Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2018

Recommended Posts

36 minutos atrás, Tomás WRuas disse:

@Beto Krepsky e @Gamboa,

As médias estão assim na convencional, até hoje:

• Mínimas: 14,6° (+1,3)
  • Máximas: 22,5° (+0,3)
  • Compensada: 17,8° (+0,9)

Pelos meus cálculos, fecha com uns +0,2/+0,7°. Um mês bom, na média.

Nunca foi tão bom queimar a língua. Eu esperava o pior quando começou o mês, principalmente devido às mínimas altas e aos diversos adiamentos da entrada da mp dados pelos modelos.

Aqui tive variação de 6,9° a 19,6°. Agora faz 18,9° com 59%. Começa a esfriar.

• Like 3

3 horas atrás, Douglas Marques disse:

A imagem pode conter: texto

Restrito ao sul ou avança?

• Like 1

Boa noite! A sexta-feira foi ensolarada em Buenos Aires. A mínima foi de 10,2ºC e a máxima de 19,4ºC, temperaturas bem típicas de maio. Agora temos céu limpo, 12ºC, URA de 89%, vento calmo e pressão de 1.017,4 hpa.

Para amanhã a previsão é de sol e poucas nuvens, com mínima de 11ºC e máxima de 21ºC, segundo o SMN. O sol nasce às 7h48 e se põe às 17h52.

Depois da mínima de 12,8C, com a nebulosidade e o resto do ar frio a estação do INMET em Indaial registrou hoje a menor máxima do ano até agora, 21,0C, valor bem alto e que deve se manter até junho eu imagino.

Rio Grande do Sul segue tendo mínimas excelentes, no fim das contas fugirão das anomalias positivas. O Paraná parece ter a pior situação, anomalia positiva ainda grande em Curitiba, na casa dos +2C. Por aqui bem acima nas mínimas e só um pouco nas máximas.

• Like 1

WTF? Vem mais uma bomba polar???

Antes disso um  calor absurdo, amazônico, sem vergonha, de 27°C.

Fake news do inverno rigoroso de 2018 se vingando. xD

15C10E18-CD43-4DE6-A083-623A2DFB5E43.thumb.jpeg.59cb8a0640f32f8e7550ae21d35ae497.jpeg

Edited by HenriqueBH
  • Like 3

Bom dia.

Ontem à noite ocorreram alguns temporais no sertão do RN. Abaixo alguns acumulados pelo Cemaden.

5b0947d8dedcd_RNcemaden.thumb.png.c73efcc128723af67269bfcedbe6011c.png

Mínimas de SC

-0,8 B.Jardim/F.Keiser
-0,6 Painel/G.Hugen
0,6 Urupema/Epagri
0,9 S.Joaquim/F.Keiser
7,0 Urubici/Epagri
7,3 Rio Rufino/Epagri
7,4 Fraiburgo/Epagri
7,6 Bom Retiro/Epagri
7,9 Turvo/Mário

12,4 Florianópolis/Epagri

BH hoje teve mínima de 15,3 graus, e agora tenho 19,4 com céu parcialmente nublado. Devemos chegar a 23 de máxima.

A Serra do Curral amanheceu com uma bela camada de nuvens acima dela.

20180526_082507.jpg

• Like 2

11 horas atrás, Lucas Venturini disse:

A disputa hoje está acirrada entre essas 2 estações pela liderança. xD

pm.png

Rio Porteira não me surpreende o desempenho tão bom nas mínimas. Em 2014 fiquei 18 dias hospedado em Bom Jardim e andei por tudo lá e monitorei os melhores pontos com o termômetro do carro(Claro que não é 100%) mas já dá pra ter uma noção. O ponto onde está a estação sempre se destacava quando eu passava ali, porém não tinha internet. Eu até acredito que em Bom Jardim possa ter pontos mais frios que lá, porém não deve mudar muita coisa. Ser quase 1°C mais frio na média mínima que Urupema não é pouca coisa.

• Like 4

Bom dia! Embora o período prolongado de frio tenham feito as médias cairem bastante em Buenos Aires, as baixas temperaturas não foram suficientes para reverter o quadro desastroso que tivemos no começo do mês e as temperaturas continuam bem acima da média 1981-2010 por aqui. Vejam:

Média das mínimas: 13ºC (+ 2,3ºC)
Média das máximas: 19,9ºC (+ 0,6ºC)
Média simples: 16,5ºC (+ 1,5ºC)

Deve voltar a fazer muito frio nos últimos dois dias do mês, mas no começo da semana que vem vamos ter mínimas bem altas (inclusive perto dos 20ºC!), então acredito que terminaremos com desvio dos valores que temos agora mesmo.

De qualquer forma, pelo menos a temperatura caiu bastante em relação a abril. As mínimas estão 5,6ºC mais baixas, as máximas caíram 5,7ºC e a média simples 5,6ºC. 

• Like 1

A manhã de sábado vai sendo ensolarada em Buenos Aires. A mínima foi de 11,7ºC e neste momento faz 14,8ºC, com URA de 71%, vento noroeste a 7 km/h e pressão em 1.015,6 hpa. A máxima prevista para hoje é de 21ºC.

• Like 1

Mínimas de SC
 -0,8 B.Jardim/F.Keiser
 -0,6 Painel/G.Hugen
 0,6 Urupema/Epagri
 0,9 S.Joaquim/F.Keiser
 7,0 Urubici/Epagri
 7,3 Rio Rufino/Epagri
 7,4 Fraiburgo/Epagri
 7,6 Bom Retiro/Epagri
 7,9 Turvo/Mário
 12,4 Florianópolis/Epagri

• Like 1

A MÉDIA DE S.JOAQUIM CAIU DE 15,2 ATÉ O DIA 11 PARA 11,7 ATÉ ONTEM

• Like 3
  • Thanks 1

Boa tarde...

Terceiro dia de céu fechado e chuvoso e temperaturas amenas aqui no leste de Minas...

Algumas temperaturas Aut/INMET às 12h:

Capelinha: 17,4º

Manhuaçu: 17,5º

Diamantina: 17,6º

Guanhães: 19,5º

Viçosa: 20,7º

Governador Valadares: 21,0º (muito bom em se tratando de GV)

Aqui tenho nesse momento 19,5ºC...Mais uma tarde bastante amena aqui na região o que deve favorecer muito às médias do mês  especialmente as máximas ja que muitas áreas encontram-se com desvios positivos de temperatura. ..

Edited by Tassio Amaral
  • Like 1

Dia de grande amplitude com ar polar velho em Pelotas, variação de 3,4 a 20,6 graus com céu limpo, exceto de manhã quando foi registrado nevoeiro.

IMG_20180526_174231843_HDR.jpg

IMG_20180526_173648339.jpg

IMG_20180526_173810223.jpg

• Like 7

9 horas atrás, Fernando Keiser disse:

Rio Porteira não me surpreende o desempenho tão bom nas mínimas. Em 2014 fiquei 18 dias hospedado em Bom Jardim e andei por tudo lá e monitorei os melhores pontos com o termômetro do carro(Claro que não é 100%) mas já dá pra ter uma noção. O ponto onde está a estação sempre se destacava quando eu passava ali, porém não tinha internet. Eu até acredito que em Bom Jardim possa ter pontos mais frios que lá, porém não deve mudar muita coisa. Ser quase 1°C mais frio na média mínima que Urupema não é pouca coisa.

É lá que teremos os primeiros dois digitos negativos então!!!

• Like 1

17 minutos atrás, kevin cassol disse:

É lá que teremos os primeiros dois digitos negativos então!!!

Tomara, amigo! Eu não duvido!

RESUMO DA MP EM NOVA SANTA RITA/RS

Dados coletados hoje na estação da baixada revelaram o poder de frio que está por vir (se tudo der certo) ainda neste inverno.

A massa polar desta semana que, primeiramente, veio úmida, com máximas baixas pelo dia 19 e em seguida foi reforçada dia 23, trazendo para o RS o centro de alta pressão e estabilidade total na atmosfera, trouxe mínimas muito baixas para minha localidade de Nova Santa Rita. 

Na baixada me impressionou o registro de 3.7°C às 0h do dia 24/05 sendo na mesma madrugada a minima de 1.70°C. Na madrugada seguinte no mesmo horario (0h dia 25) estava com 6.7°C e devido ao ar absolutamente parado a temperatura caiu a 0.89°C às 6h57, sendo menor temperatura registrada na regiao metropolitana de Poa nesta MP. Certamente houve registro de geada no local.

baixadaaa.png.4cd63db2c605963285c140cfbfde3bdb.png

Em casa foi registrado 10/15°C com céu encoberto no dia 20 e após limpar e a chegada do centro de alta, tivemos 5/20°C com céu limpo totalmente e houve empate de minima de 4.8°C em ambos os dias 24 e 25/05, valor mais baixo da estação para maio (6.8°C em 2016 e 9.9°C em 2017). Nos dias seguintes, manhãs menos geladas e tardes mais quentes e agradáveis também com céu limpo.

casaaa.png.c9cd87a0d147b949c5d30f1977b6d2b9.png

• Like 4

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.