Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2018


Recommended Posts

Tivemos algumas horas de Outono hoje. Pelo menos no que se refere a temperaturas mais amenas. Desde o começo da noite de ontem até de manhã as temperaturas ficaram comportadas. Mínimas de 15/17 e máximas entre 26/28.

No verão quando se tem uma mínima dessa, a temperatura fica alta a noite e parte da madrugada do dia anterior. Além disso o sol é escaldante logo de manhã, condição diferente de hoje.

Link to comment
Share on other sites

Bom dessa época é o vento marítimo é muito fraco, rapidamente virou pra oeste ao anoitecer e vai dissipando as nuvens, faz 22,2C (isso que nem chegou a nublar muito) e vamos ter mais uma mínima agradável amanhã.

AlertaBlu teve novamente a mínima do ano hoje: 18,2C

Edited by Felipe Backendorf
Link to comment
Share on other sites

Temos muitas nuvens nesse início de noite por aqui.

Hoje foi um copia e cola dos dias anteriores em Sampa, ou seja, sol com predomínio de ventos marítimos e máximas mais comportadas.
Por enquanto, este abril não está sendo o desastre que foram as 3 primeiras semanas de abril de 2016.

Na Mooca, a temperatura chegou aos 27.8 graus (valor bem parecido com os últimos dias).
A mínima voltou a ficar um pouco mais alta, 20 graus.
Agora temos 21.3 graus.

Link to comment
Share on other sites

Noite extremamente aprazível em Juiz de Fora. Acredito que temos entrada de ar polar nessa noite, ainda que não seja significativa.

A mínima do dia está sendo agora, 18,1ºC.

A máxima atingiu 26,2ºC. Esse mês ainda não atingimos os 30 graus, sinal de que o verão realmente ficou pra trás e estamos na transição para o outono pleno.

Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, HenriqueBH disse:

Daqui a 1 semana vai passar uma MP que tem uma posição de ataque favorável ao sudeste, refrescando e dando ares de outono...Mtos comentam que o padrão sudeste/sul costumam ser inversos, e é justamente por isso:

 

Y5lLhap.jpg

Leste do Sudeste e do Paraná visivelmente anticorrelacionados com o oeste do Sul. Quando morei em Cwb, cansei de ver tempo ameno a fresco em Cwb enquanto Foz já estava entre ameno e quente.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Ontem Buenos Aires amanheceu nublada e escura. Por volta das 11h começou a chuva, que caiu até cerca de 16h. Na maior parte do tempo foi moderada, mas tivemos várias pancadas de forte intensidade. O total acumulado foi de 52 mm, o maior em 24h desde setembro. A máxima foi de 22,7ºC à 0Z (21h de quinta), enquanto que a mínima foi de 16,6ºC às 14h10. Aliás, ontem a tarde foi fria por aqui, com chuva e temperatura sempre na casa de 16-18ºC.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Já hoje o dia amanheceu com céu nublado e com neblina, principalmente na Grande Buenos Aires, interferindo na operação no Aeroporto de Ezeiza. Vários voos chegaram e partiram com atraso e 12 foram desviados para outros aeroportos (para Aeroparque, Córdoba, Montevideo e até mesmo Assunção, Mendoza e Porto Alegre). A visibilidiade ficou restrita a valores entre 200 e 500 metros durante quatro horas, das 4h às 8h. Agora a visibilidade segue em apenas 1 km, mas pelo que vejo no Flight Radar o aeroporto está funcionando tanto para pousos como para decolagens.

Agora temos céu nublado e escuro na capital argentina (as luzes estão ligadas em casa) e há pancadas de chuva vindo pra cá. Faz 17,6ºC, com URA de 96%, temos vento calmo e  pressão em 1.011,2 hpa. Por aqui a visibilidade já voltou a 10 km. Logo mais chove e à tarde o tempo começa a melhorar temporalmente, já que voltaria a chover amanhã de manhã. A máxima prevista para hoje é de 22ºC. O sol nasceu às 7h10 e se põe às 18h39.

 

Edited by Fábio De Nittis
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Fernando Keiser disse:

A mínima de SC hoje foi no Rio Porteira com 6,6°C. Foi o terceiro dia consecutivo que lá ficou em primeiro.

Pra mim não resta mais dúvidas que lá é o ponto com melhor média mínima no inverno.

No dia 5 apenas empatou com Urupema. Então ganhou nos últimos dois dias.

A média mínima do mês em Urupema está em 9,2°C. (Edit)

A média mínima no Rio Porteira em 9,1°C.

Edited by Moretão
Link to comment
Share on other sites

Bom dia,

ontem o dia todo foi de fortes instabilidades sobre o RN, a PB e o PE. A cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no agreste pernambuco, acumulou 115 mm, maior volume em 24h desde a enchente ocorrida em junho de 2010. Aqui na PB as chuvas provocaram estragos em várias rodovias no cariri, inclusive houve registro de uma morte em decorrência disso na região de Riacho de Santo Antônio (sul de Cabaceiras). Em Soledade, ainda no Cariri, houve registro de 130 mm. Aqui no sertão também ocorreram fortes chuvas, muitas localidades passaram de 50 mm, destaque para o município de Catingueira que registrou 150 mm (noite do dia 18/02 essa marca também foi atingida nesse local). Com estas chuvas vários açudes estão enchendo.

Onde moro só ocorreu uma chuva fraca no fim da noite que acumulou 1,0 mm.

Edited by CloudCb
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje faz um ano daquela histórica chuva de abril em São Paulo.  A umidade da Amazônia foi a responsável por essa chuva.  Aquele evento de chuva foi o primeiro da história do Mirante que ultrapassou 80mm num dia de abril(82.1). E nesse evento de chuva alguns bairros quebraram até mesmo recordes históricos de chuva em 24h desde a abertura das estações (CGE, CEMADEN). 

 

Hoje, um ano depois, a situação está bem diferente: um belo dia de sol (ontem também foi um dia de sol mas com nebulosidade variável)

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Fernando Keiser disse:

Sim, empatou mas ficou em primeiro.

Eu já acho que não. É mais baixa em altiude e menos continental.

Talvez ganhe na mínima absoluta e média mínima em inverno mediano.

Inverno seco como 2016 acho que ainda perde para Urupema em média mínima e horas de frio. Mas o tempo dirá!

Link to comment
Share on other sites

19 minutos atrás, FABIOPC disse:

Kkkkkkkkkkk, essa foi boa, fica a 10 kms da cidade, 2 kms da fazenda tal, 1 km da cachoeira tal e a 500 metros da porteira principal da fazenda.

Engraçadinho vc... Pensei que conhecessem ao menos o charlier... https://estacoes.charlier.com.br/

 

Eu postei sobre a estação quando fiz a instalação.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

42 minutos atrás, HenriqueBH disse:

Que palhaçada....choveu 2mm só e estavam previstos quase 100mm....

 

e nao tem previsao de grandes volumes mais...vamos ter outro abril seco?

Aqui em Contagem, uma mulher foi arrastada pela correnteza na quinta feira e hoje a chuva feio muito forte novamente, ao final da tarde, também causando estragos.

Pela intensidade, o acumulado nesses dois dias deve ter ficado entre 50 a 80 milímetros por aqui, o que já representa valores próximos a média. 

Uma pena que a chuva não veio para todos, mas os reservatórios também estão reagindo bem às chuvas na RMBH, já subiram 0,5% desde quinta feira e devem subir ainda mais com a chuva de hoje. 

Seria ótimo uma estação aqui em Contagem próximo ao SESC ou a PUC, pois aqui parecem desenvolver mais nuvens carregadas do que outros locais, talvez devido ao relevo. 

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Fernando Keiser disse:

Kkkkkkkkkkkkkkk

 

Bom Jardim da Serra...vc não acompanha o charlier? Não acessa o Wunderground?

As vezes. E minha pergunta que você entendeu como ironia não foi não viu...

Realmente não sabia de que cidade tu falava.

Mas que bom que já está esclarecido.

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite! O sábado foi nublado em Buenos Aires, com algumas pancadas de chuva entre 11h30 e 13h30. A mínima foi de 16,2ºC às 7h20 e a máxima não passou de 20,4ºC às 16h50, que foi a menor do ano até agora. Neste momento temos muitas nuvens, 18ºC, URA bem alta, em 98%, vento leste a 2 km/h e pressão em 1.013,7 hpa. 7

Nas próximas horas, sem dúvidas, teremos formação de nevoeiro e possivelmente complicações em Ezeiza de novo. Amanhã a previsão é de manhã com céu parcialmente nublado, mas ao longo do dia a nebulosidade aumenta e há possibilidade de chuvas e temporais isolados à noite. A temperatura varia entre 18 e 23ºC, segundo o SMN. O sol nasce às 7h11 e se põe às 18h38.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite.

Caiu uma pancada de chuva com fraca/moderada intensidade por cerca de 10 minutos aqui em Pombal, no sertão da PB agora à noite. Permanece bastante abafado neste momento. 

A cidade de São José dos Cordeiros, próximo a Desterro, no Cariri Paraibano, está em alerta por causa de um rompimento de um açude na região. Ribeirinhos de rios/riachos estão sendo retirados de suas casas.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia,

na madrugada e início da manhã de hoje choveu com moderada intensidade aqui. Acumulei 15,3 mm até as 9h. Entre 9h30 e 10h30 novamente ocorreram pancadas com fraca/moderada intensidade com trovoadas. O dia de hoje promete muita chuva aqui no sertão da PB.

Enquanto isso, no litoral leste do Nordeste distúrbios de leste têm provocado transtornos nas últimas horas, sobretudo no PE.

 

Cemaden chuva ultimas 12 horas 8 abril 2018 pernambuco.png

Edited by CloudCb
  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Tempo bom aqui em JF, essa é a vista aqui do prédio em que passo a morar a partir de agora (a Davis ficou lá na minha chácara, eu estou próximo do centro). Mas apesar da densidade significativa de construções, isso ainda é pouco perto do que vemos na região da avenida Rio Branco, bem no centrão mesmo da cidade.

Faz 22,4C. A máxima ficou nos 27,6C.

IMG_20180408_170314754.jpg

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Falamos um tanto de vez aqui que o frio tende a chegar antes no sul e ir "subindo" o mapa, mas a atmosfera não é tão simples assim:

No final da 1ª quinzena de abril, enquanto Porto Alegre (~30°S) terá temperaturas entre 17 e 29°C, Belo Horizonte (~20°S) terá temperaturas típicas de maio, podendo chegar a 14°C. 

  • Thanks 1
  • Haha 1
  • Confused 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Novamente houve névoa esta madrugada na Grande Buenos Aires, desviando voos que teriam que chegar a Ezeiza. Dois aviões foram desviados para o Aeroparque, dois para Florianópolis, um para Assunção e outro para São Paulo. O dia foi muito nublado com vários momentos de chuva fraca e algumas pancadas moderadas. Foi o terceiro dia seguido sem sol por aqui. A mínima foi de 16,8ºC à 1h40 e a máxima de 22,5ºC às 11h50. Agora temos céu parcialmente nublado, 19,1ºC, URA de 96%, vento norte a 4 km/h e pressão em 1.015,6 hpa.

A partir de amanhã estaremos do outro lado da frente, o lado quente, e a temperatura começa a subir aqui (quarta teríamos mínima de 23ºC!!!). Teremos novamente um dia nublado, com possibilidade de chuva principalmente de madrugada e de manhã. Mínima de 19ºC e máxima de 26ºC, segundo o SMN. O sol nasce às 7h12 e se põe às 18h37.

Link to comment
Share on other sites

Apesar de abril estar começando com temperaturas altas em Sampa, a sensação de calor está sendo menor e além disso, as noites estão sendo bem agradáveis

Tivemos um domingo de sol, após uma manhã de tempo nublado.
Agora de noite, por causa da intensificação dos ventos marítimos, o céu voltou a ficar fechado.

Na Mooca, a máxima chegou aos 30.4 graus (bem pontual, assim como ontem).
A mínima ficou em 18.7 graus.
Agora temos 20.9 graus.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

20 minutos atrás, Daniel85 disse:

Apesar de abril estar começando com temperaturas altas em Sampa, a sensação de calor está sendo menor e além disso, as noites estão sendo bem agradáveis

Tivemos um domingo de sol, após uma manhã de tempo nublado.
Agora de noite, por causa da intensificação dos ventos marítimos, o céu voltou a ficar fechado.

Na Mooca, a máxima chegou aos 30.4 graus (bem pontual, assim como ontem).
A mínima ficou em 18.7 graus.
Agora temos 20.9 graus.

Algumas pancadinhas isoladas de chuva estão acontecendo sobre SP, passei por 2 na Dutra, uma na altura de Jacareí e outra em Guarulhos. No rainViewer algo mais expressivo aparece na regiao do ABC.

Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, jrmartinisp disse:

Algumas pancadinhas isoladas de chuva estão acontecendo sobre SP, passei por 2 na Dutra, uma na altura de Jacareí e outra em Guarulhos. No rainViewer algo mais expressivo aparece na regiao do ABC.

No momento, radar STARTNET capta um núcleo isolado entre na serra do mar, à altura de Bertioga.

aK9OzZD.jpg

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.