Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2018

Recommended Posts

2 horas atrás, Tomás WRuas disse:

POA variou hoje entre 10,2° e 12,9°, um dia cinzento e garoento. Ontem foi de 7,5° a 12,7°.

Nada como um inverno de verdade! 😍

COMPLETAMENTE anti-correlacionado com o resto do Brasil: SUBTROPICAL 100%.

• Like 6

56 minutos atrás, lucasfumagalli disse:

3 dias com máximas em torno de 11°C em Pelotas

Essa é outra COMPLETAMENTE ANTI-CORRELACIONADA com grande parte do "Centro-Sul" do País. Porém já há uma dose (%), mesmo que mínima, de clima temperado.  

• Like 1

16,4ºC na Granja Viana. Vou assistir "Linha de Passe na ESPN Brasil". É AMANHÃ" (tÔ COM UM medão...)

2 horas atrás, LucasFVenturini disse:

Tá explicado o pq do JN colocar que todo o "Brasil está 90 dias sem chuva acima de 10 mm". São Paulo está quase 90 dias, então logo eles por algum motivo acham que todo o Brasil se resume a São Paulo apenas. Tipo aquele programa "Brasil" Urgente da Bandeirantes.

Pelo mapa que eu vi, não é todo o Brasil.

Aliás, dizer que é todo o Brasil vai um grande exagero.

Podem ter exagerado um pouco no mapa mas é a grande área do Brasil Central   onde em boa parte é normal não chover nesta época.

• Like 2

A cidade mineira de Montalvânia que fica no extremo norte do estado, inserida geo-economicamente e fisicamente no contexto de Nordeste brasileiro tem me chamado muito atenção, pelos seus registros de temperatura minima.

Primeiramente a localização exata da cidade é a seguinte:

Latitude: 14.4º
Longitude: 44.4º

Altitude: 520 mts
População: 15.603 habitantes

montalvania.png

loc.png

estação.png

mtv00000.jpg

Fiz um apanhado rápido apenas dos últimos 15 dias, e a cidade tem uma média nesse período de apenas 10,3º de minima.

21/06/2018: 11,7°

9,7°
8,6°
10,7°
9,2°
9,7°
10,5°
10,7°
8,7°
11,3°
11,7°
11,8°
13,6°
9,4°

05/07: 8°

E indo mais para 'trás' não muda muita coisa não. Enfim se os dados realmente estiverem corretos e eu acredito que está, é uma estação automatização e vai na direção das demais cidades da região, apesar de mais fria nas minimas é uma coisa impressionante.

Edited by Lucas Venturini
  • Like 4

3 horas atrás, kevin cassol disse:

Odeio aguaceiros persistentes. Só vou considerar se subtrair 10°C destes valores e tivermos neve acumulada em troca disso, ou seja, algo impossível por aqui devido à situação geográfica. Prefiro imaginar que isso tudo é neve líquida, pra amenizar a agonia dessa ausência de tempo seco.

Começo a sentir falta do sol.

Mas vou ser franco: prefiro MIL VEZES três dias de tempo nublado, garoento e variando de 10° a 12° do que três dias com 35° ou de bloqueio atmosférico padrão pós-2010. Neste dias fechado eu sempre lembro disso, e agradeço muito pelo frio, a chuva e o tempo nubladão. Eu sempre penso: se estivesse como no ano passado, estaria suando em julho.

Temos de dar GRAÇAS A DEUS por estes dias. Mesmo! Poderia ficar 10 dias assim e ainda estaria me sentindo à vontade.

Hoje variei de 10,7° a 12,7°. A MetSul tirou o sol de amanhã e ainda reduziu a máxima de sábado de 27° para 22°. Aos pouco vai se formando o quadro de mais um mês abaixo da média. Agora 12,0° e nubladão.

Edited by Marcos
  • Like 1

4 horas atrás, Tomás WRuas disse:

Em Porto Alegre temos dois registros de máximas abaixo de 7°C de meu conhecimento, as quais:

• 7,2° em 09/07/1920
  • 7,4° em 17/07/1975

Agora, temos registros muito interessantes de temperaturas baixíssimas registradas no meio da tarde que não foram a máxima do dia. Em raros casos, inclusive, foram a mínima do dia:

• 5,6° às 16h em 23/08/2013 (mínima do dia, a máxima foi 11,3° às 21h do dia anterior)
  • 5,7° às 15h em 24/08/1984 (estava despencando e bateu 2,4° nessa mesma tarde, com neve, mínima do dia. Às 21h já estava 4,6°)

Ao que eu saiba no dia da neve de 1984 a mínima de 2,4° foi em torno das 15 h, horário em que também nevou (no INMET a neve está registrada das 15 às 15:30).

Temos vários outros casos de tarde geladíssimas com máximas invertidas: os 5,5° de ago/2013, os 6° no final da tarde de 2/7/2011; 6° na tarde de 8/7/1994 (dia da neve granular com máxima de 10,4° no início daquele dia).

10 horas atrás, EDUARDO OLIVEIRA disse:

E o Desinverno segue com vontade no Oeste de SP.

• Pres Prudente 18,3° / 31,4°
  • Dracena 17,6° / 31,9°

Tenho família em Junqueirópolis, cidade vizinha a Dracena. 

Já perdi as contas das quantas vezes já passei calor aí; noites mal dormidas, muito mosquito. Um horror.

Em umas continentais, chega até fazer bem frio, mas é comum temperaturas altas no inverno( não como esse ). 

Em fevereiro de 2014, peguei 40 graus em Junqueira. 

Edited by Victor Naia
  • Sad 1

1 hora atrás, Lucas Venturini disse:

A cidade mineira de Montalvânia que fica no extremo norte do estado, inserida geo-economicamente e fisicamente no contexto de Nordeste brasileiro tem me chamado muito atenção, pelos seus registros de temperatura minima.

Primeiramente a localização exata da cidade é a seguinte:

Latitude: 14.4º
Longitude: 44.4º

Altitude: 520 mts
População: 15.603 habitantes

montalvania.png

loc.png

estação.png

mtv00000.jpg

Fiz um apanhado rápido apenas dos últimos 15 dias, e a cidade tem uma média nesse período de apenas 10,3º de minima.

21/06/2018: 11,7°

9,7°
8,6°
10,7°
9,2°
9,7°
10,5°
10,7°
8,7°
11,3°
11,7°
11,8°
13,6°
9,4°

05/07: 8°

E indo mais para 'trás' não muda muita coisa não. Enfim se os dados realmente estiverem corretos e eu acredito que está, é uma estação automatização e vai na direção das demais cidades da região, apesar de mais fria nas minimas é uma coisa impressionante.

Incrível, né. Lembra Brasília esses tempos. Um pouco/ médio mais quente, e 500 metros mais baixa. 

Varginha, no sul de Minas, bem mais fria que Montalvânia possui os seguintes dados:

Latitude 21º 33' 05" S
Longitude: 45º 25' 49" Altitude: 980m( variação de 830-1250), está com um inverno péssimo e mínimas similares a mineira lá do norte. 

O maior frio em Vga foi no fim de Maio, quando as baixadas devem ter registrado algo próximo a zero. 

Nosso INMET( topo ) não representa muito bem a cidade, que é muito ondulada e montanhosa. 

Lembro que ano passado, algum município ao norte de MG, mais para o lado de Pedra Azul, em altitude razoável, registou 4 graus. 

Edited by Victor Naia
  • Like 1

Pelotas nesses 5 primeiro dias:
Dia 1: 10,3/21,9ºC
Dia 2: 9,8/17,7ºC
Dia 3: 5,6/10,7ºC
Dia 4: 1,8/10,8ºC
Dia 5: 3,7/12,4ºC

Por hora sem previsão de bater essa máxima do dia primeiro, pelos próximos 10/15 dias. Isso depois de 5,6/16,2ºC de média em Junho.
Está maravilhoso.

• Like 5
  • Thanks 1

Máxima de 26,2ºC nesta 5ª feira na Granja Viana. Sol bombando o dia inteiro. Havia esquecido de mencionar. A mínima foi de 13,5ºC. AGRADABILÍSSIMO!

Temperatura agora em Brasilia no Parkway de 7.2 graus com umidade de 95%. É a 10a minima seguida abaixo de 10 graus. 

https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IBRASLIA12#history/s20180606/e20180706/mmonth

Previsão de minima inferior amanha pelo INMET

Outras estacoes iCropWeather proximas agora

Planaltina 6.3 graus

https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IDISTRIT95

.Luziania 5.2 graus

https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=ILUZINIA2

Mas  a bizarrice é em 6 de julho estar na lista do charlier lá em cima. Pode Arnaldo ?

temp.png

Edited by cacella
  • Like 1

50 minutos atrás, cacella disse:

Temperatura agora em Brasilia no Parkway de 7.2 graus com umidade de 95%. É a 10a minima seguida abaixo de 10 graus. 

temp.png

Normalíssimo, Cacella. As mínimas em Brasília são "agraciadas" quando há forte bloqueio. É puto ar seco. Já no decorrer do dia, a névoa se dissipa e a umidade cai a níveis críticos. É o típico frio do clima tropical de altitude. A propósito, considero Brasília o maior exemplo de clima 100% tropical de altitude dentre as Capitais; na outra ponta PoA (100% subtrropical). RARÍSSIMO chegar uma MP de "envergadura" em Brasília. Frio com MÁXIMAS sub-20ºC DURANTE O DIA no outono/inverno inexiste praticamente, com chegadas de FF´s, DEMOMSTRANDO NA PRÁTICA E TEORIA, o que falo. Esse tempo "paradão" ao qual estamos sujeitos agora (bloqueio) no Brasil central e Centro-Sul (com exceção) do sul gaúcho é uma benção para as mínimas de madrugada e amanhecer em Brasília, aliada à altitude.

Edited by Caco Pacheco
  • Like 3

Amanhecer frio na Granja Viana, com mínima de 12,4ºC. No momento, 12,8ºC.Céu limpo com algumas nuvens. Ontem a máxima foi de 26,2ºC. Ultrapassaremos hoje?

A "secura" e o céu limpo também "ajudam" a queda na madrugada, mas não na intensidade de Brasília. E é mais "benéfica" do que no Centro-expandido de Sampa. Os micro-climas na MÍNIMA, nestas condições de tempo, especialmente durante o outono/inverno, pronunciam-se mais nitidamente. As regiões mais afastadas da RMSP representam o que "foi" o clima da região mais central de Sampa: mínimas mais baixas no outono/inverno com tempo aberto, menos temporais localizados mais próximos ao centro durante as pancadas de verão, etc...

Dentro de casa, 19ºC, com pressão de exatos 1020 mb. AGRADABILÍSSIMO!

FORÇA BRASIL (Confesso que estou pilhado e com temor hoje...; meu final de semana pode ir do céu ao inferno..., devido a um JOGO DE FUTEBOL!!!! Pode Marquinho???)

Edited by Caco Pacheco

14 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Normalíssimo, Cacella. As mínimas em Brasília são "agraciadas" quando há forte bloqueio. É puto ar seco. Já no decorrer do dia, a névoa se dissipa e a umidade cai a níveis críticos. É o típico frio do clima tropical de altitude. A propósito, considero Brasília o maior exemplo de clima 100% tropical de altitude dentre as Capitais; na outra ponta PoA (100% subtrropical). RARÍSSIMO chegar uma MP de "envergadura" em Brasília. Frio com MÁXIMAS sub-20ºC DURANTE O DIA no outono/inverno inexiste praticamente, com chegadas de FF´s, DEMOMSTRANDO NA PRÁTICA E TEORIA, o que falo. Esse tempo "paradão" ao qual estamos sujeitos agora (bloqueio) no Brasil central e Centro-Sul (com exceção) do sul gaúcho é uma benção para as mínimas de madrugada e amanhecer em Brasília, aliada à altitude.

Sim, é exatamente isso. 

1 minuto atrás, cacella disse:

Sim, é exatamente isso. 

Exactly! Mas, bem frio mesmo esses 7,6ºC. Difícil "guentar" antes de começar a esquentar com o sol...

Abs

Edited by Caco Pacheco

Em 01/07/2018 em 11:31, fredericowessel disse:

Que baita registro do Vale das Trutas! A minha Davis está ali próximo da curva do rio, perto daquela casa.

QUE VISTA!! AGORA SE ENTENDE A FRIACA NO LOCAL.

Em 01/07/2018 em 11:31, fredericowessel disse:

• Like 1

14 horas atrás, Marcos disse:

Ouvi relato de neve em Chapecó também em julho de 2000. A cidade tem excelentes valores em mp´s continentais, ainda mais quando há nebulosidade.

SIM, NEVOU, TAMBÉM EM 1994, 2013, FORA OUTROS QUE NÃO SÃO REGISTRADOS, NÃO CHEGA A SER COMUM, MAS LONGE DE RARO. NEVE PARAGUAIA, NEVE FARTA É RARO.

• Like 1

Em 04/07/2018 em 22:01, Lucas Venturini disse:

TEVE NEVE EM SC;  10/06,  3/08,  6/9, 7/9, 21/9 E 22/9

• Like 1

19 horas atrás, Felipe Backendorf disse:

Indaial também fica fora nas madrugadas mais frias, isso não significa que marca errada quando reporta. Inclusive acho isso ridículo, teremos problemas com as novas normais... 

Mesmo com esse problema vejo muito mais consistência nos dados do INMET, assim como a maioria aqui. 

BATERIA É O PROBLEMA DO INMET.

1 hora atrás, Caco Pacheco disse:

Dentro de casa, 19ºC, com pressão de exatos 1020 mb. AGRADABILÍSSIMO!

FORÇA BRASIL (Confesso que estou pilhado e com temor hoje...; meu final de semana pode ir do céu ao inferno..., devido a um JOGO DE FUTEBOL!!!! Pode Marquinho???)

Caco, você está nervoso com um jogo do Brasil na Copa e eu só estou realmente MUITO NERVOSO com o pior inverno já visto em Minas Gerais desde pelo menos 2006. Mas eu já devia esperar por isso, após 2017 ter sido o MELHOR INVERNO DESDE 1999 por aqui.

Mesmo assim, é tão triste...os modelos reduziram o frio pra semana que vem e na sequência o bloqueião ganha força de novo. Frio tiro curto, e mesmo assim pega áreas restritas de MG. Não chega até Belo Horizonte por exemplo. Triste.

• Sad 1

1 hora atrás, coutinho disse:

SIM, NEVOU, TAMBÉM EM 1994, 2013, FORA OUTROS QUE NÃO SÃO REGISTRADOS, NÃO CHEGA A SER COMUM, MAS LONGE DE RARO. NEVE PARAGUAIA, NEVE FARTA É RARO.

94 foi média, farta ou paraguaia, Coutinho? 

Obrigado

Abs

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.