Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2018

Recommended Posts

1 hora atrás, Rodolfo Alves disse:

Saída desta noite do modelo Europeu (EPS) traz um Fevereiro muito bom para o Sudeste de forma geral.

Para os próximos 32 dias aponta temperaturas abaixo da média, e chuvas acima da média.

EXCELENTE...!!!

Edited by Andoni
  • Like 1

CFS mostra um cenário bem animador para o próximo mês no sudeste.
EPS também otimista, mas creio que menos que o CFS justamente por causa da diminuição das chuvas pra região ao longo da segunda quinzena.

Já em relação as previsões do início da semana passada Euro x GFS, realmente o Euro que está levando esse cenário.
Vez o outra o Euro mostrava um cenário não tão favorável a bloqueio (um cavado que empurraria a alta pra oeste e favoreceria ao aumento das chuvas no SE), mas logo voltava para trás e daí se concretizou.

--------------

Fim de noite com céu nublado em Sampa.
Por volta de umas 20 horas tivemos chuva fraca aqui  no Tatuapé por causa as instabilidades que estavam ao sul da Grande SP e conseguiram pegar um pouco a zona leste da cidade. Mas logo parou de chover.

Agora temos 21.9 graus na Mooca e apenas 0.2 mm acumulado.

Essa frente fria está sendo típica de inverno, ou seja, as chuvas estão mais concentradas em áreas próximas ao litoral, enquanto aqui no restante do estado chove isolado. Não está sendo um sistema que consegue canalizar umidade e trazer chuvas generalizadas e volumosas pra praticamente todo o estado.

• Like 1

Segue a falta de chuva por aqui(próximo a Poços de Caldas), já são 10 dias de estiagem e calor, hoje as pancadas aconteceram muito próximas da cidade, menos de 5km de distância, vieram de sudeste. Nos últimos 9 dias, apenas 1 teve máxima sub-30, no dia 21/01, com 29.6ºC, o acumulado do mês segue em 106mm, sendo que boa parte desse montante ocorreu nos dias 3, 7 e 8 somando 75mm. Os ventos devem virar no dia 29/01, finalmente trazendo uma mudança. Janeiro virou sinônimo de "trauma" para mim, depois do que passamos em 2014 e 2015... O calor desse mês não esta sendo tão abrasador, mas a persistência do mesmo incomoda bastante, não tenho ar-condicionado, dentro de casa tem ficado em torno de 28ºC/29ºC.

Dados de ontem 25/01: Máxima: 31,2ºC, Mínima: 20,0ºC, UR Máx.: 83% UR Min.: 40%. Prec.: 0mm.

11 horas atrás, Rodolfo Alves disse:

Por sua vez, o CFS também sugere algo parecido com o EPS.

Mostra um Fevereiro com temperaturas abaixo da média, e chuva concentrada no Sudeste. 001.thumb.png.fa2692b65abf9616577c2c8fa170ea0d.png002.thumb.png.0265fff11e589917797d77de901ca1d4.png

AMÉM

Teremos um amanhecer gelado na serra no final de janeiro e início de fevereiro, com até chances de geada, um bom teste para minhas novas estações. Segue a previsão do Europeu para o Morro da Igreja:

Sem título.jpg

• Like 1

Finalmente vemos uma convergência entre o GFS e o ECWF...!!!

A saída dessa manhã (0Z) dos dois modelos mostram um cenário similar, com a ZCAS se estabelecendo pelo Sudeste, em especial MG.

005.thumb.png.9b996cf5dea375e46ca77f45e050d3e8.png

A frente que irá organizar essa provável ZCAS, chegará a parir da terça-feira a tarde, com muita chuva entre São Paulo/Sul MG/Rio de Janeiro, conforme a solução do Europeu.

001.thumb.png.18a37b51a9f65e9b0f7d79b043deb08e.png

Como já dito antes, chama a atenção que o Europeu traz uma forte massa de ar frio na retaguarda, associada a formação de um ciclone que poderá ser subtropical (estaremos monitorando a evolução no tópico de ciclones), o que irá derrubar as temperaturas no Centro-Sul.

Pelo Euro, teremos mínimas de até 6ºC na região da Serra Catarinense, de 8ºC na Mantiqueira, e até 13ºC em São Paulo, ao longo da próxima semana.

Por tudo isso: Com ZCAS/ Com Massa de Ar Polar e com possível Ciclone Subtropical, a próxima semana promete ser interessante meteorologicamente.

003.thumb.png.d4d95bd5b5b1f6ed63cb96cb5dbf5559.png002.thumb.png.2524055a22abc898c308ba4081d71916.png

• Like 6

José Bonifácio-SP já está mais quente que o normal, para variar.:$

Temperatura média em 24,9ºC;

Máxima média de 31,4ºC (+1,4ºC);

Mínima média de 20,5ºC;

Total de chuva: 270mm

Dias com chuva: 17 de 26

Hoje o dia vai sendo muito diferente dos anteriores, tenho 24C, céu escuro e garoa, bem frio pra Janeiro. Estou ansioso pelo ar seco no fim do mês,  sol todo dia por um bom tempo :x

• Like 1

Aqui não frio, mas muito agradável. Mínima de 19,4°. Agora apenas 25,9° com 61% e sol e nuvens. O vento SE ajuda bastante na sensação, que está boa.

Depois de 24 dias sem chuva expressiva, voltou a chover hoje na cidade de Queimada Nova.

A chuva foi isolada, mas vai ajudar a aliviar um pouco a seca.

Aqui em casa meu pluviômetro registrou 18 mm.

IMG-20180126-WA0027.thumb.jpeg.c7399591d770b6d7a0036c1b72ba2435.jpeg

Janeiro agora está com 38 mm acumulados.

• Like 3

40 minutos atrás, Felipe Backendorf disse:

Hoje o dia vai sendo muito diferente dos anteriores, tenho 24C, céu escuro e garoa, bem frio pra Janeiro. Estou ansioso pelo ar seco no fim do mês,  sol todo dia por um bom tempo :x

E passar calor ?

18 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

E passar calor ?

pouco acima de 30/32 com umidade baixa não é calor em Janeiro. Fora que amo dias ensolarados

Boa tarde, aqui em Fernando de Noronha temos um dia encoberto por nuvens médias e altas, sem chuva até agora.

Normalmente, venta muito por aqui pois, por se tratar de uma ilha, quase tudo é litorâneo e a brisa afeta toda a ilha. Mas o tempo fechou  e não há vento algum (não sei se há uma correlação quanto a isso), de forma que a sensação é de bastante abafamento. Deu até pra pegar uma praia no horário de almoço B|

A temperatura segue próxima dos 30 graus, parecido com os dias de sol. A temperatura por aqui parece não diferir independente das condições de tempo.

• Like 1

Estou configurando alertas para as minhas estações emitirem com certas condições meteorológicas, aí dispara e-mail, SMS e tweet.
Já configurei vários com relação a temperatura, índice de calor, radiação solar, umidade relativa do ar e radiação UV.

Quero ainda um alerta de tempestade. De que forma eu poderia fazer? Quando a pressão atmosférica cair abaixo de determinado valor, atrelado ao índice de calor, temperatura e tal? Ou só pressão já daria? Também posso fazer alertas se a pressão cair em uma determinada taxa, se não me engano.

Edited by fredericowessel
  • Like 1

Curitiba esta tendo uma tarde nublada, com chuviscos eventuais e bastante vento Leste. Será a primeira máxima sub 20C de 2018. No INMET deverá ficar em 19,7C conforme a automática e 19,4C no Simepar. Neste momento 15:20 faz 17,9C no Simepar. 

• Like 4

5 horas atrás, Rodolfo Alves disse:

Finalmente vemos uma convergência entre o GFS e o ECWF...!!!

A saída dessa manhã (0Z) dos dois modelos mostram um cenário similar, com a ZCAS se estabelecendo pelo Sudeste, em especial MG.

005.thumb.png.9b996cf5dea375e46ca77f45e050d3e8.png

A frente que irá organizar essa provável ZCAS, chegará a parir da terça-feira a tarde, com muita chuva entre São Paulo/Sul MG/Rio de Janeiro, conforme a solução do Europeu.

001.thumb.png.18a37b51a9f65e9b0f7d79b043deb08e.png

Como já dito antes, chama a atenção que o Europeu traz uma forte massa de ar frio na retaguarda, associada a formação de um ciclone que poderá ser subtropical (estaremos monitorando a evolução no tópico de ciclones), o que irá derrubar as temperaturas no Centro-Sul.

Pelo Euro, teremos mínimas de até 6ºC na região da Serra Catarinense, de 8ºC na Mantiqueira, e até 13ºC em São Paulo, ao longo da próxima semana.

Por tudo isso: Com ZCAS/ Com Massa de Ar Polar e com possível Ciclone Subtropical, a próxima semana promete ser interessante meteorologicamente.

003.thumb.png.d4d95bd5b5b1f6ed63cb96cb5dbf5559.png002.thumb.png.2524055a22abc898c308ba4081d71916.png

Como diria Jailson pai de família: "Ai que delícia!" :P

• Haha 3

2 horas atrás, Lucas Venturini disse:

E passar calor ?

Por mim o verão inteiro seria como hoje....kkkkkkk

Aguentar o verão blumenauense é dose...

Edited by Fernando Keiser
  • Like 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.