Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Europa - 2018


Rodolfo Alves
 Share

Recommended Posts

Máximas hoje:

28,1°C/45,4°C Évora, POR

24,0°C/45,1°C Cordoba, ESP

25,7°C/44,9°C Beja, POR

25,3°C/44,4°C Badajoz, ESP

21,9°C/44,2°C Montijo, POR

28,5°C/44,0°C Lisboa, POR (Gago Coutinho)

28,1°C/43,3°C Lisboa, POR (Geofísico)

29,9°C/43,0°C Castelo Branco, POR

24,6°C/42,3°C Tortosa, ESP

32,2°C/41,9°C Portalegre, POR

23,1°C/41,3°C Coimbra, POR

20,4°C/39,9°C Madrid, ESP (C. Universitaria)

20,9°C/38,7°C Girona, ESP

19,1°C/38,7°C Bragança, POR (Ontem: 39,3°C)

 

editado

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Minha família Portuguesa está praticamente em todo país. A maior parte está na Vila do Conde( 20 km ao norte do Porto),  mas tenho parentes em Amarante, Faro, Guimarães, na Serra e em Lisboa. 

Meu primo de Amarante sempre fala do quão privilegiado é o clima do litoral norte: não bate os 40•c da sua Amarante, e dificilmente negativa ou registra neve como ele tem nos invernos. Ele está certo. Amarante bateu 40•c! Curiosamente, um dos motivos do meu avô deixar sua Vila do Conde era o frio e o vento que ele detestava; hoje, no seu aniversário de 95 anos, sua cidade bateu 35 graus e deu praia, a mesma que ele deixou quando partiu rumo ao Rio de Janeiro em Agosto de 1949.

 

Abaixo, peguei a previsão para os próximos dias de algumas cidades representando suas regiões. 

20180804_143900.jpg

20180804_143912.jpg

20180804_143930.jpg

20180804_143955.jpg

20180804_144017.jpg

20180804_144038.jpg

20180804_144056.jpg

20180804_144109.jpg

20180804_144126.jpg

20180804_144147.jpg

20180804_144203.jpg

20180804_144218.jpg

20180804_145903.jpg

20180804_145938.jpg

Link to comment
Share on other sites

A onda de calor que causou recordes em diversas localidades de Portugal também castiga, embora um pouco mais suavemente, a França. Aqui em Paris, desde que cheguei na quarta, me sinto praticamente no verão do Rio, minha terra natal, com a desvantagem de não ter praia nem ar condicionado. O metrô, exceto alguns trens mais modernos que tem ar, chega a ser desumano e os locais só andam na rua carregando garrafinhas d'água. Após dois dias seguidos com máxima de 35°C, hoje caiu um pouco com a mudança da direção do vento e a máxima ficou em 31°C aqui próximo à Bastille. No momento a madrugada é até mais amena, com 23°C, mas momentos dificeis nos aguardam amanhã e principalmente terça, quando os termômetro devem bater até 38°C aqui na capital francesa.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Ontem tivemos um dia verdadeiramente infernal aqui em Paris, com máxima de 37°C e sensação térmica de até 40°C durante a tarde, já para o fim da noite apesar das previsões de temporal apenas ventou forte e nublou sem chuva, hoje o dia é bem mais agradável e tenho no momento 24°C após mínima de 19°C, o sol aparece mas entre muitas nuvens.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Breno Coimbra disse:

Ontem tivemos um dia verdadeiramente infernal aqui em Paris, com máxima de 37°C e sensação térmica de até 40°C durante a tarde, já para o fim da noite apesar das previsões de temporal apenas ventou forte e nublou sem chuva, hoje o dia é bem mais agradável e tenho no momento 24°C após mínima de 19°C, o sol aparece mas entre muitas nuvens.

 

Paris largando mão de ser cosplay de Madri e voltando a ser Paris!

  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

23 horas atrás, LuluBros disse:

 

Paris largando mão de ser cosplay de Madri e voltando a ser Paris!

Com a desvantagem que ao contrário de Madri, por aqui eles não são nada preparados para o calor. Sem nenhum exagero, eu senti mais calor aqui que em qualquer dia do último verão (que ok, foi atipicamente fraco) do Rio.

Já hoje Paris sendo bem Paris mesmo, choveu entre fraco a moderado pela manhã e a máxima foi registrada na madrugada (22°C), a máxima diurna não passou de 19 e agora 16°C com sol entre muitas nuvens (chegou a chover fraco e rápido há cerca de 1 hora).

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...

O outono chegou com tudo aqui em Paris.  Tivemos hoje um dia nublado, com chuva em diversos momentos da manhã e tarde, vento e frio. A máxima não passou de 17°C (e ocorreu pela manhã, durante a entrada da frente fria, de tarde não passou de 14°C) e no momento faz apenas 9°C, dessa vez com poucas nuvens. Essa deve ser a madrugada mais fria desde que cheguei aqui dia 1/8, amanhã vai ser difícil sair da cama de manhã.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Juro que eu desconhecia o fato de que havia ciclones tropicais no Mediterrâneo. Mais um aprendizado pra conta.

 

Mas, eu tenho mais dúvidas: Um medicane pode ser tão forte quanto um furacão, ou devido ao local de formação eles raramente sobem além de uma tempestade tropical ? Eles parecem ser sistemas bem menores também, né ?

Edited by Renan
Link to comment
Share on other sites

Não me surpreende o que vai acontecer na Grécia com esse ciclone, partes da Grécia estão em alerta laranja para raios(talvez um festival de raios) e ventania.

Com o fim do verão na Europa, especialmente nas regiões de clima mediterrâneo, as chuvas ficarão mais frequentes, com o ápice no inverno. O Mediterrâneo europeu é o inverso do que ocorre no Brasil: verões secos e invernos chuvosos(porém como é no Hemisfério Norte isso ocorre no mesmo período que a temporada de chuvas no Brasil)

Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, Renan disse:

Juro que eu desconhecia o fato de que havia ciclones tropicais no Mediterrâneo. Mais um aprendizado pra conta.

 

Mas, eu tenho mais dúvidas: Um medicane pode ser tão forte quanto um furacão, ou devido ao local de formação eles raramente sobem além de uma tempestade tropical ? Eles parecem ser sistemas bem menores também, né ?

Em geral chegam no máximo a força de categoria 1. 

Eles não ganham muita intensidade e tamanho por causa do Mediterrâneo ser um mar pequeno e ciclone sempre acaba puxando o ar seco do continente. 

 

Esse é um que ocorreu em 1996.

 

Mediterranean_hurricane_1996.jpg

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, Felipe F disse:

Em geral chegam no máximo a força de categoria 1. 

Eles não ganham muita intensidade e tamanho por causa do Mediterrâneo ser um mar pequeno e ciclone sempre acaba puxando o ar seco do continente. 

 

Esse é um que ocorreu em 1996.

 

Mediterranean_hurricane_1996.jpg

 

Estou lendo na Wikipédia em inglês que existe uma discussão sobre esses sistemas. Alguns não aceitam que seja considerado um furacão, mas algum outro tipo de ciclone tropical parecido com furacão.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Previsão de até 22° no sul da Suécia e 18° no litoral da Noruega nos próximos dias. As temperaturas deverão ficar entre 10° e 15° acima do normal na Escandinávia e no Ártico até o outro final de semana.

 

http://www.severe-weather.eu/mcd/very-warm-weather-heat-wave-for-northern-europe-and-the-arctic-region-this-week/

Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Marcos disse:

Previsão de até 22° no sul da Suécia e 18° no litoral da Noruega nos próximos dias. As temperaturas deverão ficar entre 10° e 15° acima do normal na Escandinávia e no Ártico até o outro final de semana.

 

http://www.severe-weather.eu/mcd/very-warm-weather-heat-wave-for-northern-europe-and-the-arctic-region-this-week/

 

Lapões pegando um bronze em outubro! Renas fazendo topless no capim sem neve!

  • Like 1
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

As temperaturas também estão acima da média aqui em Paris, com máximas entre 24 e 26°C  há pelo menos cinco dias seguidos, e mínimas na faixa dos 15-16°C . Agora por exemplo, ainda faz 21°C mesmo já quase onze da noite, bem diferente do que a metade de outubro costuma registrar aqui na capital francesa. As temperaturas elevadas devem continuar até o próximo fim de semana. 

  • Haha 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Finland breaks October records with temperatures above 20 degrees

On Sunday around 2:30 PM meteorologists in Ylivieska (central Finland), some 130 kilometres south of Oulu, recorded a high of 20.5C, breaking the previous October all-time high of 19.4C, recorded in Helsinki in 1985. Kruunupyy, Kuopio, Siikajoki and Kokkola-Pietarsaari also saw a return of summer with temperatures hovering around 20 degrees.

Finland has been experiencing an abnormally warm autumn. On Saturday Vaasa recorded its warmest overnight temperature for October since 1961, with a low of 14.3 degrees Celsius, Henri Nyman from the Finnish Meteorological Institute told Yle.

Continental Europe is experiencing warmer-than-normal temperatures, with southern Sweden seeing all-time high temperatures in the mid-20s this mont

h. sun-sky-1024x576.jpg Finland’s single-day heat record for October was broken Sunday when temperatures reached above 20 degrees in Ylivieska, central Finland. (Radio-Canada)
On Sunday around 2:30 PM meteorologists in Ylivieska (central Finland), some 130 kilometres south of Oulu, recorded a high of 20.5C, breaking the previous October all-time high of 19.4C, recorded in Helsinki in 1985. Kruunupyy, Kuopio, Siikajoki and Kokkola-Pietarsaari also saw a return of summer with temperatures hovering around 20 degrees.

Finland has been experiencing an abnormally warm autumn. On Saturday Vaasa recorded its warmest overnight temperature for October since 1961, with a low of 14.3 degrees Celsius, Henri Nyman from the Finnish Meteorological Institute told Yle.

Continental Europe is experiencing warmer-than-normal temperatures, with southern Sweden seeing all-time high temperatures in the mid-20s this month.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Uma onda de frio relativamente forte para a época deve atingir parte da Europa já nas próximas horas. Aqui em Paris a previsão é que durante o fim de semana as máximas fiquem na casa dos 7-9°C e as mínimas próximas de 0°C, após uma semana também fria mas sem grandes marcas. Há previsão inclusive de neve em boa parte do leste e norte do país, mas quase nulas aqui na capital. Na terça feira no entanto, a temperatura deve voltar a subir até rápido já alcançando a faixa dos 15°C antes do final da próxima semana. No momento, 10°C e névoa aqui no bairro de Porte Dauphine ,16° arrondissement da capital francesa. 

Edited by Breno Coimbra
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Dito e feito, o frio segue forte desde sábado aqui em Paris, sobretudo nas máximas. Sábado e hoje tivemos máxima de 10°C, domingo de 8°C e ontem de apenas 6°C, uma marca digna já de inverno! O sol apareceu fraco e rapidamente no sábado e hoje, mas não deu as caras ontem e domingo. Além disso, chegou a chover fraco na manhã de hoje e tem ventado bastante, o que aumenta a sensação de frio. Já as mínimas, por enquanto nada ainda tão invernal, tendo ficado entre 4 e 6°C nos últimos dias. No entanto, pode ser que ela caia mais amanhã, já que no momento tenho apenas 5°C com céu quase limpo aqui no 16° arrondissement, próximo ao Arco do Triunfo.   

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Devido ao céu limpo, o frio aumentou mais nesta última noite aqui em Paris, e chegamos pela primeira vez neste outono a 0°C aqui na capital francesa e até -2°C na Grande Paris, ocorrendo ocorrência de geada fraca. A tarde ainda é fria, com 10°C e céu parcialmente nublado, mas a partir de amanhã as temperaturas sobem rápido e podem beirar os 20°C na terça feira, depois voltam a cair mas apenas levemente, com máximas na faixa dos 13 a 15°C e mínimas um pouco acima de 5°C.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 03/11/2018 em 11:06, Breno Coimbra disse:

Devido ao céu limpo, o frio aumentou mais nesta última noite aqui em Paris, e chegamos pela primeira vez neste outono a 0°C aqui na capital francesa e até -2°C na Grande Paris, ocorrendo ocorrência de geada fraca. A tarde ainda é fria, com 10°C e céu parcialmente nublado, mas a partir de amanhã as temperaturas sobem rápido e podem beirar os 20°C na terça feira, depois voltam a cair mas apenas levemente, com máximas na faixa dos 13 a 15°C e mínimas um pouco acima de 5°C.

 

Previsto máxima de 18C hoje, mas amanhã já deve ficar na casa dos 10 graus a máxima. As folhas das árvores já caíram aí ?

Link to comment
Share on other sites

Em 06/11/2018 em 12:11, Renan disse:

 

Previsto máxima de 18C hoje, mas amanhã já deve ficar na casa dos 10 graus a máxima. As folhas das árvores já caíram aí ?

Caiu bastante mas ainda tem muita pra cair, as árvores ainda estão longe de estarem "peladas" tipicamente de inverno. Hoje a máxima por aqui  ficou em 13°C, após 19°C ontem e até 20°C anteontem! No momento 10°C no 16° arrondissement de Paris.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O processo de queda das folhas das árvores se acelerou bastante nos últimos dias aqui em Paris, calçadas estão praticamente tomadas pelas folhas amarelas e alaranjadas em todos os cantos da cidade, a maioria das árvores ainda estão com alguma quantidade razoável de folhas (mas já todas queimadas, praticamente nada mais de verde por aqui) mas algumas já estão praticamente peladas, tirei essa foto no último domingo aqui no 16° arrondissement onde moro, fica bem clara a aproximação cada vez maior do inverno, inclusive pelos prognósticos o frio forte pega pra valer a partir deste fim de semana, chego a ver uma previsão para os próximos 15 dias em que simplesmente NENHUMA máxima de dois dígitos aparece no horizonte a partir de domingo. No momento, 8°C e céu limpo após um dia de nebulosidade variável e máxima de ainda agradáveis 15°C.

46151804_1993328084082219_6931618019315548160_n.jpg?_nc_cat=108&_nc_ht=scontent-cdg2-1.xx&oh=205d56dbda063da8f8932b81d3298b1d&oe=5C7BE8EB

Edited by Breno Coimbra
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

16 horas atrás, Breno Coimbra disse:

O processo de queda das folhas das árvores se acelerou bastante nos últimos dias aqui em Paris, calçadas estão praticamente tomadas pelas folhas amarelas e alaranjadas em todos os cantos da cidade, a maioria das árvores ainda estão com alguma quantidade razoável de folhas (mas já todas queimadas, praticamente nada mais de verde por aqui) mas algumas já estão praticamente peladas, tirei essa foto no último domingo aqui no 16° arrondissement onde moro, fica bem clara a aproximação cada vez maior do inverno, inclusive pelos prognósticos o frio forte pega pra valer a partir deste fim de semana, chego a ver uma previsão para os próximos 15 dias em que simplesmente NENHUMA máxima de dois dígitos aparece no horizonte a partir de domingo. No momento, 8°C e céu limpo após um dia de nebulosidade variável e máxima de ainda agradáveis 15°C.

 

Que espetáculo (e que inveja, hehe). Há previsão de neve para boa parte da Europa a partir da outra semana. O Foreca dá -2° pra Paris, e Londres deve ficar com máximas de 7°/8°. Maravilha.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.