Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2018


Marcos
 Share

Recommended Posts

2 horas atrás, HenriqueBH disse:

 

Queensland praticamente na mesma latitude de BH....esperando a branquinha.

 

Este ano parece caminhar para mais frio, ainda mais com a neutralidade.

 

O que me surpreende é MDF não registrar neve eventualmente...como sempre, falta umidade.

Diminuição das manchas solares, pequena idade do gelo. Seria catastrófico. Mas aguça a imaginação

Deve ser lorota. Alguém já conferiu?

Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Marcelo disse:

Pessoal, o modelo WRF com resolução de 8km e 48 horas de duração, com condições iniciais do GFS e do CMC está rodando para o sudeste e disponível para assinantes da MetSul. O domínio também cobre o centro-sul de Goiás e o Distrito Federal. Trata-se do modelo de mesoescala mais avançado atualmente e utilizado por diversas empresas/centros de pesquisa. Futuramente teremos mais novidades em relação ao WRF.

image.thumb.png.6a16cf74b437c9d58680902f6f11bc85.pngimage.thumb.png.74bf43a5aaaeffde003be71a58645455.pngimage.thumb.png.0b844d17f81ef0881115d1bf4f3fb2ef.png

Muito boa a novidade, embora os mapas do Sul já contempassem a minha região. 

Como assinante da Metsul há algum problema em postar os mapas aqui eventualmente?

Link to comment
Share on other sites

Em 16/03/2018 em 17:48, Renan disse:

Vejo que agora a estação de Interlagos já está calibrada e com dados confiáveis. Vai ser interessante acompanhar essa estação em eventos de forte invasão polar marítima.

Você acha que essa estação pode rivalizar com locais no extremo sul da capital, heim Aldo ?

Renan, a estação CGE-Capela do Socorro, bem na zona sul, que costuma registrar os extremos de mínima na capital paulista, fica numa baixada.

 

Já a estação do INMET em Interlagos é, como de hábito, um topo.

Além disso, ela está relativamente próxima da represa Billings, cerca de 500 m do corpo principal do reservatório.

Lógico que só o tempo vai dizer... mas me parece que, em extremos de mínimas, a estação do INMET deva registrar valores superiores ao da Capela.

 

Pessoalmente, não espero valores muito espetaculares de mínima, embora devam ser mais baixas que no Mirante de Santana (Que fica num super-topo, próxima da encosta).

Talvez os destaques maiores sejam máximas baixas.

 

Mas... como eu disse acima, temos que esperar pra ver.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Sábado muito abafado em Sampa, mas sem chuva.

Durante a manhã e também no início da tarde tivemos céu com muitas nuvens e sol fraco.
Já à partir do meio da tarde, o tempo abriu um pouco mais.
Agora os ventos marítimos trazem algumas nuvens baixas.

No momento estamos com 23.7 graus na Mooca.
A máxima chegou aos 30 graus e a mínima novamente ficou alta, mas menor do que ontem. 21.3 graus.

Pelas previsões, o calor infelizmente voltará depois do pequeno refresco no meio da próxima semana.

---------------------------------

@Caco Pacheco: Essa noite eu achei que foi menos pior. Já a madrugada de quinta pra sexta foi ruim.

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Melo disse:

Muito boa a novidade, embora os mapas do Sul já contempassem a minha região. 

Como assinante da Metsul há algum problema em postar os mapas aqui eventualmente?

Melo, não há nenhum problema em postar alguns mapas. Só pedimos para manter a referência, caso a imagem for recortada e não aparecer o logo. Obrigado pelo apoio!

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! O sábado foi de céu nublado em Buenos Aires, com algumas aberturas de sol e uma pancada rápida de chuva aqui no centro de manhã. A mínima subiu quase seis graus em relação a ontem e foi de 20,1ºC (desde o dia 10 não tínhamos mínima de 20ºC ou mais), enquanto que a máxima chegou a 27ºC. Agora há pouco houve uma célula de tempestade com atividade elétrica muito intensa ao sul de La Plata. Também se formaram duas células de chuva forte no Rio da Prata. Aqui na capital argentina, seguimos com céu nublado, mas sem chuvas. Faz calor, com 24,1ºC, URA de 75%, vento noroeste a 7 km/h e pressão de 1.000,6 hpa.

Nas próximas horas o tempo se instabiliza bastante e há possibilidade de chuvas e tormentas, algumas intensas inclusive, segundo o SMN. Há dias os modelos vem indicando chuvas intensas para a próxima madrugada e com elevados acumulados. Vejamos se vai se confirmar. Amanhã o tempo começa a abrir à noite, com muito vento sul e queda de temperatura. A mínima vai ser de 17ºC e a máxima de 24ºC. O sol nasce às 6h55 e se põe às 19h07.

Link to comment
Share on other sites

Se março terminasse hoje, teríamos, olha que surreal, o 2° mês mais quente que registro em 12 anos, ficando atras apenas de Janeiro de 2015, uma média até então de 26.7°C, sendo a média climatológica pra cá de 23.4°C, claro que teremos uma queda até o fim do mês provavelmente, mas fechara como o mais quente março tenho quase certeza disso..

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Neste domingo baita calor pré-frontal. Em Porto Alegre a temperatura prevista pelo WRF/GFS é de 37,1°C as 14h00. As cidades indicadas no mapa são: Buenos Aires, Pelotas, Porto Alegre, Florianópolis, Cascavel, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

29313860_906122079564306_34075338750394729313860_906122079564306_340753387503947

29314926_906185569557957_389882893594611935_n.png

29342443_906184702891377_1489304776588909853_n.png

Edited by lucasfumagalli
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

As duas estações que o Fernando instalou em Bom Jardim da Serra vem tendo ótimas mínimas, sendo mais fria que a estação de Epagri em quase todos os dias. Mínimas dias 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18.

Epagri - 9,6 / 3 / 11,1 / 14,3 / 10,3 / 8,5 / 13,1 - Média 9,9°C

PWS Centro - 6,3 / 3,1 / 10,8 / 13,8 / 9,6 / 7,9 / 12,9 - Média 9,2°C

PWS Rio Porteira - 5 / 1,8 / 9,7 / 13,4 / 9,2 / 6,6 / 11,9 - 8,2°C

Na PWS Centro no dia 13 foi 1 décimo mais quente. E foi 0,7°C mais fria na maior diferença.

Na Rio Porteira a menor diferença foi 0,9°C. A maior foi 4,6°C.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde! Em Buenos Aires tivemos uma madrugada muito quente, de temperaturas em 23-24ºC e pressão bem baixa, chegando a até 993 hpa. No começo da manhã a chuva chegou, veio com forte intensidade e atividades elétricas. E há cerca de duas horas chegou a frente fria, trazendo muito vento sul e queda de temperatura. Neste momento faz apenas 18,6ºC, com URA de 89%, vento sul a 18 km/h e pressão ainda muito baixa, em 998,5 hpa.

Link to comment
Share on other sites

Este domingo vai sendo um dia extremamente quente no Rio Grande do Sul, quiçá o mais quente do ano em algumas cidades. Ao meio dia, já temos valores muito altos:

Máximas até as 12h:

  • 35,7°C Venâncio Aires
  • 35,5°C Campo Bom
  • 35,5°C Novo Hamburgo
  • 35,3°C Santa Maria
  • 35,1°C São Leopoldo
  • 35,0°C Três Coroas

Porto Alegre tinha 33,8°C no Inmet e, no momento deste post, Venâncio Aires tem 37,3°C, Três Coroas tem 36,7°C e São Leopoldo já bate nos 36,5°C!

  • Like 2
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Início de tarde com variação de nuvens e 29,7° / 57% na região da paulista. Esta abafadíssimo. Pelo menos a mínima de hoje foi um pouco mais agradável em relação as anteriores, fez 19,3° na Vl Mariana e 19,5° na automática do Mirante.

Os próximos dias seguirão com calor, amanhã espera-se que a máxima atinja os 33°, depois teremos algum refresco no meio da semana pra então voltar a torrar novamente... Não aguento mais!! Já podem jogar esse mês nojento na lata de lixo.>:(

Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, João_Fachetti disse:

Início de tarde com variação de nuvens e 29,7° / 57% na região da paulista. Esta abafadíssimo. Pelo menos a mínima de hoje foi um pouco mais agradável em relação as anteriores, fez 19,3° na Vl Mariana e 19,5° na automática do Mirante.

Os próximos dias seguirão com calor, amanhã espera-se que a máxima atinja os 33°, depois teremos algum refresco no meio da semana pra então voltar a torrar novamente... Não aguento mais!! Já podem jogar esse mês nojento na lata de lixo.>:(

Olha, Março é um dos meus meses favoritos por ser o meu mês de aniversário, mas esse de 2018, pelo amor de Deus, não me lembro de já ter vivido algum tão quente quanto este. Acaba logo, Março-18, pois estamos ansiosos com o fim definitivo do calor.

  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Moretão disse:

As duas estações que o Fernando instalou em Bom Jardim da Serra vem tendo ótimas mínimas, sendo mais fria que a estação de Epagri em quase todos os dias. Mínimas dias 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18.

Epagri - 9,6 / 3 / 11,1 / 14,3 / 10,3 / 8,5 / 13,1 - Média 9,9°C

PWS Centro - 6,3 / 3,1 / 10,8 / 13,8 / 9,6 / 7,9 / 12,9 - Média 9,2°C

PWS Rio Porteira - 5 / 1,8 / 9,7 / 13,4 / 9,2 / 6,6 / 11,9 - 8,2°C

Na PWS Centro no dia 13 foi 1 décimo mais quente. E foi 0,7°C mais fria na maior diferença.

Na Rio Porteira a menor diferença foi 0,9°C. A maior foi 4,6°C.

Essa do Rio Porteira fica a 2km da Fazenda Santa Rita, pra mim ali é o ponto com maior potencial de mínima absoluta de Bom Jardim.

É absurda a diferença nas mínimas entre a Fazenda Santa Rita e Rio Porteira.

Link to comment
Share on other sites

Inmet de Porto Alegre atualizou às 15h com máxima de 36,8°C, a maior do ano até a agora e o maior valor desde 26/12/2016 quando fez 38,3°C.

Campo Bom na última leitura bateu 38,4°C! Três Coroas tem 39,1°C neste momento!

Rio Pardo, no centro do Estado, bateu o recorde de máxima absoluta para março desde a abertura da estação em outubro de 2006, com 36,3°C. O recorde anterior era de 36,2°C em 2012.

Jaguarão, no sul, também bateu de longe o recorde de absoluta pra março, com 36,5°C.

  • Like 2
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Renan disse:

Olha, Março é um dos meus meses favoritos por ser o meu mês de aniversário, mas esse de 2018, pelo amor de Deus, não me lembro de já ter vivido algum tão quente quanto este. Acaba logo, Março-18, pois estamos ansiosos com o fim definitivo do calor.

Renan,

ontem a convencional de Itaperuna registrou a maior mínima do ano e do verão, com 26,1ºC.

Pelo modelo Cosmo/Inmet de 7 km X 7km muito calor aqui no Noroeste do Rio até a quarta, com máximas amenas na quinta, sexta e sábado.

Cosmo/Inmet de 00Z  indicando chuvas acima de 100 mm de quarta para quinta do litoral  de São Vicente/Santos até Angra do Reis.Vai ter estação passando de 500 mm em março nessas áreas litorâneas. Na automática de Bertioga-SP o total de março já está perto de 500 mm.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

54 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Um absurdo o clássico gaúcho Grêmio x Internacional acontece com a temperatura em 37º com sensação térmica de 46º agora as 16:00hs....

Já há chuva forte em Novo Hamburgo !!!

O tempo fechou aqui e houve... GOTEJAMENTO!!! Assim não dá, heheh!!

Ao menos o terror diminuiu e está "apenas" abafadíssimo: 34,8° com 54%. O sol até voltou, mas tem muitas nuvens.

Pelo radar já é possível ver a linha de instabilidade da frente fria na fronteira com o Uruguai, e com alguns núcleos bem desenvolvidos.

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, marinhonani disse:

Renan,

ontem a convencional de Itaperuna registrou a maior mínima do ano e do verão, com 26,1ºC.

Pelo modelo Cosmo/Inmet de 7 km X 7km muito calor aqui no Noroeste do Rio até a quarta, com máximas amenas na quinta, sexta e sábado.

Cosmo/Inmet de 00Z  indicando chuvas acima de 100 mm de quarta para quinta do litoral  de São Vicente/Santos até Angra do Reis.Vai ter estação passando de 500 mm em março nessas áreas litorâneas. Na automática de Bertioga-SP o total de março já está perto de 500 mm.

Nani, como estão as anomalias de temperatura nas cidades da tua região, incluindo as cidades mineiras na divisa dos estados?

Aqui em Juiz de Fora, incríveis 23,5C de média 24h na minha estação e 22,5C no INMET, com anomalia de +01,9C e neste momento é o Março mais quente da história da série 1973-2018.

Link to comment
Share on other sites

Vou esperar dar meia noite para download dos dados registrados hoje! Na ansiedade, pois passei o dia fora de casa e não acompanhei a temperatura aqui. Aposto em 39.x com GRANDE chance de quebra de recorde absoluto da estação em pleno mês de março!

Dados da baixada só na quarta-feira.

Histórico dia marciano, conforme alertado pela galera do baz no whatsapp. Por isso que sou apaixonado por esse fórum!!!!!! Pra mim hoje é um dia de festa.

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Renan disse:

Nani, como estão as anomalias de temperatura nas cidades da tua região, incluindo as cidades mineiras na divisa dos estados?

Aqui em Juiz de Fora, incríveis 23,5C de média 24h na minha estação e 22,5C no INMET, com anomalia de +01,9C e neste momento é o Março mais quente da história da série 1973-2018.

Renan,

na estação convencional de Itaperuna faltam dados de máxima, na de Campos também não tem as máximas somente mínimas.As outras na região como Muriaé, Cambuci estão acima da média nas mínimas e máximas.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, kevin cassol disse:

Alguém sabe me informar se hoje a máxima foi maior que qualquer dia de março de 2012 em POA?

Convencional inmet de preferência.

Hoje a máxima oficial da convencional foi  de 36,4º

Em março de 2012 foi registrado 37º dia 11 daquele mês, e 37,1º no dia seguinte 12/03/12.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, kevin cassol disse:

Alguém sabe me informar se hoje a máxima foi maior que qualquer dia de março de 2012 em POA?

Convencional inmet de preferência.

Na convencional é o que o Lucas falou, mas na muito mais confiável automática em 2012 não passou dos 36,2°C no dia 11. Dia 12 fez 35,9°C. 

Ou seja, quando comparado a março de 2012, hoje foi mais quente na automática (36,8° contra 36,2°), mas menos quente na convencional (36,4° contra 37,1°).

Link to comment
Share on other sites

Agora que a chuva passou, o céu se abriu completamente e um nevoeiro está começando a se formar aqui em Contagem. 

Meu bairro está a 1000m e isso tem sido frequente nos últimos meses. De manhã cedo eu saio de casa sob muita névoa e conforme vou descendo e me aproximado de BH o céu vai se abrindo. Antes era mais raro.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Hoje tivemos um dia meteorologicamente agitado em Buenos Aires. A máxima foi de 24,1ºC às 21h de ontem (0Z), mas durante a madrugada a temperatura ficou muito próxima a isso, com vento norte e abafamento. No começo da manhã a chuva chegou com força e com atividade elétrica, fazendo a temperatura cair para a faixa de 21ºC. No fim da manhã deixou de chover e foi a vez da chegada do ar frio, com rajadas de vento que se aproximaram de 60 km/h. A tarde começou nublada, mas terminou quase sem nuvens. A mínima foi de 17,6ºC às 21h, quando encerrou o dia meteorológico de hoje pelas medições oficiais. Agora temos céu limpo, 17,6ºC, URA de 66%, vento sudoeste a 11 km/h e pressão de 1.004,9 hpa.

A previsão do SMN para amanhã indica tempo ensolarado ou com poucas nuvens e temperatura amena. Há chance de termos a menor temperatura do ano até agora, com mínima de 12ºC. A máxima deve ser de 24ºC, mesmo com o tempo aberto. O sol nasce às 6h55 e se põe às 19h06.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Agora que me dei conta: a máxima de 36,4°C na convencional de Porto Alegre hoje nem bateu a máxima do ano, de fevereiro, com 36,5°C. 

Hoje a automática foi a 36,8°C contra 36,2°C em fevereiro. Eu já estou dando preferência aos dados da automática ao postar aqui, mas agora vou começar a usar os da convencional apenas para fins de comparação histórica. Decepcionado... :(

Link to comment
Share on other sites

Noite ainda agradável (mas menos do que ontem) em Sampa.
Apesar da entrada da brisa marítima, não tivemos nuvens baixas. Elas se restringiram mais ao extremo sul da cidade.

Na Mooca temos agora 23.4 graus.
A máxima chegou aos 32.8 graus.
Já a mínima ficou um pouco mais baixa, 19.4 graus.

Assim como os outro bazianos, também acho que esse calor já deu o que tinha que dar.
Também estou ansioso pela vinda do outono.
O alento é de ver que está anoitecendo cada vez mais cedo e o sol ao meio-dia já está bem inclinado (e consequentemente menos ardido).

Link to comment
Share on other sites

A câmera do nosso colega de Teutônia lá no Morro das Antes está pegando os relâmpagos da região. Bom de acompanhar! https://camerite.com/cameras/44249/teutonia/rio-grande-do-sul/morro-das-antenas-teutonia-rs

Já aqui noite muito abafada e nublada com 27,4° e 71%. Deu temporal na Zona Sul de POA, mas aqui só alguns trovões e clarões. Chegou a dar gotas grandes, mas não passou disso.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.