Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2018


Recommended Posts

Foto do satélite visível da NASA da manhã deste domingo mostra uma situação bem comum em dias de forte infiltração marítima.

 

Grande cobertura de nuvens baixas em áreas próximas ao litoral, enquanto no interior, praticamente tudo limpo, inclusive em cidades mais próximas da Grande SP como Campinas, Sorocaba.

 

a8rtkuA.jpg

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

18 minutos atrás, Daniel85 disse:

Foto do satélite visível da NASA da manhã deste domingo mostra uma situação bem comum em dias de forte infiltração marítima.

 

Grande cobertura de nuvens baixas em áreas próximas ao litoral, enquanto no interior, praticamente tudo limpo, inclusive em cidades mais próximas da Grande SP como Campinas, Sorocaba.

 

a8rtkuA.jpg

 

Cenario Clássico. Quantas vezes já fui visitar parentes no interior no fim de semana com sol e até calor e ao voltar Domingo a tarde, passou a Serra do Japi em Jundiaí acabou o sol e a temperatura cai . Ai vc chega na cidade, tudo cinza, eu até gosto, mas minha mãe por exemplo acha deprimente.  

Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, jrmartinisp disse:

 

Cenario Clássico. Quantas vezes já fui visitar parentes no interior no fim de semana com sol e até calor e ao voltar Domingo a tarde, passou a Serra do Japi em Jundiaí acabou o sol e a temperatura cai . Ai vc chega na cidade, tudo cinza, eu até gosto, mas minha mãe por exemplo acha deprimente.  

 

Exato. Justamente a serra do Japi e também a serra da Cantareira impedem dessas nuvens adentrarem o interior.

Só mesmo uma fortíssima infiltração que tem forças pra isso.

 

-------

 

Ainda sobre a infiltração, dados de hoje de alguns aeroportos do leste paulista mostrando que quanto mais distante do mar, maior foi a temperatura diurna e menor foi a nebulosidade.

 

Até mesmo entre Congonhas e Cumbica, houve uma certa diferença nas máximas.

 

Congonhas: 12/17 graus - céu encoberto praticamente o dia todo
Cumbica: 14/20 graus - sol entre muitas nuvens
Viracopos, em Campinas: 14/24 graus - Poucas nuvens

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, Renan disse:

E o ECMWF segue indicando que não teremos grandes novidades para os próximos 10 dias. Por ele, após um breve aquecimento nos próximos dias no RS, a partir do meio dessa semana já volta a gelar por lá, especialmente na campanha gaúcha. Mais uma vez, ar frio concentrado mais no RS, sem resquícios para o Sudeste -apenas um tempo xoxo pra cá. 

 

Já deu essa dinâmica...já deu...

Generaliza não Renan. Aqui não está como o RS, que é um caso à parte, mas tá normal a bom este inverno (que começou em 19 de julho). Desde 5ª feira, tempo carrancudo, com máximas na faixa de 16/17ºC. Houve uma FF "brava" antes dessa, em fins de maio. Não está nada xoxo por aqui; pode estar por aí...

 

Estamos com a dinâmica de Curita, porém a última com as temperaturas de POA devido à combinação altitude e latitude.

 

Acho que Sampa está no borderline de uma inverno "razoável/bom" por ora.... Quanto mais a Sul, melhor, quanto mais a Norte, piora a situação.

 

RS e o sul de SC estão dando show, especialmente o centro-sul do RS.

Curita está com sensação baixíssima desde 5ª feira, porém, ao contrário de POA, com tempo carrancudo, igual a Sampa. Se não me engano abriu por lá por lá ontem; aqui "começou as nuvens a dissipar ontem", mas ainda está bem carrancudo, o que é "bom" para máximas baixas, porém "segura" as mínimas de manhã cedo. Sul de SC e RS estão vivendo o Oásis desde o início da última semana: tempo bom e friaca de rachar.

 

Mas vai "melhorar" no quesito temperaturas a partir do decorrer desta semana: o ar vai tropicalizar no RS e RS. Porém, aqui para o Sudeste, será melhor para as mínimas diurnas, mas as máximas (especialmente para Sampa), estas subirão; ou seja: situação de friaca vai diminuir bem.

Edited by Caco Pacheco
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Fábio De Nittis disse:

Boa noite! Em Buenos Aires ontem tivemos a menor temperatura do ano, com 1,9ºC. Durante o dia tivemos tempo ensolarado, mas a máxima não passou de 13,1ºC. À noite o ar frio começou a perder força e hoje a temperatura já subiu uns três graus em relação a ontem.

 

Vejam como a correlação de POA com Bs Aires é grande! Com São Paulo é praticamente outro mundo em termos climatológicos!

Edited by Caco Pacheco
Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Daniel85 disse:

Foto do satélite visível da NASA da manhã deste domingo mostra uma situação bem comum em dias de forte infiltração marítima.

 

Grande cobertura de nuvens baixas em áreas próximas ao litoral, enquanto no interior, praticamente tudo limpo, inclusive em cidades mais próximas da Grande SP como Campinas, Sorocaba.

 

a8rtkuA.jpg

 

Se a cidade de SP fosse um palmo pra esquerda o clima seria completamente diferente. Varias cidades são assim, inclusive BH, estão numa região de transição de climas.

 

Alias e impressionante como cidades Curitiba, SP e RJ relativamente próximas tem clima completamente distantes...na ponta uma ja nevou recentemente e a outra e conhecida mundialmente por seu clima quente e tropical.

Edited by HenriqueBH
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Generaliza não Renan. Aqui não está como o RS, que é um caso à parte, mas tá normal a bom este inverno (que começou em 19 de julho). Desde 5ª feira, tempo carrancudo, com máximas na faixa de 16/17ºC. Houve uma FF "brava" antes dessa, em fins de maio. Não está nada xoxo por aqui; pode estar por aí...

 

Estamos com a dinâmica de Curita, porém a última com as temperaturas de POA devido à combinação altitude e latitude.

 

Acho que Sampa está no borderline de uma inverno "razoável/bom" por ora.... Quanto mais a Sul, melhor, quanto mais a Norte, piora a situação.

 

RS e o sul de SC estão dando show, especialmente o centro-sul do RS.

Curita está com sensação baixíssima desde 5ª feira, porém, ao contrário de POA, com tempo carrancudo, igual a Sampa. Se não me engano abriu por lá por lá ontem; aqui "começou as nuvens a dissipar ontem", mas ainda está bem carrancudo, o que é "bom" para máximas baixas, porém "segura" as mínimas de manhã cedo. Sul de SC e RS estão vivendo o Oásis desde o início da última semana: tempo bom e friaca de rachar.

 

Mas vai "melhorar" no quesito temperaturas a partir do decorrer desta semana: o ar vai tropicalizar no RS e RS. Porém, aqui para o Sudeste, será melhor para as mínimas diurnas, mas as máximas (especialmente para Sampa), estas subirão; ou seja: situação de friaca vai diminuir bem.

 

Não estou generalizando, Caco. Veja os mapas de temperatura média no Sudeste neste mês, e verá que grande parte da região está quente, salvo raros casos. Estou considerando apenas a análise de junho, e não do inverno climático. 

 

Aliás, aonde está mais quente nesse mês é justamente aí no estado de SP. O interior está fervendo. Talvez você esteja achando "razoável a bom" em SP-capital, mas acho que está sendo passivo demais. Gostaria de ver as anomalias no Mirante para atestar esse fato. Abração.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

15 horas atrás, Felipe Backendorf disse:

América do Sul em destaque pelo mês de Junho abaixo da média. Mapa do CFS:

 

ncep_cfsr_t2m_anom.png

Pena a tragédia em boa parte do Brasil...

Eu diria pra 80% do Brasil. ..e o mais engraçado é que so há anomalia negativa no Brasil em regiões de fronteira com os outros países como o sul que é uma faixa de terra razoavelmente estreita, por isso quase toda a região estar sob anomalia negativa, além de toda a borda oeste do Centro-Oeste e o sudoeste do norte, ou seja, regiões de influência de massas extremamente continentais, so pega a borda do Brasil, somente regiões de fronteira..lamentável e incrível ao mesmo tempo. ..

Obs.: quase toda a Austrália sob anomalia positiva, o inverno la não deve estar nada bom, e região central dos EUA torrandooo!!!

Edited by Tassio Amaral
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Renan disse:

 

Não estou generalizando, Caco. Veja os mapas de temperatura média no Sudeste neste mês, e verá que grande parte da região está quente, salvo raros casos. Estou considerando apenas a análise de junho, e não do inverno climático. 

 

Aliás, aonde está mais quente nesse mês é justamente aí no estado de SP. O interior está fervendo. Talvez você esteja achando "razoável a bom" em SP-capital, mas acho que está sendo passivo demais. Gostaria de ver as anomalias no Mirante para atestar esse fato. Abração.

Pelo mapa de anomalias pode-se ver claramente as grandes anomalias positivas sobre todo o sudeste inclusive SP, aliás, as maiores anomalias estão justamente sobre SP...

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

14 minutos atrás, Tassio Amaral disse:

Mais uma manhã fria por aqui, céu estreladissimo permitiu frio vampiro e mínima foi de 8,9ºC... início da manhã o tempo encobriu e segue fechado, 19,8ºC agora. ..

 

Impressionante como você ainda tem conseguido essas mínimas sub-10 nesse tedioso mês de Junho. Na verdade, é graças ao bloqueio que está justamente em cima da tua região. Pois por aqui, o que está acontecendo é que o jato ainda consegue avançar e influenciar no tempo do sul de Minas e partes da zona da mata, deixando o tempo nublado e úmido, e impedindo mínimas boas. Ou seja, o bloqueio está total sobre o leste de Minas e parcial na zona da mata. As frentes chegam bloqueadas e trazem máximas comportadas, porém as mínimas estão um lixo puro.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, HenriqueBH disse:

 

Alias e impressionante como cidades Curitiba, SP e RJ relativamente próximas tem clima completamente distantes...na ponta uma ja nevou recentemente e a outra e conhecida mundialmente por seu clima quente e tropical.

 

Clima é uma coisa, dinâmica atmosférica é outra. 

Não vamos confundir. Resumindo: praticamente toda FF que chega em Curitiba, chega em Sampa com a mesma "força" (ressalvando aí a questão de Curita estar mais ao Sul, estar mais a Oeste e ter latitude maior). Já nem toda FF que chega ao centro-sul do RS, chega a Curita, sendo que o item latitude "pesa" mais nesse caso.

 

Para mim, BH tem um "mínimo" de subtropicalidade; já em Brasília praticamente inexiste. Na minha visão, a "zona de transição climática" entre subtropical x tropical de altitude vai da serra gaúcha (mínimo de tropicalidade...; digamos 0 a 5%) até um pouco ao Norte de BH, que tem um mínimo de subtropicalidade (uns 5%). POA, para mim é 100% subtropical. Abaixo já há uma influência temperada; Bagé por exemplo já tem em seu clima mistura de subtropicalidade com temperado, pendendo mais para subtropicalidade.

 

Para mim os extremos, POA 100% subtropical e Brasília ou um pouco acima (100% tropical de altitude). Entre os extremos há uma variação, pendendo ora para tropical altitude, ora para subtropical. Curita é mais subtropical. São Paulo tá quase meio a meio, mas ainda acho mais tropical de altitude.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Renan disse:

 

Aliás, aonde está mais quente nesse mês é justamente aí no estado de SP. O interior está fervendo. Talvez você esteja achando "razoável a bom" em SP-capital, mas acho que está sendo passivo demais. Gostaria de ver as anomalias no Mirante para atestar esse fato. Abração.

 

Sim, estou achando razoável a bom na Grande SP. O interior é bem diferente daqui, especialmente Norte-Noroeste que são praticamente só afetados por MP´s continentais. Acho que esta FF nem chegou a fazer cócegas nesta região paulista; por aqui, embora marítima, tá bem fria.

 

Não levo mais em consideração apenas o Mirante como representatividade da Cidade de São Paulo. Se você levar como "mais representativo" o "número de habitantes" (que é uma variável  MUITO SIGNIFICATIVA),  o Mirante não tem razão de ser utilizado, haja vista que bairros mais frios devem ser considerados, como Grajaú (o mais populoso), Capela do Socorro, São Mateus, Itaquera..,e por aí vai.

 

O Mirante serve como medida para o "Centro expandido", para o local onde concentra a maior parte da população em horário comercial, para turistas, etc...

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Por enquanto, o Junho de 18 é o Junho mais quente desde de 1961 da Estação meteorológica do INMET daqui.

 

Média mínima: 14,0°C (+3,0)

Média máxima: 26,1°C (+0,7)

Média: 20,1°C (+2,7)

 

As previsões para os próximos dias mostram uma boa queda nas máximas. Provavelmente essas máximas vão contribuir para que esse Junho não seja o mais quente desde de 1961.

  • Like 1
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

Impressionante o frio que tem feito em Santa Maria. Além de ter batido -0,9° sábado, -0,6° e ter tido -0,1°, fazia 6,6° ao meio-dia!! Livramento também está incrivelmente gelada: -1,6° de mínima e agora 5,5°. 

 

Ambas as cidades devem estar com nevoeiro ou nebulosidade do nevoeiro.

 

Aqui tive mínima de 6,9°. No INMET deu 6,4°. Infelizmente a MM atrapalhou a queda. Poderíamos ter tido 4° facilmente e mesmo nevoeiro, o que seguraria o aquecimento de agora. Tenho 16,1° com 69%.

Edited by Marcos
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Médias parciais de Junho:

 

Languiru

 

Méd. Mín.: 8,2°C (-1,7°C)
Méd. Máx.: 18,6°C (-1,8°C)
Média: 12,9°C (-1,85°C)

 

INMET

 

Méd. Mín.: 7,3°C (-1,2°C)
Méd. Máx.: 18,3°C (-0,5°C)
Média: 12,7°C (-2,6°C)

 

Welp

 

Méd. Mín.: 6,3°C (-2,0°C)
Méd. Máx.: 18,3°C (-1,4°C)
Média: 11,6°C (-2,4°C)

 

Catarina

 

Méd. Mín.: 6,5°C 
Méd. Máx.: 17,9°C 
Média: 11,6°C 

 

Lagoa da Harmonia

 

Méd. Mín.: 7,4°C (-2,2°C)
Méd. Máx.: 13,8°C (-2,6°C)
Média: 10,3°C (-2,4°C)

 

Morro das Antenas

 

Méd. Mín.: 7,4°C (-2,0°C)
Méd. Máx.: 13,2°C (-2,1°C)
Média: 10,2°C (-2,0°C)

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Renan disse:

 

Impressionante como você ainda tem conseguido essas mínimas sub-10 nesse tedioso mês de Junho. Na verdade, é graças ao bloqueio que está justamente em cima da tua região. Pois por aqui, o que está acontecendo é que o jato ainda consegue avançar e influenciar no tempo do sul de Minas e partes da zona da mata, deixando o tempo nublado e úmido, e impedindo mínimas boas. Ou seja, o bloqueio está total sobre o leste de Minas e parcial na zona da mata. As frentes chegam bloqueadas e trazem máximas comportadas, porém as mínimas estão um lixo puro.

Renan,

Na automática do PNI/Inmet tem registrado umas mínimas bacanas, nos últimos dias abaixo de 3,0.

Hoje a  mínima foi de 0,0ºC.

Não temos mais as mínimas de Furnas e os dados do Campo Belo não são mais divulgados.Uma pena.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

29 minutos atrás, fredericowessel disse:

Médias parciais de Junho:

 

Languiru

 

Méd. Mín.: 8,2°C (-1,7°C)
Méd. Máx.: 18,6°C (-1,8°C)
Média: 12,9°C (-1,85°C)

 

INMET

 

Méd. Mín.: 7,3°C (-1,2°C)
Méd. Máx.: 18,3°C (-0,5°C)
Média: 12,7°C (-2,6°C)

 

Welp

 

Méd. Mín.: 6,3°C (-2,0°C)
Méd. Máx.: 18,3°C (-1,4°C)
Média: 11,6°C (-2,4°C)

 

Catarina

 

Méd. Mín.: 6,5°C 
Méd. Máx.: 17,9°C 
Média: 11,6°C 

 

Lagoa da Harmonia

 

Méd. Mín.: 7,4°C (-2,2°C)
Méd. Máx.: 13,8°C (-2,6°C)
Média: 10,3°C (-2,4°C)

 

Morro das Antenas

 

Méd. Mín.: 7,4°C (-2,0°C)
Méd. Máx.: 13,2°C (-2,1°C)
Média: 10,2°C (-2,0°C)

 

Ou seja, um EXCELENTE MÊS DE JUNHO NO RIO GRANDE !

 

Como são contrastantes as diferenças nesse país gigante !

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, marinhonani disse:

Renan,

Na automática do PNI/Inmet tem registrado umas mínimas bacanas, nos últimos dias abaixo de 3,0.

Hoje a  mínima foi de 0,0ºC.

Não temos mais as mínimas de Furnas e os dados do Campo Belo não são mais divulgados.Uma pena.

 

Pois é, Nani. Ao menos temos ainda a estação do INMET lá em cima, mesmo não estando no local perfeito. Você tem as médias de lá mês passado ?

Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, Renan disse:

 

Ou seja, um EXCELENTE MÊS DE JUNHO NO RIO GRANDE !

 

Como são contrastantes as diferenças nesse país gigante !

 

Agora sim dá para dizer que está excelente! Não só as anomalias negativas começam a ficar expressivas como teremos uma NOVA queda de temperatura a partir de sexta. Quinta chove em quase todo o RS (POA talvez chove à noite) e sexta chuva em todo o estado.

 

Minhas médias até o dia 17:

 

mínima: 9,7°

máxima: 17,6° (!!!)

simples: 13,65°

 

Isso dá média em torno de 13,0° no INMET, o que confere anomalia de -1,3°. Com minha mínima de 6,9°, a média mínima cai para 9,5°. Mas o melhor são as máximas: até agora tive só uma máxima acima de 25° e apenas 5 acima em 20° ou mais.

 

Agora 16,9° com 67%. 

Edited by Marcos
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

36 minutos atrás, Renan disse:

 

Ou seja, um EXCELENTE MÊS DE JUNHO NO RIO GRANDE !

 

Como são contrastantes as diferenças nesse país gigante !

 

País continental mas desproporcionalmente equatorial, com as dimensões que o país tem daria perfeitamente do territória ir desde Amazônia até a Terra do Fogo com Andes incluído.

 

Nesse quesito China e EUA são muito mais contrastantes hehehe

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, Beto Krepsky disse:

 

País continental mas desproporcionalmente equatorial, com as dimensões que o país tem daria perfeitamente do territória ir desde Amazônia até a Terra do Fogo com Andes incluído.

 

Nesse quesito China e EUA são muito mais contrastantes hehehe

 

Isso é verdade. Há uma parte significativa do Brasil que desconhece a sensação de frio (temperaturas ao menos sub-18, digamos). Por outro lado, calor extremo também é bastante raro (45 graus ou mais, tal como ocorre frequentemente na Índia e Oriente Médio). O que pega no Brasil é a sensação térmica no verão devido ao forte abafamento. O grande predomínio é do calor, sem dúvidas. Por isso as regiões de serra no Sul e a Mantiqueira chamam tanto a atenção, por serem um daqueles pouquíssimos lugares brasileiros onde o frio é que predomina ao longo do ano.

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde.

Ontem à noite ocorreram algumas pancadas de chuva com fraca a moderada intensidade aqui no sertão da PB, ainda efeito do DOL.

No meu pluviômetro registrei apenas 1,3 mm. Na estação do Cemaden daqui do município (que fica a meu oeste, fora da cidade) foram registrados 18,4 mm. O maior volume da PB foi registrado na cidade vizinha de São Domingos (meu sudoeste, distante 15 km), 25,5 mm.

 

 

Edited by CloudCb
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Dias atrás se questionou a possibilidade dos Pampas Gaúchos conseguir registrar temperatura negativas na casa dos 2 dígitos. Pois bem, a menor temperatura do Uruguai (Oficial) ocorreu na cidade de Melo a uma altitude de apenas 80 metros com -11º no ano de 1943.
Cidade essa que está em linha reta a menos de 100km de Pinheiro Machado/RS que está a 443 mts de altitude.

  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Sol apareceu com mais força e a temperatura subiu um pouco mais em Sampa nessa segunda feira.

A sensação na rua estava agradável. Apenas nas sombras que ainda era possível sentir um pouco de frio.

À partir do meio da tarde, os ventos marítimos voltaram a se intensificar, trazendo nuvens baixas e provocando queda nas temperaturas.

 

Na Mooca, a máxima chegou aos 22,6 graus, após uma mínima de 14,1 graus.

Agora faz 16,7 graus com céu praticamente encoberto.

Link to comment
Share on other sites

Apesar da forte sensação de frio, a atuação da MP não foi aquelas coisas em Sampa.

 

As máximas ficaram num valor considerado normal em dias de forte infiltração marítima.
Se não fosse o excesso de nebulosidade, provavelmente chegaria a fazer 20 graus à tarde.
Ontem, bastou o sol aparecer, mesmo que bem tímido, para que chegássemos a isso por aqui. Congonhas, que ficou sob céu encoberto, chegou apenas 17 graus.

 

O que chamou mesmo um pouco da atenção, foi a duração do frio.

Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Daniel85 disse:

Apesar da forte sensação de frio, a atuação da MP não foi aquelas coisas em Sampa.

 

As máximas ficaram num valor considerado normal em dias de forte infiltração marítima.
Se não fosse o excesso de nebulosidade, provavelmente chegaria a fazer 20 graus à tarde.
Ontem, bastou o sol aparecer, mesmo que bem tímido, para que chegássemos a isso por aqui. Congonhas, que ficou sob céu encoberto, chegou apenas 17 graus.

 

O que chamou mesmo um pouco da atenção, foi a duração do frio.

 

Massa polar fraca, sem graça e que será esquecida rapidamente por todos os bazianos de Sampa, que reconhecem que o verdadeiro potencial de frio da capital paulista é muito maior que esses dias passados.

 

Até o momento a mínima absoluta no Mirante em Junho-18 é de patéticos 12,6ºC. Mesmo em áreas bem frias da RMSP, acredito que tenha baixado por pouco dos 10 graus, haja vista a predominância do frio úmido.

 

@Caco Pacheco, você tem absoluta certeza de que o mês de Junho está sendo razoável a bom em São Paulo ?

  • Like 2
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Decepção total com a previsão pra esse final de junho... Duas altas travando no centro do RS e indo pro mar.

Agora para compensar julho terá que ter pelo menos UMA onda polar gigante atravessando o país, e agosto aquela nevada nas serras...

Porque já sabem né, por enquanto a tendência é de um 2019 com El Niño, e isso significa: enchentes, tornados, tempestades até não dar mais, calor o ano todo, e um frio patético e totalmente esporádico no meio do inverno.

Eu matei o frio do ano que vem já, mas vai que tudo mude né, as vezes o pacífico pode ser generoso com a gente, (ainda traumatizado com 2015).

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

44 minutos atrás, Renan disse:

 

Massa polar fraca, sem graça e que será esquecida rapidamente por todos os bazianos de Sampa, que reconhecem que o verdadeiro potencial de frio da capital paulista é muito maior que esses dias passados.

 

Até o momento a mínima absoluta no Mirante em Junho-18 é de patéticos 12,6ºC. Mesmo em áreas bem frias da RMSP, acredito que tenha baixado por pouco dos 10 graus, haja vista a predominância do frio úmido.

 

 

Até aquelas frentes frias que passam afastadas do litoral com MP fraca já trouxeram um mudança igual a esta última por aqui. Claro que sem a duração que tivemos.

 

E pelas previsões, muito dificilmente teremos uma mínima sub-10 no Mirante neste mês.


Embora eu não tenha acompanhado as temperaturas em locais afastados da área urbana, arrisco a dizer que ao menos essa MP não conseguiu trazer mínimas sub-10. Se não fosse a densa cobertura de nuvens, isso até seria possível.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Renan disse:

ECMWF: Absolutamente nada de interessante para a maior parte do Brasil. Uma MP bem forte para a campanha gaúcha no final de semana, forte nas demais localidades do RS e moderada para o resto da região Sul. Peidinho polar para o Sudeste.

 

Segue a dinâmica...

 

Em tempos de pós 2000, estar na média já é motivo de solta de fogos.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Fala pessoal!
Estou ausente em postagens, mas sempre acompanho o fórum.
Bom, intrigado com essa onda de frentes frias, resolvi fazer a média compensada de junho, até ontem, de duas cidades do Brasil, pelas automáticas do INMET: Salto do Céu/MT e Epitaciolândia/AC. Locais onde nem todos os ventos frios chegam sempre, às vezes só resvalam.

Eis o fantástico resultado da pesquisa, com a média máxima, mínima e compensada, respectivamente:

24,5 - 15,9 - 20,2 = Epitaciolândia/AC

25,8 - 15,8 - 20,8 = Salto do Céu/MT

Isso significa muitos graus abaixo da média, pelo menos para as máximas que permeiam os 30ºC. E creio que essa tendência vá se repetir para todo o oeste do Brasil.

Algo curioso que observei nesse mês de junho em Salto do Céu, é que por sete dias seguidos as máximas ficaram abaixo dos 30ºC, algo que não se observava há alguns anos e que desde o início das medições do INMET por lá, em 2008, não houve um período maior do que esse com máximas abaixo de 30ºC, ou seja, um récorde (para mim kkk) batido esse mês. Epitaciolândia teve seus oito dias abaixo dos 30ºC, mas por lá não acompanho tão assiduamente os dados para falar sobre récordes kkk.

Salto do Céu completa hoje mais uma sequência de seis dias com máximas abaixo dos 30ºC. Realmente, duas vezes num mês sequências assim não são nada comuns. E com muita garoa dessa última vez. Pelo mapa de precipitação acumulada nas últimas 24h do INMET, nota-se isso no sudoeste do Mato Grosso.

Mas fez calor entre uma sequência e outra de frio. Quatro dias com máximas entre 33/34ºC. Claro que faz calor. É Mato Grosso!
Já essa mesma sequência de quatro dias de calor em Epitaciolândia fez entre 31/32ºC. 
 

Acompanhem os dias mais frios para Salto do Céu e Epitaciolândia, respectivamente:

dia 03 = 19,3 - 13,3 / 16,0 - 14,2

dia 04 = 20,5 - 14,1 / 19,0 - 13,9
dia 07 = 21,6 - 16,2 / #######
dia 08 = ####### / 21,7 - 17,3
dia 14 = 18,7 - 15,9 / #######
dia 16 = 22,5 - 11,4 / 23,6 - 14,9

Até aqui a temperatura mais baixa em Salto do Céu foi de 10,8ºC, ontem, e de 12,7ºC em Epitaciolândia no dia 5, e a maior máxima foi de 34,3ºC no dia 11 em Salto do Céu e de 32,3ºC no dia 14 em Epitaciolândia.


 

Edited by Tales Caetano
  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Este mês de junho está assim na estação do INMET-Mirante de Santana, na cidade de São Paulo.

Anomalias em relação à normal 1981-2010:

 

Média das máximas: 22,0°C (-0,6 °C)

Média das mínimas: 14,4°C (+1,4°C)

 

Até hoje, neste junho, o Mirante só registrou 2 mínimas abaixo da média da normal 1981-2010, que foram 12,5°C nos dias 9 e 15/06.

 

Pra comparar, em maio, que também fechou acima da média e foi o 9º mês de maio mais quente desde a abertura da estação, o Mirante registrou:

  9,3°C (21/05, a menor do ano até agora)

  9,6°C (20/05)

  9,7°C (22/05)

11,4°C (23/05)

 

---------------------------

As médias na estação do INMET-Interlagos estão um pouco mais baixas, principalmente as máximas.

Porém, como a estação é nova e não tem histórico, não há como saber o quanto está acima da média.

 

O IAG também fechou bem acima da média em maio.

Junho só saberemos lá pelo começo de julho mas é quase certo que as mínimas também estão acima da média lá, neste mês até agora.

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Augusto Goelzer disse:

Decepção total com a previsão pra esse final de junho... Duas altas travando no centro do RS e indo pro mar.

Agora para compensar julho terá que ter pelo menos UMA onda polar gigante atravessando o país, e agosto aquela nevada nas serras...

Porque já sabem né, por enquanto a tendência é de um 2019 com El Niño, e isso significa: enchentes, tornados, tempestades até não dar mais, calor o ano todo, e um frio patético e totalmente esporádico no meio do inverno.

Eu matei o frio do ano que vem já, mas vai que tudo mude né, as vezes o pacífico pode ser generoso com a gente, (ainda traumatizado com 2015).

Generalizar as temperaturas médias mais altas do que o normal no outono e Inverno culpando o el nino não explica tudo; basta pegar os dados de 1997, o ano do mais intenso el nino da história (superior a 2015) e verás que o outono e início do inverno daquele ano foram razoavelmente frios, semelhante a 2011, inclusive com uma grande onda de frio no início de junho que provocou chuvas atípicas em boa parte do país e geadas amplas no sul, MS, SP e parte de Minas Gerais, apenas em julho que as temperaturas começaram a ficar mais altas que o normal, mas mesmo assim em 97 houve frio razoável porque o oceano Atlântico estava abaixo da média durante boa parte do ano.

  • Like 1
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

24 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

Generalizar as temperaturas médias mais altas do que o normal no outono e Inverno culpando o el nino não explica tudo; basta pegar os dados de 1997, o ano do mais intenso el nino da história (superior a 2015) e verás que o outono e início do inverno daquele ano foram razoavelmente frios, semelhante a 2011, inclusive com uma grande onda de frio no início de junho que provocou chuvas atípicas em boa parte do país e geadas amplas no sul, MS, SP e parte de Minas Gerais, apenas em julho que as temperaturas começaram a ficar mais altas que o normal, mas mesmo assim em 97 houve frio razoável porque o oceano Atlântico estava abaixo da média durante boa parte do ano.

Realmente, se pegar esse caso, e acredito que não deve ter sido o único El Niño onde teve um inverno razoável, vejo que eu não da para descartar completamente o frio. Mas ainda sim eu sigo pessimista. 

Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Renan disse:

 

Impressionante como você ainda tem conseguido essas mínimas sub-10 nesse tedioso mês de Junho. Na verdade, é graças ao bloqueio que está justamente em cima da tua região. Pois por aqui, o que está acontecendo é que o jato ainda consegue avançar e influenciar no tempo do sul de Minas e partes da zona da mata, deixando o tempo nublado e úmido, e impedindo mínimas boas. Ou seja, o bloqueio está total sobre o leste de Minas e parcial na zona da mata. As frentes chegam bloqueadas e trazem máximas comportadas, porém as mínimas estão um lixo puro.

Pois é, ao menos pra cá o tempo mais seco provocado pelo bloqueio tem causado minimas dentro da média e até um pouco abaixo e ao contrário daí ja aqui as maximas tem ficado até uns quatro graus acima do que deveria ser...ao menos da pra sentir o frio noturno e matutino...e no quesito chuva este mês está sendo demasiadamente seco contrariando abril e maio que tiveram precipitação acima da média. ..culpa do padrão totalmente diferente do ocorrido nos meses anteriores... ate agora se choveu 2mm foi muito...

Maxima hoje de 23,5ºC, não tão ruim tendo em vista o predomínio do sol na parte da tarde... agora 11ºC e céu com poucas nuvens. ..

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Por aqui apenas as regiões acima de 1100m estão escapando dessa monotomia climática, inclusive os bairros altos de BH e cidades vizinhas, como Nova Lima, devem registrar máxima sub 20°C amanhã.

 

No geral as máximas por lá variam de 20°C a 24°C todos os dias, enquanto as demais regiões de BH têm registrado temperaturas entre 24°C e 28°C, com aquele pico de 29,5°C.

 

Neste momento, a maior parte de BH está entre 17°C e 19°C, enquanto a temperatura já bate 13°C nas regiões altas, segundo as estações do Wunderground. 

Edited by RafaelBHZ
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje o sol saiu pela primeira vez aqui desde quarta-feira. O céu ficou parcialmente nublado durante o final da manhã e início da tarde, mas voltou a nublar lá pelas 14h por causa da infiltração marítima. Achei que hoje fosse quebrar o regime de máximas sub-20 dos últimos 5 dias, mas não ocorreu. Tive mínima de 12,6ºC e máxima de 19,0ºC. No momento tenho 14,4ºC, sendo que a temperatura está nos 14,xºC desde as 16h. 

 

Amanhã é bem provável que tenhamos um dia de sol, que já estava deixando saudade. Esse tipo de MP é boa para máximas, mas o céu incessantemente nublado aliado a garoa, neblina e temperaturas baixas dias a fio deixam o clima meio depressivo depois de um tempo. 

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Aldo Santos disse:

Este mês de junho está assim na estação do INMET-Mirante de Santana, na cidade de São Paulo.

Anomalias em relação à normal 1981-2010:

 

Média das máximas: 22,0°C (-0,6 °C)

Média das mínimas: 14,4°C (+1,4°C)

 

Até hoje, neste junho, o Mirante só registrou 2 mínimas abaixo da média da normal 1981-2010, que foram 12,5°C nos dias 9 e 15/06.

 

Pra comparar, em maio, que também fechou acima da média e foi o 9º mês de maio mais quente desde a abertura da estação, o Mirante registrou:

  9,3°C (21/05, a menor do ano até agora)

  9,6°C (20/05)

  9,7°C (22/05)

11,4°C (23/05)

 

---------------------------

As médias na estação do INMET-Interlagos estão um pouco mais baixas, principalmente as máximas.

Porém, como a estação é nova e não tem histórico, não há como saber o quanto está acima da média.

 

O IAG também fechou bem acima da média em maio.

Junho só saberemos lá pelo começo de julho mas é quase certo que as mínimas também estão acima da média lá, neste mês até agora.

 

6 décimos a menos nas máximas, nada mal. Já nas mínimas, a situação não vai bem.

O ruim é que nos próximos dias deverá esquentar e sem previsão de uma nova queda de temperatura. Isso elevará as médias (principalmente as máximas).

 

Acredito que a maior quantidade de nuvens presentes neste mês tem ajudado tanto mas máximas levemente abaixo da média quanto nas mínimas acima da média.

Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, n4rd3s disse:

Hoje o sol saiu pela primeira vez aqui desde quarta-feira. O céu ficou parcialmente nublado durante o final da manhã e início da tarde, mas voltou a nublar lá pelas 14h por causa da infiltração marítima. Achei que hoje fosse quebrar o regime de máximas sub-20 dos últimos 5 dias, mas não ocorreu. Tive mínima de 12,6ºC e máxima de 19,0ºC. No momento tenho 14,4ºC, sendo que a temperatura está nos 14,xºC desde as 16h. 

 

Amanhã é bem provável que tenhamos um dia de sol, que já estava deixando saudade. Esse tipo de MP é boa para máximas, mas o céu incessantemente nublado aliado a garoa, neblina e temperaturas baixas dias a fio deixam o clima meio depressivo depois de um tempo. 

 

Admito que eu também estava sentindo saudades de sol.

Acho também um pouco depressivo quando passam mais de 2 dias seguidos de tempo frio, encoberto e com garoa.

Nessa época, sol é até bem vindo. Já no verão, eu não gosto, prefiro chuva de ZCAS hehe

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.