Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2018

Recommended Posts

Advecção à toda por aqui, com rajadas de 33 km/h. Contudo, o que mais precisávamos (chuva) não virá.

image.png.174516b78d0fe1357504ee2642befb18.png

• Like 2

5 minutos atrás, Felipe Backendorf disse:

MORRO DAS TORRES 23H: 1,8C

Estação que deve ser acompanhada de perto para vermos se teremos neve ou não. Cruzeiro e INMET SJ idem. 

• Like 1

Granja Viana com céu limpíssimo e zero vento, sem sinal algum de FF por aqui: 14,8ºC. Ou seja, somente se a máxima diurna de amanhã superar os 15ºC, teremos up-15ºC por aqui, o que acho que deverá ocorrer.

Que loucura está a previsão de dados brutos do GFS para cá no dia 11 (Quarta). Coloca temperatura MÁXIMA de impressionantes 12,6ºC !

Seria a menor máxima em JF desde Julho de 2013...

• Like 4

Amplitude térmica não muito comum por aqui hoje. Na minha estação, variação de 09,6ºC a 27,4ºC.

Agora já está bem frio novamente com 12,4ºC. Mas legal mesmo vai ser sentir essa temperatura à tarde na Quarta-feira. Mal posso esperar.

• Like 4

FF está aqui, mas não chove e nem deve chover. A primeira quinzena de Julho irá terminar seca. No momento 15,9°C no Santa Luzia e 16,1°C no Tomaz Coelho, as menores.

Na quarta há alguma chance de ter as mínimas do ano.

Hoje variação de 11,6° a 16,1° (máxima à meia-noite). Passamos toda a tarde em 13°/14°, quase sempre nublado e muito vento. 

Agora nublado, ventoso e faz 12,0° com 87%.

• Like 2

Nada de FF em Sampa. Vou dormir. A noite creio que será de pouco movimento no BAZ. AMANHÃ QUE PROMETE, além da própria semana! Acho que a FF nem chegou a Curitiba ainda.

17 minutos atrás, Gabriel Cardoso disse:

Festinha junina madrugada passada bombando no charco, com 0°C hehehehe

IMG-20180709-WA0000.jpg

E essa grama verdinha aí ?? RSRSRSRSRSRSRSS

• Haha 1

Em 05/07/2018 em 13:02, Caco Pacheco disse:

Tenho parentes em Chapecó. Parece-me que nevou por lá em 1994. Tenho parentes também em Bento Gonçalves-RS; ali sim, COM CERTEZA NEVOU, E BEM!

Fui pesquisar por curiosidade, e descobri que aqui nevou bem, com acumulação. Tem fotos.

• Like 2

2 horas atrás, jean10lj disse:

Fui pesquisar por curiosidade, e descobri que aqui nevou bem, com acumulação. Tem fotos. (1994 em Chapecó)

Falei! Houve neve em Chapecó em 1994. No RS a neve foi praticamente generalizada. Em Sampa, os termômetros bateram 0,8ºC no Mirante! Aqui na Granja Viana (não tinha termômetro à época), mas deve ter dados uns -2ºC. Geada já antes das 23 hs.

Aqui deu um leve "aquecimento adiabático", hehe. Lá pelas 11:30, estava 14,8ºC. Fui olhar o termômetro agora (03:45), chegou a 16,4ºC. Há sinais da chegada lenta de ar frio, pois já baixou para 14,3ºC após este leve aquecimento adiabático. Entretanto não teremos mais sub-15ºC, mas oas próprias previsões do Fore dão máxima neste 2ª feira de 20ºC; já a Climatempo, tempo carracncudo/fechando mais à noite e máxima de 16ºC (de agora de madrugada!). Quem leva? Confio mais na Climatempo. Detalhe que a máxima será invertida nesta 2ª feira. A tendência agora é a temperatura não subir mais.

Edited by Caco Pacheco
  • Like 1

Bom dia amigos:

- GFS e Europeu seguem com o cenário estável, finos ajustes na precipitação e temperatura.

- GFS reduziu ligeiramente entre 850 e 800 na 00Z, quando se esperava algum incremento. Dado negativo.

- GFS aumentou muito o frio em 500mb, o que é muito interessante e importante no contexto do cavado e instabilidades. Dado positivo.

- A baixa pressão vai se formar bem próximo a costa. O aprofundamento da baixa deve causar a passagem de um vórtice e um cavado em altos níveis. Dado positivo.

- No momento temos um cenário bem limítrofe, como em agosto de 2016.

- Pra quem for caçar sugiro aguardar um cenário mais consolidado ao longo do dia.

- Janela acima de 1600/1700m se abrindo no final de tarde/início da noite.

• Like 13
  • Thanks 1

Vamos torcer bastante, pessoal. Se ocorrer a neve, espero que possa atingir outros locais além dos 1800m do Morro da Igreja, já que o local encontra-se interditado.

Mínima de 10,2ºC hoje cedo. Contando as horas para a frente fria chegar !

• Like 1

Na Granja Viana, a FF já chegou. Nublado, 16,1ºC. Mínima de 14ºC cravados, pressão de 1018 (caiu). Aqui dentro, 21,5ºC (os interiores não resfriaram, ao contrário estão mais aquecidos devido aos últimos dias). Parece-me que o Foreca cai acertar "mais" do que o Climatempo para hoje (conheci as previsões do Foreca ontem...). Máxima prevista de 17ºC e 18ºC para a Granja Viana e Sampa, respectivamente. AMANHÃ é o dia de MENOR MÁXIMA. Deve começar a chove durante o anoitecer e amanhã.

Diferença gritante no norte do Paraná, parece uma repetição da ultima onde o ar frio parece travar quando chega na região de Londrina.

Faz 10°C em Paranavaí, 12°C em Maringá e 16°C em Londrina ( praticamente a maior do estado agora)

• Like 1

Atenção nessa previsão do foreca para campos do Jordão, colocando -2°C na madrugada de terça pra quarta 😱

Screenshot_20180709-084403.png

• Like 1

54 minutos atrás, Gabriel Cardoso disse:

Bom dia a todos,

Mínima de -0,6°C no charco, mais uma negativa pra conta.

IMG-20180709-WA0007.jpg

IMG-20180709-WA0006.jpg

IMG-20180709-WA0017.jpg

6 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Onde fica essa localidade ? Charco ?

Também gostaria de saber...

Aqui na Granja Viana, temperatura acima do esperado pelas previsões: 18,4ºC, tempo parcial nublado. Sub-20ºC? Essa é a meta agora...

Edited by Caco Pacheco
  • Like 2

9 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Onde fica essa localidade ? Charco ?

Fica em Delfim Moreira, Minas gerais, na serra da Mantiqueira, bem próximo a campos do Jordão, é um bairro conhecido na região por ser caminho dos peregrinos que vão para Aparecida-SP. O bairro também tem muitas casas de inverno, de pessoas de fora.

• Like 2

6 minutos atrás, Gabriel Cardoso disse:

Fica em Delfim Moreira, Minas gerais, na serra da Mantiqueira, bem próximo a campos do Jordão, é um bairro conhecido na região por ser caminho dos peregrinos que vão para Aparecida-SP. O bairro também tem muitas casas de inverno, de pessoas de fora.

É mais frio que Maria da Fé, a qual tem mínimas mais expressivas que CJ?

• Like 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.