Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2018

Recommended Posts

6 horas atrás, Lucas Venturini disse:

Diferente do que você dito pela Globo do Paraná (gostaria muito de saber quem lhe prestam assessoria climática). Não haverá onda de frio algum no meio do mês e sim isso que mostra a MetSul meteorologia em seu post no Twitter.

Me parece que é a Somar que presta serviços a eles. 

• Like 1

Boa noite! Em Buenos Aires tivemos um dia de sol, poucas nuvens e muito calor. A mínima foi de 19ºC e a máxima chegou a 30,6ºC, com sensação térmica um pouco maior à tarde por causa da umidade. Agora faz 22,5ºC, URA de 81%, vento calmo e pressão de 1.009,7 hpa. Temos poucas nuvens no céu.

Nas próximas horas o tempo começaria a ficar instável aqui e para amanhã o SMN prevê céu nublado e chuva, que pode ser de forte intensidade. A temperatura baixa bastante, com mínima de 17ºC e máxima de 21ºC. O sol nasce às 7h09 e se põe às 18h41.

Noite fresca, faz entre 17 e 19 graus. Mas vai ficar por aí mesmo. Até Sábado algum mínimo de frescor de manhã. Depois nem vai ter isso, só calor e mais calor.

A MetSul atualizou a previsão para POA no Metroclima. Não vou nem comentar: a coisa é DE CHORAR!!!

Um verdadeiro temporal hoje em Goiânia. Córregos transbordaram e vento fortissimo

Edited by Rodrigo-GO

boa noite pessoal, eu particularmente, não me preocupo com falta de frio em abril, esse mês é 8 ou 80 ou ambos, sempre passei meu niver dia 7 sob calor, acredito que um padrão de frio ocorra em meados de maio, quanto ao inverno creio que será memorável.

Bom dia! Madrugada de mutias nuvens em Buenos Aires. A temperatura atual é de 18,5ºC, com URA de 83%, vento sudeste a 18 km/h e pressão em 1.011,7 hpa. Há uma linha de instabilidades com bastante chuva forte cruzando a província e esses temporais devem chegar aqui nas próximas horas. Por isso a máxima não passa de 20ºC hoje (na verdade o valor que provavelmente vai entrar são os 22,5ºC das 21h de ontem - 0Z de hoje).

Mais um amanhecer excelente em SC, mínima de 16,8C por aqui (ontem tive 16,9C), as tempestades de ontem não chegaram muito bem aqui, quase sem acúmulo.

Nevoeiros hoje de manhã, a cara do outono:

image.png.a45037a4d6c9e84fbe2aafcd6d44d0dc.png

Mondaí tem nevoeiro e 16C

Edited by Felipe Backendorf
  • Like 3

Previsão bem tediosa na grade de 10 dias do europeu. Predomínio de calor e nada a se ressaltar em termos de frio. Por aqui temos manhã ensolarada e mínima de 14,5 graus.

Screenshot_20180406-081709.png

• Sad 2

Não entendo o motivo de tanto estranhamento quanto ao padrão verão (amenizado) estar predominando. Alguns motivos:

1- Estamos no começo de abril, a estação acabou de chegar;

2- Estamos nos trópicos.

A não ser mais ao sul do país, é bem normal estar quente e úmido por aqui, afinal é uma transição. Esse frescor ou frio seco tende a aparecer ao longo das próximas semanas. E, aliás, o calor mais ameno já é um indicativo da mudança astronômica da estação.

Em BH, tudo normal nesse começo de abril: mínimas entre 18/20, máximas de 28/30, com chuvas isoladas e raios. Espero mudança significativa de padrão a partir do dia 20.

• Like 5

12 horas atrás, CloudCb disse:

Sabe dizer qual o recorde do abril mais chuvoso aí? 

Queimada Nova não possui histórico de pluviosidade. Essa média que citei no último post é baseada nos dados dos pluviômetros de Paulistana - PI, cidade a 60 km em linha reta daqui.

Lá o mês de abril mais chuvoso foi o de 1974 com 238,5 mm. Há dados desde 1913, com alguns buracos.

Aqui eu comecei meus registros em 2013. Neste ano, abril teve 224 mm, entretanto de 2013 até 2015 eu fazia a medição em um balde, o que não é muito confiável.

• Thanks 2

1 hora atrás, LeoP disse:

Não entendo o motivo de tanto estranhamento quanto ao padrão verão (amenizado) estar predominando. Alguns motivos:

1- Estamos no começo de abril, a estação acabou de chegar;

2- Estamos nos trópicos.

A não ser mais ao sul do país, é bem normal estar quente e úmido por aqui, afinal é uma transição. Esse frescor ou frio seco tende a aparecer ao longo das próximas semanas. E, aliás, o calor mais ameno já é um indicativo da mudança astronômica da estação.

Em BH, tudo normal nesse começo de abril: mínimas entre 18/20, máximas de 28/30, com chuvas isoladas e raios. Espero mudança significativa de padrão a partir do dia 20.

Você tem toda a razão. O problema é a nossa imensa ansiedade em chegar logo o frio, pois, aqui no Brasil o período de calor e umidade é muito extenso,hehehe. Verificando aqui no meu banco de dados de Abril, para JF, quase todas as vezes o frio aparece com mais importância na segunda quinzena do mês. Nada a se estranhar por enquanto, mas a ansiedade é grande.

• Like 1
  • Thanks 1

BOM DIA A TODOS,

MÍNIMAS HOJE:

PNI/FURNAS  3,7°C
BAIRRO DO CHARCO/DELFIM MOREIRA  6,4°C
BAIRRO RESERVA/MDF  9,3°C
SITIO DA LAGE/MDF 10,0°C
CANTINHO VERDE 10,5°C
MELHORAMENTOS/CAMANDUCAIA 11,6°C
MARINGÁ/RJ 16,1°C

OBS: DESTAQUE PARA O BAIRRO DO CHARCO, QUE VEM MOSTRANDO GRANDE POTENCIAL.

Edited by Gabriel Cardoso
  • Like 1

Amanhecer frio em SC, especialmente no topo da serra onde teve a terceira geada em março (distrito do Cruzeiro/S.Joaquim com -0,4°C na relva).

4,9 B.Jardim/F.Keiser
5,0 S.Joaquim/F.Keiser
5,2 Urupema*
5,7 Urubici/Joel Faria
7,7 Painel/G.Hugen
9,0 Bom Retiro/Pousada Curucaca
9,8 Água Doce/DSoares
10,3 Rio Rufino*
10,7 Lages*
11,1 Fraiburgo*
11,5 Lebon Régis*
11,6 Maravilha*

*Epagri

14,8°C Florianópolis/Campeche/Particular (menor do ano)

• Like 3

É aqui no sul nas cidades de baixa altitude a primeira quinzena de abril costuma ser tediosa, quase uma extensão do verão porém com mínimas mais confortáveis.

O que acontecia muito antigamente, era de vir um anticiclone pelo estado no fins de março/começo de abril e depois vinha um longo período de estabilidade e seco, era bem característico da Páscoa.

O anormal é isso passar dos 15/20 primeiros dias do mês.

O pior mês de abril que já vivenciei óbvio foi 2016 e o melhor 1999.

Não dá nem para ver a previsão para POA para os próximos 10 dias. Deprimente. Bloqueio até quinta-feira (ou sexta), seguido do avanço de um mp que parece duvidoso. Se bem que os modelos ainda estão oscilando. O GFS/Avn tirou a mp que avançava aqui, mas essa rodada geralmente é mais fraca. O Foreca é deprimente, pra dizer o mínimo. Mal refresca.

Minha mínima de 18,1° hoje será a menor de abril até pelo menos o dia 13. Agora faz 28,4° com 54%. Já estou contando os dias para a passagem da primeira quinzena de abril.

Apesar dos 28ºC pra mim está agradável agora nesse momento na sombra, batendo ventinho e umidade comportada. Vamos ver próximos dias.

• Like 2

Boa tarde,

no fim da noite de ontem até o começo da manhã de hoje ocorreram temporais em várias regiões do sertão e cariri da PB. O maior volume foi registrado em Taperoá, no cariri, 100,3 mm. Um temporal com inúmeros raios nuvem-solo e trovões se formou próximo daqui no começo da madrugada, porém só provocou uma pancada bem fraca (0,5 mm) onde moro, enquanto locais próximos registraram até 102 mm (Cajazeirinhas). A cidade vizinha de São Bentinho acumulou 46,9 mm (abril neste local vai em 123,0 mm, sendo a média 166,8 mm (semi normal 2000-2017)).

Desde o começo da tarde de hoje há forte instabilidade tanto no sertão quanto no cariri da PB. Já choveu (e chove) forte em várias cidades. Não chegou a chover aqui onde moro porém ouço trovões (abaixo foto (de Rafael Santos) de um dos temporais que está ao redor da cidade).

29793386_2116761781936637_7760572112175104000_o.thumb.jpg.bce2831e7788e944e480d461cade12a2.jpg

Edited by CloudCb
  • Like 2

1 hora atrás, Beto Krepsky disse:

Apesar dos 28ºC pra mim está agradável agora nesse momento na sombra, batendo ventinho e umidade comportada. Vamos ver próximos dias.

Excelente estar tendo máxima de 28,5C com céu azul e sem MP.

Aqui na cidade de São Paulo, as reclamações procedem em grande parte.

A estação do INMET, no Mirante de Santana, teve desde a sua abertura:

- O mês de março com maior média de temperaturas mínimas 

- Março com a 3ª maior média compensada

- Março com a 5ª maior média das temperaturas máximas.

Não dá pra dizer que foi um mês normal...

Desde 26 de fevereiro que a temperatura não baixa de 18°C no Mirante.

Isto também não é normal.

Edited by Aldo Santos

Hoje, aqui na zona norte de Sampa, mais um dia de sol com quantidade variável de nuvens.

O Caco certamente não... mas eu, andando na rua, ainda sentia um certo abafamento nos momentos em que os ventos marítimos diminuíam de intensidade. :D

As temperaturas máximas foram maiores conforme se caminhava da zona sul para a zona norte, mais distante do mar e com menos nuvens.

INMET-Mirante de Santana (Aut): 19,4°C / 27,8°C

IAG: 17,8°C / 26,9°C

INMET-Interlagos: 18,2°C / 24,9°C

Mais um dia sem chuva.

Com esses ventos marítimos predominando o dia todo, praticamente não há chance de chuvas de final de tarde.

Além disso, já estamos na época delas cessarem; frequentemente param na 2ª quinzena de março.

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.