Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2018

Recommended Posts

Falando dos microclimas. Ontem o bairro Colina do Sol em Pelotas, baixadinha a 3 m de altitude, teve 4,8ºC. No mesmo horária a estação do laboratório da embrapa, em um morrinho de 60 m de altitude, tinha 16,0ºC. Fortíssima inversão térmica.

A tarde a região teve a máxima absoluta desse mês de Junho:

Pelotas: 4,8/24,4ºC
Pinheiro: 10,9/20,1ºC
Passo: 6,4/20,8ºC
Canguçu:12,9/21,9ºC
Bagé: 11,8/23,7ºC

Hoje Pelotas amanheceu com 8,1ºC as 4:17 da manhã e com aumento do vento noroeste, em seguida, disparou para 17,6ºC as 7 da manhã. Já volta a esfriar agora de tardezinha e segue a jornada fria no sul gaúcho.

• Like 6

9 horas atrás, Inácio PoA disse:

O problema é fazer a planta se estabelecer. Depois disso, a tendência é que ela suporte o clima local. Certamente não cresceria como no Sul, talvez jamais chegando ao seu formato de cálice. E quase certamente seria uma planta de frutos estéreis. As araucarias crescem e se desenvolvem muito bem na região de Porto Alegre e mesmo no litoral gaúcho: crescem e atingem a forma adulta de cálice sem problemas, mas nunca vi, NUNCA, darem frutos viáveis aqui. 

Aqui no litoral norte, na planície (40 a 80 m.n.m.) ela também se desenvolve, algumas até como cálice, mas são plantas um tanto "feias"  e esteréis. Conforme vai se subindo de altitude nos morros e bordas das serras, as plantas vão se desenvolvendo melhor, o formato de cálice já bem vísivel, quanto a esterelidade, quando se chega numa altitude de 250 a 350 m.n.m. as plantas já desenvolvem pinhões quase todos os anos, mas claro que que são no máximo tipo 10 pinhões, numa altidude de 400 a 550 m.n.m o aproveitamento já é bem maior.

• Like 3

@Bruno Maon, @Conrado SP, que dados esclarecedores !

@Caco Pacheco, não me leve a mal, mas você tem estado MUITO FRIORENTO , seu termômetro de pele está descalibrado, hehehe. O inverno de Sampa tem estado uma porcaria em 2018, até mesmo pior que aqui, pelo visto. 😃😉

• Like 6

A previsão para Sampa não está muito animadora. Máximas altas até o final de Junho. 

previsao sampa.png

• Sad 6

Previsão terrível para o inverno no Rio de Janeiro. Nos moldes de invernos antigos, que eu imaginei que nunca mais iriam ocorrer, pela sequência de muitos bons invernos nos últimos anos

Capturar.PNG

• Sad 6

Credo! Que nojo! São aqueles bloqueios intermináveis com sol na cabeça direto!

Essa é a vantagem de estar no paralelo 30°. Apesar de termos tido bloqueios bizarros nos últimos anos, sempre há uma boa dinâmica em parte do ano. Hoje amanheci com 11,9° (boa mínima), mas agora já faz 21,7 com 67% e vento NO, e de tarde o tempo vira com frio de novo. Teremos calor na tarde de sábado e frio no domingo. 

Este é um dos motivos pelo qual gosto da meteorologia. 

• Like 2

20 horas atrás, Lucas Venturini disse:

Ouvindo essa história lembrei de um amigo meu que mora no interior de Goiás e adora plantas, jardim. E o sonho dele é plantar uma Araucária no Norte de Goiás e ela se desenvolver. Falei para ele tentar. 

Já estive no norte de Goiás e vi algumas Araucárias em regiões mais altas e frias (Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros). Mas elas não estavam desenvolvidas como as que temos aqui na Região Sul. Eram mais baixas e menos frondosas.

• Like 4

5 horas atrás, Bruno Maon disse:

"Para o pós 2000 está muito bom" ?

Bimestres maio-junho mais quentes do Mirante de Santana de 1961 a 2018:

20,5° em 2002
19,9° em 2005
19,8° em 1992
19,7° em 1984
19,3° em 2018

*Médias simples

É O QUINTO BIMESTRE MAIS QUENTE EM 58 ANOS DE DADOS.

Para mim, esse intervalo não conta.

Rendi-me aos "novos tempos" = Pós-2000. Levando desta maneira em consideração, apenas os anos 2002 e 2005 foram mais quentes no referido bimestre. Com exceção da MP do início de setembro de 2002 (QUE FOI EXCEPCIONAL, DIGA-SE DE PASSAGEM), a praticamente TOTALIDADE do outono/inverno de 2002 e 2005 foram uma LÁSTIMA COMPLETA.

Hoje, na Granja Viana: Céu limpo o dia inteiro: 11,5ºC/24,9ºC. Agradabilíssimo.

4 horas atrás, Renan disse:

@Bruno Maon, @Conrado SP, que dados esclarecedores !

@Caco Pacheco, não me leve a mal, mas você tem estado MUITO FRIORENTO , seu termômetro de pele está descalibrado, hehehe. O inverno de Sampa tem estado uma porcaria em 2018, até mesmo pior que aqui, pelo visto. 😃😉

Não acho Renan!

Leia meu último post! Mas, para acentuar isso, passei de 10/abril a 09 de junho integralmente em Itapecerica da Serra, o que, muito provavelmente, mudou minha sensação térmica. 

Também morei em Pinheiros e Brooklin nos últimos 2 anos. Devo ter ficado mais calorento e mais sensível ao frio; deve ser isso. 

Voltei de Itapecerica à Granja Viana há 13 dias. A diferença entre Granja Viana, Itapecerica, Itapevi, Cotia, etc.., entre o Mirante de Santa e o "Centro Expandido", que inclui Pinheiros e Brooklin é bem grande, especialmente de manhã cedo, madrugada e à noite. No centro expandido realmente há muita dificuldade de perda do calor diurno e a permanência do mesmo durante a noite, ESPECIALMENTE no outono e inverno.

Por isso mesmo que estações afastadas do centro (São Mateus, Perus, Santana do Parnaíba, Parelheiros, Capela do Socorro, etc....) tem uma disparidade muito grande, especialmente nas MÍNIMAS.

Daí a explicação; o clima é o mesmíssimo; o que altera é a retenção de calor durante à noite alterando a mínima no outono/inverno.

P.S: É bom lembrar que há uma CACETADA de gente que mora na periferia; o Grajaú por exemplo, onde fica a estação da Capela do Socorro, é o bairro mais POPULOSO da cidade de São Paulo; São Mateus mora gente pra KCT também! A questão é cultural.

Edited by Caco Pacheco

19 minutos atrás, Monotov disse:

Amanhã estou escalado em um voo para Lima e vou verificar em loco o clima de lá no inverno.Apesar de estar no paralelo 12 tem um inverno bem fresco para a sua latitude.

Edited by mazzoni
  • Like 2

Sampa teve nessa sexta uma manhã ensolarada, com céu azul.

Durante a tarde, o céu encheu um pouco de nuvens altas, deixando o sol mais fraco. Além disso, apareceram alguns cúmulos isolados.

A temperatura na Mooca chegou a 26,3 graus, após uma mínima de 14,4 graus.

Agora faz ainda 23,9 graus.

• Like 1

Boa tarde, hoje o litoral de SC se caracterizou por amplitudes térmicas bem grandes, tive que acordar encasacado e agora só de manga curta 😂.

Antônio Carlos: 7,7°C  -  27,2°C

Criciúma: 7,5°C  31,5°C

Florianópolis: 8,9°C  28,9°C

Por isso que gosto tanto do inverno, e da latitude que SC se localiza, só assim para acontecer fenômenos que deveriam estar ocorrendo em clima continental mas acabam afetando até a dinâmica do litorâneo. E que tenham mais surpresas nesse inverno, ainda não posso perder as esperanças, mesmo com toda a monotonia prevista!

• Like 6

Foto do satélite visível da tarde de hoje mostra predomínio de nuvens cumulos em boa parte do interior paulista.

Mty7DUa.jpg

• Like 2

46 minutos atrás, Augusto Goelzer disse:

Boa tarde, hoje o litoral de SC se caracterizou por amplitudes térmicas bem grandes, tive que acordar encasacado e agora só de manga curta 😂.

Antônio Carlos: 7,7°C  -  27,2°C

Criciúma: 7,5°C  31,5°C

Florianópolis: 8,9°C  28,9°C

Por isso que gosto tanto do inverno, e da latitude que SC se localiza, só assim para acontecer fenômenos que deveriam estar ocorrendo em clima continental mas acabam afetando até a dinâmica do litorâneo. E que tenham mais surpresas nesse inverno, ainda não posso perder as esperanças, mesmo com toda a monotonia prevista!

As amplitudes no sul do estado sempre impressionam. Já aqui no vale o ar só ficou bem úmido, as amplitudes não foram muito interessantes, isso provavelmente se deve ao nevoeiro no alto vale, os ventos de oeste ficam menos quentes. 

Indaial variou de 10,8C a 22,5C e aqui em casa fiquei entre 9,1C e 24,2C com sol e nuvens altas/cirrus(fiasco o calor de hoje), dessa maneira seguimos sem máxima sob-25(maio teve 25 de MÉDIA MÁXIMA) no INMET de Indaial e a anomalia negativa parece estar garantida para o fechamento do mês. Médias atualizadas Indaial: 11,8/19,7. A previsão para os próximos dias está bem xoxa e as saídas de hoje pioraram bastante. Frio agora só em Julho.

Minha estação em junho:

image.png.fef322ff94903ae0e2e8408cd96a5d60.png

Agora tenho céu limpo e 18,6C com 94% de UR, muito úmido.

Edited by Felipe Backendorf
  • Like 3

5 horas atrás, Bruno Maon disse:

Tem sido um completo DESINVERNO no Sudeste até agora 🤢

AGORA O SR FALOU TUDO.

• Like 1

Espero que em Julho o padrão mude, que tenhamos alguns ciclones e MPs com bom avanço... apesar do excelente Junho no sul, esse ambiente aqui ta uma tristeza...

• Like 1
  • Thanks 2

...... EXTREMOS HOJE......

RESENDE: 12,0/26,8 (11,8 CONV)
VALENÇA: 12,2/27,2
RIO CLARO: 10,7/---
TRÊS RIOS: 11,5/27,4
BARRA DO PIRAÍ: 12,0/28,0

AMPLITUDES DIGNAS DE AGOSTO 🤢🤧

• Like 2
  • Sad 1

Agora, Andoni disse:

...... EXTREMOS HOJE......

RESENDE: 12,0/26,8 (11,8 CONV)
VALENÇA: 12,2/27,2
RIO CLARO: 10,7/---
TRÊS RIOS: 11,5/27,4
BARRA DO PIRAÍ: 12,0/28,0

AMPLITUDES DIGNAS DE AGOSTO 🤢🤧

LAMENTÁVEL...!!!!! A COISA ANDA FEIA NO SUDESTE E AS PERSPECTIVAS NÃO SÃO ANIMADORAS NO CURTO PRAZO.

• Sad 4

Temperaturas agora pouco. Cara de primavera em outubro 😣

tempo.jpg

• Sad 2

Acho que existe muita confusão no quesito: INVERNO RIGOROSO....

seria um inverno com muitas continentais? depende do lugar. Várias marítimas fortes trazem um inverno muito rigoroso pro Sudeste e talvez fraco pro Sul por exemplo.

• Like 2

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.