Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2018


Marcos
 Share

Recommended Posts

Boa noite! O dia começou com sol e céu quase limpo em Buenos Aires, mas ainda no começo da tarde a nebulosidade aumentou e o resto do sábado alternou céu nublado com períodos de algumas aberturas. A temperatura variou entre 15,1ºC e 27,2ºC. Pouco antes das 21h tivemos a entrada de uma frente fria. Por isso, agora venta bastante e a temperatura está caindo. Já faz 17,5ºC, com URA de 82%, temos vento sudeste a 24 km/h e pressão em 1.010,6 hpa. No aeroporto de Ezeizas já há rajadas de 48 km/h.

Para as próximas horas, até a manhã do domingo, teremos muita nebulosidade e possibilidade de chuvas, algumas podem ser fortes. À tarde o tempo abre. Será um dia frio, com mínima de 11ºC e máxima de 20ºC. Amanhã o sol volta passa a nascer às 7h já (o que não acontecia desde 9 de setembro) e se põe às 18h57.

Edited by Fábio De Nittis
Link to comment
Share on other sites

Aqui em BH, faz ~19ºC com vento soprando e céu limpo agora às 22h30, será uma das noites mais frescas do ano. Isso após dia com períodos nublados à tarde.

Hoje, mesmo em dia de tempo firme e com sol aparecendo durante toda a manhã, a máxima ficou na casa dos 26 graus, mostrando que os primeiros sinais da nova estação já aparecem realmente.

Os próximos dias podem amanhecer com 17ºC por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Gente, o meu Weatherlink não está funcionando corretamente desde ontem à noite, e olha que a internet está ok e eu já reiniciei o console. Mas os dados estão parando de serem reportados de repente. 

Está ocorrendo com vocês também ? Será que preciso baixar alguma atualização ?

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Lucas Venturini disse:

Alguém sabe me explica porque o Nordeste Gaúcho, e o sudoeste de Santa Catarina chove tanto e destoa tanto das demais regiões do Sul do Brasil. Caxias do Sul, Campos Novos, Chapecó e São Francisco de Paula tem índices pluviométricos amazônicos.

Um dos motivos é claramente a baixa do Paraguai, que traz muita chuva e por vários dias seguidos para o oeste do sul. Outro, provavelmente por causa do relevo e da posição das FF ao avançar pelo sul, pegando em cheio a umidade trazida pela amazônia. Meu palpite.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Em 24/03/2018 em 01:41, Lucas Venturini disse:

Há localidades na Bahia com até 2.033 mts de altitude,  em torno de 1.000km do PNI, porém um pouco mais continentalizada. Pega uma encosta nessa localidade ai põe uma estação lá e registra negativa todos os anos no NE sem dificuldades.

Agora 1º em cidade litorânea, é que fica exposto que se trata de um erro craso né... 

Quanto a BH também não dúvido dos dados.

Localidades não... eu diria lugares. Localidade dá a impressão de que se trata de algo com povoamento permanente, o que certamente não é o caso.

Ok, nesses lugares têm até vales em altitude. Mas a dificuldade que até mesmo Piatã e VDC têm tido para registrar uma sub5, me faz descrer da capacidade desses picos registrarem negativas na era 1981-2010. A não ser algo nos frios anos 80 e começo dos anos 90.

Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, Aldo Santos disse:

Interessante...

 

Não sei a opinião dos outros colegas paulistanos (Principalmente o Caco, que é o especialista :D) mas, pra mim, por enquanto, nada de sinal de outono em Sampa.

Seguimos no calor abafado de verão.

Aqui na zona norte, depois de um dia de muito sol, cumulus se desenvolveram no decorrer da tarde mas... chuva que é bom, nada.

 

Hoje, as temperaturas estiveram parelhas nas estações oficiais da cidade.

INMET-Mirante de Santana (Aut): 20,0°C / 30,5°C

INMET-Interlagos: 19,5°C / 30,8°C

IAG: 19,1°C / 30,5°C

 

Como não choveu, a noite começa quente por aqui.:(

Concordo!

Ainda verão, nada também de transição ainda...

Pela tendência do Inpe/Global, início de transição (pseudo outono) no meio desta semana e ganhandero força gradualmente, estabelecendo assim o fim do verão climático no Sudeste.

Já pela previsão estendida da Climatempo, verão até o início da OUTRA SEMANA!!!! (02/03 Abril).

Estou mais com o Inpe, mas....., vamos ver.

Para garantir, curtir piscina hoje já de manhã sob 32 graus e a partir das 16 hs massacre tricolor em cima do CÚRINTHIA....

Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, Daniel85 disse:

Eu também acho que o outono ainda não chegou em Sampa.

Apesar do sol mais forte, a máxima ficou um pouco mais baixa na Mooca, 31.2 graus.
Agora estamos com 26.2 graus.
Mínima de 20.3 graus.

Temperaturas normais de verão para Sampa.

Hoje será pior ainda....

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso, em Blumenau, parece que a transição para o outono já começou, e com bastante chuva. Desde o início da madrugada chove com trovoadas por alguns momentos, com alguma estações acumulando 54 mm. A meia-noite fazia ainda 26.3°C, despencando com o temporal. Segue chovendo moderadamente com 22.2°C. E assim deve ser a semana inteira, sem sol e chuva.

 

Abs

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Modelos errando feio essa frente fria aqui pro vale do Itajaí, choveu com raios a madrugada inteira e a temperatura ficou amena, ao contrário do que indicava o ECMWF, por exemplo. Era pra estar calor agora.

Enquanto isso pelo sudoeste da região sul o ar frio entra,  Uruguaiana tem 14,9C e sol às 10h.

Aqui em casa 57mm acumulados e 22,2C, a máxima da madrugada foi 25,7C

image.png.be495095eb961bbf00a31d2614e5e73d.png

Edited by Felipe Backendorf
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

MARÇO QUENTE EM SÃO PAULO:

Março vai chegando ao Final e pode terminar como um dos mais quentes (senão o mais quente) da história de São Paulo no Mirante de Santana.

Até hoje, as médias no Mirante estão deste jeito, com altíssimas anomalias.

5ab79f64172fa_WhatsAppImage2018-03-25at09_56_07.jpeg.dfcefcaf950518c5413fec5dc3486abb.jpeg

 

Se o mês acabasse hoje, Março fecharia com o Recorde Absoluto de Mínima. O Atual é 19,9ºC  (2009).

Se o mês acabasse hoje, teriamos o Recorde da Compensada de Março igualado. O Recorde é de 24,1ºC (2002).

Nas máximas, o Recorde está mais longe de ser quebrado (30,7ºC - 2007).

 

Em suma, o recorde de Mínima deve ser quebrado, e o da Compensada corre o mesmo risco, ou no mínimo terminará como uma das mais altas da história para o mês.

 

Nas máximas, os 33,5ºC registrados no dia 14, entra para as 12 maiores temperaturas do Mirante em Março. 

Nas mínimas, os 22,4ºC registrados no dia 16, também entra para as 12 maiores mínimas em Março do Mirante.

 

Outro fato relevante, foi os 35,0ºC registrados no IAG no dia 14. Essa é a 2ª maior temperatura da estação para Março desde 1933.  O recorde é 35,1ºC.

 

SESC X MIRANTE:

Nesses quase 10 dias em operação da Automática do SESC/Interlagos, é possível notar a grande diferença dela para o Mirante.

A diferença nas Máximas já é de 1,5ºC e na Compensada de 1,1ºC. Apenas nas mínimas a diferença é quase nula.

 

5ab7a1bf0d104_WhatsAppImage2018-03-25at09_56_53.jpeg.87124f8dffac16ab4e445570e9ff7bcc.jpeg

 

 

  • Like 4
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Em Buenos Aires hoje temos FRIO. A temperatura seguiu caindo de madrugada e tivemos pancadas de chuva. Chegamos a ter precipitação com apenas 11,4ºC e combinada com um vento de 25 km/h e rajadas de 48 km/h no Aeroparque e 52 km/h em Ezeiza. No amanhecer o tempo começou a abrir e tivemos a menor mínima do ano até agora, com 11ºC.

Agora continua ventando bastante, causando sensação de frio. Quase meio dia e ainda faz apenas 16ºC, com máxima prevista de 20ºC, mesmo com o tempo ensolarado. Caso se confirme, também será a menor do ano. E agora o SMN atualizou a previsão de mínima para amanhã e indica 9ºC! Seria a primeira sub-10ºC do ano na capital argentina.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Ontem à noite ocorreu uma pancada de chuva com raios e rajada de vento. Ela acumulou 5,1 mm. Com isso, março (mês mais chuvoso do ano, média de 197,3 mm (1981-2010)) até agora acumula apenas 24,3 mm.

Na cidade de Cabaceiras, no Cariri paraibano houve a ocorrência de granizo.

Edited by CloudCb
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

De acordo com o GFS, essa próxima semana (25/03 à 02/04) será de temperatura normal a abaixo do normal na maior parte do Brasil. Infelizmente São Paulo, sobretudo o leste do estado, está justamente em uma das poucas regiões onde a temperatura ficará acima do normal, indicando que o verão climático permanece. Mas ainda assim, um calor suportável, nada muito surpreendente... A chuva por sua vez, deverá ser intensa no oeste e norte do país, ficando acima do normal em quase toda a região nordeste, com exceção da Bahia, que assim como quase toda a região sudeste deve permanecer seca.

anomalia.png

Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, LuluBros disse:

Localidades não... eu diria lugares. Localidade dá a impressão de que se trata de algo com povoamento permanente, o que certamente não é o caso.

Ok, nesses lugares têm até vales em altitude. Mas a dificuldade que até mesmo Piatã e VDC têm tido para registrar uma sub5, me faz descrer da capacidade desses picos registrarem negativas na era 1981-2010. A não ser algo nos frios anos 80 e começo dos anos 90.

Não é questão de crer ou não... é de geografia, lógica.... Acho que 'agora' em 2006 Vitoria registrou 6º, lembrando que essa cidade está em torno de 900mts de altitude, é impossível uma localidade próxima com 1.100mts a mais não consiga zerar o termômetros.  

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Moretão disse:

Tivemos bastante chuva entre 50/70 mm durante a madrugada, com média de 60 mm na cidade. Com isso a máxima hoje pode não subir tanto. 25°C agora.

Fds de clima amazônico, aqui em Bnu os bairros mais ao sul e oeste e o centro também várias estações passaram dos 50/60 mm. Os bairros mais ao norte chuva normal de 20 mm.

Pra mim tirando a inclinação do sol que está diferente em relação a dez/jan de resto não consigo perceber nada que indique outono. Aqueles 2/3 dias de temperaturas amenas que deu no meio da semana aconteceu também em fevereiro, alias foi até mais frio em fevereiro naquela MP.

E pra semana que vem segue a mesma tendência infelizmente. Mas tudo dentro da normalidade também. Março pra mim já deu o que tinha que dar, exceto pra quem mora acima do paralelo 30ºL

Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Wagner97 disse:

De acordo com o GFS, essa próxima semana (25/03 à 02/04) será de temperatura normal a abaixo do normal na maior parte do Brasil. Infelizmente São Paulo, sobretudo o leste do estado, está justamente em uma das poucas regiões onde a temperatura ficará acima do normal, indicando que o verão climático permanece. Mas ainda assim, um calor suportável, nada muito surpreendente... A chuva por sua vez, deverá ser intensa no oeste e norte do país, ficando acima do normal em quase toda a região nordeste, com exceção da Bahia, que assim como quase toda a região sudeste deve permanecer seca.

anomalia.png

 

verão climático no sudeste ta bem mais pra chuva do que pra temperatura.....

 

alias, o fortalecimento da ASAS já indica o fim da estacao chuvosa na parte central do país....

 

pode voltar a chover, mas não vai ficar semanas e semanas chovendo mais.

 

Resumindo: O padrão outono já esta se estabelecendo no país.

Edited by HenriqueBH
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O ar polar, que começou a entrar no extremo oeste catarinense já perto do meio dia, gelou muito a tarde na região, Dionísio Cerqueira, na divisa com o Paraná/Argentina, estava com Tmin de 13,9 ºC (INMET) as 16:00! Anchieta, logo ao sudeste de Dionísio, com Tmin em 14,1 ºC (EPAGRI/CIRAM) no mesmo horário.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Beto Krepsky disse:

Fds de clima amazônico, aqui em Bnu os bairros mais ao sul e oeste e o centro também várias estações passaram dos 50/60 mm. Os bairros mais ao norte chuva normal de 20 mm.

Pra mim tirando a inclinação do sol que está diferente em relação a dez/jan de resto não consigo perceber nada que indique outono. Aqueles 2/3 dias de temperaturas amenas que deu no meio da semana aconteceu também em fevereiro, alias foi até mais frio em fevereiro naquela MP.

E pra semana que vem segue a mesma tendência infelizmente. Mas tudo dentro da normalidade também. Março pra mim já deu o que tinha que dar, exceto pra quem mora acima do paralelo 30ºL

Ontem a noite estava horrível! Até por isso que deu essa chuvarada acima do previsto. Trovoadas de verão mesmo!

O que eu vejo que mudou em relação ao normal do verão é que alguns dias ficaram mais amenos ou de manhã ou de tarde. Eu considero isso como transição para Outono. Mas Março não acompanhou a tendência mais fresca de Fevereiro. Se tivesse acompanhado Fevereiro, este mês teria sido bem fresco! Mas não ocorreu e houve aquecimento. Ficou difícil de esfriar.

Mas felizmente, agora não vai demorar muito pro Outono aparecer por aqui! De Abril não passa! Só se voltasse a ocorrer aquela excepcionalidade de 2016.

Amanhã e terça volta a refrescar, antes de esquentar novamente.

De momento, já refrescou no Sul, Oeste e na Serra. Em São Joaquim, no Cruzeiro, 10,1°C na leitura das 19 horas.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Acumulei um total de 24,6 mm entre ontem e hoje, e a mp já tomou conta de todo o RS. 

A máxima foi de 23,7°. Agora está 20,2°. POA é o ponto mais quente de todo o RS, mesmo com o Litoral Norte tendo batido 31° em Torres. E estamos com muita nebulosidade ainda. Não acredito que vá limpar, mas é bem provável que amanheçamos com 15°/16° e amanhã ficaremos nos 22°/23°.

O outono climático por aqui já chegou exatamente no início do outono astronômico, dia 20. Estamos com a cara de março.

Edited by Marcos
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Mais um dia de calor e sem chuva aqui em Sampa.

Pela manhã, o tempo ficou ensolarado.
Já durante a tarde tivemos aumento de nuvens, mas longe de ameaçar chuva.
Como não choveu e também não tivemos a entrada da brisa marítima à partir do final da tarde, a noite segue quente.

Na Mooca a máxima ficou em 31.1 graus, após uma mínima de 20.2 graus.
Agora temos 25.2 graus e céu praticamente limpo.

Modelo Europeu finalmente enxerga alguma mudança pra cá no final da grade, lá pelos dias 3 e 4 de abril.
Na torcida pra que isso se confirme.
Esse calor de março já encheu!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Lucas Venturini disse:

Não é questão de crer ou não... é de geografia, lógica.... Acho que 'agora' em 2006 Vitoria registrou 6º, lembrando que essa cidade está em torno de 900mts de altitude, é impossível uma localidade próxima com 1.100mts a mais não consiga zerar o termômetros.  

1 grau a cada 200 metros... fecha com zero em 2100, sendo que o ponto mais alto da Bahia fica pouquinho acima de 2000. Ok, pode até ter ficado alguns décimos abaixo de zero, mas a lógica joga contra essa possibilidade. Deve ter ficado alguns décimos acima de zero nos cumes da Bahia quando fez 6 em VDC, lembrando que a região de Piatã e Rio de Contas (onde ficam os gigantes da Bahia) fica alguns graus de latitude ao norte. Piatã mesmo, uma cidadezinha com seus 1200 de altitude, tem sido um parto pra baixar de 7. Lembrando que a localidade povoada mais alta do estado é Mato Grosso, em Rio de Contas. Mato Grosso tem seu centrinho pouco abaixo dos 1400, mas tem casas até pouco abaixo de 1500. 

Link to comment
Share on other sites

Esta foi a manhã mais fria do ano no oeste catarinense, em especial, no extremo-oeste, as mínimas registradas hoje (EPAGRI/CIRAM):

Maravilha: 9,0 ºC

São Miguel do Oeste: 9,3 ºC

Itapiranga: 10,1 ºC

Anchieta: 9,9 ºC

No INMET: 

São Miguel do Oeste 9,9 ºC

Dionísio Cerqueira 9,3 ºC

Em PWS: 

Mondaí: 10,7 ºC

Temperaturas perto ou abaixo de 10 ºC na região como um todo. É o outono dando as caras :x

 

Aqui em casa, ~9 ºC e um vento fraco no amanhecer

photo_2018-03-26_07-32-10.thumb.jpg.63087393c7c7198bead972c020577dcf.jpg

Edited by jean10lj
Mídia inserida
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

19 minutos atrás, jean10lj disse:

Esta foi a manhã mais fria do ano no oeste catarinense, em especial, no extremo-oeste, as mínimas registradas hoje (EPAGRI/CIRAM):

Maravilha: 9,0 ºC

São Miguel do Oeste: 9,3 ºC

Itapiranga: 10,1 ºC

Anchieta: 9,9 ºC

No INMET: 

São Miguel do Oeste 10,4 ºC

Dionísio Cerqueira 9,3 ºC

Em PWS: 

Mondaí: 10,7 ºC

Temperaturas perto ou abaixo de 10 ºC na região como um todo. É o outono dando as caras :x

 

Aqui em casa, ~9 ºC e um vento fraco no amanhecer

photo_2018-03-26_07-32-10.thumb.jpg.63087393c7c7198bead972c020577dcf.jpg

Que maravilha de friozinho! Mal vejo a hora...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Buenos Aires teve ontem dia de sol, céu parcialmente nublado e frio. Mínima de 11ºC (até então menor do ano) e máxima de 20,9ºC (também a menor de 2018 até agora). No fim da noite o tempo abriu, o vento acalmou e a temperatura afundou. Por isso, vamos tendo hoje o amanhecer mais frio pra março em pelo menos quatro anos. Agora faz 8,5ºC na capital argentina.

Faz 5,1ºC em Ezeiza (35 km de Buenos Aires) e 4,2ºC em El Palomar, a 18 km a oeste de Buenos Aires. El Palomar, aliás, desde o fim do ano passado ou começo deste ano passou a ser nosso terceiro aeroporto comercial, antes era apenas militar. Tudo isso ainda em março!

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Fábio De Nittis disse:

Bom dia! Buenos Aires teve ontem dia de sol, céu parcialmente nublado e frio. Mínima de 11ºC (até então menor do ano) e máxima de 20,9ºC (também a menor de 2018 até agora). No fim da noite o tempo abriu, o vento acalmou e a temperatura afundou. Por isso, vamos tendo hoje o amanhecer mais frio pra março em pelo menos quatro anos. Agora faz 8,5ºC na capital argentina.

Faz 5,1ºC em Ezeiza (35 km de Buenos Aires) e 4,2ºC em El Palomar, a 18 km a oeste de Buenos Aires. El Palomar, aliás, desde o fim do ano passado ou começo deste ano passou a ser nosso terceiro aeroporto comercial, antes era apenas militar. Tudo isso ainda em março!

Meu Deus, Fábio, finalmente o outono voltou e o calor foi FULMINADO, graças a Deus, ahaaaaaaa !

O frio pouco a pouco vai retornando em todos os lugares. Hoje, foi a vez de todo o RS, boa parte de SC, PR e também no oeste da região Centro-oeste e até mesmo na região Norte. Tivemos 11C em Ponta Porã ! A capital do MS também com friozinho leve nesta manhã.

Enfim, a grande transição começou e, volto a dizer, É QUESTÃO DE TEMPO PARA CHEGAR AQUI NO SUDESTE. Vamos aguardar...

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Voltou a chover forte entre o fim da tarde e a noite de ontem em Queimada Nova.

DSC02191.thumb.JPG.c89b3ad374b368aa358d37024307c44c.JPG

DSC02192.thumb.JPG.ac21758397d9f5c750dacbd566e4ab72.JPG

Aqui na cidade choveram 28 mm. Com isso chegamos aos 157 mm em março, ultrapassando a média histórica para o mês que é de cerca de 140 mm*.

Não há previsão de chuva para o restante da semana.

*Média referente ao município de Paulistana - PI no período de 1992-2017.

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Bom dia. Ontem à noite novamente ocorreram pancadas de chuva aqui no sertão da PB. Acumulei 10,6 mm.

A maior instabilidade, novamente, foi registrada no Cariri paraibano (imagem abaixo), onde foram registrados os três maiores volumes. Amparo com 101,4 mm, Assunção com 84,0 mm e São José dos Cordeiros com 80,6 mm.

Recorte da imagem do satélite GOES 16 das 22 UTC (19h local) de ontem mostrando a forte instabilidade no Cariri Paraibano.

5ab8f95bad948_22utc(19hlocal)satelitegoes16.png.30083dd53852f9f7e7b9c9269f761652.png

Edited by CloudCb
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

FRIAGEM DE MARÇO NA REGIÃO NORTE e CENTRO-OESTE:

Temperaturas de momento (16 UTC) e mínimas hoje cedo:

- Porto Murtinho (MS): 20,5ºC (mínima de 15ºC)

- Vila Bela da Santíssima Trindade (MT): 23,5ºC (mínima de 18,9ºC)

- Vilhena (RO): 22,9ºC (mínima de 19ºC)

- Epitaciolândia (AC): 21,0ºC (mínima 19,1ºC)

- Feijó (AC): 21,8ºC (mínima 21,5ºC)

- Ponta Porã (MS): 24,4ºC (mínima de 11ºC)

\/\/

- Destaco também Foz do Iguaçu, com mínima belíssima de 10,1ºC !

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.