Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2018


Marcos
 Share

Recommended Posts

56 minutos atrás, LeoP disse:

Meio dia e a temperatura em BH é de 22,2C!

Tempo encoberto e chuvas impedem que faça calor, tá uma delícia! 

 

Já aqui, temos 26,4C no bairro Bandeirantes e céu com mormaço. Bem abafado e úmido, como de praxe nesse mês.

Houve agora há pouco um temporal em Santos Dumont, 40Km de Juiz de Fora em direção norte. Com um pouco de sorte, algumas célula também passará aqui.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Após o temporal de ontem, tivemos uma pequena mudança no tempo nesta quarta feira em Sampa.

Hoje o dia foi bem mais confortável em relação a ontem.
O tempo ficou nublado na maior parte do tempo e o sol apareceu fraco em alguns momentos.
Já em relação as chuvas, praticamente não choveu. Elas estão se concentrando mais pelo interior do estado.

A temperatura na Mooca chegou aos 28 graus na Mooca, após uma mínima de 19.6 graus (3.2 a menos do que ontem)
Agora temos 23 graus e ventos soprando do mar, trazendo nebulosidade baixa.

Link to comment
Share on other sites

38 minutos atrás, Moretão disse:

Urupema despencou nessa noite tinha 11,2°C na leitura das 19 horas. Na leitura de uma hora depois, só Vacas Gordas tinha 10,9°C e Mundo Novo 10,8°C, estavam abaixo.do valor da primeira.

Não vai ser fácil Rio Porteira bater Urupema em horas de frio...

TENHO QUE CONHECER ESSA REGIÃO!!!

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Moretão disse:

Urupema despencou nessa noite tinha 11,2°C na leitura das 19 horas. Na leitura de uma hora depois, só Vacas Gordas tinha 10,9°C e Mundo Novo 10,8°C, estavam abaixo.do valor da primeira.

Não vai ser fácil Rio Porteira bater Urupema em horas de frio...

Tem nevoeiro hoje no Rio Porteira... 

Link to comment
Share on other sites

Chuva volumosa na região litorânea entre SP e RJ, entre as cidades de Ubatuba e Paraty. 

Foi muita água entre a noite de ontem e essa madrugada, com muitas estações passando dos 100mm.

Resultado da passagem da frente fria que também deve provocar alguma chuva aqui na zona da mata nesta Quinta, e com temperatura máxima mais amena. Não devo ir muito além dos 25C, creio eu.

Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Manhã fresquinha aqui em Sampa, como há muito não via neste próprio verão.

Mas pelas previsões da Climatempo, aqui em Sampa, nada ainda de psudo outono; sábadão já esquenta BEM.

Tá durando esse verão de março....

 

Porém, a tendência do Global do Inpe, é que o verão "acabe" em Sampa próximo ao feriado de Páscoa, pouco antes da virada do mês; com uma bem pronunciada mudança na dinâmica atmosférica.

Estou apostando nisso.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Agora, Caco Pacheco disse:

Porém, a tendência do Global do Inpe, é que o verão "acabe" em Sampa próximo ao feriado de Páscoa, pouco antes da virada do mês; com uma bem pronunciada mudança na dinâmica atmosférica.

Estou apostando nisso.

Então o negócio é aproveitar piscina neste sábadão e domingão nos últimos dias de verão. Final de semana, especialmente domingo, vai fazer "o calor".

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas mínimas de hoje em Teutônia:

10,0°C Linha Welp
10,3°C Linha Catarina
11,3°C Lagoa da Harmonia
11,4°C Teutônia/INMET
12,2°C Languiru
12,8°C Morro das Antenas

 

Tô levando um baile desse lixo de Weatherlink 2.0. Finalmente consegui fazer o sensor de radiação solar do Vale das Trutas funcionar, ou melhor, transmitir. Numa próxima ida vou instalar um Meteobridge pra transmitir os dados a cada minuto pro Wunderground e pro meu site e provavelmente instalarei a câmera e o sensor de relva.

5ab3a2eb8a432_WhatsAppImage2018-03-14at12_25_21.thumb.jpeg.de9661568bb44b02a265734ca6365484.jpeg

 

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, André Luiz DS disse:

Temperaturas mínimas: 

 

33165.png

Coisa linda ver o outono climático praticamente consolidado em boa parte da região Sul. 

Aos poucos, o outono vai "subindo" pelo país e as temperaturas mais amenas / baixas chegarão ao Centro-oeste e Sudeste e, eventualmente, no Norte e Nordeste durante as friagens. A partir de agora, as altas pressões polares vão ganhando cada vez mais força e amplitude para influenciar mais áreas da América do Sul. Fatalmente, chegarão também com força ao Sudeste, inaugurando o outono aqui.

Contagem regressiva...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Renan disse:

Chuva volumosa na região litorânea entre SP e RJ, entre as cidades de Ubatuba e Paraty. 

Foi muita água entre a noite de ontem e essa madrugada, com muitas estações passando dos 100mm.

Resultado da passagem da frente fria que também deve provocar alguma chuva aqui na zona da mata nesta Quinta, e com temperatura máxima mais amena. Não devo ir muito além dos 25C, creio eu.

O INMET tinha emitido alertas maximos de chuva para essa região. Não deu outra: Paraty acumulou mais de 100mm na estação do INMET.

O INMET já retirou o aviso vermelho para Ubatuba/Paraty, mas acabou de emitir outro aviso vermelho(essa região que está sob alerta máximo de chuva deve ter muitos transtornos): aviso vermelho de chuva para a cidade do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e Niterói. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Dia absolutamente outonal em Blumenau, mínima de 17,3C e durante o dia com pouquíssimo sol a temperatura máxima foi de 25,8C. Neste momento 24,3C com 72% e céu escuro com vento leste.

A partir de amanhã volta algum calor mais fraco até o domingo, depois deve entrar uma MP mais forte, as máximas podem ser bem baixas por aqui, europeu indicando entre 21 e 22C com chuva.

Indaial/INMET ficou entre 17,9C e 24,7C.

Edited by Felipe Backendorf
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Mais um dia quente na minha cidade próximo a Poços de Caldas, é de se ficar nervoso em todo dia ver a chuva muito próxima e não cair nenhuma gota aqui, no mês estou com 62mm acumulados, no ano 332mm, sendo que em TODAS as cidades vizinhas o acumulado do mês já esta em torno de 140mm e anual em 500mm, isso sem falar no calor quase constante, temperatura média do mês esta em 23,7ºC, média máx: 29,7ºC e min: 19,7ºC, mal vejo a hora de entrarmos na estação seca, pra mim esse verão 17/18 foi bem ruim no quesito chuva e temperaturas, só ganha de 2014 que foi o pior da década, até mesmo o odiado 2015 teve mais chuva, apesar do janeiro tórrido daquele ano, fevereiro e março foram normais, no verão atual não tivemos calor extremo, a maior temperatura foi 32,4ºC, porém o calor tem sido constante com pouca chuva. Piores verões da década para mim: 2014 - 2018 - 2015.

  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia foi bem nublado em Sampa, o Sol quase não apareceu por aqui, com isso as temperaturas ficaram mais comportadas. A Vila Mariana teve mínima de 18,8°C e máxima de 25,7°C. Um alívio pra quem estava acostumado com 30°-32° quase todo dia. 

Agora faz 20,6° / 85% com céu nublado e vento de SE.

 

Nas estações automáticas do INMET:

Sesc/Interlagos (Zona sul):  19,1° / 23,3°

Mirante de Santana (Zona norte): 19,6° / 26,9°

 

O Mirante ainda vai apanhar muito de Interlagos.... Kkkkkk. Vai ser interessante ver o comportamento da estação, deve ficar com as médias máximas bem baixas, nas mínimas, não espero muita diferença. 

Link to comment
Share on other sites

Tarde chegando ao fim com tempo nublado e temperaturas agradáveis em Sampa.
Temos nuvens baixas tomando conta do céu devido aos ventos que sopram do mar. Aliás, toda a quinta feira está sendo sob o predomínio dos ventos marítimos.

Na Mooca, a máxima chegou aos 28.4 graus, após uma mínima de 19.7 graus.
Agora estamos com 21.6 graus.
A chuva de ontem a noite acumulou 1.8 mm.

Link to comment
Share on other sites

Hoje BH teve um dia de muitas nuvens, o sol apareceu um pouco e tivemos chuvas de forte intensidade com raios em boa parte das regiões entre 14 e 16h. Em alguns pontos a chuva foi mais fraca ou só chuviscou.

Apesar do tempo mais fechado, ainda fez calor, com máxima de 29,5 graus, mas a chuva deixou o ar bem fresco e desde às 15h temos temperaturas entre 19 e 20°C. 

Será uma noite muito agradável.

Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Wagner97 disse:

Sério? Mal posso esperar!!

Mudou Wagnão!

Agora, o verão termina já no decorrer da próxima semana, segundo o Inpe/Global.

Uma coisa que percebi é que a previsão estendida da Climaatempo perdeu qualidade; não dá mais para acompanhar.

Sempre o velho e bom Inpe para tendências a longo prazo.

Te indico.

Hoje tivemos um dia de pseudo outono, amanhã já começa a reesquentar, atingindo o ápice no domingão.

2/3 feira parece que a atmosfera começa a "outonar" em Sampa.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, João_Fachetti disse:

 

 

O Mirante ainda vai apanhar muito de Interlagos.... Kkkkkk. Vai ser interessante ver o comportamento da estação, deve ficar com as médias máximas bem baixas, nas mínimas, não espero muita diferença. 

Impossível... essa estação já fica do lado do Grajaú!!!

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Ontem Buenos Aires teve um dia ensolarado e ameno. A mínima foi de 12,6ºC e a máxima, mesmo com o sol, não passou de 21,4ºC e foi a menor do ano. A média simples do dia foi de apenas 17ºC, também a mais baixa de 2018 até agora.

Hoje o dia começou com sol, mas as nuvens aumentaram e à tarde até tivemos algumas gotas. Foi outro dia de temperatura bem abaixo da média, com mínima de 16,5ºC e máima de 23ºC. Neste momento 19,9ºC, com URA de 77%, vento nordeste a 4 km/h e pressão em 1.007 hpa. O céu está parcialmente nublado.

Para amanhã a previsão é de sol pela manhã, com aumento de nebulosidade à tarde e algumas chuvas à noite. Faz um calor leve, com mínima de 19ºC e máxima de 27ºC. O sol nasce às 6h59 e se põe às 19h.

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Caco Pacheco disse:

Impossível... essa estação já fica do lado do Grajaú!!!

Como eu já comentei aqui,  as mínimas de Interlagos devem ser inferiores ao Mirante de Santana, que é um super-topo, numa praça, em área totalmente urbanizada.

 

Mas Interlagos também é um topo, como de praxe no INMET, e não muito distante da represa Billings.

Por isso,  não espero mínimas espetaculares.

As máximas é que podem se destacar, por ser uma região mais nublada do que a zona norte da cidade, por estar mais próxima da serra do Mar.

 

Para dar uma idéia (1961-1990):

INMET-Mirante de Santana (Zona norte) - 2.003 horas de sol por ano

IAG (Zona sul): 1.896 h sol/ano

A estação INMET-Interlagos fica mais ao sul do que o IAG.

 

A estação do CGE-Capela do Socorro, que costuma registrar as mínimas mais baixas na região, fica numa baixada.

 

Mas... vamos acompanhando.

Edited by Aldo Santos
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Mudou Wagnão!

Agora, o verão termina já no decorrer da próxima semana, segundo o Inpe/Global.

Uma coisa que percebi é que a previsão estendida da Climaatempo perdeu qualidade; não dá mais para acompanhar.

Sempre o velho e bom Inpe para tendências a longo prazo.

Te indico.

Hoje tivemos um dia de pseudo outono, amanhã já começa a reesquentar, atingindo o ápice no domingão.

2/3 feira parece que a atmosfera começa a "outonar" em Sampa.

Olha, desde 2011 quando eu comecei a  acessar o site da Climatempo a previsão estendida deles sempre foi ruinzinha

Link to comment
Share on other sites

11 horas atrás, Wagner97 disse:

Olha, desde 2011 quando eu comecei a  acessar o site da Climatempo a previsão estendida deles sempre foi ruinzinha

E após a última "nova versão", piorou neste quesito: previsão estendida. 

A Climatempo é excelente para previsões de curto prazo para Sampa.

Desisti de médio/longo prazo...; tá meio sem noção.Até 15 anos atrás, a melhor previsão de curto prazo, era, de longe, da Infotempo. Era fantástica!

A SOMAR, nunca gostei. 

Climatempo melhorou muito partir de meados da década passada na precisão de acerto das temperaturas.

Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, Aldo Santos disse:

Como eu já comentei aqui,  as mínimas de Interlagos devem ser inferiores ao Mirante de Santana, que é um super-topo, numa praça, em área totalmente urbanizada

Por isso,  não espero mínimas espetaculares.

As máximas é que podem se destacar, por ser uma região mais nublada do que a zona norte da cidade, por estar mais próxima da serra do Mar.

 

A estação INMET-Interlagos fica mais ao sul do que o IAG.

 

A estação do CGE-Capela do Socorro, que costuma registrar as mínimas mais baixas na região, fica numa baixada.

 

 

Exatamente!

As menores minimas ainda continuarão com a Capela (principalmente), Parelheiros, São Mateus, Itapevi, etc...

O que eu espero dessa nova estação é máximas mais baixas.

Para mim será tipo Riacho Grande, embora RG ainda supere nas máximas menores.

Aliás, acredito eu que por estar próximo à represa, as próprias mínimas sejam prejudicadas. 

Mas não há dúvida que deve registar mínimas de respeito.

Link to comment
Share on other sites

Com as chuvas de ontem, BH tem 388mm acumulados para uma média de aprox 150mm nesse mês de março. Ainda pode chover um pouco hoje e temos mais uma semana para acumular 12mm e chegar à incrível marca de 400mm em março.

Hoje o dia começou com sol, mas já temos céu nublado agora (12h) e faz 26,4C com 59%.

Link to comment
Share on other sites

Comparação entre o INMET-Interlagos com a estação do Mirante e Barueri:

IMG-20180323-WA0020.thumb.jpg.c39243ff3e791697fda0a753b1f370a1.jpg

 

Pra mim, acho cedo demais pra tirar alguma conclusão a respeito do comportamento da nova estação, ainda mais num mês ruim desse, com pouquíssimas mps. Vamos ver no inverno! Acredito que a máxima deva ficar pouca coisa acima em relação a Parelheiros, que neste mês, esta com 27,4°C de média máxima.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.