Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2018

Recommended Posts

Céu limpíssimo e temperatura caindo rápido por aqui. Tenho 12,0° com 69%. P.o. em 6,4°. Só espero que as nuvens não apareçam.

A máxima foi 17,4° e a u.r. chegou a 54%. O ar está mais seco do que ontem. A u.r. esteve em torno de 10% mais baixa.

• Like 1

Em Barra do Piraí-RJ, no distrito de Ipiabas, tivemos o terceiro dia consecutivo de geada. Isso foi a 14km do centro da cidade, em uma altitude de 685m.

IMG_20180523_111309_574.jpg

IMG_20180523_071151_596.jpg

IMG_20180522_094741_199.jpg

• Like 8

12 minutos atrás, Ivan disse:

Em Barra do Piraí-RJ, no distrito de Ipiabas, tivemos o terceiro dia consecutivo de geada. Isso foi a 14km do centro da cidade, em uma altitude de 685m.

Que bacana. Qual a média de atitude da cidade? Eu tenho parentes aí, ou pelo menos tinha, família Hassum. 

14 minutos atrás, Victor Naia disse:

Que bacana. Qual a média de atitude da cidade? Eu tenho parentes aí, ou pelo menos tinha, família Hassum. 

A região central da cidade fica nas margens do Rio Paraíba do Sul, 360m de altitude. Mas existem distritos a 550m e 700m de altitude, como Ipiabas. Na região central da cidade tivemos mínima de 9°C, mas em Ipiabas ficou entre 3°C e 4°C. 

• Like 1

2 horas atrás, marinhonani disse:

Felipe F,

pesquisei nas normais 1961 a 1990 impressas do Inmet, as mínimas foram em maio de 1962.

Foi uma massa polar muito forte em Maio, no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Mínimas abaixo absolutas de maio.

-6,8 dia 29 em São Joaquim

-2,3 dia 30 em Curitiba

-1,8 dia 30 em Iraí-RS

-1,0 dia 30 em Foz do Iguaçu

0,0 dia 30 em Ponta Porã

2,0 dia 30 em Campo Grande.

1,5 dia 31 em Patos de Minas

2,6 dia 31 em Uberaba.

Maio de 1962 foi um mês de muito frio em quase todo o país; inclusive houve duas grandes ondas de frio, uma no começo e outra no final, esta última foi histórica, superando muitas massas polares de julho no passado recente.

Nesse ano, de abril a julho houve grandes massas polares a afetarem o tempo no Brasil, todos esses meses foram abaixo da média em termos de temperaturas mínimas e máximas em muitas áreas do nosso país.

• Like 2

Que final de maio incrível!

a cidade está com um jeitão de inverno mto bom. 

5F5D9A93-C10D-4689-8C34-8EF4D042973E.thumb.jpeg.0e551d3893545f5263824c98ebe71455.jpeg

Edited by HenriqueBH
  • Like 3

8 horas atrás, Victor Naia disse:

Pois é. Justamente hoje começa a Fenamilho, não? 

Vga deve ter médias bem parecidas com Patrocinio. Talvez vocês um pouco mais quentes nos meses maior calor, e um pouco mais frios no inverno, mas se o INMET de Varginha fosse na baixada ou semi baixada, talvez seria ainda mais fria. A cidade tem média de atitude de 980m. Bairros urbanos chegam a 1000 m ou passam em alguns pontos. Na mancha urbana, são várias baixadas lá pelos 860-920m. 

Sim, vai de hoje a 3 de Junho.

Varginha e Patrocínio tem um relevo muito parecido.

Varginha deve ser um pouco mais fria, pela latitude que se encontra, mas não chega a 0,5ºC a diferença nas médias. 

Nas estações da PROCAFÉ você tem dados de Varginha: http://www.fundacaoprocafe.com.br/estacao-e-avisos/sul-de-minas/boletim-de-aviso

• Like 1

2 horas atrás, marinhonani disse:

Felipe F,

pesquisei nas normais 1961 a 1990 impressas do Inmet, as mínimas foram em maio de 1962.

Foi uma massa polar muito forte em Maio, no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

1,5 dia 31 em Patos de Minas

2,6 dia 31 em Uberaba.

O recorde de Patos de Minas é desta onda de frio. Por lá foi mais forte que 1979.

• Like 1

Cai bem por aqui, faz 11°C no Santa Luzia e 11,3°C no Thomaz Coelho.

Urupema -3,08°C já começa a enxergar seu recorde de Maio de longe.

• Like 1

Patrocínio variou hoje de 4,1°C a 27,9°C. Agora faz 13°C e devemos ter sub10 amanhã novamente.

Foto feita pelo meu primo hoje. 

IMG-20180523-WA0143.thumb.jpg.713b21cf8be0e3b9cc240bd046c8f049.jpg

• Like 4

PORTO ALEGRE ÀS 22h: 8,8°C!

Vamos bater a mínima do amanhecer de hoje (mínima do ano, 8,5°) agora à noite! Me empolguei agora, espero 5/6°C pra amanhã cedo no Inmet!

• Like 1

Frio noturno em Porto Alegre e região metropolitana.

Aeroporto Internacional Salgado Filho: 10º

Estação particular próximo Pq. Farroupilha: 7,9º

Base aérea de Canoas: 07º

Sitio São Luís (N. Hamburgo): 4,9º

8 horas atrás, Renan disse:

Por quê você criou 2 perfis, moço ?

Esse perfil é um antigo que consegui recuperar,o outro eu esqueci senha,na verdade eu já criei três perfis:Angelo Bahia e Angelo 22.

• Thanks 1

3 horas atrás, Ivan disse:

Olha, meio estranho, tem certeza que não se trata de orvalho apenas?

Não consigo imaginar como pode ter havido geada 3 dias seguidos nessa região sendo que a temperatura em Resende sequer baixou dos 7 graus ao longo desses dias.

6 minutos atrás, Frost disse:

Não consigo imaginar como pode ter havido geada 3 dias seguidos nessa região sendo que a temperatura em Resende sequer baixou dos 7 graus ao longo desses dias.

Frost,

não sei se reparou, mas a estação de Resende fica num alto de morro,repare na foto da estação automática.

Essa temperatura em Ipiabas deve ser na parte baixa da cidade e cercada de morros.

Estação convencional  de Avelar-RJ fica acima de 500 m e menos de 600 metros em baixada na região do Vale do Paraíba.

registrou 1,1ºC em junho de 1985

em 18 de  julho de 2000 marcou 1,6

Resende marcou 3,0 julho de 2000.

12 minutos atrás, marinhonani disse:

Frost,

não sei se reparou, mas a estação de Resende fica num alto de morro,repare na foto da estação automática.

Essa temperatura em Ipiabas deve ser na parte baixa da cidade e cercada de morros.

Estação convencional  de Avelar-RJ fica acima de 500 m e menos de 600 metros em baixada na região do Vale do Paraíba.

registrou 1,1ºC em junho de 1985

em 18 de  julho de 2000 marcou 1,6

Resende marcou 3,0 julho de 2000.

Eu levei a localização da estação de Resende em consideração... acho curioso de qualquer forma... 
Não disse que é impossível, só que nas fotos não me parece claro ser geada, se bem que a cor está bem clara mesmo em partes das plantas.

Edited by Frost

Os últimos dias tem sido de sol e tempo muito agradável com noites 'friazinhas', hoje foi de 23,3C de máxima pra 10,4C de mínima invertida e registrei a menor UR do mês, 36% (PO 6,6C). infelizmente a nebulosidade já toma conta, como mais um vez o modelo ECMWF previu e é possível que não baixe de 10C.

Mesmo com essa esfriada, Maio segue bem acima da média no vale do Itajaí, anomalia de +2C.

• Like 1
  • Thanks 1

7 horas atrás, Frost disse:

Prezado Frost, sou professor e doutorando em climatologia. Foi geada mesmo, em Ipiabas é comum nessa época do ano. A cidade de Resende é bem mais urbanizada e aproximadamente 300 metros mais baixa. Ipiabas fica encravada nos contrafortes da Serra da Mantiqueira,  cercada pela Mata Atlântica, com apenas 3 mil habitantes e sem aglomerações de construções residenciais. O lugar em que tirei as fotos fica numa baixada, a 700m de altitude e cercada por morros que ultrapassam os 1000m. Segundo os moradores mais antigos do distrito, na década de 1970 a água congelava nas torneiras e tinha muito mais geada.

Edited by Ivan
  • Like 3

2 horas atrás, Ivan disse:

Prezado Frost, sou professor e doutorando em climatologia. Foi geada mesmo, em Ipiabas é comum nessa época do ano. A cidade de Resende é bem mais urbanizada e aproximadamente 300 metros mais baixa. Ipiabas fica encravada nos contrafortes da Serra da Mantiqueira,  cercada pela Mata Atlântica, com apenas 3 mil habitantes e sem aglomerações de construções residenciais. O lugar em que tirei as fotos fica numa baixada, a 700m de altitude e cercada por morros que ultrapassam os 1000m. Segundo os moradores mais antigos do distrito, na década de 1970 a água congelava nas torneiras e tinha muito mais geada.

Ivan, bom dia.

Achei bem impressionante esse relato de geada na região de Ipiabas, não sabia do potencial de frio desse local. Considerando que estou na mesma altitude de Ipiabas e por aqui a mínima não baixou dos 06,8ºC -portanto sem geada-, o fato de um lugar na mesma altitude e tão próximo geograficamente de Juiz de Fora ter registrado geada e temperaturas de aproximadamente 3ºC é bastante significativo. Talvez os morros que você mencionou, acima dos 1000m, contribuam decisivamente para a canalização de ar frio nas baixadas.

Aqui em Juiz de Fora, próximo à cidade, tem uma chácara com altitude média de 860m e morros ao redor dos 1000m. Acredito que nesse local possa ter ocorrido geada, mas vou pesquisar mais a fundo esse microclima nos próximos eventos de frio desse inverno. Um abraço!

• Like 1
  • Thanks 1

Nem Urupema, nem Rio Porteira e nem Santo Antão... A mínima em SC ficou em Painel com -7,2°C!

Em Brusque a mínima ficou em 8,9ºC. A manhã está excelente pois está com tempo nublado com temperaturas entre 11 e 13 graus.

• Like 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.