Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2018

Recommended Posts

A umidade baixíssima no PNI/Morro Massena e os ventos fracos de madrugada causaram um grande resfriamento nas baixadas do PNI.

A umidade no Morro Massena variou de 10% a 19% até ás 7 h 45.Mas continua muito baixa uns minutos atrás 15%.

A mínima foi de -5,7ºC na estação PNI/Inmet(acho que foi a mínima de 2018).

Edited by marinhonani

1 hora atrás, coutinho disse:

MANTÉM A NEVE PARA MADRUGADA DE SÁBADO E GELO NO DOMINGO (-6/-9 NA REGIÃO DO TOPO DA SERRA/SC)

Qual modelo? O Global do Inpe (único que acompanho) e a previsão estendida da Climatempo parecem não indicar esta tendência Ronaldo apara as serras de SC/RS ! Dão mais frio "seco" na onda de frio a partir de 25  para todo Centro-sul do país....

Edited by Caco Pacheco

44 minutos atrás, Renan disse:

Esta MP dos dias 20/21 no sul do país terá um pico forte de frio, porém será muito rápida a sua passagem. Não deverá ser muito marcante, aliás eu particularmente não creio em um bom evento de neve, quando somente o canadense é que coloca um suporte para isso. 

Agora não resta muito tempo para novos ajustes, e devido à falta de um ciclone extratropical, penso que será definitivamente uma MP forte, nada democrática e tiro-curto. Pode trazer os recordes de mínimas de 2018 em SC e RS até o momento. Se o canadense estiver certo há a chance de neve também.

Por enquanto, concordo 100% com você Renan; aliás, o frio mais forte, ficaria mais restrito ao Sudeste/Campanha do RS! Obviamente fará frio nas serras de SC/RS, ,as, como você disse, que eu saiba, somente o canadense aponta isso! A MP do dia 25 é quem seria mais"democrática" e até dá mais frio para as serras de SC e Sudeste do Brasil; porém menos frio para o sul do RS. Esta do dia 21 é forte, mas tiro curto, e NADA DEMOCRÁTICA, além de concentrada no sul do RS.

• Like 1

43 minutos atrás, marinhonani disse:

Renan,

estações em baixadas brilharam em parte do Sudeste,

5,3 Nova Friburgo/Salinas/Inmet

6,9 Florestal

7,2 Bambuí

8,2 Viçosa

8.3 Taubaté

8,5 Sete Lagoas

E as mínimas e máximas em Bom Jardim de Minas?

Nani,

anote aí as máximas e mínimas em Bom Jardim de Minas (1109m de altitude) até o momento nesse mês:

DIA     MÁX     MÍN

1          23,4    8,5
2          23,6    8,4
3          24,5    8,2
4          21,8    11,3
5          23,4    9,3
6          23,2    8,1
7          23,0    7,1
8          24,1    6,3
9          24,5    7,8
10        22,0    7,7
11        17,9    7,8
12        20,1    4,7
13        21,8    8,8
14        24,2    8,6
15        24,5    7,3
16                   7,4

MÉD.   22,8    8,0

• Like 3

23 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Por enquanto, concordo 100% com você Renan; aliás, o frio mais forte, ficaria mais restrito ao Sudeste/Campanha do RS! Obviamente fará frio nas serras de SC/RS, ,as, como você disse, que eu saiba, somente o canadense aponta isso! A MP do dia 25 é quem seria mais"democrática" e até dá mais frio para as serras de SC e Sudeste do Brasil; porém menos frio para o sul do RS. Esta do dia 21 é forte, mas tiro curto, e NADA DEMOCRÁTICA, além de concentrada no sul do RS.

Já estou pensando mesmo na semana que vem, Caco. Nada haverá de interessante para nós essa semana. E arrisco a dizer que neve boa no Sul sem ciclone e frio democrático é raridade. Geralmente o frio forte concentrado apenas no RS e SC é ANTI-CORRELACIONADO com a neve.

Por isso, eu aposto que não neva nesse FDS na serra geral. Ainda bem que posso apostar isso sem qualquer compromisso mais sério, rsrsrs.

• Like 1

Classificações climáticas não são aleatórias. São frutos de observações cientificamente obtidas. Do mesmo modo que as normais climáticas. São dados. 

Não é questão de "bom senso". 

É (deveria ser) uma questão científica. 

Não é inventada. 

Mas se a questão é bom senso, deixo com os entendidos e me retiro. 

8 minutos atrás, Inácio PoA disse:

Classificações climáticas não são aleatórias. São frutos de observações cientificamente obtidas. Do mesmo modo que as normais climáticas. São dados. 

Não é questão de "bom senso". 

É (deveria ser) uma questão científica. 

Não é inventada. 

Mas se a questão é bom senso, deixo com os entendidos e me retiro. 

"Bom senso", no seu entendimento é, devido a uma classificação científica, limitar-se e entender que, Houston tem o meso clima que NYC? Foi o que compreendi que você interpretou, o que discordo plenamente!

26 minutos atrás, Renan disse:

Já estou pensando mesmo na semana que vem, Caco. Nada haverá de interessante para nós essa semana. E arrisco a dizer que neve boa no Sul sem ciclone e frio democrático é raridade. Geralmente o frio forte concentrado apenas no RS e SC é ANTI-CORRELACIONADO com a neve.

Por isso, eu aposto que não neva nesse FDS na serra geral. Ainda bem que posso apostar isso sem qualquer compromisso mais sério, rsrsrs.

Exato! E a impressão é que a ocorrência de neve nas serras do RS/SC e o frio "democrático" eram mais comuns até meados da década de 90! E, definitivamente, frio concentrado no RS e SC (especialmente sudeste de SC), é, em geral, anti-correlacionado à neve, ruim para o frio "democrático". Mas há um outro tipo de frio que estamos nos tornando mais familiarizando aqui no BAZ (especialmente o pessoal fora do RS e alguns fora do PR e SC): o frio restrito mais a Sul, que pega em cheio o sudeste do RS e a Campanha!. Creio que isso deva ter ocorrido no inverno de 2002, que só foi por aquelas bandas (com exceção da onda polar do início de setembro, que provocou bela neve e dias gélidos "democrático").

No momento, 21,4ºC lá fora, muito sol! Aqui dentro, 20,5ºC, umidade de 45% e pressão de 1022.

Vai esquentar "legal" hoje. 

• Thanks 1

28 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

"Bom senso", no seu entendimento é, devido a uma classificação científica, limitar-se e entender que, Houston tem o meso clima que NYC? Foi o que compreendi que você interpretou, o que discordo plenamente!

Leia o que escrevi antes. Está bem claro. 

2 horas atrás, Renan disse:

Outra mínima sub-10, desta vez de 09,2ºC. O recorde do ano segue sendo os 06,8ºC de Maio.

Renan,

vamos torcer para que venha uma massa polar meio híbrida e faça com que a temperatura mínima nesse julho fique abaixo pelo menos uns 2 dias das mínimas de 21 e 22 de maio que foram as menores até agora em  2018.

• Like 1

Pelo visto vai ser um dia tipicamente de fim de inverno, com aquela grande amplitude térmica.

Após amanhecer com 09,2C nós já temos 24,4C agora ! Olha, eu sinceramente não gosto muito disso...meu nariz está seco.

1 hora atrás, Inácio PoA disse:

Leia o que escrevi antes. Está bem claro. 

Seja mais claro e direto ao ponto, por favor. Reli e não compreendi o que você quer dizer. Eu não menosprezo classificações científicas, as acho necessárias e úteis; entretanto há especificidades que nem elas são capazes de "captar". Estamos falando sobre "subjetividades"/empirismos. Consequentemente, para se tornar científico, teria que se fazer uma tese para se tornar científico (não tenho "saco", "tesão", sequer a presunção de fazê-lo). Não é o caso; estamos debatendo ideias. Você dá indiretas e se retiras, quer que o interlocutor "adivinhe" o que você quer dizer e "se dá o direito de se retirar". Muito fácil.

3 horas atrás, marinhonani disse:

Renan,

estações em baixadas brilharam em parte do Sudeste,

5,3 Nova Friburgo/Salinas/Inmet

6,9 Florestal

7,2 Bambuí

8,2 Viçosa

8.3 Taubaté

8,5 Sete Lagoas

E as mínimas e máximas em Bom Jardim de Minas?

A estação de Bambuí fica em uma baixada na zona rural, recebendo todo ar frio da S. Da Canastra, não? E Sete Lagoas? Pq, olha, eu conheço a cidade e Varginha é bem mais fria que S. Lagoas. Nossa estação aqui é em um topo. Fico de cara com as ótimas mínimas que ela registra. E, Renan, que belo frio em Bom Jardim.

Em tempo: nossa automática, essa do topo, registou mínima de 8.9. Em casa, tive 9.3, no centro em área urbanizada, em uma leve descida. Agora já tenho 20.6 graus. Dia bonito. Devemos ultrapassar os 25•c essa semana,  e as mínimas deverão continuar sub 10, o que é extremamente comum para esta época( Maio - Setembro com frequência, e não raro entre fim de Março e Novembro ). 

Edited by Victor Naia
  • Like 1

Previsão arriscada essa do Coutinho, não arrisco as minhas fichas pra esse cenário da mesma forma que não apostava a Croácia na final hahah

Sobre essa discussão de classificação climática acho que uma outra boa maneira de enxergar as coisas é através da vegetação e natureza.

Essa classificação de Koppen com certeza é generalista até porque nem tem como fazer uma classificação nos mínimos detalhes globalmente falando.

É mais como um guia e não um manual detalhado.

Pra mim tem uma grande diferença de inverno pra uma cidade como Blumenau subtropical com vegetação da Mata Atlântica pra uma cidade da Província de Buenos Aires com vegetação completamente diferente e árvores peladas divido a menor radiação  e maior constância de horas de frio...Sendo que sofre pouco de bloqueios atmosféricos no inverno.

• Thanks 1

Embora não concorde com tudo mas acho interessante essa maneira de classificação que o CACO faz, as diferenças climáticas de uma cidade pra outra é por porcentagem e não por mapas pré-definidos.

O correto mesmo éramos ter mapas com degradee na classificação climática, nem culpo Koppen mas na sua época não existia nem computador, as coisas evoluem, hoje teríamos condições de fazer uma classificação mais ajustada e precisa, nome disso é Ciência, conceitos sempre estão mudando.

• Thanks 1

Dia muito quente em Blumenau, a mínima foi de 13,2C, mas a temperatura disparou muito e ao meio dia já faz 26C. Ansioso pela MP do sábado.

9 minutos atrás, Felipe Backendorf disse:

Dia muito quente em Blumenau, a mínima foi de 13,2C, mas a temperatura disparou muito e ao meio dia já faz 26C. Ansioso pela MP do sábado.

O Canadense sozinho prevê uma mínima bem baixa para Domingo. O Europeu e o GFS chegaram a prever um ótimo frio algumas rodadas atrás, mas recuaram. Sem a tendência do Europeu, eu fico pessimista. Vamos ver quem leva.

• Sad 1

Existem diversas outras classificações climáticas, muito mais detalhadas e que servem para o estudo bem localizado de certas áreas. Há uma tese de mestrado que propõe uma nova, detalhada e bastante complexa classificação climática para o RS. A metsul publicou texto a respeito no blog, na época em que o acesso era livre. 

Quanto à vegetação, até onde eu sei, o único país que fez isso de forma sistemática e científica foi o Estados Unidos, a Hardiness Zone da USDA. muito mais detalhada, comparativamente falando, do que a tabela de Koppen. Tem se aplicado essa tabela da USDA para outras partes do mundo, o que sempre gera críticas. Por exemplo, pela Hardiness Zone, Porto Alegre estaria no mesmo zoneamento que a península de Lands End, na Inglaterra. Bizarro, mas a lógica é a vegetação e sua capacidade de suportar extremos de frio e calor... Lands End é chamada de Riviera Inglesa, e o local mais ensolarado da Inglaterra e tem inclusive palmeiras. 

Quanto a dizer que tal cidade tem clima a igual a tal cidade, volto a repetir o que escrevi. Estar na mesma zona climática não é ter clima e microclimas iguais, em hipótese alguma. Mas parece que ninguém leu essa parte... 

Tempo ensolado na Granja Viana. 26ºC lá fora e 23ºC aqui dentro de casa. Umidade em 40%.

37 minutos atrás, Beto Krepsky disse:

Previsão arriscada essa do Coutinho, não arrisco as minhas fichas pra esse cenário da mesma forma que não apostava a Croácia na final hahah

Sobre essa discussão de classificação climática acho que uma outra boa maneira de enxergar as coisas é através da vegetação e natureza.

Essa classificação de Koppen com certeza é generalista até porque nem tem como fazer uma classificação nos mínimos detalhes globalmente falando.

É mais como um guia e não um manual detalhado.

Pra mim tem uma grande diferença de inverno pra uma cidade como Blumenau subtropical com vegetação da Mata Atlântica pra uma cidade da Província de Buenos Aires com vegetação completamente diferente e árvores peladas divido a menor radiação  e maior constância de horas de frio...Sendo que sofre pouco de bloqueios atmosféricos no inverno.

Vou deixar isto aqui, como curiosidade...

16jun00Z precip.JPG

• Like 2

Porto Alegre e São Leopoldo estão na zona cfa. Geada não é comum em poa, já em São Leopoldo e cidades da região é presença usual nos invernos. O efeito modulador do Guaíba, delta do jacuí e proximidade com o litoral faz com que poa, eternamente encoberta, tenha máximas muito mais baixas do que as cidades do Vale do Sinos, no outono/inverno. A lógica se inverte no verão: apesar de Forno Alegre ser abafada, justamente pela umidade, é na grande Porto Alegre que ocorrem as maiores máximas da região e, rotineiramente, do RS. A zona é cfa, mas há enorme diferença entre locais próximos. 

Mas, se ignorarmos a generalidade de Koppen que critérios vamos usar que sejam mundial e cientificamente aceitos? 

O fato de vc poder plantar uma amoreira  (Morus nigra) em Porto Alegre e nyc, fazê-la crescer e dar frutos, em ambas as cidades, diz UM POUCO porque Koppen coloca as duas na zona cfa. 

Eu tento reduzir outros aspectos (variáveis) para não fazer uma "salada", como vegetação, por exemplo. Apego-me PRINCIPALMENTE  a: latitude, dinâmica de massas de ar altitude e proximidade com oceanos (continentalidade). Obviamente há os micro-climas, mas estes são subprodutos do efeito do aquecimento antropológico. A dinâmica atmosférica da cidade de São Paulo com a RMSP É A MESMÍSSIMA COISA! O que há são micro-climas: mínimas mais baixas nos pontos mais afastados da RMSP ou na própria cidade (Capela Socorro, São Mateus, Parelheiros), em função de menor urbanização (aquecimento antropológico). Isso é MUITO DIFERENTE DE AQUECIMENTO GLOBAL, o qual considero IRRISÓRIO em termos de "NÚMEROS" (QUANTOS GRAUS AQUECEU A TERRA EM TANTO TEMPO). Sou da teoria "dos ciclos"; acho que tem impacto na temperatura maior do que o fator antropológico, além de fenômenos pontuais (vulcanismo). 

1 hora atrás, Victor Naia disse:

A estação de Bambuí fica em uma baixada na zona rural, recebendo todo ar frio da S. Da Canastra, não? E Sete Lagoas? Pq, olha, eu conheço a cidade e Varginha é bem mais fria que S. Lagoas. Nossa estação aqui é em um topo. Fico de cara com as ótimas mínimas que ela registra. E, Renan, que belo frio em Bom Jardim.

Em tempo: nossa automática, essa do topo, registou mínima de 8.9. Em casa, tive 9.3, no centro em área urbanizada, em uma leve descida. Agora já tenho 20.6 graus. Dia bonito. Devemos ultrapassar os 25•c essa semana,  e as mínimas deverão continuar sub 10, o que é extremamente comum para esta época( Maio - Setembro com frequência, e não raro entre fim de Março e Novembro ). 

Victor Naia,

a estação de Sete Lagoas fica fora da cidade, acho que numa área plana, é ótima para mínimas baixas com ar seco e pouco vento.Está localizada no terreno da Embrapa/milho/sorgo. Repare na foto da estação parece área plana, mas não baixada, tem um ribeirão que passa a sudeste da estação, um açude a leste.Dê uma olhada no Google/satélite com bastante zoom.Quanto as máximas são bem maiores do que na estação topo de Varginha.

Edited by marinhonani
  • Like 1

Em 14/07/2018 em 22:41, Aldo Santos disse:

Para refrescar a memória e servir de parâmetro de comparação com o calor que a próxima semana promete, abaixo as maiores temperaturas já registradas num mês de julho na estação do INMET-Mirante de Santana, na cidade de São Paulo.

30,2°C (24/07/2006)

29,9°C (28/07/2006)

29,8°C (27/07/1999)

29,5°C (20/07/1999)

29,5°C (25/07/2002)

29,3°C (15/07/1987, recorde da normal 1961-1990)

29,3°C (27/07/1998)

29,3°C (20/07/2011)

29,2°C (07/07/1948)

29,2°C (30/07/1999)

Será que hoje já fica perto disso ? Estação automática do Mirante reportava 27,6ºC às 13h. Se conseguir aquecer mais uns 2 graus até 15h e não chegar infiltração...

Além do já conhecido "maravilhoso mundo do fim da grade", vamos ter que criar também o "maravilhoso mundo do pampa gaúcho", pois faz frio intenso por lá nesta tarde enquanto todo o restante do país está com sol e temperaturas bem elevadas.

Esse é o nosso pampa brasileiro, que vive numa bolha separada do país durante o inverno mas, no verão, ele torra igualzinho a todos nós, rsrs.

• Like 4
  • Thanks 1
  • Haha 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.