Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2018


Recommended Posts

1 hora atrás, Fábio De Nittis disse:

Bom dia! Amanhecer de quinta-feira com calor intenso em Buenos Aires. Ainda são 6h40 por aqui e já temos 27,1ºC com sensação térmica de 28,5ºC. A máxima prevista para hoje é de 36ºC.

SP ainda em berço esplêndido ...

Jabaquara teve mínima de 16.5 

De hj a segunda que vem ...tardes quentes nos espera ...máximas entre 30/32 graus 

Link to comment
Share on other sites

Que loucura essa onda de calor em BA...

 

Já aqui em Sampa, depois de semanas, tivemos uma noite e madrugada inteira com céu limpo. Fiquei com 18,0° de mínima no bairro da Vila Mariana. 

Na estação do CGE/Capela do Socorro (baixada) fez apenas 13,0°. Recorde absoluto da estação, desde que foi instalada em 2013. 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Que belo janeiro já tivemos e o início de fevereiro também vai muito bem! Noites agradáveis e tardes sem grande abafamento. Só a falta de chuva que começa a ter alguns esfeitos aqui. As lavouras começam a sentir o efeito do déficit hídrico, bem como já notei o gramado de casa começando a secar.

Quanto as temperaturas, pegando somente o INMET como exemplo, as médias estão assim:

Média: 23,6°C (-1,9°C)

Média mínima: 16,7°C (-2,1°C)

Média máxima: 31,5°C (+1,7)

Amanhecer de hoje:

P_20180208_071219_vHDR_Auto.thumb.jpg.df12b5dd14ce03573454cf4c72ce1016.jpg

P_20180208_072122_vHDR_Auto.thumb.jpg.4cb3e562703c364f1084e901f5211944.jpg

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Ontem aqui na cidade com neblina forte até 10:00 depois limpou tudo e a umidade foi lá embaixo, logo a temperatura caiu bem entre a noite e madrugada e hoje amanheceu bem fresco. Na Estação meteorológica deu 13,9°C, a mínima absoluta para fevereiro desde de 1961.

Outras mínimas pela região:

5,5 - Delfim Moreira(Bairro do Charco)PWS

6,8 - Maria da Fé (Bairro Reserva)PWS

8,4 -   Distrito de Monte Verde

8,8 - Maria da Fé(Sítio da Lage)PWS

10,6 - Caldas

11,8 - Cabo Verde

12,7 - Guaxupé

13,2 - Caconde, SP

13,9 - São Sebastião do Paraíso

14,3 - São José do Rio Pardo, SP

14,5 - Varginha

14,6 - Passa Quatro

15,2 - Campestre

15,2 - Carmo do Rio Claro

Fonte: Inmet, SismetCooxupé.

Logo os modelos GFS e CMC acertaram em prever mínimas baixas, apenas erraram o dia das mínimas baixas na região.

 

Edited by LucasFVenturini
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Bom dia.

Mínima de 14.5°C aqui em Campinas hoje pelo IAC.

Por 0.3°C, não bate a mínima absoluta para o mês de Fevereiro.

Aliás, o começo de fevereiro está bom com relação às mínimas:

Dia    Temp. Min.    

1       16.6°C    

2       18.2°C    

3       18.1°C    

4       17.1°C    

5       17.5°C    

6       17.3°C    

7       16.8°C    

8       14.5°C

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A anomalia da TSM do Atlântico que nos últimos anos ficava concentrado nas latitudes da região sul, agora o bolsão de água quente está mais para o sul no UY/Prata/Sul Gaúcho.

Quem também deve estar tendo um versão desagradável deve ser a Austrália/Nova Zelândia.

Por aqui a bonça acabou, as mínimas não abaixam mais e previsão de máximas acima dos 32º todos os dias.

Link to comment
Share on other sites

Tenho uma boa notícia pra vocês: O horário de verão termina daqui a exatos 9 dias, e esse é facilmente o primeiro grande sintoma de que o verão está chegando ao fim. 

Na minha região funciona assim: A partir de Março, a média das temperaturas máximas começa a cair rapidamente, enquanto as mínimas costumam manter-se num patamar de verão até pelo menos a segunda quinzena. Neste mês a dinâmica de chuvas é bem semelhante à dinâmica de Novembro, quando sistemas frontais costumam alinhar canais de umidade sobre a região. Chuvas convectivas ficam menos frequentes que em Dezembro, Janeiro e Fevereiro, ainda que continuem a ocorrer.

Chega Abril e, esse mês sim, é um grande divisor de águas na dinâmica atmosférica, de maneira geral. Na primeira quinzena do mês, temos um padrão relativamente semelhante à segunda quinzena de Março. Já entre a segunda metade de Abril e a primeira metade de Maio, temos um rápido outono climática, que já termina no final de Maio, quando começa o inverno.

Como podemos ver, a mudança do calor para temperaturas agradáveis e o início do frio, por aqui, costuma ser bem rápida.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Deu uma chuvinha rápida por volta das 12h50m em Queimada Nova. O acumulado foi de 5 mm.

DSC01996.thumb.JPG.3fb598117c3cbf35cd143619ccc1884b.JPG


As condições de pancadas de chuva persistem até sábado.

Fevereiro agora está com 62 mm. Cerca de 57% da média para o mês.

Há pouco formou um belo temporal ao meu norte, mas não acredito que ele chegue até aqui.

DSC02001.thumb.JPG.fb05b9073d28589d783cd37e90a2d1dc.JPG

DSC02005.thumb.JPG.6deab6eab39090a8d3e3645c41192605.JPG

 

 

 

 

Edited by Tstorm
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

A madrugada de hoje foi de chuva forte e muitos raios aqui no sertão da PB. Onde moro (Pombal) registrei apenas 14,4 mm (total de 26,9 mm no mês, contra uma média de 137 mm), porém cidades vizinhas registraram até 75 mm. A automática do Inmet de São Gonçalo registrou 50,2 mm entre 00UTC e 06UTC.

 

Recorte da imagem do satélite GOES-16 das 02 UTC mostrando o topo das nuvens atingindo até -80°C.

5a7c97da54521_GOES160200UTC.png.a713d53653b0c1c2db7136ba110ad3db.png

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Quinta feira de sol e calor em Sampa.
A manhã foi de sol forte e céu azul. Só que à partir do início da tarde as nuvens foram aumentando e nesse momento temos céu bem nublado, ameaçando a chover (ao menos aqui no Tatuapé).
Mesmo assim, o radar de São Roque capta ainda pouquíssima chuva não só na Grande SP como em todo o leste paulista. Temos uma forte pancada no extremo sul da capital.

f8apDcQ.jpg

Na Mooca, a máxima chegou aos 31.6 graus.
A mínima ficou mais baixa do que ontem. Hoje tivemos 17.9 graus.
Agora faz ainda 29.3 graus.

Edited by Daniel85
Link to comment
Share on other sites

Patrocínio teve um começo de madrugada nublado, o que atrapalhou um pouco a queda da temperatura. Mesmo assim tivemos mínima de 14,9°C. 

Durante a tarde o sol apareceu entre poucas nuvens ao longo de todo dia e a máxima chegou a 30,6°C, sendo a primeira sub30 do mês. 

 

IMG-20180208-WA0055.jpg

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, LucasFVenturini disse:

Ontem aqui na cidade com neblina forte até 10:00 depois limpou tudo e a umidade foi lá embaixo, logo a temperatura caiu bem entre a noite e madrugada e hoje amanheceu bem fresco. Na Estação meteorológica deu 13,9°C, a mínima absoluta para fevereiro desde de 1961.

Outras mínimas pela região:

5,5 - Delfim Moreira(Bairro do Charco)PWS

6,8 - Maria da Fé (Bairro Reserva)PWS

8,4 -   Distrito de Monte Verde

8,8 - Maria da Fé(Sítio da Lage)PWS

10,6 - Caldas

11,8 - Cabo Verde

12,7 - Guaxupé

13,2 - Caconde, SP

13,9 - São Sebastião do Paraíso

14,3 - São José do Rio Pardo, SP

14,5 - Varginha

14,6 - Passa Quatro

15,2 - Campestre

15,2 - Carmo do Rio Claro

Fonte: Inmet, SismetCooxupé.

Logo os modelos GFS e CMC acertaram em prever mínimas baixas, apenas erraram o dia das mínimas baixas na região.

 

Lucas, apenas um ponto: na fazenda aqui em Varginha, o termômetro de mercúrio marcou 12.2/3( não consegui enviar a foto, sou novo no BAZ).  A roça está situada em uma semi baixada a 1025 metros. A estação oficial do INMET no aeroporto fica em um topo e, creio por isso, ter registrado um valor mais alto. Hoje por aqui esquentou bem, mas nada anormal. Agora já se sente um refresco após máxima de 29.5 no aeroporto. Deixo aqui uma pergunta: pretendo instalar uma DAVIS em alguma baixada da cidade, ou até mesmo, lá na roça; será que as baixadas aqui de Varginha, sejam as mais altas na cota dos 950 a 1100 m, ou as próximas do rio verde entre 820-870, conseguiriam mínimas baixas como aí em Paraíso ou até mesmo Bambuí? Att, Victor.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Beto Krepsky disse:

A anomalia da TSM do Atlântico que nos últimos anos ficava concentrado nas latitudes da região sul, agora o bolsão de água quente está mais para o sul no UY/Prata/Sul Gaúcho.

Quem também deve estar tendo um versão desagradável deve ser a Austrália/Nova Zelândia.

Por aqui a bonça acabou, as mínimas não abaixam mais e previsão de máximas acima dos 32º todos os dias.

O verão esta maravilhosamente fresco na Nova Zelândia, na Austrália teve onda de calor, mas também teve frio, pelo  weatherzone.com.au, mostra que alguns lugares da Austrália tiveram seus dias mais frios em fevereiro. 

Link to comment
Share on other sites

29 minutos atrás, Victor Naia disse:

Lucas, apenas um ponto: na fazenda aqui em Varginha, o termômetro de mercúrio marcou 12.2/3( não consegui enviar a foto, sou novo no BAZ).  A roça está situada em uma semi baixada a 1025 metros. A estação oficial do INMET no aeroporto fica em um topo e, creio por isso, ter registrado um valor mais alto. Hoje por aqui esquentou bem, mas nada anormal. Agora já se sente um refresco após máxima de 29.5 no aeroporto. Deixo aqui uma pergunta: pretendo instalar uma DAVIS em alguma baixada da cidade, ou até mesmo, lá na roça; será que as baixadas aqui de Varginha, sejam as mais altas na cota dos 950 a 1100 m, ou as próximas do rio verde entre 820-870, conseguiriam mínimas baixas como aí em Paraíso ou até mesmo Bambuí? Att, Victor.

Victor, sem sombras de duvida tem um potencial para mínimas baixas em um inverno bom e mínimas negativas em eventos fortes como em 1979, 1985, 1994 e 2000. 

Machado em 09.06.1985 teve mínima de -1,4°C.

Lavras em 01.07.1979 mínima de -1,4°C.

Para citar apenas estações do INMET mais perto de Varginha.

Em 2016: http://www.blogdomadeira.com.br/2016/07/varginha-amanhece-com-geada/

Sem duvida nesse evento deve ter chegado perto de negativar ou até mesmo negativado em algumas áreas.

Mas por que você não tá conseguindo colocar a foto aqui ? No novo layout do forum tá bem fácil de enviar foto, só clicar em "escolha os arquivos" ou mesmo arrastar a imagem pra cá.

E você sabe qual foi a menor mínima da Estação Automática de Varginha ?

Link to comment
Share on other sites

Mapa de chuva acumulada entre as 10 horas da manhã de ontem e as 10 horas da manhã de hoje mostra que as precipitações no sudeste se reduziram ainda mais.
Em vez de grandes áreas com acumulados expressivos, o que se observa são áreas pequenas e isoladas de precipitação registrada.

4qbJyZF.gif

Já as fotos do satélite de ontem e hoje têm mostrado apenas núcleos isolados se desenvolvendo na região.

y78fCSQ.jpg

É a despedida da ZCAS!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Renan disse:

Tenho uma boa notícia pra vocês: O horário de verão termina daqui a exatos 9 dias, e esse é facilmente o primeiro grande sintoma de que o verão está chegando ao fim. 

Na minha região funciona assim: A partir de Março, a média das temperaturas máximas começa a cair rapidamente, enquanto as mínimas costumam manter-se num patamar de verão até pelo menos a segunda quinzena. Neste mês a dinâmica de chuvas é bem semelhante à dinâmica de Novembro, quando sistemas frontais costumam alinhar canais de umidade sobre a região. Chuvas convectivas ficam menos frequentes que em Dezembro, Janeiro e Fevereiro, ainda que continuem a ocorrer.

Chega Abril e, esse mês sim, é um grande divisor de águas na dinâmica atmosférica, de maneira geral. Na primeira quinzena do mês, temos um padrão relativamente semelhante à segunda quinzena de Março. Já entre a segunda metade de Abril e a primeira metade de Maio, temos um rápido outono climática, que já termina no final de Maio, quando começa o inverno.

Como podemos ver, a mudança do calor para temperaturas agradáveis e o início do frio, por aqui, costuma ser bem rápida.

Acompanhar essas mudanças no padrão de tempo é uma das minhas paixões. Por isso os meses de abril e setembro são interessantes.

Por mais que em BH não haja paisagem nem fenômeno invernal, chega a 2ª quinzena de abril e começamos a ter quedas de temperatura mais fortes nos fins de tarde e os pores-do-sol ficam mais coloridos. Venta mais e começam a soprar umidade marítima com mais frequência após as frentes.

Maio pode ser um mês meteorologicamente muito interessante. Ainda é relativamente úmido, pode ter chuvas e nevoeiros, calor leve e um pouco de frio...

Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, LeoP disse:

Acompanhar essas mudanças no padrão de tempo é uma das minhas paixões. Por isso os meses de abril e setembro são interessantes.

Por mais que em BH não haja paisagem nem fenômeno invernal, chega a 2ª quinzena de abril e começamos a ter quedas de temperatura mais fortes nos fins de tarde e os pores-do-sol ficam mais coloridos. Venta mais e começam a soprar umidade marítima com mais frequência após as frentes.

Maio pode ser um mês meteorologicamente muito interessante. Ainda é relativamente úmido, pode ter chuvas e nevoeiros, calor leve e um pouco de frio...

Adoro o mês de Maio ! É um de meus favoritos justamente pela dinâmica maior.

Meus meses favoritos em ordem decrescente, climaticamente falando:

- Julho

- Junho

- Maio

- Agosto

- Abril

- Novembro

- Setembro

- Março

- Outubro

- Dezembro

- Janeiro

- Fevereiro

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Renan disse:

Adoro o mês de Maio ! É um de meus favoritos justamente pela dinâmica maior.

Meus meses favoritos em ordem decrescente, climaticamente falando:

- Julho

- Junho

- Maio

- Agosto

- Abril

- Novembro

- Setembro

- Março

- Outubro

- Dezembro

- Janeiro

- Fevereiro

Também gosto muito de maio, a expectativa da transição pro inverno e das grandes ondas de frio é sensacional. Pra mim:

  1. Julho
  2. Junho
  3. Agosto
  4. Maio
  5. Abril
  6. Março
  7. Setembro
  8. Janeiro
  9. Fevereiro
  10. Dezembro
  11. Outubro
  12. Novembro

A época do pós inverno eu acho terrível. Fica muitas vezes um marasmo, e tu fica pensando que vai demorar muito pra sentir o inverno de novo. Isso, pra mim, é pior que o verão.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, Renan disse:

Adoro o mês de Maio ! É um de meus favoritos justamente pela dinâmica maior.

Meus meses favoritos em ordem decrescente, climaticamente falando:

- Julho

- Junho

- Maio

- Agosto

- Abril

- Novembro

- Setembro

- Março

- Outubro

- Dezembro

- Janeiro

- Fevereiro

Típico baziano, os meses de calor no final da lista. 

  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

 Aqui na cidade de São Paulo, o mês de abril normalmente anuncia mudanças:

1. As chuvas convectivas, os temporais de fim de tarde, cessam abruptamente, geralmente no decorrer da última quinzena de março

2. Diminuem a grande cobertura de nuvens e a umidade durante o dia, típicas do verão

3. Surgem os primeiros dias com predomínio de céu limpo ou com poucas nuvens

4. O céu fica com um azul mais pronunciado ("Abril, céu de anil")

5. Começa a aumentar (Ou aumentava :D) a frequência de nevoeiros pela manhã

6. A névoa fica mais frequente nas primeiras horas do dia

7. A infiltração marítima nos fins de tarde começa a ficar mais frequente

8. Temperaturas acima de 30°C ficam mais raras (Em alguns anos, como em 2015, nem ocorrem. Em compensação 2016 bateu todos os recordes...)

 

Logicamente, temos variações de ano pra ano mas, em termos gerais, é isso.

Edited by Aldo Santos
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Floripa hoje quebrou a sequência de manhãs com mínimas frias para o mês, registrando 21,2°C e máxima de 31,0°C.

image.png.6d82c2935573cfa8878fba711f0058a8.png

A expectativa é que o verão continue até domingo, quando deve chover muito e voltar a esfriar. Até lá, dias de muito calor e vento norte.

 

Em Urupema, também houve o retorno do verão. As médias devem dar uma amainada até segunda, quando esfria bem por lá.

image.png.168ba71f0b9fe62c60e21d22629a0b1b.png

 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

57 minutos atrás, Renan disse:

Adoro o mês de Maio ! É um de meus favoritos justamente pela dinâmica maior.

Meus meses favoritos em ordem decrescente, climaticamente falando:

- Julho

- Junho

- Maio

- Agosto

- Abril

- Novembro

- Setembro

- Março

- Outubro

- Dezembro

- Janeiro

- Fevereiro

Meu mês preferido é Junho, devido a inclinação solar e o fato de ser este o mês mais frio do ano aqui na região de Poços de Caldas, em Julho já é possível sentir um ligeiro aumento nas temperaturas. Minha lista: Junho, Maio, Abril, Julho, Agosto, Março, Novembro, Setembro, Dezembro, Fevereiro, Janeiro, Outubro.

Fevereiro por enquanto esta quente e com pouca chuva por aqui, média máxima de 29,3ºC e mínima de 18,3ºC, acumulado total do mês: 7,2mm. Hoje a variação foi de 15,3ºC a 31,8ºC com 25% de umidade durante a tarde. Acumulado anual esta em 134,2mm, bem abaixo do que normalmente choveria até em novembro, se continuar assim, com certeza teremos racionamento de água no inverno.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Alguém tem alguma informação sobre o porquê das estações do ciiagro da região de Campinas terem sumido da rede de monitoramento nem se irão voltar. Será que é só alguma falha no site ou será que agora não poderemos mais acompanhar os dados horários e a cada 20 minutos. O estranho é que é só as estações da região de Campinas. :(:(:(

Link to comment
Share on other sites

31 minutos atrás, Aldo Santos disse:

 Aqui na cidade de São Paulo, o mês de abril normalmente anuncia mudanças:

1. As chuvas convectivas, os temporais de fim de tarde, cessam abruptamente, geralmente no decorrer da última quinzena de março

2. Diminuem a grande cobertura de nuvens e a umidade durante o dia, típicas do verão

3. Surgem os primeiros dias com predomínio de céu limpo ou com poucas nuvens

4. O céu fica com um azul mais pronunciado ("Abril, céu de anil")

5. Começa a aumentar (Ou aumentava :D) a frequência de nevoeiros pela manhã

6. A névoa fica mais frequente nas primeiras horas do dia

7. A infiltração marítima nos fins de tarde começa a ficar mais frequente

8. Temperaturas acima de 30°C ficam mais raras (Em alguns anos, como em 2015, nem ocorrem. Em compensação 2016 bateu todos os recordes...)

 

Logicamente, temos variações de ano pra ano mas, em termos gerais, é isso.

A exceção ao tópico 1 foi 2012 quando os temporais de fim de tarde perduraram ao longo da 1° quinzena

Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Onde se encontra esses dados de Urupema ?

A formatação sou eu que faço, mas os dados estão aqui: http://ciram.epagri.sc.gov.br/agroconnect/#

Clica na estação e em Resumo Diário.

Aqui tem todos os dados da estação de Urupema: http://www.abaixodezero.com/index.php?/topic/6539-urupema-epagriciram/&do=findComment&comment=387028

Edited by Tomás WRuas
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

37 minutos atrás, Fábio De Nittis disse:

Já já venho relatar melhor o tempo aqui em Buenos Aires, quando sair a máixma oficial. Por enquanto queria dizer apenas que são 20h17 e a temperatura é de 34ºC com sensação térmica de 36,2ºC.

Eu sou um Nerd em Geografia e somente dias atrás fiquei sabendo que O Balneário de Punta Del Este no Uruguay está mais ao Sul que a capital Montevidéu e Buenos Aires e mais fria que ambos.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

13 horas atrás, Juzinho disse:

SP ainda em berço esplêndido ...

Jabaquara teve mínima de 16.5 

De hj a segunda que vem ...tardes quentes nos espera ...máximas entre 30/32 graus 

Aqui começa a refrescar amanhã e justo amanhã vou para São Paulo. Saio do calor para o calor.

Aqui em Buenos Aires a previsão indica mínima de apenas 14ºC na segunda-feira e em Mar del Plata, 450 km daqui, no litoral, mínima de apenas 8ºC! Vai ser um ar frio significativo.

Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Eu sou um Nerd em Geografia e somente dias atrás fiquei sabendo que O Balneário de Punta Del Este no Uruguay está mais ao Sul que a capital Montevidéu e Buenos Aires e mais fria que ambos.

Pois é. Na minha cabeça, de sul pra norte, era Buenos Aires, Montevideo e Punta del Este, nesta ordem. Só fui descobrir a verdadeira posição destas cidades quando fui a primeira vez pra Montevideo, em 2015, e resolvi ver o caminho do ônibus.

Aliás, algo que acho interessante é que Buenos Aires é meio ventosa no inverno, mas é meio protegida. Montevideo tem todo o rio do lado sul e por isso é muito mais exposta aos ventos e Punta del Este só tem água por perto (exceto do lado norte) e vive tendo vento de mais de 100 km/h no inverno. Os ventos de ciclones extratropicais vivem pegando em cheio a cidade.

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi o quarto dia desta onda de calor em Buenos Aires e também foi o mais quente. A temperatura esteve altíssima o tempo todo, com mínima de 26,3ºC e máxima de 36,6ºC. Por causa da umidade, a sensação térmica chegou a 39,5ºC. A média simples do dia foi de elevadíssimos 31,5ºC. E, só com as temperaturas de hoje, a média simples de fevereiro subiu meio grau, levando o desvio para +4,5ºC. Fez sol o dia todo, sempre com pouquíssima nebulosidade.

Agora segue bastante quente. A temperatura atual é de 32,4ºC com sensação térmica de 34,6ºC. A URA é de 48%, temos vento noroeste a 12 km/h e a pressão está baixa, em 999,3 hpa.

A próxima madrugada também vai ser insuportável. As primeiras chuvas chegariam no começo da manhã e a sexta-feira seria um pouco mais agradável. A máxima oficial de amanhã provavelmente vai ser os 32,4ºC (talvez uns décimos mais) das 21h de hoje (0Z), enquanto que a mínima seria de 23ºC, segundo o SMN. Caso se confirmem esses extremos, ainda estaríamos em valores de onda de calor. Também segundo o instituto, amanhã à tarde a temperatura não passaria de 26ºC, portanto dez graus inferior à de hoje. O sol nasce às 6h21 e se põe às 19h52.

  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

14 minutos atrás, Fábio De Nittis disse:

Aqui começa a refrescar amanhã e justo amanhã vou para São Paulo. Saio do calor para o calor.

Aqui em Buenos Aires a previsão indica mínima de apenas 14ºC na segunda-feira e em Mar del Plata, 450 km daqui, no litoral, mínima de apenas 8ºC! Vai ser um ar frio significativo.

Gostava muito de acompanhar sua estação q vc tinha na ZL ...pena q não tem mais ...fico curioso de quanto deve ter feito no fatídico 13 de junho de 2016

Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, Fábio De Nittis disse:

Pois é. Na minha cabeça, de sul pra norte, era Buenos Aires, Montevideo e Punta del Este, nesta ordem. Só fui descobrir a verdadeira posição destas cidades quando fui a primeira vez pra Montevideo, em 2015, e resolvi ver o caminho do ônibus.

Aliás, algo que acho interessante é que Buenos Aires é meio ventosa no inverno, mas é meio protegida. Montevideo tem todo o rio do lado sul e por isso é muito mais exposta aos ventos e Punta del Este só tem água por perto (exceto do lado norte) e vive tendo vento de mais de 100 km/h no inverno. Os ventos de ciclones extratropicais vivem pegando em cheio a cidade.

Sim, a cidade além de está mais ao sul, (apesar que quando olhamos um mapa de longe nem percebamos) como o nome já sugere é um 'punta' ela pega todo aquela ventania dos ciclones extratropicais o ano inteiro. O Uruguay pode está fervendo de calor e em muitas das vezes Punta está com máxima abaixo dos 24º. Alias a média das máximas no mês mais quente é de 25º, e cai para 14º em Julho, com média de minimas 8º e em algumas ocasiões possibilidade de negativar tudo isso numa cidade litorânea. 

Há relatos de conhecidos que já moraram lá, que a cidade "morre' passado o carnaval uruguaio, exatamente por causa do clima muito hostil no restante do ano com temperatura baixa e sensação térmica surreal para um balneário como imaginamos.

Edited by Lucas Venturini
Link to comment
Share on other sites

53 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Eu sou um Nerd em Geografia e somente dias atrás fiquei sabendo que O Balneário de Punta Del Este no Uruguay está mais ao Sul que a capital Montevidéu e Buenos Aires e mais fria que ambos.

 

40 minutos atrás, Fábio De Nittis disse:

Pois é. Na minha cabeça, de sul pra norte, era Buenos Aires, Montevideo e Punta del Este, nesta ordem. Só fui descobrir a verdadeira posição destas cidades quando fui a primeira vez pra Montevideo, em 2015, e resolvi ver o caminho do ônibus.

Aliás, algo que acho interessante é que Buenos Aires é meio ventosa no inverno, mas é meio protegida. Montevideo tem todo o rio do lado sul e por isso é muito mais exposta aos ventos e Punta del Este só tem água por perto (exceto do lado norte) e vive tendo vento de mais de 100 km/h no inverno. Os ventos de ciclones extratropicais vivem pegando em cheio a cidade.

Pois é uma surpresa pra mim. Até abri o Google Earth pra ver aqui. 

Recentemente, descobri que Porto Alegre está mais a sul do que Uruguaiana, fato que ainda não consegui absorver por completo.

  • Like 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Eduardo KNeto disse:

Meu mês preferido é Junho, devido a inclinação solar e o fato de ser este o mês mais frio do ano aqui na região de Poços de Caldas, em Julho já é possível sentir um ligeiro aumento nas temperaturas. Minha lista: Junho, Maio, Abril, Julho, Agosto, Março, Novembro, Setembro, Dezembro, Fevereiro, Janeiro, Outubro.

Fevereiro por enquanto esta quente e com pouca chuva por aqui, média máxima de 29,3ºC e mínima de 18,3ºC, acumulado total do mês: 7,2mm. Hoje a variação foi de 15,3ºC a 31,8ºC com 25% de umidade durante a tarde. Acumulado anual esta em 134,2mm, bem abaixo do que normalmente choveria até em novembro, se continuar assim, com certeza teremos racionamento de água no inverno.

Poxa, que tristeza em ver essa quantidade tão pouca de chuva na sua região. Faz falta uma estação em Poços de Caldas, queria ter mais dados da cidade.

Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Tomás WRuas disse:

 

Pois é uma surpresa pra mim. Até abri o Google Earth pra ver aqui. 

Recentemente, descobri que Porto Alegre está mais a sul do que Uruguaiana, fato que ainda não consegui absorver por completo.

Já as minhas surpresas foram 2:

- Saber que Ponta Porã-MS fica mais a norte do que a cidade de São Paulo

- Campo Grande-MS está quase na latitude de Vitória-ES (O que torna mais marcante as mínimas da capital sul-matogrossense em grandes MPs continentais).

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Renan disse:

Adoro o mês de Maio ! É um de meus favoritos justamente pela dinâmica maior.

Meus meses favoritos em ordem decrescente, climaticamente falando:

- Julho

- Junho

- Maio

- Agosto

- Abril

- Novembro

- Setembro

- Março

- Outubro

- Dezembro

- Janeiro

- Fevereiro

O mês que eu mais prefero é junho.
Acho bem agradável. As máximas ficam mais comportadas e a umidade relativa do ar durante a tarde não fica tão baixa.

Logo em seguida vem maio. Este é outro mês cujas máxima também ficam comportadas e a umidade do ar não cai muito na parte da tarde.
Ultimamente em Sampa maio tem sido marcado por predomínio da infiltração marítima, tornando um mês mais nublado.

Já o pior mês mesmo é fevereiro. Este mês (que já é o mais quente do ano) ultimamente tem sido caracterizado por temperaturas acima da média, tornando desconfortável.

Edited by Daniel85
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Renan disse:

Poxa, que tristeza em ver essa quantidade tão pouca de chuva na sua região. Faz falta uma estação em Poços de Caldas, queria ter mais dados da cidade.

Em Poços tem algumas estações mas não encontro elas online, nesse site http://sismet.cooxupe.com.br:9000/estacaoOnline/ tem dados de algumas cidades que fazem divisa com a minha. A pouca quantidade de chuva esta restrita apenas a minha cidade, todas da região passaram de 200mm, creio que o relevo e o desmatamento contribuem com isso, o que acontece aqui chega a ser bizarro, a chuva forte literalmente "raspa" na área urbana, mas cisma em não cair, é possível ouvir trovões, ver a cortina d'água, mas na maioria das vezes não cai uma gota, altos acumulados só com FF bem organizada ou canais de umidade. Nesse Janeiro nunca vi isso ocorrer com tanta frequência, praticamento todo dia chovia nas cidades vizinhas e aqui nada. 

Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Andoni disse:

Ezeiza teve 25,5/38,8 hoje! 
Ontem 21,9/36,9

Ogimet
1BvpTKB.png

Num fórum de meteorologia daqui postaram que foi a TARDE MAIS QUENTE PARA FEVEREIRO DESDE 1956 NO MÍNIMO, quando começou a funcionar a estação em Ezeiza. Ou seja, seria a mais alta em mais de 60 anos para o mês. O recorde anterior era de 38ºC em 12 de fevereiro de 1989.

Agora em Buenos Aires 31,4ºC e sensação térmica de 33,3ºC.

  • Like 2
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

8 minutos atrás, Fábio De Nittis disse:

Num fórum de meteorologia daqui postaram que foi a TARDE MAIS QUENTE PARA FEVEREIRO DESDE 1956 NO MÍNIMO, quando começou a funcionar a estação em Ezeiza. Ou seja, seria a mais alta em mais de 60 anos para o mês. O recorde anterior era de 38ºC em 12 de fevereiro de 1989.

Agora em Buenos Aires 31,4ºC e sensação térmica de 33,3ºC.

 

JESUS CRISTO.....!!!! :o:o

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Juzinho disse:

Gostava muito de acompanhar sua estação q vc tinha na ZL ...pena q não tem mais ...fico curioso de quanto deve ter feito no fatídico 13 de junho de 2016

Quando me mudei, há quase 4 anos, pedi pra minha família continuar anotando, mas esqueciam, depois acabou a bateria e nunca trocaram, etc. Só a gente que ama meteorologia pra ter paciência de acompanhar todo dia haha Mas as temperaturas na minha estação se assemelhavam às da Penha do CGE, dá pra ter uma ideia pegando esta estação (a mais próxima de casa era a do Aricanduva-V. Formosa, mas as temperaturas eram mais parecidas à da Penha, que era a segunda mais próxima).

Quanto à posição das cidades do mapa, nunca tinha reparado no que o Tomás e o Aldo falaram. A gente passa a vida olhando mapas e não percebe essas coisas.

Edited by Fábio De Nittis
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.