Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2018


Marcos
 Share

Recommended Posts

Pra mim é uma ótima notícia a cidade de São Paulo não depender mais exclusivamente do Mirante. O SESC Interlagos é um ponto estratégico por estar próximo de pontos de interesse como o Autódromo de Interlagos, Santo Amaro, Represas Billings e Guarapiranga além de ser relativamente próximo a partes de Diadema e São Bernardo do Campo.

Só agora que o INMET dá maior atenção a capital paulista, precisa fazer igual ao Rio de Janeiro (lá tem várias estações e elas são bem distribuídas por vários pontos estratégicos do Rio). Os outros bairros que são ideais para instalar estações do INMET são Itaquera (Parque do Carmo), Luz(no Parque da Luz), Horto Florestal, Butantã (USP), IAG, Parque do Ibirapuera (próximo do DISME), Perus (Parque Anhanguera) e Pico do Jaraguá.

Na região metropolitana os locais ideais são Guarulhos (no mesmo local da antiga convencional), São Bernardo do Campo ou São Caetano do Sul ou Santo André, Suzano, Mogi das Cruzes, Mairiporã, Itapecerica da Serra e Osasco(no Rochdale)

Link to comment
Share on other sites

Meteograma para São Paulo do Euro desta tarde, é um tanto desolador.

Vários dias seguidos com máxima de 31ºC no dado Bruto (isso dá 32-34ºC na prática), e mínimas acima dos 20ºC.  

Se confirmar, isso irá subir muito, a já elevada, média de Março no Mirante de Santana, além que Março poderá trazer também a Máxima de 2018 que até momento é de 33,6ºC registrada em Janeiro, e já até nos faz aproximar do Recorde Absoluto para o mês que é de 34,3ºC em 2002.

Março promete emoções calorentas pelo visto....

 

5aa438dee5e45_WhatsAppImage2018-03-10at16_32_30.thumb.jpeg.6590315398e316bf619b867f0bf1c3b7.jpeg

Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, Rodolfo Alves disse:

E olha quem está voltando para nos fazer companhia neste março....

001.thumb.png.60959c8849973ea9116b485b9c74e72a.png

Todos sabem o quanto esse bicho é odioso, mas o grande alento é que ele só está aparecendo agora, finaleira do verão, num momento em que o sol já não é mais tão agressivo quanto em Janeiro.

Mesmo assim, estou com medo dos recordes. Vou trazer um apanhado geral dos meses de Março mais quentes daqui, e ver as possibilidades desse de 2018 se enquadrar como um dos mais quentes. Breve trago os resultados.

Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Renan disse:

Todos sabem o quanto esse bicho é odioso, mas o grande alento é que ele só está aparecendo agora, finaleira do verão, num momento em que o sol já não é mais tão agressivo quanto em Janeiro.

Mesmo assim, estou com medo dos recordes. Vou trazer um apanhado geral dos meses de Março mais quentes daqui, e ver as possibilidades desse de 2018 se enquadrar como um dos mais quentes. Breve trago os resultados.

O sol de Março é semelhante ao sol de Outubro. Nada impede que registre as maiores ondas de calor do ano.

 

Fora que ao contrario de Outubro, a atmosfera esquentou no verão...a diferença é que não costuma ter AP continental nessa época.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde! Em Buenos Aires temos um dia bem quente pra março, com 32,5ºC agora. Na província, a frente fria começa a mudar o tempo. No litoral, Villa Gesell (375 km ao sudoeste de Buenos Aires) tem 28,2ºC, enquanto que Mar del Plata, que fica só mais 108 km ao sul, tem 19,1ºC. Já no sul da província faz MUITO FRIO: Bahía Blanca (650 km ao sul de Buenos Aires E NÍVEL DO MAR) tem apenas 13,8ºC!

Edited by Fábio De Nittis
Link to comment
Share on other sites

A presença da ASAS é PÉSSIMA em qualquer época do ano!! No verão torra grande parte do Brasil e traz secura; no inverno destrói com as médias do Sul e elimina totalmente qualquer sensação da estação, a não ser em pontos altos à noite. E reforça a seca.

Hoje variação de 20,3° a 34,4° sem baixar dos 42%. Dia terrível e desagradável. Amanhã devo bater os 36°, mas felizmente o tempo vira à noite com a chegada de uma frente. A expectativa é de chuva em todo o RS, o que é ótimo para a Campanha, mas a chuva será irregular. 

Agora 31,6° com 56%.

Edited by Marcos
Link to comment
Share on other sites

Sábado de sol entre muitas nuvens em Sampa.
Tivemos pancadas de forma isolada na parte da tarde. Aqui no Tatuapé a chuva ocorreu de forma fraca e rápida, mas não acumulou nada na Mooca (fica a cerca de 2 km daqui).

Mesmo com o maior predomínio da nebulosidade, a máxima chegou aos 30.1 graus.
Já a mínima ficou em 20.2 graus,
Agora temos 22.2 graus.

----------------------

@Rodolfo Alves: Por causa das baixas temperaturas de fevereiro, eu estava tendo maus pressentimentos em relação a março e até mesmo abril. Agora o meu sexto sentido vai se confirmar e infelizmente.
Apesar de já estarmos no final do verão, as circunstâncias (reservatórios com níveis baixos) faz com que a ASAS ainda seja mal vinda.

Curioso que o CFS em meados de fevereiro passado indicava essa tendência de forte aquecimento no final da primeira quinzena deste março. Pior é que o modelo vai acertar.

Link to comment
Share on other sites

24 minutos atrás, Daniel85 disse:

Sábado de sol entre muitas nuvens em Sampa.
Tivemos pancadas de forma isolada na parte da tarde. Aqui no Tatuapé a chuva ocorreu de forma fraca e rápida, mas não acumulou nada na Mooca (fica a cerca de 2 km daqui).

Mesmo com o maior predomínio da nebulosidade, a máxima chegou aos 30.1 graus.
Já a mínima ficou em 20.2 graus,
Agora temos 22.2 graus.

----------------------

@Rodolfo Alves: Por causa das baixas temperaturas de fevereiro, eu estava tendo maus pressentimentos em relação a março e até mesmo abril. Agora o meu sexto sentido vai se confirmar e infelizmente.
Apesar de já estarmos no final do verão, as circunstâncias (reservatórios com níveis baixos) faz com que a ASAS ainda seja mal vinda.

Curioso que o CFS em meados de fevereiro passado indicava essa tendência de forte aquecimento no final da primeira quinzena deste março. Pior é que o modelo vai acertar.

 

SP que ta dando azar mesmo :

 

o5SE1qZ.png

 

felizmente a AP não vai se expandir mto:

 

40tWG3h.png

Edited by HenriqueBH
  • Like 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Renan disse:

Nossa ! Deve ter provocado estragos. 

Aqui, ENFIM GLÓRIA A DEUS, tive uma mínima sub-20: 18,7C !

Foi a primeira do mês. Incrível isso.

Houve apenas inundações das avenidas baixas da cidade. 

Choveu forte agora a noite, acumulando mais 12 mm, com isso o acumulado chegou a 92 mm hoje. Esse foi o segundo maior volume já registrado na estação, perdendo apenas para os 97 mm registrados no final de Fevereiro.

Edited by Felipe F
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A parte alta do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros com  aproximadamente 1.700 mts de altitude que pertence ao municio de Alto Paraíso de Goiás também deveria ser monitorada pelo INMET. A continentalidade (Aproximadamente 1.000km de distancia do mar) que entre coisas influencia um ar extremamente seco, o Bioma Cerrado e a altitude devem transformar o clima desse lugar muito interessante.

Alto Paraíso de Goiás (GO)    Lat: -14.13    Lon: -47.51  

População estimada [2017] 7.514 pessoas  
 

Cerrado.png

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia foi ensolarado e muito quente aqui em Buenos Aires, mais ainda se consideramos que já é março. A mínima foi de 23ºC e a máxima de 34,1ºC (21h de ontem a 21h de hoje) com ventos quentes de noroeste proporcionando desconforto. No começo da noite a frente fria começou a entrar na cidade e a temperatura caiu 8ºC em apenas duas horas. Houve vento, mas menos do que eu esperava, com rajada mpaxima de 48 km/h no Aeroparque e de 50 km/h em Ezeiza. Não houve chuvas, pelo menos até agora. Apesar da situação tranquila, três voos que tinham como destino o aeroporto de Ezeiza foram desviados para Montevideo (eram voos procedentes de Bogotá, Rio de Janeiro e Cidade do Panamá).

Agora temos poucas nuvens e temperatura agradável. Faz 22,9ºC, com URA de 71%, vento sudeste a 10 km/h e pressão em 1.004,8 hpa. Há várias pequenas áreas de chuva espalhadas pela provincia de Buenos Aires e talvez alguma chegue até a capital.

Para amanhã a previsão é de nebulosidade variável e temperatura agradável, com mínima de 18ºC e máxima de 26ºC, segundo o SMN. O sol nasce às 6h49 e se põe às 19h17.

Link to comment
Share on other sites

Mesmo com o ar fresco do meio da semana, que trouxe inclusive uma mínima sub-15ºC, Buenos Aires está tendo um março de temperatura muito acima da média. Inclusive, está mais quente que mês passado. Até agora a situação é esta (desvios em relação às média 81-10):

Média das mínimas: 20,2ºC (+ 2,5ºC)
Média das máximas: 30,8ºC (+ 4ºC)
Média simples: 25,5ºC (+ 3,3ºC)

  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Estou só pela frente fria que chegará aqui amanhã de noite, como o Lucas bem colocou. Aqui estou com 24,5° e 82% a esta hora da noite. A vantagem é que amanhã à tarde teremos aumento de nebulosidade. Os 36° que espero registrar amanhã serão possivelmente com sol fraco, mas estará MUITO abafado.

Edited by Marcos
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Felipe F disse:

Xerém no estado do Rio com cerca 140 mm em 5h.

Juiz de Fora teve 90 mm em 2h.

99,4mm nas últimas 3 horas !!!!!!!!!

Aqui no bairro Bandeirantes está menos severo, com quase 60mm esta noite.

Estragos reportados pela cidade. Mas é em Ubá que o bicho pegou mesmo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

47 minutos atrás, Marcos disse:

Estou só pela frente fria que chegará aqui amanhã de noite, como o Lucas bem colocou. Aqui estou com 24,5° e 82% a esta hora da noite. A vantagem é que amanhã à tarde teremos aumento de nebulosidade. Os 36° que espero registrar amanhã serão possivelmente com sol fraco, mas estará MUITO abafado.

Esses são os piores dias. Eu prefiro 39º com aquela URA de 12% em Goiânia do que 32º com 70% de URA em Pelotas.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Renan disse:

Grandes áreas de instabilidade espalhadas pela zona da mata e RJ. Já estamos nos 45mm acumulados esta noite. Em Ubá, o rio transbordou e inundou uma grande parte da cidade.

Renan,

nem reparei que choveu muito em Ubá, parece que as estações do Cemaden não estão medindo a chuva.

Choveu muito em Divinésia 92 mm (fica a noroeste de Ubá, bem perto), depois das 22 horas choveu muito em Ervália, acumulou 100 mm.Muita chuva também em Rochedo de Minas.

Aqui em Laje do Muriaé a rua mais baixa amanheceu com 35 cm de água, consequência da chuva de quinta/sexta.

Choveu 116,5 mm aqui em Laje do Muriaé de quinta/sexta, foi o maior acumulado em março desde 1982.

Eugenópolis choveu 95 mm na cidade e sofreu com inundação na manhã e tarde de sexta, o rio Gavião que na seca fica na cota de 0,50 m, atingiu ás 11 horas de sexta 5, 29 metros.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Em Buenos Aires a temperatura baixou sete graus ao longo da madrugada e tivemos uma mínima amena hoje, de 15,7ºC, sempre com vento, trazendo sensação de friozinho. Agora temos sol, poucas nuvens e apenas 18ºC, com URA de 75%, vento sudoeste a 9 km/h e pressão em 1.010,2 hpa. A máxima prevista para hoje é de 26ºC, oito graus mais baixa que ontem.

Link to comment
Share on other sites

Em Belo Horizonte, temos um domingo de céu encoberto e chuvas intermitentes. Felizmente, estão mais leves e não estamos mais registrando as tempestades que trouxeram transtornos ao longo da semana.  A partir de amanhã, as previsões mostram uma grande redução nessa instabilidade, o sol volta a aparecer com força e as chuvas, nos dias em que ocorrerem, serão passageiras e fracas. Até o momento, choveu em todos os dias de março no inmet convencional.

O calor também volta a predominar mas, a princípio, sem marcas extremas, com máximas em torno dos 30 graus.

Às 10h,  21,4C na Pampulha com UR em torno de 90%.

Link to comment
Share on other sites

Em 09/03/2018 em 21:19, Conrado SP disse:

A previsão do Foreca, que se baseia no modelo europeu, é bem desanimadora pra SP... até o dia 20 sem nenhum alento a vista. Considerando que o modelo subestima as máximas, vamos ter uma série de dias variando entre 21°C e 33°C. Março vai caminhando pra ser histórico de quente...

 

Ontem já começou esquentar bastante em Sampa. E vai aumentando progressivamente. A partir de 4/5 , o inferno se instalará, e parece que não dará trégua. Para mim, não há muita dúvida, A GRANDE ONDA DE CALOR DESTE VERÃO em Sampa. E será duradoura!!!!

A natureza é f****. Após set/out muito quentes, nov, dez amenos (verão climático BEM atrasado), jan normal a ameno, fev abaixo média.., e março MUITO QUENTE (não sei, mas tem chances de ser um dos mais quentes na série, creio eu, já que por uns 10 dias as temperaturas serão tórridas; especialmente a partir 4/5 feira).

 

 

  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

É apenas meio-dia e já faz 34º em Tramandaí-RS com 55% de umidade e sensação de 40º. Em P. Alegre faz 31º com 60% de umidade e sensação 35º.  O Gre-Nal vai ser quente dentro e fora de campo pelo visto, apesar de que acho que vai começar com com calor escaldante e terminar com tempestade.

  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

38 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Ontem já começou esquentar bastante em Sampa. E vai aumentando progressivamente. A partir de 4/5 , o inferno se instalará, e parece que não dará trégua. Para mim, não há muita dúvida, A GRANDE ONDA DE CALOR DESTE VERÃO em Sampa. E será duradoura!!!!

A natureza é f****. Após set/out muito quentes, nov, dez amenos (verão climático BEM atrasado), jan normal a ameno, fev abaixo média.., e março MUITO QUENTE (não sei, mas tem chances de ser um dos mais quentes na série, creio eu, já que por uns 10 dias as temperaturas serão tórridas; especialmente a partir 4/5 feira).

 

 

A tendência para março está desanimadora mesmo. Bem-vindo primeiro mês do ano que anomalia positiva, pois já joguei toalha.

Se vier algo interessante vai ser lá pro finalzão do mês o.O

Edited by Beto Krepsky
Link to comment
Share on other sites

48 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

É apenas meio-dia e já faz 34º em Tramandaí-RS com 55% de umidade e sensação de 40º. Em P. Alegre faz 31º com 60% de umidade e sensação 35º.  O Gre-Nal vai ser quente dentro e fora de campo pelo visto, apesar de que acho que vai começar com com calor escaldante e terminar com tempestade.

Temperatura disparando: tenho 34,3° com 46%, o que dá sensação de 39°/40°!! A mínima foi 22,2°.

O Gre-Nal só vai acabar com chuva se o excesso de calor e a pressão baixa anteciparem as instabilidades, já que a frente ainda está no extremo-sul do RS e subindo devagar. Há instabilidade se formando na fronteira oeste. Aposto chuva mesmo à noite, depois de jogo.

Nesses pré-frontais, nosso litoral traz umas maluquices: na última hora Tramandaí com incríveis 34,8° e Torres com 31,5°, que teve vento de NE virando para E-SE. Isso mostra com a água do oceano na nossa costa está quente!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Sumidouro - RJ, teve 82mm em apenas 1h...!!!

CEMADEN
sumidouro.png.76833dbea2048565734e16d6f13706c1.png




Convencional de Juiz de Fora, teve 123,4mm/24h

Na sexta feira, a convencional de Campos dos Goytacazes, teve 150mm/24h 
O dado só apareceu na mensagem synop. 
No INMET o dado foi omitido....

Na automática, que fica em local diferente e distante, choveu 117,0mm/24h

Edit: Macaé teve 177,6mm/24h na automática do INMET 


Campos.png.2eb206679fee6496094369d0be9f6409.png
Ogimet:


Synop: AAXX 09124 83698 21396 20214 10230 20214 30111 40125 5//// 70266 887// 333 20225 61504

Edited by Andoni
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Andoni disse:

Sumidouro - RJ, teve 82mm em apenas 1h...!!!

CEMADEN
sumidouro.png.76833dbea2048565734e16d6f13706c1.png




Convencional de Juiz de Fora, teve 123,4mm/24h

Na sexta feira, a convencional de Campos dos Goytacazes, teve 150mm/24h 
O dado só apareceu na mensagem synop. 
No INMET o dado foi omitido....

Na automática, que fica em local diferente e distante, choveu 117,0mm/24h

Edit: Macaé teve 177,6mm/24h na automática do INMET 


Campos.png.2eb206679fee6496094369d0be9f6409.png
Ogimet:


Synop: AAXX 09124 83698 21396 20214 10230 20214 30111 40125 5//// 70266 887// 333 20225 61504

Andoni,

ainda bem que você pesquisou os dados da convencional de Campos, olhei os dados no site do Inmet e estava constando 0.0mm, deve ter sido recorde para março.

De ontem para hoje grandes acumulados de chuva na Zona da Mata de Minas, região de Muriaé e Ubá-MG

152,2 mm na hidrológica de Guidoval/Cemaden

150,2 mm fazenda Umbaúbas/Muriaé/ANA.

121,6 mm São Sebastião da Vargem Alegre/IGAM/ANA.

120 mm Divinésia/Cemaden

120 mm Ervália/Cemaden

106,4 mm usina PCH/Encoberta/Muriaé.

101,8 mm Muriaé/Inmet

105 mm Vila Regina/Ubá/Cemaden

94 mm Visconde do Rio Branco.

Edited by marinhonani
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Subindo: 35,3° com 42%. Desanima ver a frente ainda no S do RS na altura de Pelotas e Rio Grande e toda desorganizada com chuva fraca e em alguns pontos moderada.

Na última hora 34,9° em Tramandaí, 35,6° em Campo Bom, 35,4° em Rio Pardo, 34,7° em Teutônia e Camaquã e 33,3° em Mostardas.

Dentre as particulares, as duas PWS de São Leopoldo têm 36,3°, Butiá 37,7° (não sei se está certo, mas é plausível) e o Bairro Languiru do nosso colega 36,0°. Há ainda Cerro dos Bois, em Santa Cruz (não conheço), com 36,6°.

Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Gabriel Cardoso disse:

Bom dia a todos, charco hoje com incrível mínima de 8,5°C. Durante a madrugada o tempo limpou e a queda na temperatura foi acentuada, mostrando o potencial do local, só quero ver isso em julhos com MP/ASAS.  

Gabriel Cardoso,

tem potencial para máximas bem baixas com tempo encoberto e chuvoso.

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, Rodrigo-GO disse:

Se essa previsão se confirmar chuvas até maio aqui no planalto central e entradas de frio sem bloqueios. Mas com pouca chuva na região sul.

Municípios da serra com inverno antecipado e terras baixas do Sul (Exceto campanha), SP e MS com calor e seca.

Resto do sudeste e centro-oeste com temperaturas mais amenas e chuvas.

 

Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Rodrigo-GO disse:

Se essa previsão se confirmar chuvas até maio aqui no planalto central e entradas de frio sem bloqueios. Mas com pouca chuva na região sul.

Municípios da serra com inverno antecipado e terras baixas do Sul (Exceto campanha), SP e MS com calor e seca.

Resto do sudeste e centro-oeste com temperaturas mais amenas e chuvas.

 

Poderia ajudar a salva nosso mês de Março .

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.