Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2018

Recommended Posts

Bom dia! A quarta-feira começou fria em Buenos Aires e vamos tendo o terceiro dia do ano com temperatura sub-10ºC aqui. Agora faz 9,1ºC, com sensação térmica de 7,7ºC. Temos URA de 88%, vento sudeste a 10 km/h e pressão em 1.019,8 hpa. A máxima prevista para hoje é de 16ºC. Caso se confirme, será a menor do ano.

• Like 2

Bom dia amigos bazianos.
Canela começa com friozinho, tapada na neblina literalmente e uma cara de invernada daquelas. Acho que não veremos o sol hoje, pelo menos é o que tudo indica. A Zero hora perdeu a chance de não pagar mico nessa história da neve no fim de semana... mas acho que vai ser inevitável.

• Like 2

Bom dia, pessoal. Choveu bem em boa parte da região noroeste durante a noite de ontem e o começo da madrugada de hoje. Em Umuarama, a estação do Simepar registrou 46.4 mm. Estávamos precisando muito dessa chuva.

• Like 1

Todos preparados para o impacto polar ?

Viram que a chance de neve para a madrugada de Domingo aumentou ? Estou procurando aquela tabela que o Caio postava aqui, com as temperaturas de cada nível da atmosfera + precipitação, para comprovar essa minha tese. 

• Like 1

26 minutos atrás, Renan disse:

Todos preparados para o impacto polar ?

Viram que a chance de neve para a madrugada de Domingo aumentou ? Estou procurando aquela tabela que o Caio postava aqui, com as temperaturas de cada nível da atmosfera + precipitação, para comprovar essa minha tese. 

Pela previsão a região das hortensias encosta nos 4 graus às 7h da manhã com garoa. Acredito que possamos ter alguma paraguaia esparsa... mas mesmo assim está difícil. O caso é que com vento em 16km/h como se prevê, pode se ter um efeito orográfico. Mas acredito que ficaremos somente na chuva gelada.

• Like 2

1 hora atrás, André Luiz DS disse:

Bom dia, pessoal. Choveu bem em boa parte da região noroeste durante a noite de ontem e o começo da madrugada de hoje. Em Umuarama, a estação do Simepar registrou 46.4 mm. Estávamos precisando muito dessa chuva.

que maravilha... o norte não foi beneficiado por isso, queria alguma chuva para hoje mas não sei se ocorre, veio muitooo vento ontem, mas se acumulou chegou a 1 mm, inacreditável..

• Sad 1

Boa tarde !!, no momento 16,8° com 61% de umidade em Pelotas

índice.jpg

• Like 1

10 minutos atrás, Gvieira disse:

Boa tarde !!, no momento 16,8° com 61% de umidade em Pelotas

índice.jpg

Que maravilha!

E se tem McDonalds é cidade! kkkkkkkkkk

• Haha 2

A mídia não perde a chance de falar em neve...e falam de uma forma como se fosse provável de ocorrer o fenômeno.

Tarde quente por aqui, com nuvens desenvolvidas pelo céu. Chance de pancadas isoladas de chuva entre hoje e Sexta, e certo de ocorrer no Sábado com a frente fria. Faz 25,1ºC mas já bateu nos 27,4ºC antes das nuvens aumentarem.

Canela agora com um sol espetacular. Depois de uma manhã de garoa e neblina forte, agora o astro rei dá as caras. Será bem aquele ditado: "geada em cima do barro é chuva na certa!"

Acredito que a chance de neve será mínima, bem como disseram aqui. Se vier será nos pontos mais altos dos Aparados e na região de SJ, talvez só nesta última, lá no Morro da Igreja ou Morro das Torres.

Do mais, um dia típico de mp aqui, mesmo que fraca. Mínima de 15,8°. Mas agora mal esquenta, faz 20,6° com 43%. Isso dá p.o. de 7,5°!! Espero mínima de 11° na próxima noite devido ao ar bem seco.

O melhor de tudo é que o tempo já fecha aqui na sexta e o final de semana será chuvoso, ventoso e frio. A MetSul dá máxima de 16° para cá no sábado, o que indica máxima de 15° em boa parte da cidade, ou nem isso.

• Like 2

Santa Maria, interior gaúcho, que há duas semanas estava com temperaturas do auge do verão, nesse momento com 18,5 e 50%. Como diria Freddie Mercury, is this the real life?

Edited by Cahe Gundel
  • Thanks 1

16 horas atrás, Victor Naia disse:

Guarapuava é tão fria quanto Inácio Martins, General Carneiro e Palmas? Quando digo isso, cito o distrito de Entre Rios que é mais gelado. Aliás, que lugares lindíssimos. Entre Rios é um espetáculo de lugarzinho.

O clima de Guarapuava é muito parecido com o de  Inácio Martins, Palmas. 1130, 1200 e 1090 Mts, em média, acima do nível do mar, respectivamente. Isso no centro dessas cidades. Já a altitude das estações pode dar uma diferença na temperatura média. A de Guarapuava está a 1029 mts, em uma baixada. O distrito de Entre Rios fica  a pouco mais de 30km do centro de Guarapuava,  mas acho que a estação meteorológica fica em uma altitude maior que a de Guarapuava.  Já em  General Carneiro a estação, segundo eu soube, fica cercada de morros a mais 900 mts, por isso registra mínimas menores.

• Like 1

19 minutos atrás, JOÃO MARCOS disse:

O clima de Guarapuava é muito parecido com o de  Inácio Martins, Palmas. 1130, 1200 e 1090 Mts, em média, acima do nível do mar, respectivamente. Isso no centro dessas cidades. Já a altitude das estações pode dar uma diferença na temperatura média. A de Guarapuava está a 1029 mts, em uma baixada. O distrito de Entre Rios fica  a pouco mais de 30km do centro de Guarapuava,  mas acho que a estação meteorológica fica em uma altitude maior que a de Guarapuava.  Já em  General Carneiro a estação, segundo eu soube, fica cercada de morros a mais 900 mts, por isso registra mínimas menores.

Pessoal da Região de Guarapuava poderia se mobilizar e colocar alguma estação no Vale do Rio Jordão. Vejo potencial para -10ºC ali, em potentes ondas de frio. Eu me proponho a ajudar de alguma forma, se houver o interesse de alguém. O pessoal do BAZ Curitiba já cogitou sair da capital para ir até lá, mas a distância é um pouco puxada para manutenção de uma estação (250 km). O ideal é que a iniciativa partisse daí.

• Like 2
  • Thanks 1

O Foreca também diminuiu a miníma para o dia 21: 7ºC. Provavelmente vamos ter minímas bem interessantes na Grande SP

sp foreca21.png

• Like 1

Segundo o Euro, após essa onda de frio potente, vem outra logo na sequência ! Ou seja, as médias de Maio vão diminuir MUITO, não descarto a possibilidade de Maio acabar fechando dentro da média tanto aqui quanto em vários outros locais do Sul e Sudeste.

• Like 4

12 minutos atrás, n4rd3s disse:

O Foreca também diminuiu a miníma para o dia 21: 7ºC. Provavelmente vamos ter minímas bem interessantes na Grande SP

sp foreca21.png

7°C no mirante significa 3°/2°C aqui em Ribeirão Pires com toda certeza! 

• Like 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.