Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2018

Recommended Posts

Feliz 2018 pessoal. Vamos torcer para que 2018 seja o ano do frio e da neve.

Graças a Deus que 2017 acabou. Ano mais quente de todos os tempos no RS, Uruguai e Argentina. No RS e parte dos vizinhos foi também o pior MJJAS de todos, e o pior inverno (JJA) junto com 2015. Enfim foi catastrófico. :cray:

Que esse ano que se inicia seja redentor. :good:

Feliz 2018 a todos!

Ao menos neste ano começamos com o Atlântico um pouco mais frio, o que impacta diretamente nas temperaturas por aqui no verão. Neste 31/12 tive máxima de 33,7°, mas agora venta de E (vento oceânico) e faz bons 22,2°. Efeito do oceano resfriado.

E adeus ano desgraçado, ano maldito, que vá para NUNCA mais voltar!! Ano mais quente da história de POA com 20,8° na anual, e ano que menos senti frio na minha vida.

2017 merece uma privada e uma descarga. AVE!!

FELIZ 2018 A TODOS DO BAZ...!!!!

QUE SEJA UM ANO DA BIG ONE POLAR NO BRASIL...!!!

TEREMOS E MAIS DE UMA, CHEGARÁ CEDO NESTE ANO.

Feliz 2018 !

Começando o ano com calor leve de 27,1C neste momento em JF. Voltando pra lá hoje à tarde, e a expectativa é de pegar alguns temporais na estrada. Pra começar bem o ano, hehehe.

Temperatura excelente aqui na ZS de SP

Cge Jabaquara tem 23.4 graus ...

Tá na hora de um Fevereiro ameno ...os últimos foram terríveis

Empirismo puro, mas estou de acordo com nosso Coutinho!

Acho que há tempo teremos um verão bem "vagabundo" , "friozinho", ao gosto do BAZ.

Temperatura excelente aqui na ZS de SP

Cge Jabaquara tem 23.4 graus ...

[highlight=yellow]Tá na hora de um Fevereiro ameno[/highlight] ...os últimos foram terríveis

Fevereiro é o mês mais quente em Sampa!

Mais fácil ter um jan "ameno" (devido instabilidades e chuvas) do que um fev ameno.

Mas, na torcida!

Por enquanto, verão instável, pancadas de chuvas que vai e volta, sol muito escondido, que uma hora e outra dá as caras; verão com cara de Sampa!

Com exceção do bizarro set, e quente out 17, achei, de resto, tudo muito dentro da casinha "para cima", com exceção março/novembro. Porém ausência de eventos pronunciados e significativos. Um 2015 menos "xoxo", especialmente no outono/inverno.

Convencional do Mirante registrou 19.3ºC nessa manhã.

Esse é a madrugada de 1º janeiro mais fresca desde 2012, quando o Mirante registrou 17.8ºC.

Feliz Ano Novo, pessoal! Espero que este ano as chuvas sejam fartas e bem distribuídas.

Tarde muito abafada em Umuarama. A chuva deve chegar em breve. A temperatura no momento é de 28.6°C, com umidade relativa do ar em 81%.

Radar Simepar:

475.PNG.9812f0491ea60d587b14d667001d069b.PNG

Um ótimo 2018 para todos! Torçamos para que este ano honre seu correspondente do século passado, 1918! :crazy:

Começando o ano com mínima de 22,5°C em Florianópolis. Há uma hora tínhamos 29,0°C.

Já, já começo a postar os resumos de dezembro e de 2017 no tópico adequado.

Empirismo puro, mas estou de acordo com nosso Coutinho!

Acho que há tempo teremos um verão bem "vagabundo" , "friozinho", ao gosto do BAZ.

Esta é minha impressão. Mas impressão apenas.

Esta virada me lembrou muito a virada de 2012 para 2013: saímos do ano mais quente da história de POA e, à 1:30 da manhã, deu um temporal e o padrão de caloraço de 2012 acabou, literalmente. Aquilo foi incrível, tamanha a coincidência com o padrão 2012: virada no calendário e fim do padrão.

Já nesta virada a coisa não foi tão literal, mas mal começou a esquentar neste 1º de janeiro e o tempo já virou. Se formaram instabilidade da Grande POA até a serra e tivemos algumas pancadas fortes. Acumulei 5,6 mm. Agora está 30,0°, mas vai chover de novo. Está nublando e a pressão é de 1007,7 mb.

Aposto num verão similar a 2013: senão abaixo, ao menos na média. A grande boa notícia é o resfriamento do Atlântico em relação aos anos anteriores. E a tendência é do calor não se manter firme por dias a fio: o GFS/Avn já colocou um ciclone em alto-mar no outro final de semana, o que ajudará a drenar a corrente de sul para cá e esfriar de novo. Excelente!!

A temperatura máxima registrada em Porto Alegre em 2017 não passou dos 36,2º.

Menor máxima absoluta desde 2009, quando não passou de 35,6°C.

Foi uma boa quebra na sequência de máximas absolutas, na verdade:

2010: 39,0° (fev)

2011: 36,8° (fev)

2012: 39,8° (dez)

2013: 39,0° (dez)

2014: 40,6° (fev)

2015: 37,0° (jan)

2016: 39,0° (jan)

2017: 36,2° (dez)

Que 2018 seja um ótimo ano para todos vocês, e na questão das chuvas tomara(e tomara mesmo) que este janeiro seja menos chuvoso do que o do ano passado(e torcer para que não aconteça o inacreditável igual o de 2011, já que no ano passado o Mirante acumulou 454mm).

E por aqui no RN nos últimos dias os dias foram bem quentes, com temperaturas em torno de 33/34 graus(aqui o clima é mais ameno em relação aos municípios mais baixos da região devido a proximidade com a Serra de São Miguel). São meus últimos dias por aqui, pois na sexta(5) estou de volta à São Paulo.

Esta virada me lembrou muito a virada de 2012 para 2013: saímos do ano mais quente da história de POA e, à 1:30 da manhã, deu um temporal e o padrão de caloraço de 2012 acabou, literalmente. Aquilo foi incrível, tamanha a coincidência com o padrão 2012: virada no calendário e fim do padrão.

Já nesta virada a coisa não foi tão literal, mas mal começou a esquentar neste 1º de janeiro e o tempo já virou. Se formaram instabilidade da Grande POA até a serra e tivemos algumas pancadas fortes. Acumulei 5,6 mm. Agora está 30,0°, mas vai chover de novo. Está nublando e a pressão é de 1007,7 mb.

Aposto num verão similar a 2013: senão abaixo, ao menos na média. [highlight=yellow]A grande boa notícia é o resfriamento do Atlântico em relação aos anos anteriores.[/highlight] E a tendência é do calor não se manter firme por dias a fio: o GFS/Avn já colocou um ciclone em alto-mar no outro final de semana, o que ajudará a drenar a corrente de sul para cá e esfriar de novo. Excelente!!

Esta variável (Atlântico mais resfriado), vem mostrando o quanto desconhecida e mal (ou pouco) analisada e estudada ela era, e quanto de impacto nos causa. No nosso caso, atlântico com temp. abaixo da média é muito favorável à "subida" de ar mais frio; é o que venho constatando.

Atlântico aquecido, ao contrário, é péssimo!

Não sei, ...., tenho curiosidade: "pesos' de variáveis para um outono/inverno melhor (mais frio) para PDO, atlântico, ENSO...

Será que se chega a uma relação "ótima"? E o atlãntico vem se mostrando MUITO impactante neste aspecto.

Hoje, aqui em Sampa, o mesmo dos últimos dias: nublado, algumas pancadas (menos que ontem), sol (mais que ontem). De tudo um pouco. Dia típico de verão para cá!

A temperatura máxima registrada em Porto Alegre em 2017 não passou dos 36,2º.

Menor máxima absoluta desde 2009, quando não passou de 35,6°C.

Certamente uma das menores máximas absolutas da história.

Interessante notar que não tivemos calor extremo neste ano, nem ondas de calor sufocantes. E o inverno foi pífio, o segundo mais quente da história. Conclusão genérica: o ano quente de POA em 2017 foi resultado do calor distribuído ao longo do ano.

Desculpa, mas achei um escárnio a Josélia da Climatempo dizer que considera o Morro da Igreja como menor temperatura e não considera o PNI por ser um lugar desabitado.

Pelo que pesquisei, a estação do Morro da Igreja tb fica num lugar desabitado, em um topo dentro de um Parque Nacional.

ué? não entendi. ambos não tem guardinhas lá? ou uns militares dormindo.

Repara que ela fala que o lugar é uma cidade com bastante gente. Não sabia que o Morro da Igreja é uma cidade.

Itatiaia: 30mil

Bom Jesus: 10mil

Seguindo um critério decente como é adotado nos EUA seria de lugar e cidade. Nem Morro da Igreja nem PNI são cidades.

>>>>

morro-da-igreja.jpg

E o primeiro dia de 2018 não poderia ter começado com uma cara mais típica de verão do que foi hoje: Calor, Cumulus, Cumulonimbus, várias áreas de chuva forte ! Desde o início da tarde as pancadas de chuva já estavam ocorrendo, na estrada entre São Lourenço e Juiz de Fora foram várias vezes passando por baixo dessas nuvens de chuva. Cenário lindo de se ver.

Por aqui, muita chuva no primeiro dia do novo ano. Foram 29,2mm na minha estação até o momento, mas segue chovendo fraco.