Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2018

Topic will be automatically locked at 02:59 AM

Recommended Posts

E JUNHO CHEGOU..... O CORE DO INVERNO BATE A PORTA

E TÃO SONHADA NEVE, CADA VEZ MAIS PRÓXIMA DE CAIR

• Like 9

Comecei junho com 18,0°. E continua igual. O primeiro dia será fechado e tempo fresco.

Mas o melhor de tudo é que teremos frio por pelo menos 10 dias, e NADA de calor.

• Like 1

Junho é um dos meses favoritos meu, é nesse mês que tive amor pelo frio e a neve, que foi num sábado de 1994 não lembro a data mas morava em passo fundo,cidade de 680 a 700 metros, devia ter 9 anos por aí, lembro que sai da aula de manhã com alguns flocos de neve na cara vento gelado, e de tarde tinha a festa junina da escola, dia todo ventoso e nublado gelado, e no fim da tarde então começou a nevar e assim foi a noite toda, lembro de acordar de manhã domingo, ainda nublado mas com a paisagem toda branca, foi mágico

• Like 2

2744.png❄️A madrugada de hoje foi ainda mais fria em muitas regiões do estado! 2744.png❄️

Palmas teve sua madrugada mais fria do ano com mínima de 18,4°C na automática do INMET!

Dados: Automáticas INMET

Temperatura Mínima (°C)

Mateiros: 12,7

Santa Rosa do Tocantins: 14,7

Rio Sono: 14,9

Araguaçu: 15,4

Almas: 15,4

Pium: 16

Gurupi:16,1

Peixe: 16,3

Colinas:  17,1

Araguaína - EMVZ: 17,2

Lagoa da Confusão: 17,5

Dianópolis: 17,9

Marianópolis: 18

Palmas: 18,4

• Like 6

Junho começa com aumento de nebulosidade, o dia começou com 10°C, espero que um pouco de chuva retorne por aqui.

Bom dia...

Fechando maio com a segunda menor mínima do mês: 9,7ºC!!!, perdendo apenas para os 8,7ºC da continental do dia 21...

Guanhães teve 9,9ºC...

E... começando junho com exatos 10ºC!! E muita nebulosidade...Muito bom!!! 

• Like 1

O dia começou com chuva leve em Guarapuava. 14ºC. Expectativa para próxima semana, e além. Alguns modelos projetam toda a 1ª quinzena de junho com muito frio. Vai ser muito interessante de acompanhar.

• Like 1

As últimas madrugadas tem sido de bastante frio em boa parte do interior de São Paulo por causa da ASAS, que atua marginalmente sobre o Sudeste trazendo estabilidade. Além da estabilidade, a pouca umidade contida na atmosfera favorece uma grande perda radiativa na madrugada.

Mínimas de ontem e hoje:

Pradópolis: 6,6°C/7,3°C

Ituverava: 8,1°C/9,0°C
Ariranha: 8,4°C/8,4°C

Barretos: 9,3°C/8,8°C

São Carlos: 10,0°C/10,3°C

Ibitinga: 10,7°C/10,7°C

Aqui em Matão tive 7,6°C ontem e 7,4°C hoje.

• Like 1

10 horas atrás, Rodolfo Alves disse:

E JUNHO CHEGOU..... O CORE DO INVERNO BATE A PORTA

E TÃO SONHADA NEVE, CADA VEZ MAIS PRÓXIMA DE CAIR

Aqui onde eu moro cada vez mais "fingindo" que esfria ao meu ver

Junho começando com temperaturas altas por aqui em SP comparado aos últimos dias. Mínima de 15,1° e já estou com 22,0° antes das 11h. Algumas partes da cidade já alcançam 24,8°. A previsão é de máxima de 27°, tomara que não passe disso. 

Posted (edited)

O dia também começou friozinho em algumas áreas do Nordeste.

Santa Rita de Cássia - BA: 10,3°C

Correntina - BA: 11,1°C

Formosa do Rio Preto - BA: 11,3°C

Luís Eduardo Magalhães - BA: 11,6°C

Corrente - PI: 13,1°C

Arcoverde - PE: 14,2°C

Edited by Tstorm
  • Like 2

16 minutos atrás, Tstorm disse:

O dia também começou friozinhos em algumas áreas do Nordeste.

Santa Rita de Cássia - BA: 10,3°C

Correntina - BA: 11,1°C

Formosa do Rio Preto - BA: 11,3°C

Luís Eduardo Magalhães - BA: 11,6°C

Corrente - PI: 13,1°C

Arcoverde - PE: 14,2°C

Isso mostra que no litoral aqui só a praia serve kkk

O ar frio já alcança o MS, mas aqui mal deu sinal. Em POA mal choveu ontem e ficou nisso. Tive mínima de 17,0° e agora faz 23,5° com 75%. Vamos ver se ao menos a chuva do Vale do Rio Pardo chega aqui. 

• Thanks 1

Qual é o modelo mais confiável que tem é o canadense???

Aqui a FF está um pouco atrasada, agora meio-dia está começando a nublar. Tem possibilidade de trovoada mas sei la, acho que vai chover pouco.

Temperaturas mais típicas pro mês a partir de manhã.

INMET de Varginha, aut. no topo, teve uma mínima um pouco alta para o 1• dia de Junho: 12.6•C com umidade na casa dos 70%. 

Na fazenda, 9.7 no termômetro digital e 10.2 no de madeira no alpendre da casa, em uma semi baixada. 

Agora já faz 22 graus na fazenda. Devemos chegar aos 25 ou perto disso,apesar disso, dia gostoso e o sol está agradável. Na sombra, ainda existe necessidade de blusa aos mais friorentos. 

16 minutos atrás, Bahia disse:

Qual é o modelo mais confiável que tem é o canadense???

Depende da finalidade.

Eu recomendo usar o ECMWF, e usar o GFS de suporte. O canadense costuma ser bom para estimar mínimas previstas em áreas de baixada, e para isso é bom conhecer o relevo da região onde você quer analisar. Pode fazer isso juntamente com um modelo de mesoescala (WRF).

Outro modelo que me parece bom, mas ainda não testei, é o alemão (ICON).

3 minutos atrás, Vinicius Lucyrio disse:

Depende da finalidade.

Eu recomendo usar o ECMWF, e usar o GFS de suporte. O canadense costuma ser bom para estimar mínimas previstas em áreas de baixada, e para isso é bom conhecer o relevo da região onde você quer analisar. Pode fazer isso juntamente com um modelo de mesoescala (WRF).

Outro modelo que me parece bom, mas ainda não testei, é o alemão (ICON).

Ok

7 horas atrás, Felipe Pelisari disse:

Junho é um dos meses favoritos meu, é nesse mês que tive amor pelo frio e a neve, que foi num sábado de 1994 não lembro a data mas morava em passo fundo,cidade de 680 a 700 metros, devia ter 9 anos por aí, lembro que sai da aula de manhã com alguns flocos de neve na cara vento gelado, e de tarde tinha a festa junina da escola, dia todo ventoso e nublado gelado, e no fim da tarde então começou a nevar e assim foi a noite toda, lembro de acordar de manhã domingo, ainda nublado mas com a paisagem toda branca, foi mágico

Felipe Pelisari,

o sábado foi dia 9 de julho de 1994 e portanto domingo dia 10.Várias cidades do RS e SC registraram nevadas.

Enquanto você tinha um sábado gelado, aqui na minha cidade Laje do Muriaé-RJ (latitude. 21º 20') temperatura amena na tarde, mas a partir das 23 horas começou a esfriar e a umidade a descer(chegando ar frio e seco de Minas Gerais que fica a oeste/sudoeste daqui), meu município faz divisa com Minas/Zona da Mata.

Esfriou muito durante a madrugada, se o ar frio e seco tivesse chegado no anoitecer a mínima no dia 10/7/ 94 teria sido bem mais baixa.

26 minutos atrás, kevin cassol disse:

Pq eu nao consigo colocar imagem do Foreca aqui? Dá erro sempre

Pra mim tá dando erro com qualquer imagem que eu tento botar :/

• Confused 1

Boa tarde a todos e um ótimo mês de Junho aos amigos! Que seja um mês abençoado, e bem frio!

Junho, o segundo mês mais frio do ano em boa parte do país, começou com 10,9C por aqui, uma mínima normal. Entramos numa pré frontal à tarde e chegou a fazer um calorzinho de 24,3C. Mas agora nublou e até ameaça chover, faz 21,2C. 

A frente fria deve nos alcançar neste Domingo. Segunda-feira pode ter máxima sub-20 aqui.