Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2018


Recommended Posts

13 horas atrás, DaviOlrb disse:

Já que o pessoal tá na onda de comparar cidades de mesma latitude, Austrália vs BR:

Com essa semana trágica, com anomalias positivas enormes no sul, e a semana que vem, realmente, a América do sul sendo pisada sem dó. Pra ter uma ideia, essas máximas diárias de Chapecó adentrando maio, são mais altas que a própria máxima absoluta média do mês. A máxima absoluta é de 30,0 em 1984.

  • Like 2
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Não sei mto sobre o assunto, mas o leste da Austrália fica mais distante do centro de giro da Alta Subtropical do Pacífico Sul - fator de bloqueio, tendo um bloqueio mais no seu interior (deserto).

 

Não é a toa que se formam ciclones por lá no verão, a 'ASAS' deles não parece ser tão forte pelo litoral.

 

subtropical_gyres.jpg

Edited by HenriqueBH
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

A alta subtropical no Pacífico fica próximo à costa do Chile.

Aqui um dia muito abafado. Tive mínima de 20,9° e agora faz 28,5° com 65%!!! As mínimas altas, o calor à tarde e a u.r. alta deixaram tudo quente. Tudo!! Em qualquer lugar que se vá tem que ter um ar-condicionado. Do contrário sentimos desconforto e ficamos suando. Engraçado que essa situação é com sol tipicamente outonal, que hoje, de novo, está fraco devido à presença de cirrus e alguns cumulus.

Edited by Marcos
Link to comment
Share on other sites

42 minutos atrás, HenriqueBH disse:

 

Eu sempre fico com pé atrás nessa explicação das serras 'barrarem' o frio. Nossas elevações não são grandes o suficientes para barrar o ar frio. Se fosse assim Sao Paulo nunca esfriaria...Juiz de Fora nunca sentiria nada. Acredito eu que a explicação mais bem feita é o bloqueio da ASAS pelo oceano ou então um bloqueio continental, no centro do país.

 

O Brasil tem uma atmosfera muito seca no inverno, tb por causa da ASAS, e por isso a umidade se perde quanto mais avança pro interior do país. Existem massas 'rasas' que não tem força suficiente pra avançar no interior do sudeste por causa de bloqueio. Nas terras planas do Acre, acredito tb ser mto mais uma questão posicional. Quando os centros polares avançam pro Oceano Atlântico, beneficiando o sudeste, eles acabam perdendo força e por isso o frio fica pífio. Ou seja, a ASAS é um grande protetor no leste do país. Pq as continentais perdem tanta força quando vão pro mar? Talvez pq não tem mais o fator 'terra' que faz o frio ser mais intenso. As marítimas, porém, são suavizadas, e trazem um frio menos intenso. 

 

Concluindo: raramente temos continentais fortes chegando no sudeste ou marítimas com poder 'semelhante' às continentais. 

Eu citei a questão do relevo porque é perceptível que a maioria as massas polares continentais chegam primeiro ao Pantanal e ao estado de Rondônia do que em São Paulo, e que no seu ápice de atuação, é visível uma curvatura na diagonal inclinada na direção norte do país; as altitudes mais elevadas do Sudeste não bloqueiam totalmente o frio, apenas ajudam a drena-lo para o Noroeste do país. Para que uma massa polar avance totalmente sobre o Sudeste, sendo continental, é necessário ter um ciclone extratropical para funcionar como uma engrenagem dos ventos frios, deixando o sistema frontal mais ativo no leste do Brasil e afastando a ASAS para o oceano.

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Outro fator que ajuda num maior resfriamento no interior da América do Sul do que no Sudeste é o giro da alta polar e a presença dos Andes: com o giro anti-horário dos ventos, o ar frio encontra a cordilheira e é forçado a seguir para o norte. No Sudeste não há esse tipo de confinamento do ar frio que, além de estar raso, tem a liberdade de se esparramar pelo Atlântico ou seguir à Bacia do Paraná.

Aqui 29,1° e 64%.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Excelentes contribuições do Klinsmann, do Henrique e do Marcos sobre a dinâmica dos anticiclones polares na América do Sul.

Para o interior da América do Sul, quanto mais continental for o anticiclone, melhor. Se não houver bloqueios atmosféricos pelo caminho, não há a necessidade de ciclones extratropicais para impulsionar o ar frio para latitudes baixas pelo interior do continente. O resfriamento é muito acentuado no Centro-oeste e Norte, e geralmente uma boa parte do Sudeste fica de fora da festa, pelos comentários já expostos pelos amigos.

Como eu já comentei aqui outras vezes, as melhores MP's para a região Sudeste são aquelas de trajetória que começa continental e em seguida tomam a direção do oceano, com o núcleo do anticiclone passando "por cima" do RS ou Uruguai. As isóbaras formam um tracejado em diagonal que atinge em cheio o Sudeste. Essas também costumam ser as MP's mais abrangentes, ainda que não sejam as mais fortes para o Centro-oeste e Norte.

Para uma massa polar 100% continental em toda a sua trajetória atingir em cheio o Sudeste, acredito que sejam necessários requisitos especiais. Estou falando daquelas altas polares cujo centro está no norte da Argentina e lá ficam até terminarem de se misturar com o ar quente do norte. Uma baixa pressão se formar sobre a região Sul ou SP é uma possibilidade, mas é um fenômeno raro, certo ?

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, coutinho disse:

Mínimas abaixo dos 12°C em SC.

4,3 Bom Jardim/F.Keiser
5,9 S.Joaquim/F.Keiser
6,4 Urupema*
7,2 Urubici/Joel Faria
9,7 Fraiburgo*
9,9 Água Doce/DSoares
10,3 Painel/G.Hugen
10,4 Joinville/serra/DSoares
10,8 Frei Rogério*
11,3 Curitibanos/UFSC
11,7 monte Castelo*

*Epagri

17,0°C Florianópolis/Epagri

Urupema ficando bem atrás, como já é de praxe...hehe

Link to comment
Share on other sites

Sobre essa histórias das massas polares...

1. Todas acabam indo para o oceano. Todas, mesmo as continentais centradas no norte da Argentina.

2. Normalmente, o ar frio é mais raso quanto mais se aproxima das latitudes baixas.

 A altitude e a localização da cidade de São Paulo, a 23° de latitude sul, não são impeditivas para a chegada do ar frio (A não ser que haja bloqueio, claro).

3. Sem um ciclone no sul para impulsionar o ar frio mais para norte, geralmente ele acaba saindo para o oceano na altura do Prata, do Uruguai, chegando aqui na cidade de São Paulo e leste paulista com ventos marítimos (Não nos esqueçamos que ventos de sul em Sampa são marítimos), provocando noites nubladas na maioria das vezes, máximas baixas mas sem mínimas relevantes.

4. Quanto à friagem na Amazônia e no Acre, além do que já foi comentado, há um corredor de terras baixas que permite a livre chegada dos ventos frios de sul àquelas regiões.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em Sampa, mais do mesmo...

Dia de sol com aparecimento de cumulus à tarde mas sem maiores consequências.

Os ventos marítimos, mesmo fracos a moderados, estão ajudando a manter a umidade do ar em níveis aceitáveis (Mínima de 32% na automática do Mirante) e evitando que os níveis de poluição subam muito com essa sequência de dias sem chuva.

No sol, na rua, a sensação já é de calor; na sombra ainda está agradável.

 

INMET-Mirante de Santana (Aut): 17,6°C / 28,3°C

INMET-Interlagos: 16,1°C / 25,5°C

IAG: 14,8°C / 28,3°C

 

No momento, céu encoberto aqui na zona norte.

 

Link to comment
Share on other sites

Os mapas acima fecham com os modelos que tenho acompanhado esses dias: o bloqueio no Uruguai não permitirá a entrada de mp´s no Brasil. A única vantagem ficará com o RS e em parte SC, que terão instabilidade a partir do dia 30 ou 1º/5. Mas mesmo assim sem frio algum. Só chuva mesmo.

A única esperança está para depois da primeira semana de maio. Hoje a MetSul avisou que a primeira quinzena ainda será quente. Se a MetSul estive certa (e o mapa acima errado) talvez nem mesmo até daqui a 20 dias teremos algo significativo. Nesse caso seriam CINQUENTE DIAS sem entrar um mp!! Mas vamos ver o que vai dar.

Hoje tive máxima de 29,9° sem baixar dos 61%!!! Dia terrível. Sente-se desconforto mesmo parado devido à umidade. Agora faz 24,9° com 79%.  

Edited by Marcos
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Beto Krepsky disse:

Como estão as anomalias por ai?

Quanto mais pro sul menos anormal ou está meio igual?

O último mapa que vi foi este, até dia 18. A coisa tá mais feia no norte da Patagônia, no centro e no nordeste do país e melhorzinha no sul, mas ainda assim também estão com anomalia positiva.

argentina abril 18.JPG

Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Marcos disse:

A alta subtropical no Pacífico fica próximo à costa do Chile.

Aqui um dia muito abafado. Tive mínima de 20,9° e agora faz 28,5° com 65%!!! As mínimas altas, o calor à tarde e a u.r. alta deixaram tudo quente. Tudo!! Em qualquer lugar que se vá tem que ter um ar-condicionado. Do contrário sentimos desconforto e ficamos suando. Engraçado que essa situação é com sol tipicamente outonal, que hoje, de novo, está fraco devido à presença de cirrus e alguns cumulus.

Isso do sol é uma sensação bem estranha. Aqui também está mais fraco e há muitas sombras. Mas acho mais notável no começo e no fim do dia: bizarro sair de casa às 7h com tudo completamente escuro como no inverno, mas transpirando quase como no verão. E o mesmo à tarde: o sol já está se pondo às 18h17 e associo isso ao inverno (aliás, durante metade do inverno astronômico anoitece MAIS TARDE que isso, inclusive), mas o tempo está abafado.

Link to comment
Share on other sites

Em 24/04/2018 em 12:04, Renan disse:

Que bom ver o Gamboa postando no BAZ. E concordo plenamente contigo, nada melhor que escrever mensagens mais duradouras e interessantes aqui no fórum mesmo. Só uso o Whats para mandar recados, nada mais.

Abril de 2018 tem chance de ser mais quente que 2016 no RS ? Essa é a grande pergunta nesse momento. E o calorão que fará por aí no início de Maio, o famoso "veranico de Maio", tem tudo para acontecer mesmo, pelo visto. Vai ser um daqueles meses em que haverá mudança radical no tempo, saindo do forno pra geladeira em poucos dias.

Grande Renan.

Voltei, devagarito, no más.

Esse ano tá complicado. Meu trabalho é na rua, de um lado para o outro. Tá calor e vai continuar. Mas, o gaúcho é um vivente batizado, não se fresqueia com um calorzito desses.

Creio numa incursão boa para maio. o AAO está mostrando algo. Normalmente, 15 dias depois. Vai bater na data.

Torço ´para que faça algum frio. creio que junho frio e depois, vai ficar dançando.

Abraços pampeanos!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

21 horas atrás, DaviOlrb disse:

Já que o pessoal tá na onda de comparar cidades de mesma latitude, Austrália vs BR:

Brisbane x Floripa

4c17821e-2ccf-46ed-986c-d0947c0c7cdc.png

dab5ad31-5ea1-48b3-b908-bcd17ddbc58b.png

Toowoomba (590m) x Chapecó (674m)

edaf2bcb-74e8-4fd0-8aca-e8c4772e96bb.png2452841b-e0d1-4958-8bc1-364f99337bdf.png

Stanthorpe (811m) x Caxias do Sul (817m)

ddebf58e-8151-4964-a66a-f534a1baf11c.pngb57eb51a-e984-475a-af1e-1a510bc11320.png

Sydney x Chuí

5b1b6d8e-86f7-41e6-b36d-0731eb54f23e.pngade19144-e05b-4c81-9856-c3353b0ee90d.png

Muito interessante essa comparação das temperaturas de cidades australianas com a mesma latitude das brasileiras. Mas há alguns pequenos detalhes:

-Sydney é mais meridional que Chuí;

-Florianópolis é mais meridional que Brisbane;

-Caxias do Sul tem latitude 29°10", Stanthorpe tem latitude 28°39";

-Toowoomba é mais meridional que Chapecó e tem a mesma latitude de Florianópolis.

 

Seria interessante também fazer mais uma comparação: Gold Coast x Garopaba.

E com as cidades dos EUA(que estão na primavera), poderia fazer comparação entre:

-Orlando x Tubarão ou Urussanga;

-Houston x Uruguaiana;

-Miami x Matinhos;

Pode comparar também Cancún x Ribeirão Preto.

 

 

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Paulo Henrique disse:

Tá muito fora do padrão, tá fazendo verão todos os dias...mas vem frio sim...pauladas de maio...aguardemos...de novo já tem gente enterrando o inverno...

Aqui em POA praticamente não temos noites frias (perto dos 10°; com exceção de duas noites em outubro) desde o final de agosto. Quer dizer que estamos ausentes de frio há OITO MESES. Se o inverno foi pífio, teremos doze meses de clima quase tropicalizado.

Agora 24,3° com 80%. 

Edited by Marcos
Link to comment
Share on other sites

Noite com algumas nuvens por aqui no Tatuapé.

Como já foi comentado, hoje tivemos mais do mesmo em Sampa. De tarde fez de novo um calorzinho.

Na Mooca, a máxima chegou aos 29.3 graus.
A mínima foi de 17.8 graus (terceiro dia seguido com mínima na casa dos 17 graus).
Agora temos 20 graus.

Infelizmente as previsões desanimam para os próximos 10 dias.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Os últimos dias foram mais agradáveis em Buenos Aires, mas hoje o calor de verão voltou. Tivemos um dia de muitas nuvens e muita umidade, com calor e abafamento. A mínima foi de 20,5ºC à 0h50 e a máxima foi de 28,6ºC às 14h10. Agora temos poucas nuvens, 21,9ºC, URA de 90%, vento nordeste a 8 km/h e pressão de 1.015,6 hpa.

Para amanhã a previsão é de um dia de céu parcialmente nublado ou nublado, com possibilidade de chuvas isoladas. Novamente muito abafado, com mínima de 22ºC e máxima de 27ºC, segundo o SMN. O sol nasce às 7h25 e se põe às 18h16.

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Marcos disse:

Do Twitter @temposleopoldo

"Anomalias de temperatura dos últimos 30 dias:

Porto Alegre +2,8ºC

Santa Maria +2,3ºC

Montevideo +2,6ºC

Buenos Aires +3,2ºC

Paraná (Argentina) +3,6ºC

Salto (Uruguai) +2,7ºC

Asunción +1,6ºC

Santiago de Chile +2,9ºC"

Santiago me impressionou!

Calor democrático xD

  • Like 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Marcos disse:

Do Twitter @temposleopoldo

"Anomalias de temperatura dos últimos 30 dias:

Porto Alegre +2,8ºC

Santa Maria +2,3ºC

Montevideo +2,6ºC

Buenos Aires +3,2ºC

Paraná (Argentina) +3,6ºC

Salto (Uruguai) +2,7ºC

Asunción +1,6ºC

Santiago de Chile +2,9ºC"

Santiago me impressionou!

Juiz de fora-INMET: 19,8ºC (+00,2)

Isso é só para mostrar que por aqui as coisas não estão "lindas", mas sim apenas dentro do normal.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Essa situação de calor está impressionante, mínimas de 22°C em Buenos Aires quase em maio e previsões dignas de janeiro por muitos dias a frente.Uai, o que aconteceu?

..................................................................................

Sobre a questão das massas polares, é bom lembrar da frequência das continentais e marítimas. As segundas são mais frequentes, o que dá "vantagem" ao sudeste que, mesmo tendo o frio suavizado, o tem por mais tempo.

Isso fica evidenciado pela comparação Campo Grande (20°S 600m) x Belo Horizonte (19°S 900m). A primeira é famosa por ser alvo fácil das continentais e registrar frio típico do sul, mas tem, mesmo no inverno, temperaturas significativamente superiores à de BH. A diferença de altitude não justifica sozinha, creio.

 

Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, LeoP disse:

Essa situação de calor está impressionante, mínimas de 22°C em Buenos Aires quase em maio e previsões dignas de janeiro por muitos dias a frente.Uai, o que aconteceu?

..................................................................................

Sobre a questão das massas polares, é bom lembrar da frequência das continentais e marítimas. As segundas são mais frequentes, o que dá "vantagem" ao sudeste que, mesmo tendo o frio suavizado, o tem por mais tempo.

Isso fica evidenciado pela comparação Campo Grande (20°S 600m) x Belo Horizonte (19°S 900m). A primeira é famosa por ser alvo fácil das continentais e registrar frio típico do sul, mas tem, mesmo no inverno, temperaturas significativamente superiores à de BH. A diferença de altitude não justifica sozinha, creio.

 

Em muitas ocasiões, as diferenças de temperatura entre estas duas cidades durante a atuação de massas polares chega a ser extrema, como Campo Grande ter mínimas inferiores a cinco graus e Belo Horizonte mal baixar dos dez. Uma tem a vantagem do dinamismo do clima, a outra as temperaturas amenas por mais tempo.

 

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, klinsmannrdesouza disse:

Em muitas ocasiões, as diferenças de temperatura entre estas duas cidades durante a atuação de massas polares chega a ser extrema, como Campo Grande ter mínimas inferiores a cinco graus e Belo Horizonte mal baixar dos dez. Uma tem a vantagem do dinamismo do clima, a outra as temperaturas amenas por mais tempo.

 

E eu às vezes também gosto de comparar as temperaturas entre Ponta Porã (22º 32' e 755m) e Juiz de Fora (21º 45' e 680m). Acredito que muita gente pode acreditar que PP é mais fria que JF no inverno, mas não é bem assim. Depende do ponto de vista. As temperaturas médias no inverno são ligeiramente menores aqui do que em Ponta Porã, mas a comparação entre os extremos médios é surreal, hehehe. 

As massas polares oceânicas duram mais tempo e influenciam JF por vários dias, mantendo as temperaturas baixas, porém de forma suave. A sensação de frio no inverno daqui existe, porém raramente é extremo. Por outro lado, o calor também inexiste, pois entre Maio e Julho raramente chega a 30ºC, sendo que na maioria dos anos nem chega a isso.

Já em Ponta Porã, podemos passar vários dias, quiçá semanas, sem sentirmos qualquer sensação de frio no inverno. Para isso, basta que tenhamos um bloqueio atmosférico que impeça a chegada das MP's continentais. Dependendo da posição do bloqueio, o ar quente vindo de norte pode permitir a temperatura chegar perto ou passar dos 30C por vários dias consecutivos, algo impensado em JF. Por outro lado, quando chegam as MP's continentais, a cidade de Ponta Porã "desperta o Yeti" que existe dentro dela, gerando um frio no padrão das serras sulinas, sendo comum sequer passar dos 10C ao longo do dia. Algo praticamente impossível de ocorrer aqui em JF, e lá ocorre todos os anos ! 

Quando você vai pra PP em Julho, ou se sentirá na serra catarinense ou se sentirá em Montes Claros. Não tem meio termo !

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, HenriqueBH disse:

Péssimas notícias...o CFS expandiu as anomalias positivas até o fim de Maio...incluindo BH. Agora eu tb entrarei pro time que pede o fim do bloqueio.

 

cfs-avg_T2maMean_samer_fh168-1008-4.thumb.gif.4367819977b281211f7f737d5b83ac7d.gif

Todas as capitais do Sul, SP, RJ e BH teriam um Maio acima da média:

cfs-mon_01_T2ma_samer_1-6.thumb.png.dbd55fd6b1076bae12c7c48be12abf06.png

Será que Julho-Agosto-Setembro vai ser bom?Porque tô vendo que maio-junho vai ser um"sofrimento".

  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, HenriqueBH disse:

Péssimas notícias...o CFS expandiu as anomalias positivas até o fim de Maio...incluindo BH. Agora eu tb entrarei pro time que pede o fim do bloqueio.

 

cfs-avg_T2maMean_samer_fh168-1008-4.thumb.gif.4367819977b281211f7f737d5b83ac7d.gif

Todas as capitais do Sul, SP, RJ e BH teriam um Maio acima da média:

cfs-mon_01_T2ma_samer_1-6.thumb.png.dbd55fd6b1076bae12c7c48be12abf06.png

Pois é, pois é...podem tirar o cavalinho da chuva que esse outono já foi pro saco.

No sítio do CPTEC há dias o Global Acoplado também vem indicando um outono bem acima da média. E a quebra do bloqueio só lá pra julho!

É certo que esse modelo é volúvel, mas isso em linha com os outros modelos com certeza mostra uma tendência nada positiva. 

De ''positivo''...só as anomalias!:ph34r:

 

 

cptec.jpg

Link to comment
Share on other sites

A melhor coisa a se fazer é deixarope pra se lamentar só quando o mês de maio estiver acabando, porque senão vamos nos estressante cada vez que os modelos mostrarem anomalias positivas.Se há uma possível tendência de ficar acima da média, tudo bem, afinal, são dados matemáticos. Mas não devemos sofrer por antecipação.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

A melhor coisa a se fazer é deixarope pra se lamentar só quando o mês de maio estiver acabando, porque senão vamos nos estressante cada vez que os modelos mostrarem anomalias positivas.Se há uma possível tendência de ficar acima da média, tudo bem, afinal, são dados matemáticos. Mas não devemos sofrer por antecipação.

Isso aí ! Em realidade, temos coisas mais importantes para nos preocupar. Que a nossa paixão pelo clima e pelo frio sejam feitas de forma leve, sem crise de pânico.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Sertão da PB está tendo um abril "frio" em virtude da maior frequência de chuvas e de menor tempo aberto.

Patos está com anomalia de -1,6°C nas máximas (31,5°C - média de 33,1°C (1981-2010)) e de -0,9°C (26,9°C - média de 27,8°C (1981-2010)) na média simples.

São Gonçalo está com anomalia -0,9°C nas máximas (30,7°C - média de 31,6°C (1981-2010)) e de -0,3°C (26,8°C - média de 27,1°C (1981-2010)) na média simples.

 

Edited by CloudCb
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

51 minutos atrás, Renan disse:

Isso aí ! Em realidade, temos coisas mais importantes para nos preocupar. Que a nossa paixão pelo clima e pelo frio sejam feitas de forma leve, sem crise de pânico.

Opa, com certeza que temos mais com o que nos preocupar. Fechado.

Contudo...dentro do tema abordado aqui, por todos os indicadores até o momento, o que fiz foi só uma constatação. O outono começou com bloqueio e anomalia positiva e tudo indica que assim vai continuar. O imponderável a gente sabe que é difícil de ser prever. A qualquer momento, é possível que um, dois o três modelos passem a indicar uma mudança de padrão. 

Sim, é possível. Mas o que temos para o momento não é alvissareiro, de modo algum. E, repito, isso é uma constatação feita em cima de modelos, vários modelos, todos em linha com essa ''situação''.

Dito isso, o que eu tenho a aconselhar para todos os apaixonados pelo frio é que mantenham o sangue frio, bem como uma baixa expectativa em relação a esse outono. E lembrar que a vida vai além disso, ''nem tudo é futebol'', mantenham o foco no que realmente interessa (a família, o bem estar, os amigos, aí vai de cada um) e não se desesperem se as constatações aqui não forem tão ''positivas'' quanto as anomalias, hehehe...

E como a esperança é sempre a última que morre, é bom sempre lembrar que os modelos são instáveis e que não temos ideia do que pode acontecer durante o inverno. 

Se bem que o meteograma do Global Acoplado que eu postei aí em cima não está tão mal assim para julho. 

E ''vamo que vamo''!:D

 

  • Like 1
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Tarde abafada aqui em Sampa, sol de rachar com 27,1° e 51% na Vila Mariana. A mínima hoje ficou nos 17,9°. 

Nos próximos dias a tendência é que a temperatura aumente ainda mais, há chance de termos a maior máxima de abril nos últimos dias do mês. Como se não bastasse, no começo de maio, também há a possibilidade da quebra do recorde absoluto máximo do mês, o Mirante pode ter máximas seguidas acima dos 30°, situação que não é nada comum...

Só pra terem uma idéia, de 1961 a 2017 a estação do Mirante registrou apenas quatro máximas acima de 30° em maio, a maior delas sendo 31,7°, registrada no dia 03/05/2001. 

Previsão para os próximos dias aqui:

Screenshot_2018-04-26-13-05-00.thumb.png.8765e8c1690272fc44c5ed38d4750c70.png

O.o

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, João_Fachetti disse:

Tarde abafada aqui em Sampa, sol de rachar com 27,1° e 51% na Vila Mariana. A mínima hoje ficou nos 17,9°. 

Nos próximos dias a tendência é que a temperatura aumente ainda mais, há chance de termos a maior máxima de abril nos últimos dias do mês. Como se não bastasse, no começo de maio, também há a possibilidade da quebra do recorde absoluto máximo do mês, o Mirante pode ter máximas seguidas acima dos 30°, situação que não é nada comum...

Só pra terem uma idéia, de 1961 a 2017 a estação do Mirante registrou apenas quatro máximas acima de 30° em maio, a maior delas sendo 31,7°, registrada no dia 03/05/2001. 

Previsão para os próximos dias aqui:

Screenshot_2018-04-26-13-05-00.thumb.png.8765e8c1690272fc44c5ed38d4750c70.png

O.o

Será que há chances de quebra do recorde absoluto de calor em Maio para Sampa, no dia 02/05/2018 ?

Vamos aguardar !

Por aqui, primeira tarde quente desde o dia 14/04, há 12 dias atrás. Faz 28,0ºC agora, com umidade de 63%. Está quente e abafado...

Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, klinsmannrdesouza disse:

Em muitas ocasiões, as diferenças de temperatura entre estas duas cidades durante a atuação de massas polares chega a ser extrema, como Campo Grande ter mínimas inferiores a cinco graus e Belo Horizonte mal baixar dos dez. Uma tem a vantagem do dinamismo do clima, a outra as temperaturas amenas por mais tempo.

 

Você ainda foi bonzinho. É comum Campo Grande descer a menos de 5°C e ter tardes gélidas (próximas ou abaixo de 10°C), enquanto BH fica no padrão 13/25 em continentais bloqueadas. Um verdadeiro abismo.

Em compensação, as marítimas provocam muitos dias seguidos de frio leve em BH, algo próximo a 13/22. Frio forte na capital mineira, como o começo de julho 2017, é exceção.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

26 minutos atrás, Renan disse:

Será que há chances de quebra do recorde absoluto de calor em Maio para Sampa, no dia 02/05/2018 ?

Vamos aguardar !

Por aqui, primeira tarde quente desde o dia 14/04, há 12 dias atrás. Faz 28,0ºC agora, com umidade de 63%. Está quente e abafado...

É bem provável, Renan. Se não bater a máxima de 2001, pode ter pelo menos dois dias com 30° ou mais, o que já seria bizarro pra maio. Vamos ver...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.