giro na serra de SC.

Estarei em Bagé dia 22 adiante. To indo esse fim de semana para Chapecó dia 7 e dia 15 vou para lages. Uma semana em cada. To aqui acompanhando os monitoramentos. A mala ta aqui e não sei o que levar. rsrsrs Receio é pegar um frio muito forte e não ter roupa o suficiente para tantas semanas assim. Desde de 2015 faço essas viagens a estudo. 2016 pra mim foi o melhor inverno no Sul, principalmente Lages e Bagé naquele ano. 2017 o melhor foi na minha cidade em BH que arrasou, mas estive em Lages no dia 17 e peguei a quela MP de Julho de 2017 que durou uma semana somente, depois fui para Bagé e nunca havia sentido tanto calor naquele ano. Em compensação BH estava até mais fria que a rainha da fronteira. Espero não passar calor aí no sul. Porque esse ano em BH não deu nada !!

• Like 2

Mais uma tarde gelada no leste de Santa Catarina, temperatura às 16h:

image.thumb.png.6ff5272bbdb3332189b3d74bda7c8bd1.png

Na Grande Floripa, sul do estado e planalto sul teve também bastante chuva ao longo do dia, o que aqui infelizmente não aconteceu. Mesmo assim máxima sub15 no INMET Indaial com 14,8C.

Precipitação últimas 12 horas:

image.thumb.png.922349c62ed9181cf8060b4a8a795a31.png

• Like 5
  • Thanks 1

3 horas atrás, Renan disse:

Dia 11 é um dia que promete fortes emoções na serra da Mantiqueira. Só precisamos, é claro, de torcer para que os modelos não deem para trás nessa fantástica previsão.

Percebi algo que pode ser ainda mais interessante, a linha de 0°C nos dias 11/12 em 700 hPa chega ao PICO DA BANDEIRA COM CHUVA! Se acontecer qualquer precipitação invernal lá, será simplesmente surreal.

• Like 5

Neve e chuva volumosa no Sul do país

Destaque do site tempoagora 

http://www.tempoagora.com.br/dia-a-dia/neve-e-chuva-volumosa-sul-pais/

Segundo relatos de páginas da internet, houve registro de chuva congelada e/ou neve granular no Rio Grande do Sul, em cidades como Aceguá, Livramento, Piratini, Canguçu, Pinheiro Machado, Veranópolis e Bagé.

• Like 2

Uma curiosidade, as três máximas mais baixas dos últimos 5 invernos (2014-2018) em Indaial:

12,6 (15/06/2018)

13,5 (16/06/2018)

14,8 (04/07/2018)

2018 veio pra destruir esse jejum horroroso de máximas abaixo de 15C

• Like 6

A máxima de 4,9º hoje em Pinheiro Machado é o que estou esperando de frio aqui em Curitiba para esse ano. Nossa menor máxima esse ano ficou em torno de 8º, é frio, mas quero +.

2 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

A máxima de 4,9º hoje em Pinheiro Machado é o que estou esperando de frio aqui em Curitiba para esse ano. Nossa menor máxima esse ano ficou em torno de 8º, é frio, mas quero +.

Em Curitiba, a Capital mais gelada do Brasil, a mínima prevista é de -3°C (3 graus negativos)!

http://www.tempoagora.com.br/dia-a-dia/frio-intenso-vem-ai/

Viu isso ?

• Thanks 1

Floripa vai registrando a menor máxima do ano hoje em todas as estações da cidade.

Existe a possibilidade da temperatura subir até 00h, vamos torcer para que não ocorra.

INMET/ Itacorubi/ Carijós 

Floripa.jpg.ae30fad2c65e6a713b2df8949d9ab024.jpg

• Like 5

4 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Difícil uma máxima dessas em Curitiba... o recorde de 1961 pra cá é 7,1C. Esse ano a menor é 9,4C. Não dá pra comparar com Pinheiro Machado kkk

• Like 3

9 minutos atrás, Felipe Backendorf disse:

Uma curiosidade, as três máximas mais baixas dos últimos 5 invernos (2014-2018) em Indaial:

12,6 (15/06/2018)

13,5 (16/06/2018)

14,8 (04/07/2018)

2018 veio pra destruir esse jejum horroroso de máximas abaixo de 15C

E aqui vem o fato mais interessante pra esse frio em SC, Urussanga com 11,1°C a 00:00 de hoje por enquanto vai tendo a máxima mais baixa desde aquele 04/08/2010.

Será que a gente tá tendo a real noção do que será esse inverno? Começando a achar que esse mês será bem parecido com julho 2007.

Pessoal do sudeste que se prepare também, que essa próxima onda vai ser a famosa quebra bloqueio.

• Like 5

Sol reapareceu em Sampa nesta quarta feira.

Pela manhã, o tempo ainda ficou nublado. Mas durante a tarde, céu praticamente limpo.

Como os ventos estão soprando do mar, há chance de MM durante a noite.

Na Mooca, 15,8 / 24,9 graus. Agora, 20,8 graus.

Nos aeroportos:

• 15 / 22 graus em Congonhas. 19 graus agora;
  • 16 / 23 graus em Cumbica e no Campo de Marte. 22 graus agora nesses 2 aeroportos;

Como pode notar, Campo de Marte e Cumbica (mais ao norte da grande SP) registram no momento 3 graus à mais do que Congonhas (que está bem mais ao sul), já que este último (Congonhas) está recebendo maior influência dos ventos marítimos.

• Like 3

1 hora atrás, Augusto Goelzer disse:

Eu aposto em frio pra Sampa a hora que eu estiver precisando botar duas camadas de blusa. É com ESSE nível de otimismo que estou nesse ano! :)

• Like 2
  • Haha 1

8 minutos atrás, Augusto Goelzer disse:

E aqui vem o fato mais interessante pra esse frio em SC, Urussanga com 11,1°C a 00:00 de hoje por enquanto vai tendo a máxima mais baixa desde aquele 04/08/2010.

Será que a gente tá tendo a real noção do que será esse inverno? Começando a achar que esse mês será bem parecido com julho 2007.

Pessoal do sudeste que se prepare também, que essa próxima onda vai ser a famosa quebra bloqueio.

Queria ter esse otimismo todo, 2007 foi lindo em Santa Catarina, em Indaial o MJJA mais frio do pós-2000. infelizmente o que parece se desenhar é uma segunda quinzena ruim para o frio, espero que as previsões errem.

• Like 1

10 minutos atrás, Augusto Goelzer disse:

Eu ouvi um "AMÉM" ???

De verdade mesmo, estou muito feliz com essa forte tendência, senão CERTEZA, de que o bloqueio finalmente vai ceder a partir do dia 10 de Julho. Entretanto, para a felicidade dos gaúchos, tudo indica que a frequência de entrada de MP's segue firme do dia 10 em diante, ou seja, sem sinal de ASAS. Desta forma, todo mundo vai ficar satisfeito: Sem massas polares bloqueadas, sem ASAS e com invasões de frio mais democráticas a partir da semana que vem.

ALELUIA !

• Like 1
  • Thanks 1

Trilha do tornado de Coxilha, RS no mês passado.

754532899_Semttulo.png.7e8c51b43f044ac9c7771674d3109bc6.png

• Like 10
  • Thanks 3

Depois de 10 dias no final de maio, quando o inverno pareceu que ia começar, junho foi todo ele primaveril aqui no centrão expandido de Sampa. Tirando o friozinho da metade do mês, que nem baixou de 13 aqui em casa, estou esperando há quase 3 semanas por algo que dê pra chamar de frio. 

Ou seja, já tivemos duas quinzenas trágicas. 

• Sad 2

18 minutos atrás, Augusto Goelzer disse:

Augusto Goelzer,

tomara que quebre o bloqueio no Sudeste semana que vem, mas que chova na terça e quarta aqui na Região Noroeste do Rio, como está prevendo o modelo Europeu e após que faça mais frio do que nos dias 21 e 22 de maio.

• Like 1

1 hora atrás, Felipe Backendorf disse:

Mais uma tarde gelada no leste de Santa Catarina, temperatura às 16h:

image.thumb.png.6ff5272bbdb3332189b3d74bda7c8bd1.png

Na Grande Floripa, sul do estado e planalto sul teve também bastante chuva ao longo do dia, o que aqui infelizmente não aconteceu. Mesmo assim máxima sub15 no INMET Indaial com 14,8C.

Precipitação últimas 12 horas:

image.thumb.png.922349c62ed9181cf8060b4a8a795a31.png

Realmente muito raso essa MP,  quase não tem diferença entre o sul e o planalto. E pior ainda no planalto norte com temperaturas amenas e Itapoá em linha reta com frio.

• Like 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.