Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2018

Recommended Posts

49 minutos atrás, cacella disse:

Minima do ano aqui em Brasilia. Deu 7.9 na minha estação

https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IBRASLIA12&cm_ven=localwx_pwsdash

Foi o decimo primeiro dia de minimas inferiores a 10 graus esse ano. 8 em junho e 3 em maio.

Ar seco "oriundo de MP velha". Fico a pensar QUANTAS FF´s chegam a Brasília no outono/inverno, trazendo chuvas/ventos? Uma?

O "frio" de Bsb é de madrugada/manhã com ar seco e parado. Depois das 9 hs da manhã, já dispara. Frio "VAMPIRASSO"

• Like 3

20 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Ar seco "oriundo de MP velha". Fico a pensar QUANTAS FF´s chegam a Brasília no outono/inverno, trazendo chuvas/ventos? Uma?

O "frio" de Bsb é de madrugada/manhã com ar seco e parado. Depois das 9 hs da manhã, já dispara. Frio "VAMPIRASSO"

De ar polar não tem nada meu caro! Tive mínima de 19ºC, muitas nuvens....isso é puramente o que uma Alta pressão e continentalidade conseguem fazer.

Só pensar como um lugar na latitude de 15º consegue ter uma mínima quase 15 ºC mais fria que um lugar mais ao sul.

---

Já quebrando alguns paradigmas que muitos nem param pra estudar. Muito do frio do Nordeste, Centro-Oeste não tem nada a ver com ar polar...esse resfriamento é LOCAL causado por ar seco que tem origem na própria tropicalidade. Com a ajuda da altitude. O Brasil costuma secar antes mesmo da chegada das primeiras FFs do outono.

Gosto de usar MÁXIMAS como parâmetros...pq aí amostra o que é baixada, ar seco, etc.

Edited by HenriqueBH
  • Like 4

Madrugada de mínimas catastróficas hoje no estado de São Paulo.

Aqui na capital o mapa do CGE às 6h estava assim:

93de4d08-08e6-41f8-825d-e60e6d8f6787.jpg.80294ce15d694b0aa6944dd5a07ff683.jpg

Mínimas no Inmet:

18,0° Interlagos
18,6° Mirante

Se a convencional do Mirante vier com a mesma temperatura da automática, teremos a MAIOR MÍNIMA PRA JUNHO DESDE 2003 E A 10ª MAIOR PRA ESSE MÊS EM 58 ANOS DE DADOS.

Outra mínima absurda hoje na cidade: 20°C no aeroporto de Congonhas!!!!!!!!

Eu moro na Vila Mariana, onde a mínima foi de 19°C, e saí pra trabalhar às 6h. Dez minutos de caminhada foram o suficiente pra chegar suando... Não tinha uma brisa sequer pra refrescar.
Algo absolutamente surreal pra essa época do ano. Bastou uma cobertura de nuvens médias pra essa tragédia, não apenas na capital, mas em TODO o estado.

Algumas mínimas no interior:

18,5° São Carlos/Inmet
18,9° Jundiaí/Cetesb

19,0° Ribeirão Preto/Cetesb
19,1° Franca/Inmet
19,4° Avaré/Inmet
19,3° Campinas-Vila União/Cetesb
19,9° Sorocaba/Cetesb
20,2° Paulínia/Cetesb
20,9° Araçatuba/Cetesb
21,0° Presidente Prudente/Cetesb
21,1° Catanduva/Cetesb
21,4° Jaú/Cetesb
21,6° Araraquara/Cetesb
21,6° Ilha Solteira/Unesp
21,6° São José do Rio Preto/Cetesb

22,1° Marília/Inmet

E há quem diga que está tudo NORMAL... o.O

Edited by Bruno Maon
  • Like 2
  • Sad 8

1 minuto atrás, HenriqueBH disse:

Culpem estas nuvens:

176917223_CapturadeTela2018-06-24s09_44_39.thumb.png.017063618115cfc74f8e534a816ddf70.png 

Terceiro dia seguido com essa formação de nuvens estranhas no sudeste. Alguma explicação?

• Thanks 1

5 minutos atrás, Augusto Goelzer disse:

Terceiro dia seguido com essa formação de nuvens estranhas no sudeste. Alguma explicação?

O motivo eu ainda estou quebrando a cabeça pra desvendar, mas a sondagem do Campo de Marte (SBMT) de ontem à noite mostrava que essa camada de nuvens era bem rasa e estava em torno de 650hPa, com uma forte inversão logo acima:

e446d251-9fbc-4906-8c52-3cfda714ef03.jpg.9b3cc85ee1a550fd0c0a2173d4152da5.jpg

• Like 3

10 horas atrás, Tomás WRuas disse:

Olhando o YR, o europeu bruto coloca -0°/8° para amanhã por aí, com muito sol!! Tu sabe como normalmente se sai a previsão do ECMWF comparada ao observado por aí??

Não sei, geralmente sigo só a previsão do SMN pra cá, não vejo muito os modelos. Mas vi várias previsões indicando máxima de 8-9ºC para hoje. Seria incrível, já que ultimamente tem sido um parto dar máxima de um dígito, mesmo com nuvens. Agora faz 5ºC.

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 1

Fui dar uma olha no Windy e encontrei isto @Augusto Goelzer:

Calmaria em 700hPa:
vento.thumb.png.43b23b78f38103884f71c535c18c0150.png

E umidade relativa bem alta no mesmo nível:
umidade.thumb.png.829427b3d9c11638711eb226652d6d50.png

E é exatamente na área que amanheceu hoje com céu nublado. Mas aí vem outra pergunta: o que causou essas condições neste nível?
Não sei 😐

• Confused 2

4 minutos atrás, Bruno Maon disse:

Calmaria em 700hPa:

E é exatamente na área que amanheceu hoje com céu nublado. Mas aí vem outra pergunta: o que causou essas condições neste nível?
Não sei 😐

E com mais respostas vem mais perguntas... Será que isso poderia ter vindo do mar, e quando a humidade chegou nessa área, que em media tem altitudes mais elevadas, ela meio que subiu para níveis altos? Por que pelo oq eu lembro a formação delas estava ocorrendo de nordeste em direção ao sul. Mas isso não se aplica muito bem as condições no momento, eu imagino que a humidade simplismente não consegue sair do centro do bloqueio e aos poucos o ar irá secar.

image.thumb.png.819d26c59f0ebe4afca12445fe797c20.png

A região de Curitiba vem tendo dias com padrão ASAS. Temperaturas baixas de manhã, as vezes com nevoeiro, e calor a tarde, com as máximas passando de 20ºC. Foto tirada hoje cedo do Parque São Lourenço, norte da cidade. Seguem as mínimas da região:

Curitiba Orleans 6,2ºC

Tijucas do Sul PWS 9,1ºC

Aeroporto Afonso Pena: 9,6ºC

Curitiba Ahú 9,9ºC

Curitiba Pilarzinho 10,0ºC

Colombo Inmet 10,2ºC

Pinhais Simepar 10,2ºC

Colombo PWS 10,2ºC

Curitiba Simepar 10,3ºC

Quatro Barras PWS 11,3ºC

Curitiba Inmet 11,5ºC

Edited by stankevecz1
  • Like 6

26 minutos atrás, Bruno Maon disse:

Calmaria em 700hPa:

Não sei 😐

E se quiser vc pode acessar o https://www.ventusky.com/ que tem tudo salvo desde maio de 2016 pelo modelo ICON. Mas tentando rever o que aconteceu, eu apenas continuei confuso.

A mínima oficial no ciiagro campinas hoje foi de 17,XC, porém registrada ontem. Hoje a mínima foi de 18,9C. Pelos meus registros, não há mínima menor no ciiagro entre 1902-2018, porém fica a ressalva de que as temperaturas lá são computadas utilizando o método 07-07h e não 0-0h ou UTC, pode ser que valores maiores já tenham sido registrados. Em todo caso, mínima absurda hoje!!

• Sad 3

Realmente essas nuvens que pegam SP, sul de MG e triângulo estão sendo um mistério.
Ontem a noite, o céu ficou encoberto por elas em Sampa. Parecia até que iria chover.

Mas agora, essa nebulosidade se dissipou bastante.
Vamos ver se ela voltará mais tarde.

No momento, já temos 27 graus na Mooca e olha que ainda são 11 da manhã.

• Sad 1

4 minutos atrás, Daniel85 disse:

Realmente essas nuvens que pegam SP, sul de MG e triângulo estão sendo um mistério.
Ontem a noite, o céu ficou encoberto por elas em Sampa. Parecia até que iria chover.

Mas agora, essa nebulosidade se dissipou bastante.
Vamos ver se ela voltará mais tarde.

No momento, já temos 27 graus na Mooca e olha que ainda são 11 da manhã.

27C??  Minha nossa....

• Like 1

2 horas atrás, Bruno Maon disse:

Mínimas no Inmet:

18,0° Interlagos
18,6° Mirante

Se a convencional do Mirante vier com a mesma temperatura da automática, teremos a MAIOR MÍNIMA PRA JUNHO DESDE 2003 E A 10ª MAIOR PRA ESSE MÊS EM 58 ANOS DE DADOS.

Pode citar meu nome, meu caro. Não se acanhe.

Este junho não está FORA DO NORMAL "tão assim" não, repito. Fica postando estatísticas que lhe convém. Vai fazer um a análise mais profundo e a sério camada: pega os junhos de 2000, 2001,2002, 2006, 2012, 2014, 2015, 2017 para se orientar melhor. Não pegue dados que lhe convém.. Isso é. no mínimo, tendencioso. Um dados apenas não mostra PO*** nenhuna! Apegue-se à dinâmica. Partir de 05/Julho as coisas melhoram. Para de chorar!

Junho SEMPRE tem mínimas altas, dia ou outro! Este mês ainda (ao menos até 4ª feira), as máximas têm se comportado bem.

Edited by Caco Pacheco

5 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Pode citar meu nome, meu caro. Não se acanhe.

Este junho não está FORA DO NORMAL "tão assim" não, repito. Fica postando estatísticas que lhe convém. Vai fazer um a análise mais profundo e a sério camada: pega os junhos de 2000, 2001,2002, 2006, 2012, 2014, 2015, 2017 para se orientar melhor. Não pegue dados que lhe convém.. Isso é. no mínimo, tendencioso. Um dados apenas não mostra PO*** nenhuna! Apegue-se à dinâmica. Partir de 05/Julho as coisas melhoram. Para de chorar!

Junho SEMPRE tem mínimas altas, dia ou outro! Este mês ainda (ao menos até 4ª feira), as máximas têm se comportado bem.

Você algum dia parou, sentou e tabelou os dados de algum lugar?
Caso tenha feito, revise. Se não, faça. Tabele, pesquise, se informe e pare de passar vergonha em público.

Sobre dia 5 de julho: espere sentado (e quem sabe tabelando rs) a mudança de padrão

sao.png.81a9d937dbf06c2506573c3476e9f287.png

• Like 2
  • Haha 7

O GFS tirou o calor e colocou vários dias sem frio e calor no Vale do Itajaí. Só faria calor amanhã e no último dia do mês. Melhorou bastante. Com o grosso do calor ficando para Julho.

12,9/16,1 e 13,8/19,8 são algumas variações de hoje. Houve uma rápida abertura de sol entre o nevoeiro em parte da cidade. Agora está bem nublado, mas está esquentando ainda.

53 minutos atrás, Marcelo disse:

A mínima oficial no ciiagro campinas hoje foi de 17,XC, porém registrada ontem. Hoje a mínima foi de 18,9C. Pelos meus registros, não há mínima menor no ciiagro entre 1902-2018, porém fica a ressalva de que as temperaturas lá são computadas utilizando o método 07-07h e não 0-0h ou UTC, pode ser que valores maiores já tenham sido registrados. Em todo caso, mínima absurda hoje!!

Como você consegue os dados do Ciiagro? Eles divulgam os dados de Campinas?

6 minutos atrás, Patrick Ribeiro disse:

Como você consegue os dados do Ciiagro? Eles divulgam os dados de Campinas?

Existe a possibilidade de criar um cadastro e ter acesso a dados históricos do Ciiagro. Até onde sei eles só liberam pra empresas de comunicação e da área de agrometeorologia.
Eu trabalho na área, então tenho acesso a esses dados. Caso você precise, posso te enviar por e-mail alguns dados em txt ou xls.

3 horas atrás, HenriqueBH disse:

De ar polar não tem nada meu caro! Tive mínima de 19ºC, muitas nuvens....isso é puramente o que uma Alta pressão e continentalidade conseguem fazer.

Só pensar como um lugar na latitude de 15º consegue ter uma mínima quase 15 ºC mais fria que um lugar mais ao sul.

---

Já quebrando alguns paradigmas que muitos nem param pra estudar. Muito do frio do Nordeste, Centro-Oeste não tem nada a ver com ar polar...esse resfriamento é LOCAL causado por ar seco que tem origem na própria tropicalidade. Com a ajuda da altitude. O Brasil costuma secar antes mesmo da chegada das primeiras FFs do outono.

Gosto de usar MÁXIMAS como parâmetros...pq aí amostra o que é baixada, ar seco, etc.

E com o "pequeno" detalhe de estar a mais de 1000 metros de altitude...

3 horas atrás, Bruno Maon disse:

Mínimas no Inmet:

18,0° Interlagos
18,6° Mirante

Outra mínima absurda hoje na cidade: 20°C no aeroporto de Congonhas!!!!!!!!

Eu moro na Vila Mariana, onde a mínima foi de 19°C, e saí pra trabalhar às 6h. Dez minutos de caminhada foram o suficiente pra chegar suando... Não tinha uma brisa sequer pra refrescar.
Algo absolutamente surreal pra essa época do ano. Bastou uma cobertura de nuvens médias pra essa tragédia, não apenas na capital, mas em TODO o estado.

Algumas mínimas no interior:

18,5° São Carlos/Inmet
18,9° Jundiaí/Cetesb

19,0° Ribeirão Preto/Cetesb
19,1° Franca/Inmet
19,4° Avaré/Inmet
19,3° Campinas-Vila União/Cetesb
19,9° Sorocaba/Cetesb
20,2° Paulínia/Cetesb
20,9° Araçatuba/Cetesb
21,0° Presidente Prudente/Cetesb
21,1° Catanduva/Cetesb
21,4° Jaú/Cetesb
21,6° Araraquara/Cetesb
21,6° Ilha Solteira/Unesp
21,6° São José do Rio Preto/Cetesb

22,1° Marília/Inmet

E por aqui mesmo com uma mínima pífia de 16°C dormi de cobertor e tudo... Ambientes internos ainda frios hehe

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.