Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2018

Recommended Posts

Parece que o Foreca vai "levar essa". Limpou o tempo na Granja Viana: céu azul e 19,5ºC; sabe aquele azul de "MP nova"?

Na serra do sudeste do RS chove sem parar desde a noite de ontem e com temperatura sempre por volta dos 6 ou 7 graus.

Ahhhhhhhhhhhh, se a Mantiqueira ficasse nesse local...imaginem a nevasca absurda...

• Like 1
  • Haha 1

19 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

É mais frio que Maria da Fé, a qual tem mínimas mais expressivas que CJ?

Tem sim, bem mais, aliás kkk, está a 1710m de altitude, e  baixada fechada, compara os dados e verá ahaha

Edited by Gabriel Cardoso

6 minutos atrás, Renan disse:

Na serra do sudeste do RS chove sem parar desde a noite de ontem e com temperatura sempre por volta dos 6 ou 7 graus.

Ahhhhhhhhhhhh, se a Mantiqueira ficasse nesse local...imaginem a nevasca absurda...

As estações de esqui estariam fechadas devido a nevasca. 

• Like 2
  • Thanks 1

34 minutos atrás, Gabriel Cardoso disse:

Fica em Delfim Moreira, Minas gerais, na serra da Mantiqueira, bem próximo a campos do Jordão, é um bairro conhecido na região por ser caminho dos peregrinos que vão para Aparecida-SP. O bairro também tem muitas casas de inverno, de pessoas de fora.

Bem legal.

Qual a altitude ? Vou ver se encontro no Google Earth.

Brasil sempre nos surpreendendo.

• Like 1

Ao nosso amigo Cacellla que me respondeu o seguinte:

"As pessoas querem criar uma identificação cultural de singularidade (uma espécie de excepcionalismo tupiniquim-charrua) baseadas em climas, daí a dificuldade de se aceitar que o Brasil é um pais tropical que não tem realmente nenhuma cidade fria no inverno, mas apenas momentos  em que a temperatura fica mais baixa (menos de 10 graus)"

Primeiramente mais uma vez suas afirmações não condizem com a realidade. E quando a afirmação a mim sem sequer me conhecer dizendo que quero criar uma espécie de excepcionalismo tupiniquim-charrua...

Minha família é altamente misturada no país inteiro. Nasci em Caçapava do Sul/RS, passei anos a trabalho em Goiânia e criei laços praticamente familiares lá, parte da minha família foi para o Sul do Maranhão trabalhar na Lavoura e estão a mais de 10 anos lá, e agora após alguns anos faço 'pós-graduação aqui em Curitiba. Portanto se tem uma coisa que não faz meu estilo é qualquer tipo de bairrismo ou assepsia de pessoas. 

Espero que você permanece no fórum de verdade contribuindo de maneira relevante a ti e a todos por aqui. 
Abcs

Pessoal, eu diria que as chances de nevar no alto da Mantiqueira são mínimas (mas espero sempre queimar a língua). O perfil está muito menos favorável do que em Julho de 2017. O cavado não entra tão profundo no Sudeste, ele só passa ao largo as áreas litorâneas e próximas, e o nível de congelamento estará acima do nível de 700mb. O que podemos ter são máximas baixas pela advecção do ar frio em altitude, mas não esperaria nada além disso. Como haverá instabilidade em médios níveis, locais acima dos 2000m podem ter máximas bastante baixas, e acima de 2500m eu chutaria algo em torno de 3/4°C.

ecmwf_th_500_samerica_12.thumb.png.3b0e4bdc13e2540a5093533316f5d9cc.pngecmwf_t700_samerica_12.thumb.png.e4741aed641410d57e1b49f980934a6c.png

• Like 2

5 minutos atrás, Vinicius Lucyrio disse:

Pessoal, eu diria que as chances de nevar no alto da Mantiqueira são mínimas (mas espero sempre queimar a língua). O perfil está muito menos favorável do que em Julho de 2017. O cavado não entra tão profundo no Sudeste, ele só passa ao largo as áreas litorâneas e próximas, e o nível de congelamento estará acima do nível de 700mb. O que podemos ter são máximas baixas pela advecção do ar frio em altitude, mas não esperaria nada além disso. Como haverá instabilidade em médios níveis, locais acima dos 2000m podem ter máximas bastante baixas, e acima de 2500m eu chutaria algo em torno de 3/4°C.

ecmwf_th_500_samerica_12.thumb.png.3b0e4bdc13e2540a5093533316f5d9cc.pngecmwf_t700_samerica_12.thumb.png.e4741aed641410d57e1b49f980934a6c.png

Concordo, Vini.

Na semana passada, quando eu postei minha análise, a chance era muito mais factível. Só que os modelos fizeram esses ajustes, conforme eu alertava que podia acontecer, e infelizmente foi desse jeito mesmo.

Mas vai ser interessante acompanhar de qualquer forma.

1 hora atrás, Renan disse:

O Brasil tem sorte e azar ao mesmo tempo, depende do ponto de vista. Sorte por ter altitudes que possibilitem ter uma boa neve de tempos em tempos (mesmo que escasso nos dias atuais), além de negativas expressivas, não fosse a Mantiqueira, Planalto Sul/Aparados e o Planalto norte/Serra do Mar isso aqui seria muito sem graça, sobretudo na região sudeste.

E azar pois pequenos ajustes de altitudes nas latitudes certas ou um pouco mais alto as coisas já teríamos neve abundante anualmente, mesmo em invernos fracos...

• Like 1

11 horas atrás, Gabriel Cardoso disse:

Festinha junina madrugada passada bombando no charco, com 0°C hehehehe

IMG-20180709-WA0000.jpg

Gabriel Cardoso,

deve ter sido a festa junina mais fria em 2018 no Brasil.

• Haha 2

1 hora atrás, Lucas Venturini disse:

Bem legal.

Qual a altitude ? Vou ver se encontro no Google Earth.

Brasil sempre nos surpreendendo.

Fica a 1710 metros de altitude, com casas beirando os 1800m e picos entre 1850 e 2050m.

• Like 1

MEIO DIA (Horário de Brasília)

9,2°C Ponta Porã-MS

11,1°C São Gabriel do Oeste-MS

11,2°C Amambaí-MS

12,3°C Corumbá-MS

12,8°C Porto Murtinho-MS

13,1°C Sonora-MS

13,3°C Comodoro-MT

13,7°C Dourados-MS
13,7°C Tangará da Serra-MT

14,7°C Itiquira-MT

15,8°C Porto Estrela-MT

16,1°C Vilhena-RO

16,9°C Três Lagoas-MS

17,9°C Valparaíso-SP

19,3°C Presidente Prudente-SP

13,5°C Campo Grande-MS

14,9°C Cuiabá-MT

• Like 3
  • Thanks 1

Entre 2C e 4C em 850 hPa pelo gfs no noroeste do PR amanhã! 

• Like 3

Alguma novidade em relação a 12z, ou tudo na mesma só acima de 1700 metros, acho que o morro da igreja será premiada, infelizmente está interditada, que época para fechar 🙁

3 minutos atrás, Felipe Pelisari disse:

Alguma novidade em relação a 12z, ou tudo na mesma só acima de 1700 metros, acho que o morro da igreja será premiada, infelizmente está interditada, que época para fechar 🙁

Na sorte Urupema?

Tirando o vento infernal que faz lá....

3 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Parece que o Foreca vai "levar essa". Limpou o tempo na Granja Viana: céu azul e 19,5ºC; sabe aquele azul de "MP nova"?

Caras, a FF eu acho agora que sequer chegou por aqui. Temos nada mais nada menos que 24,6ºC!!!! Tempo parcialmente nublado. Nem Foreca, nem Climatempo acertaram. Bola fora para ambas.

3 horas atrás, Ricardo Aguilera disse:

Parece que tem previsão de neve para o PNI também

Não acredito...Desculpe-me o excesso de sinceridade. Não vejo um pingo suficiente de frio para isso, e a Mantiqueira precisa.

1 minuto atrás, Caco Pacheco disse:

Caras, a FF eu acho agora que sequer chegou por aqui. Temos nada mais nada menos que 24,6ºC!!!! Tempo parcialmente nublado. Nem Foreca, nem Climatempo acertaram. Bola fora para ambas.

A frente fria está atrasada, Caco. Enfrentando dificuldades para driblar o zagueiro adversário (no caso o bloqueião em 500 sobre o Sudeste), mas ele já está sendo batido e em breve a frente vai chegar. Veja Curitiba como já está gelada. É questão de tempo até ela atingir Sampa e gelar a cidade. 

Pelo que estou acompanhando, ela só chegará aqui amanhã na parte da tarde. Vai fazer um pouco de calor ainda amanhã. Se assim for, ponto para o ECMWF, que está prevendo isso.

25 minutos atrás, Jonny Arruda disse:

São Joaquim, ser a que não Neva?  Vai ter muita umidade por lá!

O perfil vertical é favorável a neve entre as 21:00 de hoje e o começo da tarde de amanhã. Até CAPE teremos, por conta da instabilidade causada pelo cavado em médios níveis. Na minha análise, chances pequenas em áreas entre 1000 e 1200m, média entre 1200 e 1600m e relativamente alta acima de 1600m.

image.thumb.png.5ec897a180f4d236e905b9c488804a20.png

• Like 6
  • Thanks 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.