Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2018

Recommended Posts

14 minutos atrás, Fernando Keiser disse:

Inclusive a estação do Santa Luzia foi trocada esses dias. Era uma Oregon e agora é La Crosse, inclusive fui eu que comprei pra ele.

Isso mesmo. Acho que foi Domingo passado. Notei que o sensor de vento é mais sensível, registra velocidades de vento menores.

Certa vez ele me contou que o sensor de temperatura da Oregon travava muito. Nas temperaturas não notei nenhuma diferença desde a mudança.

Pelos dados de HOJE dos modelos, começa a pintar uma boa chance de branquinha(neve) segunda a noite, principalmente nas áreas a partir de 1500 metros na Serra. Não haverá inversão.

Edited by VitorVM
  • Like 8
  • Thanks 1

1 hora atrás, Moretão disse:

Dia agradável mas com calor no Vale do Itajaí. No Centro mínima de 16,9°C e máxima de 23,9°C.

36741699_472283033223936_147184925326861

@Felipe Backendorf

Hoje de manhã tive um compromisso no Bairro Santa Luzia e como era caminho, resolvi dar uma passada em frente a estação para tirar a dúvida se batia sol ou não.

36788329_472276529891253_194059494879762

Essa foto foi batida as 13:07 h e (apesar da baixa qualidade) mostra que bate sol. Variação por enquanto de 15,6°C a 21,4°C por lá.

Certamente em algum momento bate sol, mas parece ser pouco tempo. Gráfico hoje:

image.thumb.png.76fb1d4583d7784f2279c81534bd038f.png

Aqui em casa ficou assim o dia de hoje:

image.thumb.png.3e002488c4de63ffeab2d3447de6ef01.png

Mínima de 15,8C e máxima de 24,4C

Edited by Felipe Backendorf

Hoje tive variação de 14,7° a 21,1° sem baixar dos 78%. Só falta levar em consideração a alta umidade, a nebulosidade (o sol mal apareceu) e a baixa radiação solar (soma-se ainda o fator humano dos interiores frios devido à infraestrutura pouco preparada).

Como se percebe, é uma tarde absolutamente IGUAL à Brasília, absolutamente idêntico, segundo os critérios do nosso troll elegante

Agora 19,8° e quase nublado. Igual às manhãs de uma cidade do interior da Bahia, com sensação e tudo.

Edited by Marcos
  • Like 5
  • Thanks 3

1 hora atrás, Felipe Backendorf disse:

Certamente em algum momento bate sol, mas parece ser pouco tempo.

Sim, mas é diferente de não bater sol.

Não fiquei lá, mas pelo que vi deve bater sol diretamente até +- 14:30. Depois o sol começa a bater ao sul da estação, +-30 metros, onde fica mais longe do morro a Norte . Deve ir a até umas 15/15:10. Deste ponto ele "começa a subir rapidamente" e só bate no no morro distante a Leste.

Agora 17,8°C por lá e 20,2°C no Centro de Brusque.

2 horas atrás, VitorVM disse:

Pelos dados de HOJE dos modelos, começa a pintar uma boa chance de branquinha(neve) segunda a noite, principalmente nas áreas a partir de 1500 metros na Serra. Não haverá inversão.

Vitor... onde, em sua opinião, existe maiores chances de acontecer?

Finalmente, o frio retornará por aqui. Bela anomalia no interior do continente!

image.thumb.png.837996566ab6c3b749f9b27b84877fb8.png

• Like 5
  • Thanks 2

3 horas atrás, VitorVM disse:

https://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/final-de-semana-deve-ter-chuva-e-nevoeiro-em-sc-alem-de-possibilidade-de-neve

• Thanks 1

52 minutos atrás, Igor disse:

image.thumb.png.837996566ab6c3b749f9b27b84877fb8.png

No RJ não vai mudar nada parece

3 horas atrás, VitorVM disse:

Lembrando que granizo, em português de Portugal, é chuva congelada: https://freemeteo.com.br/clima/pico-do-parana/7-dias/lista/?gid=7640846&language=portuguesebr&country=brazil 

39F246E3-D739-44D5-9995-1C0469617BA3.png

Edited by stankevecz1
  • Thanks 2

11 minutos atrás, Udson disse:

Ué,não teria chance de Neve ai na quarta dia 11?

Udson,

essa chance de neve na Mantiqueira foi indicada uns dias atrás pelo modelo Europeu,mas as rodadas numéricas vão mudando dia a dia e enterra rápido as chances de neve(ainda mais na serra da Mantiqueira/Itatiaia).

7 horas atrás, lucasfumagalli disse:

Rapaz, bem complexa sua análise, mas acredito que esteja fazendo um pouquinho de confusão. Um artigo interessante e relativamente recente sobre classificação climática é "World Map of the Köppen-Geiger climate classification updated" de Kottek et al. (2006). Vale a pena a leitura. Na minha humilde opinião os padrões em escala sinótica (que respondem as interações de escala planetária) determinam as regiões com características de latitudes médias, e aí sim Pelotas abre vantagem sobre outras cidades, mas mesmo para Curitiba as diferenças não são assim tão grandes, com regimes subtropicais bem característicos, a exemplo de outras regiões em latitudes semelhantes (EUA, Europa, Sul da Ásia, parte da Oceania e Sul da África, entre outros).

Por aqui o inverno permanece constante, veja só:

data.png

Lucas, não tenho nenhum interesse "científico" sobre a questão. Baseio-me mais pela minha percepção mesmo. E limito-me (para minha análise) a região de interesse: Belo Horizonte/Brasília a BsAires/Montevideo. Em termos de dinâmica atmosférica de massas de ar, vejo mais similaridade entre São Paulo e Curitiba do que esta última com Pelotas, por exemplo. 

Boa noite, tive boa minima na area urbana de Nova Friburgo hj de 9 graus no meu termometro e 8,1°C no Centro (pws). Amanhã tudo indica q terei mais minima de 1 digito, agora ceu limpo, faz 11,1°C.

Edited by Rafael
  • Like 1

4 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Lucas, não tenho nenhum interesse "científico" sobre a questão. Baseio-me mais pela minha percepção mesmo. E limito-me (para minha análise) a região de interesse: Belo Horizonte/Brasília a BsAires/Montevideo. Em termos de dinâmica atmosférica de massas de ar, vejo mais similaridade entre São Paulo e Curitiba do que esta última com Pelotas, por exemplo. 

Justo. Bem, por aqui uma sofrida elevação de temperatura agora noite, após uma certa precipitação que perto do meio-dia foi mais forte.

tempohj.png

• Like 1

2 horas atrás, Igor disse:

Finalmente mesmo, olha desanimador a situação do momento. Infelizmente não vai vir a chuva por aqui, mas ver a temperatura voltar a cair será muito bom.

13 horas atrás, Douglas Marques disse:

Então que os sites arrumem esse valor, qualquer "sitezinho" que você entra, encontra esse valor. Difícil acreditar que se foi um 10,7ºC, ou que foi 7,5 ou até mesmo 0,7ºC.  Ou seja, ninguém sabe ao certo. 

Basta tu mesmo mandar um email para eles avisando sobre o erro.

Compare as mínimas na mesma data em algumas cidades:

Bom Jesus, RS: 5,8ºC

Torres, RS: 9,0ºC

São Joaquim, SC: 8,5ºC

Indaial, SC: 8,6ºC

Urussanga, SC: 4,9ºC (bateu 30 de tarde)

Florianópolis: 0,7ºC

Claramente pode se perceber ser um erro de digitação.

Olha as temperaturas horárias depois também no BDMEP.

• Like 2

34 minutos atrás, Alexandre Aguiar disse:

3519C904-CE18-4829-A65C-2FF57E5D91A4.jpeg

li a matéria e gostei muito. Não consigo imaginar -4 em Porto Alegre. Ainda não acredito. Mas, após essa reportagem, creio.

• Like 1

Mais um dia de grandes amplitudes em Patrocínio.

Existe uma pequena possibilidade de chuva por volta do dia 11.

Neste momento temperatura entre 9ºC e 12ºC.

ptc.jpg.24b41a54742108880aa2b3b4de52a7ff.jpg

• Like 5

Vento zonda nas últimas horas causou um pico de calor na Grande Florianópolis.

INMET de São José/Floripa bateu 25,8ºC às 22h.

Uma estação da Palhoça marcou mais de  27ºC.

Cidades de Tijucas, Antonio Carlos, Santo Amaro da Imperatriz e Bonifácio chegaram a cerca de 21ºC.

Em Imbituba a temperatura subiu para 25ºC.

• Like 3

Temperaturas na Grande SP - Sábado (07/07)

Mooca (CGE): 18,1 graus (14,6 / 25,8 graus)

Aeroportos (22 horas + mínimas e máximas)

• Congonhas: 18 graus (15 / 25 graus)
  • Campo de Marte: 15 graus (13 / 25 graus)
  • Cumbica: 17 graus (13 / 26 graus)

Automáticas INMET (mínimas e máximas)

• Mirante do Santana: 13,7 / 25,3 graus
  • Barueri: 14 / 25,2 graus
  • SESC Interlagos: 14,2 / 25,9 graus

• Like 4

Parece-me que a FF em Sampa chegará no final da noite. Mínima de 11,5ºC aqui hoje. A máxima ontem foi de 25,2ºC. Bem, último dia para curtir o SOL BOMBANDO E APROVEITAR A PISCINA.

É bem provável que a menor máxima neste onde de frio ocorra na 3ª feira (certeza de sub-15ºC), mas torço para sub 13ºC por aqui. Torço também para uma sub 15ºC no período da tarde, haja vista que muito provavelmente a mínima será invertida.

O frio se estenderá até 5/6ª feira. As instabilidades diminuirão gradativamente. Devido a isso, a menor mínima deverá ocorre na manhã de 5ª feira, já com o tempo aberto. Vamos aguardar...possivelmente sub-10ºC, ou quem sabe menos.

Preocupa o calor que fará a partir de domingo ate a próxima 4ª feira. Todu que estou postando é baseado nos dados a longo prazo da previsão da Climatempo aqui para Sampa/Granja Viana, haja vista que não estou conseguindo abrir o link da tendência de longo prazo do Ensemble Global do Inpe a longo prazo. 

De olho direto no BAZ hoje para acompanhar a FF "invadindo o território nacional hoje".

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.