Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2018


Recommended Posts

3 horas atrás, Rodolfo Alves disse:

MÍNIMAS SÃO PAULO 13/07

FINALMENTE MIRANTE ESPANTOU A ZICA, E BATEU A MENOR TEMPERATURA DO ANO NESSA SEXTA-FEIRA.

 

CGE/CETESB/CIIAGRO

JUQUITIBA/CIIAGRO 2,6

SANTANA PARNAIBA 4,6
CAPELA 5,3
PERUS 5,8
MAUA 6,7
PIRITUBA 7,6
BUTANTA 7,7
FREGUESIA 8,0
VILA PRUDENTE 8,2
JABAQUARA 8,3
RIACHO GRANDE 8,5
CAPAO REDONDO/CETESB 8,5
VILA MARIA 8,6
MBOI MIRIM 8,8
SÃO MATEUS 8,9
VILA FORMOSA 9,0
PARELHEIROS 9,1
TREMEMBÉ 9,1
SANTANA 9,3
ITAQUERA 9,3
MOOCA 9,4
PINHEIROS 9,4
IPIRANGA 9,5
CAMPO LIMPO 9,5
LAPA 9,6
INTERLAGOS/CETESB 9,7
CIDADE ADEMAR 9,8
VILA MARIANA 9,8
SE/CGE 9,8 
PENHA 9,9
SANTO AMARO 9,9
PQ DOM PEDRO/CETESB 9,9
PINHEIROS/CETESB 9,9

SÃO CAETANO/DAVIS 9,9

SÃO CAETANO/CETESB 10,0

PONTE DOS REMÉDIOS/CETESB 10,3

 

INMET:

MIRANTE/AUT 8,9
MIRANTE/CONV 9,1
SESC INTERLAGOS 9,3

BARUERI 8,1

 

IAG:

IAG CONVENCIONAL 7,7

 

SYNOP:

AERO CONGONHAS/SYNOP 10,0

 

 

O nevoeiro foi realmente um divisor de águas nessa madrugada. Fez com que o Mirante ganhasse/empatasse até mesmo de estações conhecidamente bem mais frias como Parelheiros, São Mateus e Interlagos. Por aqui estava tudo indo bem até às 2h, quando ele veio e subiu a temperatura de 8,3ºC para 9,1ºC, estabilizando-se assim até o nascer do sol. 

 

Esse dia será o último minimamente agradável antes da goianização de Sampa, vamos torcer para que venha algo realmente interessante depois do dia 22.

chucha sampa.png

  • Like 2
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

40 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Uma critica construtiva a cidade de Urupema/SC, alias a cidade não... A sua gestão municipal... A cidade comprou a ideia de Urupema a cidade mais fria do Brasil... Okay... Apesar de haver quase um empate técnico ainda com São Joaquim, Bom Jardim da Serra no mesmo estado e São José dos Ausentes no Rio Grande do Sul.

Mas ai o turística fica empolgado para conhecer a cidade mais fria do Brasil e descobre que praticamente não se há hotéis, o numero de leitos da hotelaria na cidade é praticamente 2 ônibus de turismo cheio e pronto acabou. Ha Ha Ha
37113457_2124179754495804_20710858091208

 

Exatamente, eu estive em Urupema em 2011 e em 2015 e devo dizer que achei a cidade bem "caidinha". As atrações principais da cidade, que são a cachoeira que congela e o morro das antenas, não possuem boa estrutura. Achei uma pousadinha no "centro" que era super simples, 70 reais a diária, e nada mais. Enfim, trata-se de uma cidadezinha com infraestrutura igual às que temos aos montes aqui no interior de MG. Não há atrativos urbanos em si. A natureza é que se destaca realmente, como em toda a serra catarinense.

 

Claro que alguma coisa pode ter evoluído nesses 3 anos da última vez que estive lá...

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

A Serra do Rio rastro e toda Serra catarinense possuem um baita potencial. A Mantiqueira em Minas também, que em muitos lugares, considero mal explorada. 

 

Mas para um país que com todas essas belezas e diversidades, só consegue receber pouco mais de 6 milhões de turistas estrangeiros, eu não posso esperar muita coisa. 

 

África do Sul, tão distante quanto nós do mercado europeu, mais distante do norte-americano, e com vizinhos muito pobres, ao contrário de nós, que Temos países com renda per capita bem razoável, recebe mais de 10 milhões de turistas. A Tailândia, recebe mais de 30,40 MILHÕES.... 

 

Mesmo no mercado interno, existem muitas possibilidades. Ontem estive em São Lourenço, e além do parque, não há muitas atrações. Poderiam investir mais no turismo rural, em excursões escolares e da 3° idade por exemplo. 

Edited by Victor Naia
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Na saída do ar frio, mínima de 1,3ºC aqui em Pelotas. No geral foi, não foi uma boa mp para as baixitudes do RS, mas o Passo dos Pires conseguiu ontem -0,3ºC.

 

Até agora, essas são as médias na região:
5,4/11,2ºC Pinheiro
6,7/12,5ºC Canguçu

7,5/14,4ºC Jaguarão

8,7/13,3ºC Chuí

7,3/14,7ºC Pelotas

 

 

Já do extremo norte do estado pra cima, a chucha segue reinando.



 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

20 horas atrás, Moretão disse:

Hahaha pior que eu também nunca havia visto a Estação do Renan. Isso com anos dele falando dela.

 

Outra estação antiga que não lembro de ver por aqui é do @Marcos

 

Valeu, @Renan! Muito legal a baixada! E essa grama pede uma geadinha, rs.

 

A do @Marcos é outra que eu adoraria ver foto! 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

17 minutos atrás, Tomás WRuas disse:

 

Valeu, @Renan! Muito legal a baixada! E essa grama pede uma geadinha, rs.

 

A do @Marcos é outra que eu adoraria ver foto! 

 

Amanhã tiro uma foto e coloco aqui. Meu maior problema com ela é colocá-la on-line. Já tentei várias vezes, mas desisti. Só mantenho o domínio no Wunderdround.

 

Hoje variação de 7,3° a 19,9°. Agora 18,7° com 60% e alguns cirrus.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, Fernando Keiser disse:

Depois que a estação de Painel foi substituída por uma Davis, nunca mais conseguiu o mesmo destaque de antes. Era comum ela ganhar do Rio Porteira e Urupema. Sem contar o comportamento bizarro que subia ou descia muito rapidamente.

 

É e Rio Porteira tá perdendo de Urupema inclusive nas mínimas este mês. Acho que vai ser bem difícil isso mudar até o final do mês.

 

Nas máximas é melhor nem falar, pois Urupema sempre foi bem mais fria sempre. O que Rio Porteira ganha nas mínimas, perde mais nas máximas.

 

O que não se tem certeza é se a média mínima no Rio Porteira é menor.

Edited by Moretão
Link to comment
Share on other sites

50 minutos atrás, Marcos disse:

 

Amanhã tiro uma foto e coloco aqui. Meu maior problema com ela é colocá-la on-line. Já tentei várias vezes, mas desisti. Só mantenho o domínio no Wunderdround.

 

Hoje variação de 7,3° a 19,9°. Agora 18,7° com 60% e alguns cirrus.

Eu não entendo o pq de não conseguir! hehe
Cara, quer que eu faça um Meteobridge pra ti? Tbm tenho um Meteohub parado aqui em casa.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

51 minutos atrás, Moretão disse:

 

É e Rio Porteira tá perdendo de Urupema inclusive nas mínimas este mês. Acho que vai ser bem difícil isso mudar até o final do mês.

 

Nas máximas é melhor nem falar, pois Urupema sempre foi bem mais fria sempre. O que Rio Porteira ganha nas mínimas, perde mais nas máximas.

 

O que não se tem certeza é se a média mínima no Rio Porteira é menor.

Olha, MORETÃO, até mês passado Urupema perdeu para o Rio Porteira na média mínima, não sei como está este mês, que realmente não está com uma boa dinâmica para Bom Jardim.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Sexta feira de sol em Sampa, após o nevoeiro da manhã.

Durante à tarde, apareceram algumas nuvens médias.

As temperaturas já subiram bem em relação a ontem. A umidade caiu bastante e ainda continua muito baixa.

 

Na Mooca, máxima de 24 graus e umidade mínima em 25,7%.

Agora, 20,8 graus e umidade em 33,4%.

 

Aeroportos (máximas +  temperatura às 18 horas)

  • Congonhas: 22 graus / 21 graus;
  • Cumbica: 23 graus / 18 graus;
  • Campo de Marte: 23 graus / 19 graus.
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Enquanto áreas ao norte da Capital ainda registram temperaturas levemente altas e URA baixa, locais ao sul já estão com temperaturas mais baixas e URA elevada.
Muito provavelmente é a brisa marítima entrando pela cidade.


Destaque para Parelheiros com apenas 13 graus e 100% de umidade.

 

Estações - CGE

sQrVBJ2.png?1

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Depois de várias madrugadas geladas na sequência, hoje a temperatura subiu bastante no estado de São Paulo, especialmente no norte e noroeste do estado. Algumas máximas:

31,2°C Votuporanga

30,7°C Barretos (mínima de 7,9°C)

30,7°C Valparaíso

30,4°C Jales

29,7°C Ariranha (mínima de 5,4°C)

 

Aqui em Matão, tive mínima de 7,9°C nesta madrugada. A temperatura estacionou e até subiu um pouco até o amanhecer, depois de despencar bem ontem à noite (chegou aos mesmos 7,9°C antes da meia noite). Ontem fez 4,7°C. Em Itajubá, mínima de 5,1°C hoje e 4,9°C ontem.

 

Nos próximos dias predominam ventos de quadrante E, NE e ESE, com tempo seco e boa estabilidade. As temperaturas sobem bastante à tarde e as madrugadas continuarão frias, mas não tanto quanto nos últimos dias, principalmente em áreas de baixadas.

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Na Granja Viana, variei de 7ºC a 22,4ºC.

 

O tal MONSTRO, pelo Global do Inpe, "nao vai rolar" por enquanto.... Será?

 

Impressionante como a Campanha Gaúcha tem um clima totalmente diferenciado. A Uma outra MP foi bem mais forte por lá. No "resto do Brasil" esta o foi. Acho que a que me referi quanto à Campanha, até PoA se deu melhor. De PoA para baixo, é OUTRO MUNDO, a dinâmica é bem diferente em muitos anos, senão na maioria, tanto no verão quanto no inverno.

 

Veja que incrível as médias da Campanha neste mês, especialmente as médias MÁXIMAS!

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Fernando Keiser disse:

Olha, MORETÃO, até mês passado Urupema perdeu para o Rio Porteira na média mínima, não sei como está este mês, que realmente não está com uma boa dinâmica para Bom Jardim.

 

Sim tens razão. Més passado Urupema perdeu por menos de um grau nas mínimas, mas "ganhou" por quase 2 graus nas máximas.

 

Esse mês Urupema tinha uma pequena folga nas mínimas dias atrás. Algo do tipo +0,7. Pode ter diminuído mas não mudou, pois as últimas noites Urupema continuou na frente e o Rio Porteira "não reagiu" como esperado. Se o cenário não mudar nos próximos dias, vai ficar bem difícil reverter.

 

Nas máximas dessa vez a diferença estava menor (cerca de 1,3 menor em Urupema).

Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, Caco Pacheco disse:

As rodadas de tendência da manhã do Globa do Inpe são "piorzinhas" do que as da noite e menos confiáveis; entretanto ambas ainda não pegaram "direito" o "MONSTRO". Já o modelo de longo prazo que a Climatempo utiliza "já pega" a tendência.

 

Vamos torcer e, principalmente, monitorar. A chegada seria lá para 6ª feira/sábado (20/21). A partir de 4ª feira teríamos um pré frontal "legal" em Sampa. A partir de amanhã as temperaturas já aquecem bem; ficam "agradáveis" até 3ª feira. 

Achei engraçado que o modelo da Climatempo aponta -4ºC para o dia 22/07 aqui em Pato, mas a própria Josélia publicou um post dizendo que a próxima onda de frio forte viria somente no começo de agosto

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Vitor Hugo disse:

Achei engraçado que o modelo da Climatempo aponta -4ºC para o dia 22/07 aqui em Pato, mas a própria Josélia publicou um post dizendo que a próxima onda de frio forte viria somente no começo de agosto

É que há chances de vir uma bela onda polar para esses dias, mas os modelos estão bem divergentes quanto ao período, e estão alterando essa previsão constantemente.

Melhor confiar que a onda de frio forte virá no finalzinho de julho e início de agosto, que é a tendência inicial.

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, fredericowessel disse:

Eu não entendo o pq de não conseguir! hehe
Cara, quer que eu faça um Meteobridge pra ti? Tbm tenho um Meteohub parado aqui em casa.

 

Meteobridge seria você abrir um canal daí para eu colocar a estação on-line aqui? Ficaria muito agradecido!!

 

Eu havia baixado gratuitamente um software que comportava a Honeywell, marca da minha estação. Mas tinha de fazer tantos ajustes, e na sequência certa (o que incluía colocar os cabos no momento certo), que desisti. O Bruno sabia fazer isso. Sou péssimo nestas coisas técnicas.

 

Aqui céu limpo e faz 13,1° com 77%.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Mais uma MP continental que passa raspando e chega em BH muito branda, destoando de boa parte do centro-sul. Essa provocou leve queda nas temperaturas (que apenas deixou a cidade dentro da média) e uma chuvinha de 3mm na estação convencional do INMET. O dia mais frio teve mínimas de 12/13 graus, valores bem normais nessa época.

 

É interessante perceber que, pelo foreca, SP ficará mais quente que BH pelos próximos 9 dias. A dinâmica das duas, de fato, é um tanto diferente. Volto pra BH (após 7 meses fora) dia 16 e serei recebido em uma semana típica de inverno: sol, 12/14 graus pela manhã e 25 à tarde. Serão os dias mais frios do ano pra mim, já que estive em terras mais quentes (Noronha/Salvador) nesse período.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal...

Depois de alguns dias ausente por alguns probleminhas de saúde, mas que graças a Deus tudo está bem novamente,  retorno a ativa com o monitoramento climatico de cada dia, nunca deixando, porém, de acompanhar o forum...

E que belas as fotos da neve nos pontos altos de SC (finalmente)  também as geadas especialmente nas serras catarinense e da mantiqueira... do sul de Minas pra baixo essa mp foi fenomenal mas de BH pra cima quase nem fez cócegas. ..aqui a FF chegou e ja provocou o segundo dia de tempo nublado e garoento durante quase todo o período. ..e só, não houve qualquer volume significativo de precipitação, apenas intensa nebulosidade que segurou as maximas, e contrastando com os últimos dias de maximas girando entorno dos 26, 27ºC,  hoje a temperatura chegou somente aos 20,5ºC com pouco sol... Automática de Diamantina teve maxima de 17ºC...final da tarde o tempo limpou e agora tenho 9,8ºC... provavelmente uma sub8º a caminho...

Obs.: nos dias em que me ausentei registrei aqui na região a menor minima do ano até agora aqui: 5,8ºC no dia 07, tempo extremamente seco dos últimos dias tem ajudado a gerar minimas boas por aqui...

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

36 minutos atrás, CloudCb disse:

Não sei se é o tópico correto, mas penso ser... É apenas uma dúvida simples.

 

Houve alguma onda de frio forte em novembro de 1947 no Sul/Sudeste?

 

Na cidade de São Paulo, houve uma onda de frio forte (Para a época) entre 11 e 14 de outubro de 1947.

No dia 13/10/1947, as mínimas foram:

INMET-Mirante de Santana: 4,3°C (O único registro de mínima absoluta anual em outubro)

IAG: 5,2°C

 

Mas o mês de novembro de 1947 também teve temperaturas baixas.

Nos dados do IAG, entre 1º e 19/11/1947 (19 dias), as mínimas variaram entre 8,6 e 13,3°C.

Tem uma máxima de 15,4°C no dia 03/11.

Entre os dias 07 e 16/11/1947 (10 dias), as máximas variaram entre 16 e 20,4°C.

 

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, Marcos disse:

 

Meteobridge seria você abrir um canal daí para eu colocar a estação on-line aqui? Ficaria muito agradecido!!

 

Eu havia baixado gratuitamente um software que comportava a Honeywell, marca da minha estação. Mas tinha de fazer tantos ajustes, e na sequência certa (o que incluía colocar os cabos no momento certo), que desisti. O Bruno sabia fazer isso. Sou péssimo nestas coisas técnicas.

 

Aqui céu limpo e faz 13,1° com 77%.

 

Não é bem isso, vou te enviar uma MP pra conversarmos melhor.

Link to comment
Share on other sites

23 horas atrás, Rodolfo Alves disse:

MÍNIMAS SÃO PAULO 13/07

FINALMENTE MIRANTE ESPANTOU A ZICA, E BATEU A MENOR TEMPERATURA DO ANO NESSA SEXTA-FEIRA.

 

CGE/CETESB/CIIAGRO

JUQUITIBA/CIIAGRO 2,6

SANTANA PARNAIBA 4,6
CAPELA 5,3
PERUS 5,8
MAUA 6,7
PIRITUBA 7,6
BUTANTA 7,7
FREGUESIA 8,0
VILA PRUDENTE 8,2
JABAQUARA 8,3
RIACHO GRANDE 8,5
CAPAO REDONDO/CETESB 8,5
VILA MARIA 8,6
MBOI MIRIM 8,8
SÃO MATEUS 8,9
VILA FORMOSA 9,0
PARELHEIROS 9,1
TREMEMBÉ 9,1
SANTANA 9,3
ITAQUERA 9,3
MOOCA 9,4
PINHEIROS 9,4
IPIRANGA 9,5
CAMPO LIMPO 9,5
LAPA 9,6
INTERLAGOS/CETESB 9,7
CIDADE ADEMAR 9,8
VILA MARIANA 9,8
SE/CGE 9,8 
PENHA 9,9
SANTO AMARO 9,9
PQ DOM PEDRO/CETESB 9,9
PINHEIROS/CETESB 9,9

SÃO CAETANO/DAVIS 9,9

SÃO CAETANO/CETESB 10,0

PONTE DOS REMÉDIOS/CETESB 10,3

 

INMET:

MIRANTE/AUT 8,9
MIRANTE/CONV 9,1
SESC INTERLAGOS 9,3

BARUERI 8,1

 

IAG:

IAG CONVENCIONAL 7,7

 

SYNOP:

AERO CONGONHAS/SYNOP 10,0

 

 

Belo Horizonte esta com recorde menor que São Paulo este ano ainda, certo? Registramos 8,7ºC na Pampulha em Maio.

Link to comment
Share on other sites

Outra marca negativa em SC (27 dias em 2018) e mais uma geada, sétima em julho (56 dias no ano). Abaixo as mínimas inferiores a 4°C

-2,2 S.Joaquim/F.Keiser
-2,0 B.Jardim/F.keiser
-1,9 Painel/F.K. e G.Hugen
-1,1 Urupema*
0,2 Rio Rufino*
0,6 Urubici/Joel Faria
1,0 Curitibanos/UFSC
1,0 Ponte Alta do Norte*
1,1 Otacílio Costa*
1,5 Frei Rogério*
2,0 Lages/UDESC
2,4 Rio Negrinho*
2,4 Vargem*
2,7 Bom Retiro*
2,8 Joinville/serra/DSoares
2,9 Monte Castelo*
3,0 São Bento do Sul*
3,0 Major Vieira*
3,1 Caçador*
3,3 Itaiópolis*
3,4 Videira*
3,5 Rio do Campo/Inmet
3,6 Mafra*
3,8 Três Barras*
3,9 Rio dos Cedros/UFSC
3,9 Abdon Batísta*

*Epagri

4,9 Florianópolis*

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Granja Viana, mínima de 10,9ºC. No momento, ensolarado e 20,2ºC. Temperatura interna de 19ºC, pressão de 1021.

 

Ar polar já em fase de tropicalização. Secura. Acho que para a Mantiqueira essa situação é EXTREMAMENTE  FAVORÁVEL PARA AS MÍNIMAS, especialmente de baixada. Para cá é "mais ou menos",  mais para "menos": mínimas até que razoáveis, porém as máxima vão subindo gradativamente, até ficarem " bem desagradáveis"; a exposição ao sol a pino dá a sensação de calor excessivo. O "frio decente para Sampa e RMSP" definitivamente é de advecção mesmo.

 

As temperaturas entram em forte elevação hoje, mas a partir de 3ª/4ª feira fará até que um "certo" calor para cá até 6ª feira. Vou checar agora no Global do Inpe se o MONSTRO POLAR confirma a tendência; mas é praticamente certo que há chegada de FF no outro sábado ou até mesmo durante 6ª feira à tarde/noite. Vou me atualizar agora e já volto.

Edited by Caco Pacheco
Link to comment
Share on other sites

Olhando as postagens, veranico até o final do mês mesmo! Mas, esperança na mensagem do Alexandre Aguiar (AAA), sobre o mês de agosto. 

 

NUNCA ME ESQUEÇO, no final de julho de 2003, o Alexandre disse que Agosto seria uma bomba. Ele trabalhava em algum instituto em São Leopoldo (não me recordo o nome agora, ,as deve ter dado origem à MetSul). Simplesmente ele citou 3 datas-chave em agosto. E, nestas datas citadas, REALMENTE vieram fortes ondas polares. Uma delas, FORTÍSSIMA! Foi um show de previsão de tendência a longo prazo, e CERTEIRA, com DATA MARCADA! Longos 15 anos de BAZ...mas estou aqui desde julho de 2002.

 

 

Edited by Caco Pacheco
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

ASSASSINARAM O MONSTRO por enquanto... e o calorzinho já tá rolando em Sampa! E, pelo jeito, vai se arrastar até o final de julho. "Veranico de julho"?

Isso porque estava previsto para o dia 19, sendo que falta muitos dias ainda, vai que nas próximas rodadas os modelo (não só  o GFS ou o ECMWF) devolvam o frio.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

O ar fica bastante seco nos próximos dias, podendo baixar dos 20% em algumas áreas do interior paulista. O motivo é a circulação em baixos e médios níveis, que será predominantemente anticiclônica.

image.thumb.png.ac25fa257a54cde2ee885841931358f9.pngimage.thumb.png.80c592b20557cfd69dc306ffa5d9b645.png

 

Com esta circulação, no RS os fluxos predominantes serão de NW, o que transportará ar quente para o estado e deixa o tempo bem instável, com . O Jato de Baixos Níveis ganha força no dia 18, com o avanço de ar mais frio sobre parte da região Sul.

  • Like 3
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, Aldo Santos disse:

 

Na cidade de São Paulo, houve uma onda de frio forte (Para a época) entre 11 e 14 de outubro de 1947.

No dia 13/10/1947, as mínimas foram:

INMET-Mirante de Santana: 4,3°C (O único registro de mínima absoluta anual em outubro)

IAG: 5,2°C

 

Mas o mês de novembro de 1947 também teve temperaturas baixas.

Nos dados do IAG, entre 1º e 19/11/1947 (19 dias), as mínimas variaram entre 8,6 e 13,3°C.

Tem uma máxima de 15,4°C no dia 03/11.

Entre os dias 07 e 16/11/1947 (10 dias), as máximas variaram entre 16 e 20,4°C.

 

 

Impressiona! Foi um ótimo mês (ou ótimos, incluindo outubro). Passagens sucessivas de frentes (que chegavam rápido ao Nordeste). Mínimas melhores que as menores de anos atuais. Me surgiu a dúvida porque o novembro de 1947 foi extremamente chuvoso aqui no Nordeste (cidades da PB tiveram até 15X a média do mês (varia entre 15 e 30 mm no sertão) e o destaque que foi Salvador, com 1775,9 mm no bairro Dois de Julho).

Edited by CloudCb
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.