Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2018

Recommended Posts

Tarde super agradável em SP. No momento tenho nuvens baixas com algumas aberturas de sol e fortes rajadas de vento. Após mínima de 13,3º e máxima de 18,4, aqui em casa tenho 17,3ºC. U.R em torno dos 70%, bem melhor que os 18% da semana passada. 

• Like 1
  • Thanks 1

Brasil de contrastes:

Patos/PB e Floriano/PI com umidade relativa do ar em 14%, situação similar em todo Brasil Central.  Já a RM da cidade do Rio de Janeiro, faixa leste do estado de São Paulo, Parana, todo estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e pontos isolados do extremo norte do país com índices iguais ou acima dos 70%.

• Like 2

Finalmente um dia aceitável, em que foi possível usar um casaco leve pela manhã devido ao nevoeiro e tempo encoberto. à tarde o sol apareceu, mas permaneceu com temperaturas bem agradáveis. A sensação de calor foi zero. Não foi um dia frio propriamente dito, porém já foi melhor que 90% do mês.

Variação: 23,3ºC / 11,1ºC

• Like 5
  • Thanks 1

8 horas atrás, HenriqueBH disse:

Enquanto os paulistas se preocupam com a situação do Cantareira, os reservatórios de BH vão muito bem, obrigado.

O Sistema Cantareira encontra-se com 40,6% da sua capacidade (Sem considerar "reserva técnica", volume morto e quetais).

Se chover na média na próxima primavera e no verão no leste paulista e sul mineiro, sem problemas.

Mas... se tivermos mais um verão com chuvas muito abaixo do normal, aí a coisa certamente vai complicar no período de estiagem do próximo ano (2019).

Do dia 1º de janeiro até hoje (24/07), a estação do INMET-Mirante de Santana, em Sampa, soma 618,5 mm.

A média da normal 1981-2010 até o final de julho é 1.007,2 mm.

Um déficit de quase 400 mm.

------------------------

Com a passagem de uma fraca frente fria ao largo do litoral paulista, a cidade de São Paulo teve um dia nublado hoje.

Houve algumas aberturas na 2ª metade da tarde aqui na zona norte.

INMET-Mirante de Santana (Conv): 14,1°C / 20,5°C (Máxima registrada por volta de 0h UTC, 21h de ontem)

INMET-Interlagos: 12,7°C / 18,2°C

IAG: 11,7°C / 18,6°C

• Like 2

Últimas rodadas do europeu apontam para um novo resfriamento à partir do último dia deste mês em Sampa.

Além da queda de temperatura, há expectativa de chuva significativa. A 12z desta terça indica nada mais nada menos que 102 milímetros em apenas 3 dias.

Assim, agosto poderá começar com frio e muita umidade para cá.

Europeu 12z desta terça (24/07)

G9nIit4.png?1

• Like 2
  • Thanks 2

Alguém viu a saída do modelo eurpopeu dessa tarde?  Um frio intenso para o rs no fim de julho e inicio de agosto... Pela rodada o maior do ano ...

Edited by leo kronbauer
  • Like 2
  • Haha 2

A MP do início de Agosto será bloqueada:

1413333271_CapturadeTela2018-07-24s18_24_31.thumb.png.68a9e511cb115fa4f2a952d958d51857.png

1334756714_CapturadeTela2018-07-24s18_26_55.thumb.png.9ae23f11db4ee7bb4531720031bcbf45.png

37 minutos atrás, Daniel85 disse:

Últimas rodadas do europeu apontam para um novo resfriamento à partir do último dia deste mês em Sampa.

Além da queda de temperatura, há expectativa de chuva significativa. A 12z desta terça indica nada mais nada menos que 102 milímetros em apenas 3 dias.

G9nIit4.png?1

Edited by HenriqueBH
  • Sad 3

Boa noite, gente.

Estou em Minas Geraes!

Pousei ontem em BH e fui de carro pra Ouro Preto. Fazia um bom frio por lá de noite (fiquei até impressionado rs), com fumacinha saindo da boca e tudo. Devia estar uns 11°C já às 22h, com ar parado e céu limpo. Amanheceu nublado por lá e menos frio. Conheci o centro histórico (que cidade linda!) e vim até o Parque Nacional do Caparaó, onde fico até segunda que vem.

Por aqui, na portaria do parque, friozinho, mas não tanto quanto ontem em Ouro Preto - pelo menos agora cedo. Estou louco pra subir o Pico da Bandeira. Alguém aí já subiu? 

p.s.: não estou conseguindo subir as fotos daqui. Mas quando subir o Pico, posto fotos quando conseguir wifi!

• Like 7
  • Thanks 1

Acumulado de chuva para SP nos próximos 10 dias

Europeu extremamente otimista em relação às chuvas, enquanto  GFS mostra acumulados bem menores.
Já os modelos Canadense e australiano mostram chuvas apenas no sul do estado. Por eles, o restante do estado (incluindo Grande SP) teriam praticamente nada de chuva.

Vamos ver quem vencerá! Será que as chuvas de agosto realmente baterão a média logo no início do mês em vários locais do estado?

Europeu 12z hoje (24/07)
Bons acumulafos também em áreas do interior do estado (centro e oeste). Norte com pouquíssima chuva ainda.
PnEZIjI.png

GFS 12z hoje (24/07)
Maiores acumulados no sul e leste paulista.
Interior com pouqíssima chuva
WJkGKr4.png

• Like 4

1 hora atrás, Daniel85 disse:

G9nIit4.png?1

Que assim seja em nome de Jesus AMÉM!

• Like 3

4 horas atrás, Renan disse:

@Victor Naia

@marinhonani

@Caco Pacheco

@Marcos

Com média compensada de 18,0ºC até ontem, o mês de Julho-18 aqui em Juiz de Fora (estação convencional do INMET) é, até o momento, o mais quente já registrado no local atual da estação, em registros que começaram em 1973.

Até hoje, o mais quente foi em 1977, com 17,9ºC de média.

SERÁ QUE VAMOS TER MAIS UM RECORDE DE CALOR ?

Renan,

as chances são grandes de confirmar como o mais quente.

Aqui perto na convencional de Itaperuna, as mínimas estão pífias, mas as máximas não estão sendo as maiores.Estou acompanhando a leitura da temperatura de 15 horas, faz uns meses que o Inmet não coloca mais as máximas de Itaperuna. 

• Sad 1

4 horas atrás, Renan disse:

@Victor Naia

@marinhonani

@Caco Pacheco

@Marcos

Com média compensada de 18,0ºC até ontem, o mês de Julho-18 aqui em Juiz de Fora (estação convencional do INMET) é, até o momento, o mais quente já registrado no local atual da estação, em registros que começaram em 1973.

Até hoje, o mais quente foi em 1977, com 17,9ºC de média.

SERÁ QUE VAMOS TER MAIS UM RECORDE DE CALOR ?

Isto é o que mais tem me incomodado nos últimos anos: recordes de calor nas médias, o que implica necessariamente longos períodos de calor ou anomalias positivas grandes sem intervalo. Isto é o pior de tudo! Mesmo com esse inverno bom por aqui e frio quase constante, tivemos antes um abril recorde.

Gostaria muito que passássemos os próximos 5 anos, pelo menos, sem um maldito evento desses. Imagino que no Sudeste o desejo do pessoal do BAZ seja o mesmo.

Hoje, mais um dia nublado e frio. Variação de 10,5° a 14,3°. Agora 13,3° com 86% e chuvisca. O pessoal aqui quer sol, mas tá difícil... (eu não me importo tanto).

• Like 3

Modelo Europeu é muito estável, grandes chances da tendência se manter, pode ser o frio mais forte do ano mesmo e com os ajustes de previsão essa alta poderá passar de 1030 hPa

dxFeh8R.png

• Like 2

1 hora atrás, Tomás WRuas disse:

Boa noite, gente.

Estou em Minas Geraes!

Pousei ontem em BH e fui de carro pra Ouro Preto. Fazia um bom frio por lá de noite (fiquei até impressionado rs), com fumacinha saindo da boca e tudo. Devia estar uns 11°C já às 22h, com ar parado e céu limpo. Amanheceu nublado por lá e menos frio. Conheci o centro histórico (que cidade linda!) e vim até o Parque Nacional do Caparaó, onde fico até segunda que vem.

Por aqui, na portaria do parque, friozinho, mas não tanto quanto ontem em Ouro Preto - pelo menos agora cedo. Estou louco pra subir o Pico da Bandeira. Alguém aí já subiu? 

p.s.: não estou conseguindo subir as fotos daqui. Mas quando subir o Pico, posto fotos quando conseguir wifi!

Tomás WRuas,

vai ficar em pousada ou acampar no Parque do Caparaó?

As chances são grandes de mínimas baixas no Alto do Caparaó a partir da manhã de quarta até domingo.

Onde você poderá ver geada e ela cobrir as barracas é no famoso Terreirão que fica a 2400 metros(tipo uma baixada).

Conheço várias pessoas que acamparam no Terreirão e sentiram muito frio,em meses de julho.

• Like 1

2 horas atrás, Tomás WRuas disse:

Boa noite, gente.

Estou em Minas Geraes!

Boa noite, Tomas!

Que bom que veio a Minas e está gostando.

Já subi lá duas vezes, uma com 9 anos de idade, com meu pai, de dia, num mês de setembro, e outra de madrugada, em 21/06/1997, tendo chegado ao topo às 4:30 da madrugada, com 4 graus (uma semana antes os guardas do parque dizem que tinha chegado a 8 negativos no Terreirao). O lugar é lindo e a vegetação acima dos 2 mil metros é de outro mundo.

Pra não sair do tópico, registro que hoje também voltei de SP e cheguei em Confins com 22 graus às 11:30 da manhã, sendo que BH ficou com máxima de 24,6 na Convencional do INMET e 23,2 em casa, na zona sul.

Agora temos 17 graus e, amanhã, BH deve variar entre 12 e 23 graus.

• Like 1

Boa noite! Hoje tivemos a segunda manhã mais fria do ano aqui em Buenos Aires, com 1ºC de mínima e sensação térmica abaixo de zero. Durante o dia, muito sol, céu quase sem nuvens, e máxima de 11,4ºC. Agora à noite o vento virou e agora sopra do rio, por isso as nuvens já apareceram, está mais úmido e já tem cheiro de porto tomando conta. Agora faz 8,8ºC, com URA de 77%, vento leste a 13 km/h, proporcionando sensação térmica de 6,7ºC e a pressão está alta, em 1.030,4 hpa.

Para amanhã a previsão é de céu nublado, com chance de garoa ou chuva mais pro final do dia. Mínima de 5ºC e máxima de 12ºC, segundo o SMN. O sol nasce às 7h52 e se põe às 18h07.

• Like 4

23 minutos atrás, Fábio De Nittis disse:

Boa noite! Hoje tivemos a segunda manhã mais fria do ano aqui em Buenos Aires, com 1ºC de mínima e sensação térmica abaixo de zero. Durante o dia, muito sol, céu quase sem nuvens, e máxima de 11,4ºC. Agora à noite o vento virou e agora sopra do rio, por isso as nuvens já apareceram, está mais úmido e já tem cheiro de porto tomando conta. Agora faz 8,8ºC, com URA de 77%, vento leste a 13 km/h, proporcionando sensação térmica de 6,7ºC e a pressão está alta, em 1.030,4 hpa.

Para amanhã a previsão é de céu nublado, com chance de garoa ou chuva mais pro final do dia. Mínima de 5ºC e máxima de 12ºC, segundo o SMN. O sol nasce às 7h52 e se põe às 18h07.

Fábio de Nittis,

algumas estações na Argentina registraram a mínima do inverno nessa terça 24 de julho.

• Like 1

Anomalia de temperatura de julho até o dia 24

Máximas
SP continua bem mal, tendo um julho com temperaturas altas, concentrando os maiores valores positivos.
MS, PR e áreas do nordeste também estão bem ruins.
r4T0kJr.gif

Mínimas
Centro-oeste, nordeste e TO continuam com os maiores valores negativos.
Já o PR, está com os maiores valores positivos.
27gIgyN.gif

• Like 1
  • Sad 1

6 horas atrás, n4rd3s disse:

Tarde super agradável em SP. No momento tenho nuvens baixas com algumas aberturas de sol e fortes rajadas de vento. Após mínima de 13,3º e máxima de 18,4, aqui em casa tenho 17,3ºC. U.R em torno dos 70%, bem melhor que os 18% da semana passada. 

A tarde até que foi agradável, desde que agasalhado. Máxima de 19,4ºC na Granja Viana. Passei o dia em SBC desde às 10 hs da manhã até às 15:30. Com certeza por lá as máximas são mais baixas. Aqui dentro agora, 20ºC e umidade de 67%. Estou sando gorro e luvas, acreditem se quiser!

58 minutos atrás, Daniel85 disse:

Anomalia de temperatura de julho até o dia 24

Máximas
SP continua bem mal, tendo um julho com temperaturas altas, concentrando os maiores valores positivos.
MS, PR e áreas do nordeste também estão bem ruins.
r4T0kJr.gif

Mínimas
Centro-oeste, nordeste e TO continuam com os maiores valores negativos.
Já o PR, está com os maiores valores positivos.
27gIgyN.gif

Só não entendo bem o porquê dessa anomalia negativa no ES. 

• Like 2

Temperaturas hoje (24/07) na Grande SP

Aeroportos

• Congonhas: 14 / 18 graus. 16 graus às 23 horas;
  • Campo de Marte: 14 / 19 graus. 17 graus às 22 horas;
  • Cumbica: 13 / 19 graus. 14 graus às 23 horas.

INMET - automáticas

• Mirante do Santana: 13,8 / 19,8 graus (máxima invertida. A máxima diurna foi de 19,1 graus.) ;
  • SESC Interlagos: 12,7 / 18,2 graus (já comentado mais cedo pelo Aldo Santos) ;
  • Barueri: 12 / 19,1 graus (máxima diurna).

Chove forte como não chovia desde pelo menos 3 meses aqui no Rio, há cerca de 30 minutos um verdadeiro aguaceiro cai sobre o bairro de Copacabana, na zona sul, embora sem atividade elétrica nem ventos fortes, confesso ter até ficado surpreso com essa chuva, com isso a temperatura cai e tenho 20,5°C no momento. No entanto, esse certamente deve entrar para a história como um dos PIORES invernos já vistos aqui no Rio, possivelmente superando até os tenebrosos 2015  e 1996(ou chegando muito perto), já vamos para agosto e praticamente o que vemos é uma ausência quase total de frio, a mínima desse ano ainda não baixou de 16,5°C (em 12 anos de observação, só 2015 superou, por 2 décimos), pior ainda é a menor máxima de 20,9°C (o que caso não mude, traria o ineditismo de primeiro ano sem nenhuma máxima abaixo de 20°C por aqui), poucos foram inclusive os dias com máximas abaixo de 25 e mínimas abaixo dos 18. Apesar desse cenário tenebroso, também tem feito pouco calor (não só no inverno mas todo o ano, praticamente não tivemos verão), apenas um clima sempre sem graça, embora agradável, e monótomo. A partir da próxima semana estarei de mudança para a França e por isso deixo de relatar o tempo aqui no Rio, será mais fácil me ver em outro tópico mas certamente não deixarei de acompanhar (e torcer para alguma melhora) este pífio inverno de 2018 no Sudeste brasileiro. 

• Like 2

Cada inverno que passa no RJ você pode esperar quase sempre o pior.

9 horas atrás, Breno Coimbra disse:

Chove forte como não chovia desde pelo menos 3 meses aqui no Rio, há cerca de 30 minutos um verdadeiro aguaceiro cai sobre o bairro de Copacabana, na zona sul, embora sem atividade elétrica nem ventos fortes, confesso ter até ficado surpreso com essa chuva, com isso a temperatura cai e tenho 20,5°C no momento. No entanto, esse certamente deve entrar para a história como um dos PIORES invernos já vistos aqui no Rio, possivelmente superando até os tenebrosos 2015  e 1996(ou chegando muito perto), já vamos para agosto e praticamente o que vemos é uma ausência quase total de frio, a mínima desse ano ainda não baixou de 16,5°C (em 12 anos de observação, só 2015 superou, por 2 décimos), pior ainda é a menor máxima de 20,9°C (o que caso não mude, traria o ineditismo de primeiro ano sem nenhuma máxima abaixo de 20°C por aqui), poucos foram inclusive os dias com máximas abaixo de 25 e mínimas abaixo dos 18. Apesar desse cenário tenebroso, também tem feito pouco calor (não só no inverno mas todo o ano, praticamente não tivemos verão), apenas um clima sempre sem graça, embora agradável, e monótomo. A partir da próxima semana estarei de mudança para a França e por isso deixo de relatar o tempo aqui no Rio, será mais fácil me ver em outro tópico mas certamente não deixarei de acompanhar (e torcer para alguma melhora) este pífio inverno de 2018 no Sudeste brasileiro. 

Breno, só uma pergunta: Tem certeza que você quis dizer que o inverno de 1996 foi tenebroso ? Não quis dizer 2006 ?

Sim, porque esse inverno de 1996 foi excelente para grande parte do país, então estranhei um pouco, rs.

• Like 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.