Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2018


Recommended Posts

Boa tarde a todos. Aqui em Varginha onde me encontro desde quinta, a temperatura tem estado muito agradável. 

Na sexta-feira a mínima no INMET, localizada em um topo no aeroporto, foi de 10.6. Ontem e hoje às mínimas subiram para 13.2 e 14.8, respectivamente. 

Na sexta cedo, ao passar por algumas áreas de baixada, o termômetro do carro apontou 9 graus. Uma pena que nossa estação é mal localizada para mínimas. Na própria área urbana, existem áreas melhores para mínimas. 

Agora temos agradabilíssimos 25 graus aqui em casa. Lá no fundo, percebe-se a altitude das montanhas da região de São Thomé das Letras, que está a mais de 1300 metros, ao contrário dos nossos 950 em média ( a cidade varia entre 820 e 1230 ). 

20180513_161237.jpg

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Saídas 12Z do Euro e do GFS seguem convergindo para a entrada de ar polar por volta do dia 19-20 maio. 

005.thumb.png.01ae602bc4823c14a6e30228fefe9842.png006.thumb.png.632e67108cbce7a6d330bb04b758e33a.png

 

A diferença na configuração no entanto é notável.

O Modelo Europeu vem com o predomínio maior do Anticiclone. O ciclone ficaria bem afastado em alto-mar.

002.thumb.png.0f818828e9ba572cadd898ccbbf642f5.png 

 

Enquanto a saída do FV3-GFS sugere o ciclone extratropical bem mais próximo da costa. 

 

001.thumb.png.f57549c184d6e2c21a8af0b8790a555c.png

Com o ciclone extratropical mais próximo, o ar frio consegue subir com mais força para o Centro-Oeste e Sudeste... Além de que o ciclone traria condições de mar agitado e fortes ventos nas costas do RS e SC.

003.thumb.png.b053d4ef98dbd6845b72c2ab2962e595.png

Sem o ciclone, o ar frio não tem força pra atingir o Sudeste, como é o caso do Euro, o que tende a restringir o grosso do frio ao sul do país apenas. 

 

004.thumb.png.300d0c052af1655f260ef75f6877f20a.png

 

Não a toa, o modelo Europeu recuou das mínimas sub 10 em São Paulo do qual sugeriu esta manhã.

E a dança dos modelos vai prosseguir...Vamos acompanhando....

007.thumb.png.11653f0fc8f6331c703e0199e1fff3b6.png

 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Perfeita análise, Rodolfo !

Pra quem é do Sul, tanto faz o GFS ou o Europeu, fica a gosto do cliente. Mas o GFS é interessante pra quem estiver torcendo por uma chance de neve.

Para nós do Sudeste, vale a torcida para que esses modelos entrem em sintonia no sentido de favorecer esse ciclone próximo à costa. 

Vamos seguir acompanhando...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

47 minutos atrás, HenriqueBH disse:

Metade de Minas Gerais amanhecendo menos que 10ºC....sendo 8ºC pra capital....:

 

us_model-en-178-1_modusa_2018051312_213_15113_1.thumb.png.e77b92b91114d3b9d266990a2699d3d6.png

Estou torcendo para que esses 8°C sejam registrados na estação convencional, no Santo Agostinho, porque aí a estação Cercadinho poderia registrar valores menores do que os 6,1°C de 2017.

Link to comment
Share on other sites

34 minutos atrás, Renan disse:

Perfeita análise, Rodolfo !

Pra quem é do Sul, tanto faz o GFS ou o Europeu, fica a gosto do cliente. Mas o GFS é interessante pra quem estiver torcendo por uma chance de neve.

Para nós do Sudeste, vale a torcida para que esses modelos entrem em sintonia no sentido de favorecer esse ciclone próximo à costa. 

Vamos seguir acompanhando...

Para o Sul GFS está bem pior, te garanto, valores pífios de temperatura.

Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Felipe Backendorf disse:

Para o Sul GFS está bem pior, te garanto, valores pífios de temperatura.

Em termos de temperatura absoluta sim, Felipe, mas há outros fatores a considerar. A proximidade do ciclone com o Sul pode sim trazer esse inconveniente do tempo não firmar e impedir uma queda grande na temperatura, mas por outro lado, como eu disse, a presença próxima do ciclone pode ajudar a baixar as temperaturas em altura, com a turbulência, e mais umidade em abundância, gerando a possibilidade de neve.

Além disso, a sensação térmica com o ciclone próximo é certamente menor, devido aos fortes ventos.

Link to comment
Share on other sites

10 minutos atrás, Renan disse:

Em termos de temperatura absoluta sim, Felipe, mas há outros fatores a considerar. A proximidade do ciclone com o Sul pode sim trazer esse inconveniente do tempo não firmar e impedir uma queda grande na temperatura, mas por outro lado, como eu disse, a presença próxima do ciclone pode ajudar a baixar as temperaturas em altura, com a turbulência, e mais umidade em abundância, gerando a possibilidade de neve.

Além disso, a sensação térmica com o ciclone próximo é certamente menor, devido aos fortes ventos.

O Europeu ta horrivel....nenhum efeito aki. So vai ventar e pronto.

 

Se for esse o caminho, que venha algo mais interessante por trás.

 

O Europeu da minima de 16ºC e o GFS dá mínima de 8ºC....pode printar e jogar no lixo o modelo que errar...💩💩💩💩.*brincadeira rsrs.xD

Edited by HenriqueBH
Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, Renan disse:

Em termos de temperatura absoluta sim, Felipe, mas há outros fatores a considerar. A proximidade do ciclone com o Sul pode sim trazer esse inconveniente do tempo não firmar e impedir uma queda grande na temperatura, mas por outro lado, como eu disse, a presença próxima do ciclone pode ajudar a baixar as temperaturas em altura, com a turbulência, e mais umidade em abundância, gerando a possibilidade de neve.

Além disso, a sensação térmica com o ciclone próximo é certamente menor, devido aos fortes ventos.

Mesmo o frio em altura está bem mais forte no cenário do modelo europeu.... mas vamos acompanhando os ajustes, uma hora haverá consenso.

O dia foi de sol e temperatura máxima em 25,1C, nada como finalmente ter um dia dentro do normal pra Maio.:x

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, Fábio De Nittis disse:

Tivemos três semanas assim, com céu nublado praticamente o tempo todo. Todo mundo estava de saco cheio, até afetou o humor das pessoas. Mas eu sempre reclamo que, apesar de aqui ser mais frio que São Paulo (de onde sou), tenho a sensação de que faz mais sol que lá (nunca vi dados de horas de sol para confirmar ou não isso). Portanto eu adorei a sequência interminável de dias cinzas, apesar do incômodo que causa a umidade dentro de casa. E acho que Buenos Aires é bem mais bonita nublada! Espero que tenha gostado da cidade.

Fábio, a diferença de insolação entre Sampa e Buenos Aires é abissal. :D

Ambas na normal 1981-2010:

São Paulo (INMET-Mirante de Santana): 1.893,5 horas/ano

Buenos Aires (Observ. Nacional): 2.525,2 h/ano

 

----------------------------------

A capital paulista teve um dia ameno hoje.

Aqui na zona norte, tivemos sol sempre acompanhado de muitas nuvens e alguns períodos nublados.

 

INMET-Mirante de Santana (Aut): 16,7°C / 24,3°C

INMET-Interlagos: 15,5°C / 20,3°C

IAG: 15,2°C / 22,1°C

 

Hoje, a estação do Mirante completou 27 dias seguidos sem chuva.

Coisa que seria até normal em julho e agosto mas não em abril/maio.

Na normal 1981-2010, a média de abril é 82,1 mm e a de maio 78,1 mm.

Edited by Aldo Santos
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Tomás WRuas disse:

A máxima em POA ficou em ótimos 22,2°C com sol o dia inteiro e umidade baixando a 47%.

Amanhã espero 12° ou, com sorte, até 11°C ao amanhecer!

Aqui ótima máxima de 22,4° e u.r. caindo a até 49%.

O melhor é que agora faz 16,7° com 57%!!! Caí 7,7°, mas a u.r. subiu apenas 8%. Isso dá p.o. de 8,1°! Acredito que chego aos 12°/12,5°. Vamos ver.

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Aldo Santos disse:

Fábio, a diferença de insolação entre Sampa e Buenos Aires é abissal. :D

Ambas na normal 1981-2010:

São Paulo (INMET-Mirante de Santana): 1.893,5 horas/ano

Buenos Aires (Observ. Nacional): 2.525,2 h/ano

Ah, é imensa a diferença! De fato então faz muito sol aqui. Muitíssimo obrigado pela informação, Aldo!

Link to comment
Share on other sites

Ontem tivemos um forte pré frontal aqui no Rio, tendo sido o dia mais quente do mês, com máxima de 32,3°C aqui em Copacabana, inclusive foi o primeiro valor de 30°C desde o dia 13 de abril e a maior temperatura desde 1° de abril por aqui. No meio da tarde, começou a ventar forte e o tempo foi fechando, tendo até mesmo chovido de forma moderada e rápida pouco depois das 22h. Com isso, o domingo foi bem diferente do sábado, tivemos um dia nublado(não vi o sol aparecer em nenhum momento) e ameno, a máxima não passou de 24,2°C e no momento tenho 22,8°C aqui no Posto 2.

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Aldo Santos disse:

Fábio, a diferença de insolação entre Sampa e Buenos Aires é abissal. :D

Ambas na normal 1981-2010:

São Paulo (INMET-Mirante de Santana): 1.893,5 horas/ano

Buenos Aires (Observ. Nacional): 2.525,2 h/ano

 

----------------------------------

A capital paulista teve um dia ameno hoje.

Aqui na zona norte, tivemos sol sempre acompanhado de muitas nuvens e alguns períodos nublados.

 

INMET-Mirante de Santana (Aut): 16,7°C / 24,3°C

INMET-Interlagos: 15,5°C / 20,3°C

IAG: 15,2°C / 22,1°C

 

Hoje, a estação do Mirante completou 27 dias seguidos sem chuva.

Coisa que seria até normal em julho e agosto mas não em abril/maio.

Na normal 1981-2010, a média de abril é 82,1 mm e a de maio 78,1 mm.

Pode voltar a chover entre quarta e quinta feira, e a chuva vem forte na sexta com a chegada da frente fria.

Link to comment
Share on other sites

O domingo foi de sol em Buenos Aires, com poucas nuvens de manhã e muita nebulosidade à tarde. A mínima foi de 11,2ºC e a máxima de 20,6ºC. Agora temos céu parcialmente nublado, 19ºC, temos vento norte a 9 km/h e pressão de 1.012,2 hpa.

Para amanhã a previsão do SMN indica céu nublado, com baixa possibilidade de chuvas isoladas. Mínima de 13ºC e máxima de 19ºC. O sol nasce às 7h39 e passa a se por antes das 18h (será assim pelos próximos dois meses) às 17h59 já. Aliás, se Buenos Aires usasse o fuso horário que corresponde, o -4, o sol estaria se pondo antes das 17h!

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Fábio De Nittis disse:

O domingo foi de sol em Buenos Aires, com poucas nuvens de manhã e muita nebulosidade à tarde. A mínima foi de 11,2ºC e a máxima de 20,6ºC. Agora temos céu parcialmente nublado, 19ºC, temos vento norte a 9 km/h e pressão de 1.012,2 hpa.

Para amanhã a previsão do SMN indica céu nublado, com baixa possibilidade de chuvas isoladas. Mínima de 13ºC e máxima de 19ºC. O sol nasce às 7h39 e passa a se por antes das 18h (será assim pelos próximos dois meses) às 17h59 já. Aliás, se Buenos Aires usasse o fuso horário que corresponde, o -4, o sol estaria se pondo antes das 17h!

Eu não entendo porque a Argentina usa o fuso -3. Não escurece tão cedo mas em compensação amanhece muito tarde, o que pra mim é bem pior.

Link to comment
Share on other sites

29 minutos atrás, Wagner97 disse:

Eu não entendo porque a Argentina usa o fuso -3. Não escurece tão cedo mas em compensação amanhece muito tarde, o que pra mim é bem pior.

Talvez pelo estilo de vida noturno dos argentinos? Nas praias de SC onde tem muitos argentinos nota-se que eles tem costume de jantar tarde nos restaurantes e ficam acordados mais tarde também.

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

42 minutos atrás, Beto Krepsky disse:

O foreca assim como os modelos estão consistentes quanto ao frio de semana que vem, que se confirmar realmente será digno de miolo de inverno, embora nada excepcional, vem apontando algo como 20/10C pra cá e as primeiras negativas generalizadas do ano.

Se der algo entre -7/-5 é bem excepcional para maio. Mas eu ainda prefiro esperar mais um pouco para ver se confirma.

Link to comment
Share on other sites

Para o Sul, eu consigo me lembrar de várias MP's de 2000 pra cá que foram muito mais fortes do que essa de agora do dia 20. Só os anos exatos que não me recordo bem.

Agora, pelo menos para a minha região da zona da mata mineira e sul de MG, essa poderá ser a massa polar mais forte desde Maio de 2007.

Para quem não se lembra desse evento de 2007, aí está:

rean_as_t850_2007053012Z.png.aa7b7332b361dc7bbf01faa5f7db9e78.png 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

35 minutos atrás, Gvieira disse:

Bom dia !, Mínima de 9,8° em Pelotas hoje, no momento faz 17,8°/86% com sol entre nuvens. Ambientes internos já estão consideravelmente resfriados, ontem variei de 16,3 a 18,7 na temperatura interna, num dia que a externa variou de 8,4 a 21,4 ..!

É o inverno tupiniquim sulino, onde você sente mais frio dentro dos ambientes do que fora xD

Embora as construções novas tem mudado um pouco isso.

Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Beto Krepsky disse:

É o inverno tupiniquim sulino, onde você sente mais frio dentro dos ambientes do que fora xD

Embora as construções novas tem mudado um pouco isso.

Só estou aguardando dar uma sequencia de máximas de 13° ou menos combinados com mínimas abaixo dos 4° para ver no que vai resultar a temperatura interna kkkkk

Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Fernando Keiser disse:

Se der algo entre -7/-5 é bem excepcional para maio. Mas eu ainda prefiro esperar mais um pouco para ver se confirma.

Bem improvável de isto acontecer, até pela época. Para dar isso teríamos que ter entre 2/4 no Vale do Itajaí. Mais provável é ficar entre -5/-3.

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, HenriqueBH disse:

GFS X EUROPEU finalmente parecem ter entrando em acordo em relação as minimas de BH:

- chance de sub-10 remota por enquanto.

-chuto maximas de 21ºC/22ºC

us_model-en-178-1_modusa_2018051412_189_15113_1.thumb.png.5c70940c88174382475f284184a2f38e.png

 

us_model-en-178-1_modez_2018051400_204_15113_148.thumb.png.db2023e089b94c4d452bf674c698119f.png

 

5af9dad01c956_CapturadeTela2018-05-14s15_51_22.thumb.png.a6946bdc8d4371fa69ae847916c9384e.png

Dados brutos do ECMWF estão colocando mínima de 10ºC pra Juiz de Fora nos dias 22 e 23.

Isso na prática dá uma mínima entre 7 e 9 graus na maior parte da cidade, dependendo se estiver em baixada ou não. 

ESPETACULAR !

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.