Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2018


Marcos
 Share

Recommended Posts

18 minutos atrás, Aldo Santos disse:

Choveu bem no litoral paulista nas últimas 48 horas.

 

A estação automática do INMET em Bertioga registrou 224,6 mm em 24h e 291,8 mm nas últimas 48 horas.

No Guarujá, o posto Pereque 3, do CEMADEN, soma 320 mm nas últimas 48 horas.

Chuva ainda persiste nessa região, de acordo com o radar STARTNET.

Mesmo que seja fraca, o tempo de duração (não tem hora para parar) ainda provocará um bom aumento nos acumulados.

sFfree4.jpg

Link to comment
Share on other sites

13 horas atrás, Renan disse:

Um raio caiu bem próximo de casa ontem e queimou meu modem e, com isso, minha estação está fora do ar. Espero solucionar ainda hoje.

Mas já adianto que ontem foram 51,4mm lá em casa (maior do ano) e hoje de madrugada outros 18,4mm. Com isso, a chuva em Março está em 99,6mm e no ano está em 553,4mm. O fato é que este verão atendeu minhas expectativas, estamos com precipitações dentro da média histórica e qualquer risco de racionamento foi erradicado.

Se por um lado o mês está com boas chuvas, o comportamento das temperaturas segue péssimo. Na minha estação, continuamos sem descer sequer de 20 graus esse mês, o que é um fato inédito. Boas chances disso acontecer amanhã, quando resquícios do ar polar chegarão até aqui. Para hoje, tem mais chuva !  

Em parte do sul de MG, principalmente na faixa oeste da região as chuvas estão bem irregulares e isoladas, o total no mês esta em 18mm, tivemos uma trégua nas máximas sob-30 nos últimos 2 dias, mas elas devem voltar com tudo nos próximos dias. Acumulado anual aqui esta em 289mm.

Link to comment
Share on other sites

Saída dessa noite do EPS, a exemplo das anteriores, segue mostrando um cenário de muito calor para o restante de Março.

A média para 32 dias do modelo Europeu, mostra praticamente todo o Centro-Sul com anomalias positivas de temperatura. Em algumas áreas, como o interior de SP, as anomalias são bastante significativas.

 

001.thumb.png.38f90940cd551427e0926fb0799f2c57.png

 

Vários períodos de calor significativo irão ser observados na segunda quinzena do mês, segundo o Europeu, sem incursões de ar frio. 

 

002.thumb.png.c0ce01560b33be50201fe58709520264.png003.thumb.png.ca07d2dbb6e390db478abe3660b134b2.png004.thumb.png.e80e1d9e3156bddb264021d1d3f406ee.png005.thumb.png.1bd8eb9ac79cccb9a12b7226f8185751.png006.thumb.png.6d2340e0ef90939fa0b3121d5831a737.png

  • Like 3
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

Diante da Previsão de intenso calor na segunda parte do mês, há possibilidade de quebra de recordes de calor para Março.

Um caso a ser observado este mês, poderá ser o Mirante de Santana. 

 

Até o momento, as médias no mês estão bastante elevadas, e com a previsão de uma segunda quinzena muito quente, há de ser olhar as médias atentamente:  

MÍNIMA: 20.7 (+1.9) - Recorde 19.9

MÁXIMA: 29.8 (+2.0) - Recorde 30.7

COMPENSADA: 24.0 (+1.7) Recorde 24.1

 

UMA CURIOSIDADE: Até as 21h00, o Mirante não abaixou dos 20ºC em nenhum momento neste mês de Março.  

 

Link to comment
Share on other sites

33 minutos atrás, Rodolfo Alves disse:

Diante da Previsão de intenso calor na segunda parte do mês, há possibilidade de quebra de recordes de calor para Março.

Um caso a ser observado este mês, poderá ser o Mirante de Santana. 

 

Até o momento, as médias no mês estão bastante elevadas, e com a previsão de uma segunda quinzena muito quente, há de ser olhar as médias atentamente:  

MÍNIMA: 20.7 (+1.9) - Recorde 19.9

MÁXIMA: 29.8 (+2.0) - Recorde 30.7

COMPENSADA: 24.0 (+1.7) Recorde 24.1

 

UMA CURIOSIDADE: Até as 21h00, o Mirante não abaixou dos 20ºC em nenhum momento neste mês de Março.  

 

Quem diria que teríamos um Março lixão desses ...

Quando termina o padrão pós 2000 ?

Nunca mais ?

  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Muito triste a situação aí em Macaé, Ângelo ! Vai nos dando mais notícias, ok ?

E quanto a essas projeções que o Rodolfo postou para Março, PREFIRO NÃO COMENTAR. Dessa vez o erro vai ser grotesco, dos modelos que previam um Março ameno para o centro-sul. E o próprio EPS mudou radicalmente a tendência que mostrava ondas de frio no decorrer do mês.

Não dá mesmo pra confiar no longo / médio prazo...

Link to comment
Share on other sites

25 minutos atrás, Renan disse:

Muito triste a situação aí em Macaé, Ângelo ! Vai nos dando mais notícias, ok ?

E quanto a essas projeções que o Rodolfo postou para Março, PREFIRO NÃO COMENTAR. Dessa vez o erro vai ser grotesco, dos modelos que previam um Março ameno para o centro-sul. E o próprio EPS mudou radicalmente a tendência que mostrava ondas de frio no decorrer do mês.

Não dá mesmo pra confiar no longo / médio prazo...

o CFS acertou certinho a chuva acima da média no centro-norte de Minas e Bahia. (1a página)

 

ainda mto cedo, mas o CFS aponta pra chuva acima da média em Abril. o que significa uma extensão do verão. (dizem que La Niña desloca a estação chuvosa...)

Edited by HenriqueBH
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em Belo Horizonte, diferente dos últimos dias, que tiveram sol, calor e tempestades de verão, hoje a chuva é constante e o dia está muito escuro. Em um mês tão abafado, é um presente o frescor que estamos sentindo. 

Temperatura às 10h (inmet):

19,5C na Pampulha

17,7C Cercadinho

A chuva cai moderada desde cedo e já choveu forte no começo da madrugada. Há transtornos pela RMBH.

Edited by LeoP
Link to comment
Share on other sites

Enquanto que o Rio afunda na chuva, aqui continua o problema da falta de chuva. Na semana que vem podemos ter alívio nisso.

Enquanto isso uma manhã agradável. Mas POA conseguiu ter a maior mínima da totalidade do RS, acima inclusive de Mostardas e apenas UM DÉCIMO acima de Tramandaí. Deu 18,0°. Aqui em casa tive 18,8°. Somos escrotos na queda. 

Agora faz 27,1° com 58%.

Edited by Marcos
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

20 minutos atrás, Marcos disse:

Enquanto que o Rio afunda na chuva, aqui continua o problema da falta de chuva. Na semana que vem podemos ter alívio nisso.

Enquanto isso uma manhã agradável. Mas POA conseguiu ter a maior mínima da totalidade do RS, acima inclusive de Mostardas e apenas UM DÉCIMO acima de Tramandaí. Deu 18,0°. Aqui em casa tive 18,8°. Somos escrotos na queda. 

Agora faz 27,1° com 58%.

Agradeça essas mínimas amenas, Marcão.

E se eu te dissesse que hoje eu tive lá na minha Davis a NONA MÍNIMA SEGUIDA acima de 20 graus esse mês, o que significa que AINDA NÃO BAIXEI DE 20 em nenhum momento em Março ??? Tive três mínimas de 20,0ºC cravados, mas...veja a ruindade definitiva!

  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Renan disse:

Agradeça essas mínimas amenas, Marcão.

E se eu te dissesse que hoje eu tive lá na minha Davis a NONA MÍNIMA SEGUIDA acima de 20 graus esse mês, o que significa que AINDA NÃO BAIXEI DE 20 em nenhum momento em Março ??? Tive três mínimas de 20,0ºC cravados, mas...veja a ruindade definitiva!

Agradeço mesmo. Este verão nem se compara aos últimos. Por isso entendo teu sofrimento, ainda mais estando a mais de 700 m de altitude!!! Meu único porém é nosso comportamento térmico em relação ao restante do RS. 

Outra boa notícia é aqui é o tempo nublado. Mal esquenta, e estou com 27,3° com 58%.

Link to comment
Share on other sites

CPTEC, em seu site,  coloca ZCAS no Brasil entre hoje e os próximos dias. De fato, o tempo mudou bem, não há sol e as pancadas deram lugar a um tempo chuvoso. Só não sei se é pra tanto, é o único instituto que sugere isso. 

Em BH, após chuvas constantes até o começo da tarde, segue com céu encoberto e 22,9C agora. É a maior do dia, até o momento.

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Tempo voltou a abrir nessa sexta feira em Sampa e a temperatura subiu em relação a ontem.
Mesmo assim, os ventos ainda passaram a soprar o dia todo do mar.

Nesse final de tarde temos nuvens baixas (vindas da infiltração marítima) aumentando por aqui.

Na Mooca, a máxima chegou aos 29.1 graus.
A mínima não ficou tão baixa, 19.4 graus.
Agora temos 23.3 graus,

Link to comment
Share on other sites

Olhando os mapas de previsão de chuva, parece que a região sul/sudoeste de MG esta em uma área de transição, não pega a chuvarada do centro-norte de MG e também não pega a que ocorre do interior de SP para sul, este ano estamos sendo prejudicados quanto a isso, poucos eventos de chuva por vários dias seguidos. No verão estamos correlacionados com a falta de chuva da região sul, no inverno com a seca do nordeste, grande disparidade entre BH e a minha cidade (a nordeste de Poços de Caldas) enquanto uma já passou dos 200mm no mês, aqui estamos com apenas 18mm, no acumulado anual a diferença deve ser bem significante.

kbpad0V.png

Edited by Eduardo KNeto
Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Bruno Maon disse:

Europeu mais uma vez mostrando porque é o melhor modelo global da atualidade. Rodada 12z de ontem (08/03):

us_model-en-178-9_modez_2018030812_39_15119_63.thumb.png.de8c1077f4b99355a3ee3518d385ecd7.png


Essa projeção já fala por si só B|

Bruno Maon,

você poderia divulgar esse mesmo mapa focando no Rio de Janeiro e parte de Minas só que com o acumulado de chuvas do Europeu das 12Z de ontem até ás 12Z de hoje(sexta).

Quero ver se o modelo Europeu teve um índice de acerto perto do que ocorreu nos acumulados de chuva aqui na divisa do Rio com Minas. Choveu muito nas cidades de Laranjal-MG, Patrocínio do Muriaé-MG, Eugenópolis-MG( chuvas acima de 80 mm de ontem para hoje, todas na Zona da Mata) e também nas cidades Itaocara-RJ, Aperibé-RJ e na minha cidade Laje do Muriaé, onde choveu acima de 90 mm.

Edited by marinhonani
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, marinhonani disse:

Bruno Maon,

você poderia divulgar esse mesmo mapa focando no Rio de Janeiro e parte de Minas só que com o acumulado de chuvas do Europeu das 12Z de ontem até ás 12Z de hoje(sexta).

Quero ver se o modelo Europeu teve um índice de acerto perto do que ocorreu nos acumulados de chuva aqui na divisa do Rio com Minas. Choveu muito nas cidades de Laranjal-MG, Patrocínio do Muriaé-MG, Eugenópolis-MG( chuvas acima de 80 mm de ontem para hoje, todas na Zona da Mata) e também nas cidades Itaocara-RJ, Aperibé-RJ e na minha cidade Laje do Muriaé, onde choveu acima de 90 mm.

EM AREAL TAMBEM CHOVEU MUITO

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Em Buenos Aires estamos tendo dias de muito sol e calor. Ontem a temperatura mínima foi de 17,6ºC às 6h35, enquanto que a máxima foi de 30ºC às 16h10. Hoje tivemos um dia quente de verão, com mínima de 20ºC às 3h30 e máxima de 32ºC às 16h10. Agora está quente e pesado. Faz 26,2ºC com sensação térmica de 27,1ºC. A URA atual é de 59%, temos vento nordeste a 6 km/h e pressão de 1.005,9 hpa.

Amanhã o dia será QUENTÍSSIMO antes da mudança de tempo que está prevista. A manhã será ensolarada e à tarde as nuvens começam a aumentar. A mínima será de 21ºC e a máima de 35ºC!!! À noite há possibilidade de chuvas, inclusive alguns temporais e o vento vai soprar forte de oeste com rajadas muito fortes, segundo o SMN, trazendo queda de temperatura. O sol nasce às 6h48 e se põe às 19h18.

Link to comment
Share on other sites

Em 08/03/2018 em 14:11, Renan disse:

NOVA ESTAÇÃO AUTOMÁTICA DO INMET EM SAMPA:

SÃO PAULO - SESC - INTERLAGOS

Aberta em: 14/03/2018
Latitude: -23.724778º
Longitude: -46.67801º
Altitude: 771 metros

Não acredito que vivi pra ver o dia que o INMET instalou mais estações em São Paulo. E ainda por cima num bairro de clima interessante! Fico curioso em ver quais serão as temperaturas, tanto no inverno como no verão.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Já que o INMET está investindo em novas estações, vai minhas indicações, vai que alguém deles veem esse fórum.
 

Pinheiro Machado (470mts altitude no paralelo 31.3º)

PM.png

Herval: (375mts no paralelo 32º)

Herval.png

São Leopoldo: Parque da Imperatriz, (Parque URBANO na cidade da RM de POA que em ondas de frio normais cai a -4º negativos com facilidade)

Imperatriz.png

Viamão (Área Rural: Parque Estadual de Itapuã morro com 255mts de altitude no extremo Sul da RM de POA) que deve ser a localidade mais fria da RM.

Itapuã.png

Paraná:

 

Guarapuava: Distrito Entre Rios com 1.252mts altitude (Pode ser uma das localidades mais fria do PR).

Entre Rios.png

Edited by Lucas Venturini
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, Vinicius Lucyrio disse:

Continuando a série de instalações de automáticas pelo Inmet, temos:

  • Caarapó-MS - 04/03/2018
  • Fátima do Sul-MS - 28/02/2018
  • Laguna Carapã-MS - 07/03/2018
  • São Paulo (SESC Interlagos) - 14/03/2018

Positivo. Serão 17 novas estações em MS, parceria Imasul/Semagro/Cemtec:

Angélica
Aral Moreira
Bandeirantes
Bonito
Brasilândia
Caarapó
Camapuã
Fátima do Sul
Iguatemi
Itaporã
Laguna Carapã
Nova Alvorada do Sul
Nova Adradina
Pedro Gomes
Ribas do Rio Pardo
Santa Rita do Pardo
Selvíria

Além de: 
Cristalina (Fazenda Santa Mônica)
Salvador (Bairro São Tomé de Paripe)
São Paulo (Bairro Parque Colonial, SESC Interlagos)

Promessas: 
Crixás, GO
Faina, GO
Niterói, RJ
Porangatu, GO
Rio de Janeiro (Engenho de Dentro)

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

13 horas atrás, marinhonani disse:

Bruno Maon,

você poderia divulgar esse mesmo mapa focando no Rio de Janeiro e parte de Minas só que com o acumulado de chuvas do Europeu das 12Z de ontem até ás 12Z de hoje(sexta).

Quero ver se o modelo Europeu teve um índice de acerto perto do que ocorreu nos acumulados de chuva aqui na divisa do Rio com Minas. Choveu muito nas cidades de Laranjal-MG, Patrocínio do Muriaé-MG, Eugenópolis-MG( chuvas acima de 80 mm de ontem para hoje, todas na Zona da Mata) e também nas cidades Itaocara-RJ, Aperibé-RJ e na minha cidade Laje do Muriaé, onde choveu acima de 90 mm.

Olá Marinho,

Essa era a previsão de chuva 24h (12z de quinta até 12z de sexta) na rodada de Quinta/12z:

us_model-en-178-9_modez_2018030812_24_15113_63.thumb.png.68280d942dc5648bedab3dff5aa57640.png

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Felipe F disse:

Patrocínio teve mais um evento de chuva significativo neste ano.

A estação do INMET registrou 59 mm em 1h e 80,4 mm ao longo desta madrugada.

Foi a maior chuva em 1h registrada desde a abertura da estação em Agosto de 2006.

5aa3d376b77e6_Chuva10-03.jpg.d84df9af829ca4487450de11226fdc6f.jpg

Nossa ! Deve ter provocado estragos. 

Aqui, ENFIM GLÓRIA A DEUS, tive uma mínima sub-20: 18,7C !

Foi a primeira do mês. Incrível isso.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Começou a esquentar. A noite e madrugada já foram acima da média para Março com mínimas entre 21/22. Agora faz 29°C e as nuvens ajudarão a segurar um pouco a máxima hoje. Porém amanhã poderemos chegar a 34/35.

Em SC a mínima ficou em Bom Jardim da Serra com 11,6°C. No momento, Braço do Norte está chegando a 31°C.

Link to comment
Share on other sites

Hoje promete ser um dia de muito calor no Rio Grande do Sul. As máximas devem chegar perto ou ultrapassar os 33°C no Inmet de Porto Alegre e os 35/36°C na RMPOA.

Mas é amanhã que o calor atinge o ápice no RS e em SC. As máximas por aqui devem ficar nos 36/37°C (com sorte, teremos a máxima do ano) e ao redor dos 38°C na Região Metropolitana e nos arredores de Teutônia e Santa Cruz do Sul.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Já chove forte novamente nos arredores de Belo Horizonte. Em Contagem choveu de moderada intensidade por 40 minutos, mas agora o sol saiu e já está bem abafado, com 28°C e URA acima de 80%. 

Tem combustível de sobra para formar novos temporais ao longo do dia.

Edited by RafaelBHZ
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.